Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz NÚCLEO Pensamento & Ação A Paixão de Fazer Acontecer Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz Congresso Latino-Americano de PNL Salvador - Setembro de 2007 Palestrante: Arline Davis
Abertura do Congresso – danças brasileiras Arline Davis apresenta Os Pilares da Educação do Ser e a Jornada do Aprendiz Vitalício Arline Davis no Palco com Michael Grinder e Bernd Isert Arline Davis recebe seu Kit Bahia de Cid Paroni
Educação pode ser... Thereza Penna Firme e Juan Antonio Tijiboy Educare: cuidar, alimentar, amamentar. Relação: paternalista, de dependência. O Educando é um objeto Educere: tirar de dentro, promover, motivar, fortalecer. Relação: de participação, de colaboração, de comprometimento. O Educando é um sujeito
A Jornada do Aprendiz Vitalício
“Educação, um Tesouro a Descobrir” Um relatório da UNESCO escrito em 1996, por Jacques Delors, apresentou a educação do ser como: Aprendizagem Contínua e Auto-Conduzida ao longo da vida com quatro tipos complementares entre si.
Aprender a Fazer Aprender a Conviver Aprender a Conhecer Aprender a Ser
A Roda da Aprendizagem Aprender a Ser Aprender a Conhecer Aprender a Conviver Aprender a Fazer
A Roda da Aprendizagem Conhecer Ser Fazer Conviver Ser Saber Conviver
Adquirir e dominar os instrumentos de conhecimento e compreensão Exemplos: Concentração, Memória, Análise, Uso de todos os canais de comunicação. Aprender a Conhecer
A Roda da Vida Ambiente Espiritual Desenvolvimento Pessoal Lazer Carreira Desenvolvimento Pessoal Relacionamentos Finanças Ambiente Saúde Espiritual 25% 60% 80% 40% 75% 85% 30%
Criando a Experiência Ahaaa! Experiências de Referência 8 Criando a Experiência Ahaaa! Pacotes Cognitivos Experiências de Referência
Exemplos: Criatividade, Inovação, Comprometimento, Empreendedorismo. Aplicar conhecimento e agir criativamente em relação ao próprio ambiente Exemplos: Criatividade, Inovação, Comprometimento, Empreendedorismo. Aprender a Fazer
Feedback para o Aprendiz Saiba o que o aprendiz tem como objetivo (lembre-se a história do esquiador!) Dá o feedback de uma forma que o aprendiz mais possa aproveitar Procure dar feedback sobre etapas específicas do objetivo do aprendiz
Compreender e cooperar com outras pessoas nas atividades humanas, assumir uma responsabilidade para com a sociedade Exemplos: Respeitar a diversidade, resolver conflitos, criar empatia, ouvir o outro. Aprender a Conviver
Alteridade (outridade) ter consciência da existência e das necessidades do outro ser capaz de compreender o outro na plenitude da sua dignidade, dos seus direitos e, sobretudo, da sua diferença
Trate o outro como ele gostaria de ser tratado A Lei de Platina Trate o outro como ele gostaria de ser tratado
POSIÇÕES PERCEPTUAIS Eu O Outro Sistema Observação Primeira Posição Segunda Posição Sistema Quarta Posição Observação Terceira Posição
Ter auto-conhecimento para descobrir o potencial criativo como uma pessoa íntegra em uma progressão essencial Exemplos: descobrir talentos, ser coerente com os próprios valores, desenvolver a capacidade de se observar. Aprender a Ser
As 5 convicções da Auto-Eficácia Eu Mereço e Sou Responsável Eu Sou Capaz O Caminho é Apropriado É Possível É Desejável, Vale a Pena M E T A Pessoa Comportamento Resultado
COMPETÊNCIA A capacidade de mobilizar recursos pessoais para conseguir uma abordagem e/ou solução, numa situação complexa
O Ciclo de Aprendizagem Fazer Competência Inconsciente Competência Consciente Não sabe que sabe Sabe que sabe Não sabe que não sabe Sabe que não sabe Incompetência Inconsciente Incompetência Consciente Saber
O Ciclo de Aprendizagem Fazer Competência Inconsciente Competência Consciente Confiança (às vezes excesso de) “Fluir” Zona de desconforto Santa Inocência Incompetência Inconsciente Incompetência Consciente Saber
Perder-se ... de forma espetacular Perder-se faz parte do processo de aprender. A questão é se vai se perder com referências ou sem referências.
Aprendizagem Experiência Conhecimento MAESTRIA “Maestria é ficar beirando na incompetência” - Arline Davis Experiência Conhecimento
Relação Multinível Influência Papel do Educador Aquele que Desperta O Sistema Maior Identidade Crenças e Valores Capacidades Comportamentos Ambiente Aquele que Desperta Patrocinador Mentor Instrutor Treinador Guia © NÚCLEO Pensamento & Ação
O Significado Maior da Aprendizagem Uma Progressão Essencial do Ser
NÚCLEO Pensamento Obrigado! & Ação A Paixão de Fazer Acontecer www.pnlnucleo.com.br nucleo@pnlnucleo.com.br (21) 2511-1869 Obrigado!