Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MANUAL PRÁTICO DE CONSTRUÇÃO COM PAREDES DE PNEUS
Advertisements

Transportes e Armazenagem
Logística Internacional I Pedro Calisto Luppi Monteiro
Grupo 14B subgrupo X Nomes:Gustavo Barroso Coutinho Ana Luiza Alves
Distribuição GRUPO 14FY.
IDENTIFICAÇÃO DE PROBLEMAS EM CARRETAS GRANELEIRAS A PERDA DE GRÃO DURANTE O TRANSPORTE CHEGA A R$ 2.7 BILHÕES POR ANO DANIFICAÇÃO DAS PLACAS LATERAIS.
ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
Curso: Administração DISCIPLINA: Logística e Gestão de Materiais
Escoramentos e Formas metálicos Tecnologia e Aplicação
Saneamento ambiental Iana Alexandra
10. UNITIZAÇÃO DE CARGA NO COMÉRCIO EXTERIOR
Procedimentos de Segurança
EMBALAGENS PARA TRANSPORTE
A distribuição.
Ecologística: a logística da ecologia
Tecnologia em Logística
Armazenagem do Café Processamento do Café com Higiene Avançar
Trendshop e Safol A Trendshop e a Safol, parceiras nos processos de produção e comercialização de móveis de aço através de televendas e webcommerce, apresentam.
AGREGANDO VALOR COM SOLUÇÕES PERSONALIZADAS
Gilberto-Marcos -Fernando
GESTÃO DE RESÍDUOS EM CANTEIRO DE OBRAS
GESTÃO DOCUMENTAL DCAR / SETOR DE ARQUIVO E MICROFILMAGEM 2004.
Transporte, Armazenagem e Movimento de materiais
SLIP SHEET (FOLHA DESLIZANTE)
A logística existe desde os tempos mais antigos
Apresentação de Projeto
Aula 3 Fundição em Areia Verde
Boas Práticas de Armazenagem
Logística reversa Grupo 14 J
Por que fazer gestão de estoques?
RACKS José Trautvein Mariza Izabel Bastos Raphael Sestak Vanessa C.Guedes Ferreira.
HISTÓRICO PBR.
“Soluções Inteligentes para Frigoríficos”
Armazenagem Amortecimento das incertezas quanto à entrada de insumos e saída de produtos acabados. Almoxarifado Processo produtivo Depósito Materiais.
Professor: Marcos Almeida da Costa
INTRODUÇÃO À LOGÍSTICA Movimentação de Carga, Equipamentos e Unitização Aula 08 Professores: Alcione Dolavale, Helio Valim e Patrick Nunes.
OPERAÇÕES TERMINAIS ARMAZENS PLT Cap. 43
Logística Embalagens e Distribuição Física
CONCRETO E FORMAS Profa Lia L. Pimentel.
SUPERVENeZA logística empresarial
CROSS - DOCKING.
NR6 PROTEÇÃO PARA OS PÉS EPI.
Controle de estoque.
GRUPO: Demian Lage Lucas da Silva Lia Oswaldo Sasaki Jr Renato Kenji Mizutani 1347 Sebastião R. Diniz Jr Professor: Júlio Navarro.
9 - EMBALAGENS A embalagem é parte significativa do sistema logístico global e tem a responsabilidade de minimizar o custo de entrega e impulsionar positivamente.
ATIVIDADES DA EMBALAGEM
EMBALAGEM.
Distribuição Física - Expedição
Logística de Distribuição
12 de Novembro de PALLETS Origem PALLETS Origem PALLETS Conceito / Funcionalidade.
Logística empresarial
DFA – Design for Assembly
DFM Planejamento de Processo: depende do projeto do produto. Materiais, formas, tolerâncias, rugosidade, sub-montagens e técnicas de montagem limitam os.
Pallets As fotos foram tiradas da internet em 2004 para uso exclusivamente didático. Não use para outros fins.
UNITIZAÇÃO DE CARGAS PALETIZADAS
ARMAZENAGEM.
Transportes Israel
Opção por CDs Os Centros de Distribuição servirão para facilitar o fluxo de mercadorias, serão pontos de apoio para o rápido atendimento às necessidades.
MODAIS DE TRANSPORTE E SEGUROS
Gestão de Armazenagem e Movimentação (parte 2b)
Transporte e Manuseio de Cargas - Embalagens -
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
LOGISTICA EMPRESARIAL
OPERAÇÕES DE ALMOXARIFADO
Administração de Materiais - Ciclo
Global Sorcing e Logística Internacional
Estoques Logística Atividades primárias Atividades secundárias
Equipamentos de auxílio à Produção
A importância da Embalagem como Vantagem Logística
DISTRIBUIÇÃO FÍSICA Armazenagem
Transcrição da apresentação:

Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli PALETES Etienne Baptista Fábio Betinardi Tirzah Kaio Viviane Fadanelli

Vantagens da utilização dos paletes Redução do custo homem/hora; Menores custos de manutenção do inventário bem como melhor controle do mesmo; Rapidez na estocagem e movimentação das cargas. Racionalização do espaço de armazenagem, com melhor aproveitamento vertical da área de estocagem; Diminuição das operações de movimentação; Redução de acidentes pessoais; Diminuição de danos aos produtos; Melhor aproveitamento dos equipamentos de movimentação; Uniformização do local de estocagem.

