Sua empresa está preparada para o eSOCIAL?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO SECRETARIA DE GESTÃO PÚBLICA Tema Um Panorama da Política de Recursos Humanos PAINEL Meritocracia no Estado de São Paulo,
Advertisements

Nota Fiscal Eletrônica NF-e
Experiência Brasileira
Abril/2007. Diversidade de Cadastros nos diversos órgãos. Falta de credibilidade nas informações armazenadas devido a inexistência de mecanismos seguros.
Estratégias Tributárias
19º Congresso Brasileiro de Contabilidade
Aluno: Monica de Brito Figueiredo 2009
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Lei Nº12.527/2011 Acesso à Informação Pública Principais pontos da lei brasileira e desafios para sua implementação nos Municípios. Controladoria-Geral.
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Antecedentes Aumento da pobreza e das desigualdades sociais;
DA CONTRIBUIÇÃO DA UNIÃO
Sped e-Social.
Cachoeiro do Itapemirim, 19/11/2013
Fórum sped secon-pa 2013 PROJETO SPED DO ESTADO DO PARÁ
MINISTÉRIO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL Brasília, 24 de março de PROGRAMA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DA PREVIDÊNCIA SOCIAL.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Uma nova era nas relações entre Empregados, Empregadores e Governo
SPED – Apresentação Instituído pelo Decreto nº 6.022, de 22 de janeiro de 2007, o Sistema Público de Escrituração Digital (Sped) faz parte do Programa.
1 Brasília, 03 de junho de 2013 Cadastros de Informações Previdenciárias.
Sistema Público de Escrituração Digital
XXIV ENCONTRO NACIONAL BEM–VINDOS A BELO HORIZONTE – MG !
Modernização da Gestão de Recursos Humanos no Poder Público
SUA EMPRESA ESTÁ PREPARADA PARA O NOVO CENÁRIO FISCAL ?
ANFIP Rio de Janeiro 25/02/
FIRJAN 05/11/2013 Por José Alberto Maia e Adilson Dias 1 Público Alvo:
Mudanças trazidas pelo eSocial
Gestão do SPED em Grandes Empresas
PROGRAMA AVANÇADO EM GESTÃO PÚBLICA CONTEMPORÂNEA
AÇÕES ESTRUTURANTES IMPLEMENTADAS NO RPPS DO ESTADO DA BAHIA
Gerenciamento dos recursos humanos do projeto
SPED - Sistema Público de Escrituração Digital
Aduaneira e da Receita do Canadá Sra. Élisabeth Châtillon, Comissária Adjunta, região do Quebec Apresentação ao Governo Federal e aos Estados do Brasil.
República Federativa do Brasil ORÇAMENTO 2005 PROJETO DE LEI Brasília, 31 de agosto de 2004 Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Ministro Guido.
Modelos Conceituais: objetivos desenvolvimento sinergias BHISS Digital
ARRECADAÇÃO E RECOLHIMENTO DAS CONTRIBUIÇÕES DESTINADAS À SEGURIDADE SOCIAL → Decreto nº 3.048: arts. 216 à 218; → Arrecadação e recolhimento: estão.
Secretaria de Gestão Pública Unidade Central de Recursos Humanos Secretaria de Estado da Fazenda Departamento de Despesa de Pessoal do Estado Sistema de.
DECRETO Nº , DE 18 DE DEZEMBRO DE 2009.
Emenda Constitucional nº 42 – 19/12/03
CÓDIGO DANFE - DOCUMENTO AUXILIAR DE NOTA FISCAL
Angela Lucia Rachid Gerente de Produtos de Folha Pagamento
MINI CURRÍCULO – CARLA SOARES
Sistema de Remuneração Cargos & Salários Benefícios
Apresenta... e-SOCIAL O QUE ISTO SIGNIFICA? Por: Ana Beatriz Abido Gestora de RH.
PREVENÇÃO E GESTÃO DO PASSIVO TRABALHISTA
Rio de Janeiro 25 FEV Fonte: Cadastro FGTS 12/2013 (*) Todas carteiras, inclusive mercado R$ 64,1 bilhões Patrimônio Líquido R$ 18,9 bilhões Arrecadação.
Política de Admissão Esta política visa estabelecer Normas e Procedimentos para admissões nas empresas Condor Tecnologias não letais e Welser Itage. Aplicabilidade:
Alterações no SPED para 2015 João Pessoa – 09 de Novembro de 2013.
SPED – Sistema Publico de Escrituração Digital
Como antecipar riscos através do cruzamentos de arquivos digitais?
EFD-PIS/COFINS.
Empreendedor Individual e Empresário Individual
Sistema Público de Escrituração Digital
Coordenadoria de Auditoria de Pessoal Municipal – CPM/SUP
Contratação de Empregados Desafios de sua empresa.
Antes de falarmos sobre o tema, imagine que neste momento você esteja participando do processo seletivo da Edoc2015, uma empresa de pesquisa e desenvolvimento.
Definição da equipe quantitativa:
PRESCRIÇÃO TRABALHISTA
Tribunal de Contas do Estado da Bahia DIÁLOGO PÚBLICO: FISCALIZAÇÃO DE DESPESAS COM PESSOAL PAINEL: DISSEMINANDO BOAS PRÁTICAS DA ÁREA DE FISCALIZAÇÃO.
Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas Palestrante: Alan Carlo Lopes.
 Projeto:  SESCAP INTERIOR  e-SOCIAL - INFORMAÇÕES  Facilitador:  JOSÉ ROSENVALDO E. RIOS 
Uma nova era nas relações entre Empregadores, Empregados e Governo. Angelo Márcio Leandro da Costa 1.
INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL
O eSocial enquanto ferramenta de gestão para o SAT
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
Então Após termos tido por todo dia uma visão geral do eSocial, dos impactos e das mudanças que irão ocorrer, agora vamos Proximo.
eSocial – Uma nova forma de registro dos eventos trabalhistas
Multicon Assessoria Contábil
Noticenter | WK Sistemas O que sua empresa precisa saber (e fazer) para se adaptar.
CIAT - Asamblea General de Chile Santiago, 24 de abril de 2012.
Transcrição da apresentação:

