AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2010.2. À COMUNIDADE CAIRU Apresentamos os resultados quantitativos e qualitativos atribuídos pelo corpo docente a si (auto avaliação),

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Unidade 1 Educação a Distância: Modelo da UFSCar
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
FACULDADE METROPOLITANA
Maio / 2006.
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Angelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
APLICAÇÃO DE TECNOLOGIA DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA BIBLIOTECA E SALA DE AULA POR: Ana Rita de Césaro, Daiane de Souza Waltrick, Andréa Oliveira e Carla.
Como produzir um jornal escolar
24. Caberá ao professor lotado na Sala de Tecnologias:
RELATO DE EXPERIÊNCIAS
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL - GESTÃO ESCOLAR
Disciplina / Professor
Questionário de Avaliação Institucional
SUPERINTENDÊNCIA DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO Roberval Ângelo Furtado Superintendente COORDENADORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL Aparecida Campos Feitosa.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
RESULTADO GERAL DA AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 2008/2
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
UNIVERSIDADE POSITIVO
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
PROGRAMA DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
PLANO DE CURSO E PLANEJAMENTO
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Perfil Sócio-Econômico e Avaliação do Grau de Satisfação do Aluno
GT SOBRE AVALIAÇÃO DO CURSO DE PEDAGOGIA: QUESTÕES NORTEADORAS
Auto-Avaliação FACET Conhecer para participar....
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2009.
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Resolução da Avaliação Docente CPA
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
Universidade Federal do Rio Grande do Sul Escola de Educação Física Núcleo de Avaliação da Unidade Resultados da terceira etapa de trabalho Avaliação.
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA –
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Procedimentos de Assessoria de Imprensa Maio/ 2012.
Roteiro de observação de estágio
Auto-avaliação Institucional Auto-avaliação institucional RESULTADOS Comissão Própria de Avaliação - CPA JULHO/2010.
Aula Inaugural.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
RELATÓRIO DE AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
MÉTODOS E TÉCNICAS DA PESQUISA
Auto-avaliação institucional RESULTADOS Centro Universitário da Bahia - FIB.
Recursos metodológicos,tecnológicos e multimídia Acadêmicas : Ethiani Vieira, Ilza Reis, Rita Prates Profª Mariangela Ziede.
Auto Avaliação: Direção Coordenação Secretaria de Registro Acadêmico Departamento Financeiro Serviços de Reprografia Corpo Docente/Discente Coordenação.
NTE – Nucleo Tecnólogico Educacional
"Por que cometer erros antigos se há tantos erros novos a escolher?"
PROGRAMA EXCELÊNCIA EM GESTÃO EDUCACIONAL
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica A Identidade do Professor e as Diretrizes para Organização da Matriz.
PAE - PROGRAMA DE APERFEIÇOAMENTO DE ENSINO
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
BOA ESCOLA PARA TODOS O Boa Escola para Todos faz parte dos 12 Programas Estruturantes do Governo do Estado do Rio Grande do Sul e visa garantir.
DIDÁTICA DO ENSINO SUPERIOR
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
RETRATO DA ESCOLA BRIGADEIRO FRANCISCO DE LIMA E SILVA
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
CONDUÇÃO DA DISCIPLINA. INTERNET Todas as atividades relativas à disciplina encontram-se reunidas no “site” do Professor / docentes LOCAL/HORÁRIO.
Projeto Avaliação Institucional 2010 FEOL – FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE OLIVEIRA OLIVEIRA/MG.
Capacitação de Coordenadores de Cursos Técnicos de Nível Médio e de Graduação do IFPA Belém, 02 de maio de 2016 Atribuições e Aspectos Gerais da Coordenação.
AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL 1º SEMESTRE – DADOS DA PESQUISA participação de 70% dos alunos notas distribuídas setores e serviços 7974 notas dadas.
Transcrição da apresentação:

AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL

À COMUNIDADE CAIRU Apresentamos os resultados quantitativos e qualitativos atribuídos pelo corpo docente a si (auto avaliação), aos discentes, à Instituição e aos coordenadores. Procuramos ser fiéis aos aspectos qualitativos atribuídos, ao resumirmos as críticas, sugestões e elogios dos itens avaliados. Procuramos ser fiéis aos aspectos qualitativos atribuídos, ao resumirmos as críticas, sugestões e elogios dos itens avaliados. Esperamos continuar contando com a participação de todos neste processo. Esperamos continuar contando com a participação de todos neste processo.

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Apresentação do plano de curso. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Aulas claras e objetivas. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Assiduidade às aulas. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Pontualidade às aulas. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Metodologia utilizada. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Apresentação dos critérios de avaliação. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Relacionamento entre situações teóricas e práticas na aprendizagem Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR Domínio do conteúdo. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

Relação de cordialidade com a turma. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010 AUTO AVALIAÇÃO DO PROFESSOR

