O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Agrupamento de Escolas de Ribeira de Pena
A BIBLIOTECA ESCOLAR AO SERVIÇO DO PROCESSO ENSINO APRENDIZAGEM
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado Apresentação do Imagine como tudo seria diferente se todos as crianças gostassem de ler…
Avaliação do Desempenho
Apresentação da proposta do
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
Decreto Regulamentar 2/2008
Práticas e modelos na auto-avaliação das BE - DREALG
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
Isabel Mendinhos – Formação novos PB Conceitos subjacentes VALOR – Que benefícios retiram os alunos, os professores e a escola em geral da.
Projecto Educativo de Escola
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
Autonomia na Escola Secundária Moinho de Maré
Agrupamento de Escolas do Ensino Básico e Jardins de Infância do Concelho de Castro Verde Projecto Educativo 2005 /2008.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
1ª OFICINA PEDAGÓGICA O papel do Director de Turma - um orientador educativo EBI/JI Malagueira.
Objectivos: Articular currículos e metodologias de ensino-aprendizagem entre o 1º, 2º e 3ºs ciclos do Agrupamento de Escolas de Arraiolos, nas áreas das.
Práticas e Modelos de Avaliação em Bibliotecas Escolares
Orientações para a GESTÃO 1 Formação de e- formadores ISABEL MENDINHOS
O PROGRAMA REDE DE BIBLIOTECAS ESCOLARES Madrid, 14 de Outubro de 2005.
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Integrar o processo de auto-avaliação na escola Eulália Gameiro de Sousa Nunes
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DAS BIBLIOTECAS ESCOLARES
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
APRESENTAÇÃO DO MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Modelo de Auto-Avaliação Biblioteca Escolar
AUTOAVALIAÇÃO.
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
A AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR (BE)
Origens deste Modelo de Autoavaliação: - estudos efectuados nos últimos 50 anos, sobretudo na Inglaterra e nos Estados Unidos. - Adaptação à realidade.
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
Agrupamento de Escolas Mosteiro e Cávado
A biblioteca escolar proporciona informação e ideias fundamentais para sermos bem sucedidos na sociedade actual, baseada na informação e no conhecimento.
Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009 Biblioteca Escolar... um caminho para o sucesso! 2008/2009.
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Decreto Lei # 115-A/98 de 4 de Maio
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Práticas e Modelo.  “If we always see as we’ve always seen, we’ll always be as we’ve always, and we’ll always do as we’ve always done” Ross Todd.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares Apresentação
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
Nesta sessão de trabalho iremos procurar: Compreender como é que a auto-avaliação pode ser concretizada para demonstrar a contribuição da BE para o.
EB2,3 Prof. Agostinho da Silva 9/11/09 Reunião Concelhia dos Professores Bibliotecários de Sintra.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AGRUPAMENTO DE ESCOLAS DO CASTÊLO DA MAIA
Orgãos de Gestão e Administração 1. Assembleia Composição (17 membros) - 8 docentes; - 2 representantes do Pessoal não docente; - 2 representantes dos.
Como desenvolver avaliação institucional na escola?
A. Apoio ao Desenvolvimento Curricular A.1 Articulação Curricular da BE com as Estruturas de Coordenação Educativa e Supervisão Pedagógica e os Docentes.
O trabalho na gestão curricular Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação de.
(Notas João Filipe Matos, 2004)
Formanda: Luísa Batista. O sentido da auto-avaliação. Objectivos implicados. O Modelo de Auto-Avaliação. As etapas do processo. O envolvimento dos diferentes.
BIBLIOTECA ESCOLAR DE ARGA E LIMA. l P R O G R A M A DE MONITORIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS DE LITERACIA DA INFORMAÇÃO NA E COM A BE.
Auto-avaliação da Biblioteca escolar: Papel e Mais-Valias
O Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: metodologias de operacionalização
26 de setembro de 2011 Escola Sec/3 de Santa Maria da Feira Coordenadora Interconcelhia RBE Elisabete Carvalho.
AGRUPAMENTO VERTICAL DE ESCOLAS ENGº DUARTE PACHECO
Modelo de Auto-Avaliação da Biblioteca Escolar
O papel pedagógico do órgão gestor
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Biblioteca / Centro de Recursos Relatório de Atividade 2014/2015.
M.A.B.E. – O que é? Documento baseado noutros modelos já existentes, adaptado à realidade da escola portuguesa; Permite identificar se os objectivos para.
Transcrição da apresentação:

