AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
Advertisements

A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Avaliação do Desempenho
Apresentação da proposta do
Decreto Regulamentar 2/2008
Práticas e modelos na auto-avaliação das BE - DREALG
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares no contexto da Escola José Alberto Moreno . Novembro 2009.
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Avaliação de desempenho dos docentes
Serviço distribuído Serviço distribuído Realização das Realização das actividades lectivas actividades lectivas Relação pedagógica com pedagógica com os.
Práticas e Modelos de Avaliação em Bibliotecas Escolares
ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
A BECRE DE HOJE CRISTINA CRUZ FORTE.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Projecto Escxel – Escola Secundária Quinta do Marquês - Oeiras Breves reflexões sobre o Projecto Escxel na nossa escola 1 de Outubro de 2010.
Integrar o processo de auto-avaliação na escola Eulália Gameiro de Sousa Nunes
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Avaliar para Melhorar.
Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
AUTOAVALIAÇÃO.
A AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR (BE)
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Departamento do Ensino Secundário
Melhorar as organizações públicas através da autoavaliação
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
INTERNA AVALIAÇÃO AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DE CABECEIRAS DE BASTO | Avaliação Interna.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO BARREIRO
O que é o Projecto Eco-Escolas?
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Práticas e Modelo.  “If we always see as we’ve always seen, we’ll always be as we’ve always, and we’ll always do as we’ve always done” Ross Todd.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Apresentação
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Avaliação Externa - processo
. Porquê?.Para quê?.Como? Novembro 2010 O modelo de auto-avaliação da biblioteca escolar Modelo de auto-avaliação da BE Cristiana Lopes.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
Escola Inclusiva – Uma Realidade, se Quisermos
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
P.E.E Projecto Educativo de Escola Bento, Janeiro de 2010.
Eu … - Registos e reflexões sobre as minhas práticas - … Docente.
Formanda: Luísa Batista. O sentido da auto-avaliação. Objectivos implicados. O Modelo de Auto-Avaliação. As etapas do processo. O envolvimento dos diferentes.
Auto-avaliação da Biblioteca escolar: Papel e Mais-Valias
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
Supervisão informal OU PRÁTICAS DE COLABORAÇÃO PARA UMA MELHOR DOCÊNCIA.
Ano lectivo 2009/2010. No Egipto, as bibliotecas eram chamadas ''Tesouro dos remédios da alma''. De facto é nelas que se cura a ignorância, a mais perigosa.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2014/2015.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Sentido da auto-avaliação Objectivos implicados Domínios da avaliação Etapas do processo Envolvimento dos Utilizadores Impacto da Biblioteca Escolar Divulgação dos resultados Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Sentido da Avaliação Estudos internacionais demonstram o contributo da Biblioteca escolar para o sucesso educativo dos alunos e para o desenvolvimento de competências no domínio das literacias tão essenciais na sociedade de informação em que vivemos. Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Sentido da Avaliação A auto-avaliação é um processo pedagógico e regulador que contribui para o sucesso de uma organização A auto-avaliação da Biblioteca é um processo que deverá envolver toda a escola pois permite a reflexão e a tomada de decisões que conduzem à mudança Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Objectivos da avaliação: Aferir a eficácia dos serviços prestados pela Biblioteca Analisar o impacto da Biblioteca a nível de atitudes e competências dos utilizadores; Identificar práticas positivas promotoras de sucesso; Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Objectivos da avaliação: Contribuir para o reconhecimento do papel da Biblioteca no seio da escola Identificar os pontos fracos da acção da biblioteca de forma a traçar planos de melhoria Traçar um Plano de Acção eficaz para a BE: O que estamos fazer? O que precisamos fazer? Como vamos fazer? Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Domínios da avaliação: A auto-avaliação da BE deverá incidir sobre as quatro áreas que regem a sua acção: Apoio ao desenvolvimento curricular Leitura e literacias Projectos, parcerias e actividades de Abertura à comunidade Gestão da Biblioteca Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé Domínios da avaliação: Leitura e literacias Apoio ao desenvolvimento curricular Gestão Da Biblioteca Projectos e Parcerias Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Etapas do processo (1ª fase) Informação/sensibilização da comunidade educativa acerca dos objectivos e sentido da avaliação Escolha de um dos domínios sobre o qual irá incidir a avaliação Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Etapas do processo: Adequação do modelo à realidade da escola/Agrupamento Selecção da amostra Calendarização do processo Recolha de evidências Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Etapas do processo (2ªfase) Interpretação dos dados recolhidos Definição de perfis de desempenho Elaboração de relatório identificando pontos fracos e fortes Definição de um Plano de Melhoria Apresentação do relatório ao Orgão de gestão e ao Conselho Pedagógico Comunicação dos resultados à comunidade educativa Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Como definir a amostra? Para que a amostra seja representativa deverá ser abrangente e diversificada, integrando: alunos dos vários níveis etários e de ensino, diferentes origens e nacionalidades, sexos,… Professores de diferentes níveis de ensino, departamentos, funções, idades, … Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR A recolha de evidências pode ser feita através dos seguintes documentos: Documentos reguladores da actividade da escola (PEE, PCE, PCT e RI); Documentos da BE (Plano de Acção, PAA, Regimento Interno; Registos diversos: actas, relatórios, … Materiais produzidos pela BE (Planificações, guiões, planos de sessões da BE, …) Trabalhos produzidos pelos alunos na BE ou em colaboração com os docentes; Instrumentos construídos para o efeito (constantes do Modelo de Auto-avaliação ou outros) Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Envolvimento dos utilizadores: A equipa da B deve estar bem informada e motivada para o processo. Equipa da BE Professores e alunos participam e Colaboram respondendo a questionários e Outras solicitações Professores e alunos Apoia e colabora na implementação do processo. Orgão de Gestão Analisa o relatório sobre os resultados da avaliação e emite parecer com sugestões de melhoria Conselho Pedagógico Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Impactos da auto-avaliação: Biblioteca Escolar Melhoria da Qualidade dos serviços Plano de acção mais eficaz e ajustado Inclusão da auto-avaliação nas suas práticas Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Impactos da BE: Alunos Melhoria das aprendizagens Desenvolvimento de competências a nível das literacias Prepara para a Aprendizagem ao longo da vida Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Impactos da BE: Professores Mudança nas práticas educativas com inclusão dos recursos da BE Maior colaboração com a BE Reconhecimento do papel fulcral da BE para o sucesso educativo Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Integração dos resultados na avaliação da escola: A avaliação da BE deve ser parte integrante da avaliação da própria escola; Do relatório de avaliação da BE deve ser elaborada uma síntese que deverá integrar o relatório da escola A Inspecção, ao fazer a avaliação da escola, poderá avaliar o impacto da BE Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Bibliografia: Gabinete da Rede de Bibliotecas Escolares.”Modelo de Auto-avaliação das bibliotecas escolares” (2008) Jonhson, Doug(2005) “Getting the Most from your School Library Media Program.Jan/Fev2005 Todd, Ross(2002)”School librarian as teachers:learning outcomes and evidence-based pratice”.68th IFLA Council and General Conference August. Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé

AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR Acção de Formação: “Modelos e Práticas de Auto-avaliação das Bibliotecas Escolares” - DREALG Formanda: Isilda Gonçalves 11/11/2008 Biblioteca Escolar EB1 nº4 de Loulé