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Atendimento da Secretaria Acadêmica (cortesia e rapidez). Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Atendimento da Secretaria das coordenações de cursos Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Estrutura da Sala dos professores. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Sala dos professores (limpeza e manutenção) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Sala dos professores (sala dos computadores) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Atendimento do BIAP (cortesia e rapidez) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Disponibilidade de equipamentos (áudio visual, multimídia). Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim811.1 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Reserva de salas especiais (auditório, centro...) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim34.2 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Limpeza das salas de aulas. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim34.2 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Serviço de manutenção (ar,iluminação e rede elétrica). Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim34.2 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Limpeza e conservação das instalações sanitárias Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim56.9 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Serviço de portaria. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Comunicação interna (eventos, oportunidades e portarias) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim22.8 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Comunicação externa (campanhas, mídia impressa e virtual). Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim45.6 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Acervo bibliográfico (atualização livros, periódicos...) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim34.2 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Atendimento da biblioteca Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Horário atendimento da biblioteca Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Serviço prestado pela cantina. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim22.8 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Serviço prestado pela reprografia (área da cantina) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Serviço prestado pela reprografia (área de acesso ao auditório). Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim22.8 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Atendimento do Núcleo de Informática Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim11.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Utilização do webmail da Cairu. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim22.8 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Portal da Cairu Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM INSTITUIÇÃO Rede sem fio Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim22.8 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM COORDENADOR Horário de atendimento. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM COORDENADOR Relação de cordialidade com o docente. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM COORDENADOR Incentivo participação de jornadas, simpósios... Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim21.8 Total* Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM COORDENADOR Agilidade na resolução problemas acadêmicos Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Participação nas aulas, estudos e trabalhos. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim20.9 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Assiduidade às aulas (regularidade) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim10.4 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Pontualidade Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim31.3 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Relação de cordialidade. Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Participação em con- gressos, seminários... Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim135.7 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Realização das atividades acadêmicas (execução pontual das tarefas) Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim00.0 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

PROFESSORES AVALIAM AS TURMAS Utilização das referências indicadas Frequên cia % 4 - Excelente Bom Regular Ruim31.3 Total Fonte: CPA/FVC - Outubro/2010

CRÍTICAS E SUGESTÕES Melhorar o sistema de comunicação interna e externa (envolver os próprios alunos para isso); Melhorar acervo da Biblioteca (parceria com Editoras); Melhorar a interação da Coordenação de Cursos com os alunos (realizar aula inaugural para que os novos alunos conheçam a Instituição); Avaliar outros aspectos qualitativos das turmas;

CRÍTICAS E SUGESTÕES Não deixar de lutar por melhorias contínuas; Maior volume de livros no acervo; Promoção de eventos como palestras e simpósios; Avanços nas atividades interdisciplinares; Melhor atuação da Gerência Administrativa; Melhor atuação da Diretoria Acadêmica, também no que diz respeito a presteza e cordialidade com os colegas.

CRÍTICAS E SUGESTÕES Melhorar o sistema de comunicação interna e externa (envolver os próprios alunos para isso); Retirar o protocolo do espaço BIAP. Atenção aos banheiros, limpeza das escadas, salas de aula, secretaria, coordenação dentre outros espaços. Reforço ao trabalho com Diplomas. Retirar funcionário(a) insatisfeito(a). Atendimento com gentileza é indispensável!

CRÍTICAS E SUGESTÕES Melhorar o sistema de comunicação interna e externa (envolver os próprios alunos para isso); Sigamos em frente! Intervalos entre as aulas a exemplo de 2ª e 4ª; 3ª e 5ª. Trabalho nota 10 com louvor para esta Comissão; Funcionamento da copiadora que serve à Instituição, também no turno vespertino;

CRÍTICAS E SUGESTÕES Os alunos da graduação constantemente registram insatisfações quanto a disponibilidade de data show para apresentação de trabalhos em sala de aula. Os mesmos são prioridade para os cursos da pós-graduação! Argumentam que têm e passam mais tempo na Instituição, e mesmo assim, é preciso "implorar" para ter o equipamento que facilita e dá qualidade às apresentações acadêmicas.

CRÍTICAS E SUGESTÕES O professor é e sempre será a espinha dorsal de uma IES, negar isto por meio de qualquer fator de avaliação e desempenho aqui pesquisado, afetará diretamente a qualidade de ensino. A não utilização sistemática desta ferramenta de pesquisa para um melhoria de uma gestão é dar um tiro no pé a curto, médio e longo prazos. Nossos alunos reais não perdoam falhas neste processo de avaliação, que antes de tudo, é um instrumento pedagógico, de aprendizado e de melhoria da gestão.

CRÍTICAS E SUGESTÕES Só ouvir não conta, tem que agir! Programa de reciclagem entre os professores; Integração entre professores (incluindo de assuntos e atividades) que ministrem a mesma disciplina; Todo o esforço, feito por todas e todos é algo admirável na CAIRU, apesar das dificuldades que enfrentamos no passado recente e no presente é notável a auto-estima. Persiste uma vontade de aperfeiçoar. Há muito que melhorar, mas tem sido feito um esforço. Parabéns!

CRÍTICAS E SUGESTÕES Parabenizar a divulgação do Vestibular da CAIRU deste semestre, foi o mais intenso que já vi até hoje. Parabéns! Quero ver a CAIRU crescendo. Ouvi de uma aluna que se ganhasse na loteria faria uma doação à Cairu para melhorar algumas coisas, e segundo ela (a aluna) poucas coisas precisam ser melhoradas e eu fiquei bastante feliz em fazer parte dessa história, onde apesar das dificuldades existe comprometimento e doação.

À COMUNIDADE CAIRU As críticas, elogios e sugestões foram enviadas aos gestores, coordenadores de cursos e aos setores pertinentes, para análise e providências, que serão divulgadas posteriormente, a exemplo do que aconteceu com os resultados dos itens avaliados. Agradecemos a todos pela participação neste processo. Saudações acadêmicas. Comissão Própria de Avaliação – CPA/FVC