O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares… no contexto da Escola Agrupamento A Formanda/ Coordenadora:Mª Helena Brígida

O que aconteceu? O que está a acontecer? 1996 - Inicia-se o Projecto lançar em rede tendo por base um conceito central: “a biblioteca escolar constitui um contributo essencial para o sucesso educativo, sendo um recurso essencial para o ensino e para a aprendizagem.”(1) 1997/98 - A escola integra a rede, passando a ser uma das escolas do Crescer em Rede. O que está a acontecer? 2007/08 - A escola integra um grupo de testagem de um novo modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares Portuguesas.

Por que estamos a fazer isto?

Como é que a auto- avaliação está a ser feita? Etapas do processo: Aplicação do Modelo de Auto-avaliação da RBE por um período de 4 anos correspondente a 4 domínios: A - Apoio ao Desenvolvimento Curricular B - Leitura e Literacias C - Projectos Parcerias e Actividades Livres e de abertura à Comunidade D - Gestão da Biblioteca Escolar Nota: 1º domínio avaliado / domínio D- escolha concretizada em reunião entre a Coordenadora da BE, a Coordenador Interconcelhia RBE e o Presidente do CE.

Recolha de evidências: Fases do processo: 1ª Fase - recolha de evidências: questionário a alunos e professores (Comunidade Educativa); 2ª Fase - gestão e interpretação da informação recolhida (Equipa); 3ª Fase - Comunicação dos resultados do Relatório Final de Auto-Avaliação/ Plano de Melhoria: discussão e aprovação em CP (Órgãos de Gestão).

Quais são os efeitos da auto-avaliação? Impacto na BE: “A avaliação é um instrumento de melhoria da qualidade. Os resultados obtidos no processo de auto-avaliação devem, por isso, ser objecto de análise colectiva e de reflexão na escola/ agrupamento e originar medidas adequadas aos resultados obtidos”(2) Nota: Acções para melhoria apresentadas em quadro síntese em CP

Quais são os seus efeitos? Impacto na Comunidade Educativa: “ O que verdadeiramente interessa e fundamenta o papel e justifica a acção e a existência da Biblioteca escolar não são os processos, as acções e intenções que colocamos no seu funcionamento ou os processos implicados mas o resultado, o valores que eles acrescentam nas atitudes e nas competências dos utilizadores” (3)

Cultura = Educação? Verificar o Impacto da BE na aprendizagem dos alunos: Turmas com maior índice de requisições domiciliárias de livros por ciclo: 1ºB, 5ºB e 8ºB Aproveitamento das turmas em 2007/08:

Avaliação da BE/ Avaliação da Escola: “O relatório de Auto-avaliação da BE deve integrar o relatório anual de actividades da escola e originar uma súmula a incorporar no relatório de avaliação da escola e deve orientar o Coordenador na entrevista a realizar pela Inspecção-Geral de Educação.”(1)

A Biblioteca, “o coração” da escola! Notas: 1 - Modelo de Auto-Avaliação da Bibliotecas Escolares RBE pag.1 e 2 2 - Modelo de Relatório Auto-Avaliação RBE pag.1 3 - Texto da Sessão: Modelo de Auto-Avaliação das Bibliotecas Escolares: problemáticas e conceitos implicados pag.1 4 - Texto da Sessão: O Modelo de Auto-Avaliação no Contexto Escola Agrupamento