Sua empresa está preparada para o eSOCIAL? Palestrante: Carlos Alexandre

Nomenclatura Folha de pagamento digital SPED - Previdenciário EFD - Previdenciário E – Fopag EFD – Folha EFD – Social

Cenário Atual

Consequências Dificuldades Garantir os direitos do Trabalhador • 30% dos trabalhadores autônomos na informalidade. Estudos apontam para 6 milhões de empregados domésticos e apenas 1,5 milhão tem inclusão previdenciária. • Somos o pior país do mundo no quesito: “tempo gasto para pagar impostos” Baixa qualidade das informações das bases de dados do governo • Mais de um bilhão de reais em fraudes nos benefícios previdenciários.

O Que é o ? O eSocial é um projeto do governo federal que vai unificar o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados. Decreto nº 6.022 de 22 de Janeiro de 2007 Institui o Sistema Público de Escrituração Digital - Sped. Art. 2o O Sped é instrumento que unifica as atividades de recepção, validação, armazenamento e autenticação de livros e documentos que integram a escrituração contábil e fiscal dos empresários e das pessoas jurídicas, inclusive imunes ou isentas, mediante fluxo único, computadorizado, de informações. (Redação dada pelo Decreto nº 7.979, de 2013)

O que muda? Mudança na gestão e cultura; Integração das rotinas do departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho, recursos humanos e departamento jurídico, tendo em vista a geração de informações tempestivas; Impacto em termos de tecnologia e processos, envolvendo grande número de informações; Trabalhadores com acesso às informações de seu vínculo empregatício ; Redução de custos com emissão de papel e armazenamento dos mesmos; Necessidade de melhoria na gestão de contratos de terceirizações, nas retenções previdenciárias e nos processos trabalhistas.

Benefícios Integração das obrigações acessórias; Agilidade na prestação de informações aos órgãos competentes; Segurança na guarda de documentação; Melhoria no controle da remuneração tendo em vista a descrição de cargos e salários e equiparação salarial; Melhoria dos processos de aposentadoria dos empregados; Transparência fiscal

Implicações Aumento na agilidade e capacidade de fiscalizações; Redução das fraudes e sonegações, aumentando a arrecadação federal.

Como se preparar? As práticas trabalhistas e previdenciárias deverão ser aperfeiçoadas, construindo uma gestão eficiente de pessoal e de políticas internas; Aprimoramento na gestão dos processos inerentes à administração de pessoal; Verificação e padronização das verbas da folha de pagamento, procedimentos e parâmetros utilizados nas rotinas do departamento pessoal, medicina e segurança do trabalho e recursos humanos; Envolvimento da área de tecnologia da informação para adequação do sistema da empresa ao eSocial, conforme especificações da Receita Federal; Implantação de plano de cargos e funções bem definidos

Quais são os desafios? A preparação para o eSocial envolve mudanças nas operações da empresa que vão além dos aspectos tecnológicos de integração com o ambiente do eSocial.

A empresa deve se preparar adequadamente para responder a importantes perguntas, como: O que é preciso mudar nos procedimentos de contratação e gestão de pessoas? Como garantir que as rotinas trabalhistas e previdenciárias sejam organizadas e executadas de forma correta? Qual a amplitude dos impactos culturais resultantes das transformações provocadas pelo eSocial? Que controles devem ser implantados para garantir a conformidade de agora em diante? Quem será responsável por preparar as informações e garantir seu envio adequado para o ambiente do eSocial?

COMO A MAPAH PODE AJUDAR? Interpretação técnica da legislação do eSocial Mapeamento dos gaps de cadastro Revisão de procedimentos e das tabelas de incidências Análise do ambiente tecnológico e dos controles internos Verificação da adequação e da qualidade dos dados exigidos pelo eSocial Matriz de recomendações para adequação aos requisitos do eSocial Integração do RH com as demais áreas envolvidas com o eSocial Redesenho dos processos internos e do fluxo das informações Revisão da estrutura, dos papéis e das responsabilidades Implementação das soluções e entrega do eSocial Implantação/Terceirização de cessão de mão-de-obra qualificada

OBRIGADO Carlos.alexandre@mapah.com.br