Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
RELAÇÕES INTERPESSOAIS
Advertisements

CURRÍCULO EM FOCO.
Tema A transmissão do saber, o “eu” como agente Por
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
Pensamento Quântico, Poder Pessoal e Prosperidade
CONCEITUANDO APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO
CONSEQÜÊNCIAS Novas oportunidades na realização do trabalho
Encontro internacional de intercâmbio técnico em Educação Fiscal
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
M. Thereza Rubim Camargo Soares Organizações de Aprendizagem
COMPETÊNCIAS QUE DEFINEM
ESTUDANTES ADULTOS RETÊM APENAS 10% DO QUE OUVEM, APÓS 72 HORAS
Relacionamento Terapêutico
Protagonismo Juvenil Unidade de Educação e Desenvolvimento da Cultura Empreendedora.
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Empreendedorismo.
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
FÓRUM ANUAL DE DOCENTES
Capítulo 12 Liderança, poder e política
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
COLÉGIO PRESBITERIANO EDUARDO LANE
O TRABALHO COM PROJETOS
Abordagem individual/grupal centrada na pessoa
“Novas competências para novos empregos” e a educação para a globalização. Rui Marques.
A importância da jovem liderança empreendedora
BANCO DE TALENTOS.
UM ENCONTRO COM AS DIFERENÇAS
Matriz de Crenças A Paixão de Fazer Acontecer Arline Davis
Desenvolvimento Curricular
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
PROGESTÃO ENCONTRO PRESENCIAL – MODULOS I E II SISTEMÁTICA DE ESTUDO
COMPETÊNCIAS EMOCIONAIS: CONVIVENDO MELHOR CONSIGO E COM OS OUTROS
Similitudes e dissonâncias no percurso de formação: a gestão pedagógica no exercício da docência no Ensino Superior.
SISTEMA HUMANISTA Abraham Maslow Carl Rogers –1987.
O próprio Deus nos chama à liderança.
Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz
A EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
Trabalhando com Grupos
Oficina Jornada de Planejamento Pessoal e Profissional
RMP Consultoria de Negócios
PRESSUPOSTOS EPISTEMOLOGICOS DA EDUCAÇÃO
Diretrizes de um programa de prevenção
Competências e Habilidades
Crenças VISIOVITA para um Planejamento de Vida
Recursos Humanos do Projeto
A Paixão De Fazer Acontecer
PROFESSORA ZÉLIA TURIBIO
A Paixão De Fazer Acontecer
COMPETÊNCIAS NECESSÁRIAS PARA UM GESTOR
Exercício O Copo de Papel.
Prof. Ms. José Vicente Dias Mascarenhas
INTELIGÊNCIA COMPORTAMENTAL
1 Encontro Nacional das Escolas de Governo Sejam Bem-vindos ao Brasília,
Os quatro pilares da educação.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Gestão das Competências Jorge Marques. O crescimento económico não vai resultar do facto de termos muitas pessoas a trabalhar, nem sequer da procura dos.
EDUCAÇÃO CENTRADA NO CUIDADO
A PSICOLOGIA E A GESTÃO DE PESSOAS G E S T A O DE P
APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Intervenção em Gestão de Pessoas
Como Administrar na Sociedade Moderna
BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Relações Interpessoais Prof. Irineu Manoel de Souza, Dr. Unidade 5 Equipe, Parceria e Sinergia Objetivos Ao finalizar esta Unidade, você deverá ser capaz.
Diretoria de Ensino PCNP Isabel Bonadio.
Apresentação preparada por: Édina Moura Vianna
Saúde & Alimentação Saudável:
Aprendizagem da matemática
Enfoque Interacionista »Lev Semenovich Vygotsky- nasceu em 1896 e faleceu aos 34 anos de idade; »Propostas teóricas inovadoras- pensamento e linguagem.
Transcrição da apresentação:

Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz NÚCLEO Pensamento & Ação A Paixão de Fazer Acontecer Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz Congresso Latino-Americano de PNL Salvador - Setembro de 2007 Palestrante: Arline Davis

Abertura do Congresso – danças brasileiras Arline Davis apresenta Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz Vitalício Arline Davis no Palco com Michael Grinder e Bernd Isert Arline Davis recebe seu Kit Bahia de Cid Paroni

Educação pode ser... Thereza Penna Firme e Juan Antonio Tijiboy Educare: cuidar, alimentar, amamentar. Relação: paternalista, de dependência. O Educando é um objeto Educere: tirar de dentro, promover, motivar, fortalecer. Relação: de participação, de colaboração, de comprometimento. O Educando é um sujeito

A Jornada do Aprendiz Vitalício

“Educação, um Tesouro a Descobrir” Um relatório da UNESCO escrito em 1996, por Jacques Delors, apresentou a educação do ser como: Aprendizagem Contínua e Auto-Conduzida ao longo da vida com quatro tipos complementares entre si.

Aprender a Fazer Aprender a Conviver Aprender a Conhecer  Aprender a Ser

A Roda da Aprendizagem Aprender a Ser Aprender a Conhecer Aprender a Conviver Aprender a Fazer

A Roda da Aprendizagem Conhecer Ser Fazer Conviver Ser Saber Conviver

Adquirir e dominar os instrumentos de conhecimento e compreensão Exemplos: Concentração, Memória, Análise, Uso de todos os canais de comunicação.  Aprender a Conhecer

A Roda da Vida Ambiente Espiritual Desenvolvimento Pessoal Lazer Carreira Desenvolvimento Pessoal Relacionamentos Finanças Ambiente Saúde Espiritual 25% 60% 80% 40% 75% 85% 30%

Criando a Experiência Ahaaa! Experiências de Referência 8 Criando a Experiência Ahaaa! Pacotes Cognitivos Experiências de Referência

Exemplos: Criatividade, Inovação, Comprometimento, Empreendedorismo. Aplicar conhecimento e agir criativamente em relação ao próprio ambiente Exemplos: Criatividade, Inovação, Comprometimento, Empreendedorismo. Aprender a Fazer

Feedback para o Aprendiz Saiba o que o aprendiz tem como objetivo (lembre-se a história do esquiador!) Dá o feedback de uma forma que o aprendiz mais possa aproveitar Procure dar feedback sobre etapas específicas do objetivo do aprendiz

Compreender e cooperar com outras pessoas nas atividades humanas, assumir uma responsabilidade para com a sociedade Exemplos: Respeitar a diversidade, resolver conflitos, criar empatia, ouvir o outro. Aprender a Conviver

Alteridade (outridade) ter consciência da existência e das necessidades do outro ser capaz de compreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença

Trate o outro como ele gostaria de ser tratado A Lei de Platina Trate o outro como ele gostaria de ser tratado

POSIÇÕES PERCEPTUAIS Eu O Outro Sistema Observação Primeira Posição Segunda Posição Sistema Quarta Posição Observação Terceira Posição

Ter auto-conhecimento para descobrir o potencial criativo como uma pessoa íntegra em uma progressão essencial Exemplos: descobrir talentos, ser coerente com os próprios valores, desenvolver a capacidade de se observar.     Aprender a Ser

As 5 convicções da Auto-Eficácia Eu Mereço e Sou Responsável Eu Sou Capaz O Caminho é Apropriado É Possível É Desejável, Vale a Pena M E T A Pessoa Comportamento Resultado

COMPETÊNCIA     A capacidade de mobilizar recursos pessoais para conseguir uma abordagem e/ou solução, numa situação complexa

O Ciclo de Aprendizagem Fazer Competência Inconsciente Competência Consciente Não sabe que sabe Sabe que sabe Não sabe que não sabe Sabe que não sabe Incompetência Inconsciente Incompetência Consciente Saber

O Ciclo de Aprendizagem Fazer Competência Inconsciente Competência Consciente Confiança (às vezes excesso de) “Fluir” Zona de desconforto Santa Inocência Incompetência Inconsciente Incompetência Consciente Saber

Perder-se ... de forma espetacular Perder-se faz parte do processo de aprender. A questão é se vai se perder com referências ou sem referências.

Aprendizagem Experiência Conhecimento MAESTRIA “Maestria é ficar beirando na incompetência” - Arline Davis Experiência Conhecimento

Relação Multinível Influência Papel do Educador Aquele que Desperta O Sistema Maior Identidade Crenças e Valores Capacidades Comportamentos Ambiente Aquele que Desperta Patrocinador Mentor Instrutor Treinador Guia © NÚCLEO Pensamento & Ação

O Significado Maior da Aprendizagem Uma Progressão Essencial do Ser

NÚCLEO Pensamento Obrigado! & Ação A Paixão de Fazer Acontecer www.pnlnucleo.com.br nucleo@pnlnucleo.com.br (21) 2511-1869 Obrigado!