Desvantagens da utilização dos paletes Espaços perdidos dentro da unidade de carga; Investimentos na aquisição de paletes, acessórios para a fixação da mercadoria à plataforma e equipamentos para a movimentação das unidades de carga; O peso do palete e o seu volume podem aumentar o valor do frete;

Características Número de entradas - São as entradas para os garfos da empilhadeira ou do carro hidráulico. Sem vãos - É quando não tem vãos entre as tábuas da superfície do palete. Com vãos - É quando tem vãos entre as tábuas da superfície do palete. Vãos grandes - É quando tem vãos mais espaçados entre as tábuas da superfície do palete. Madeira abaulada - É quando são utilizadas tábuas sem quinas para não ter risco de rasgar a embalagem do produto. Longarinas - Vigas de madeira que servem de apoio para colocar as tábuas que comporão a superfície do palete.

Características Abas laterais - É quando as tábuas passam das longarinas das pontas, visando ter uma sobra para içamento por cabos. Com reforço - É quando no meio do palete e por baixo, tem uma tábua mais larga para reforçar a estrutura, devido ao peso do produto a ser paletizado. Ela é colocada em sentido contrário as tábuas da superfície; mesmo sentido das longarinas. Dupla face - É o palete com tábuas em cima e embaixo, pode ser reversível ou não. Reversível - É o palete que tem a mesma configuração em cima e embaixo, ou seja, o mesmo número e tamanho de tábuas em cima e embaixo. Calço - É colocado na longarina, entre as tábuas para que o palete não fique com nenhuma diferença de apoio na face inferior, para não enganchar ou ferir alguma caixa ou embalagem do palete inferior ou para correr em esteiras automatizadas.

Palete padrão PBR Introduzido no mercado em 1990 pela Abras e entidades que fazem parte do Comitê Permanente de Paletização (CPP), com a assessoria do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT); Objetivo foi criar um palete mais versátil, que atendesse o maior número de segmentos da indústria, sendo economicamente viável;

Palete padrão PBR Com a padronização da medida, em 1,00 x 1,20m, e da estrutura de construção, tornou-se economicamente viável a manutenção de estoques de paletes para venda futura; Em 2005, cerca de 40% do total de paletes vendidos pelas empresas credenciadas era no padrão PBR.

Configuração do palete padrão PBR Palete quatro entradas, dupla face não reversível; Medidas de 1,00 x 1,20 m; Entradas para empilhadeiras e carrinhos hidráulicos; O custo do palete PBR oscila entre 29 e 34 reais.

Fixação da carga no palete Filme Strech; Filme Shrink; Colagem entre as caixas com adesivos diversos, como Hot Melt, Cola PVA Branca, Cola de "tac" permanente ou ainda com adesivos antiderrapantes.

A má colocação dos produtos é responsável pela maior parte das avarias na carga. Os maiores problemas são: Carga que excede o tamanho da borda; Carga não fixada, ou fixada inadequadamente; Utilização de paletes disformes, ou misturados, que acabam prejudicando o transporte.

A falta de um único padrão internacional para paletes causa um contínuo gasto substancial no comércio internacional. A utilização de um único padrão é dificultada pela grande variedade de necessidades que um palete padrão teria que satisfazer: passagem por portas, encaixe em contêineres padrões, e a possibilidade de baixos custos operacionais. Por exemplo: empresas que já utilizam paletes maiores geralmente não vêem razão em pagar maiores custos de manuseio de paletes menores que podem passar por portas.

A - 2 entradas, dupla face reversível, aba lateral para içamento por cabos, uso com empilhadeira. B - 2 entradas, dupla face reversível, quatro longarinas e uso com empilhadeira. C - 4 entradas, longarina com corte, uso com empilhadeira e carro hidráulico. D - 2 entradas, aba lateral para içamento por cabos, uso com empilhadeira e carro hidráulico. E - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, com calço. F - 4 entradas, dupla face reversível, uso com empilhadeira. G - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico. H - 2 entradas,uso com empilhadeira e carro hidráulico. I - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, sem peças na face inferior. J - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, com calço. K - 2 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico. L - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, face superior sem vão entre as peças. M - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico. N - 4 entradas, uso com empilhadeira e carro hidráulico, face superior com vão grande. O - Mostra o exemplo de Palete com madeiras abauladas (sem quina). Próprio para sacarias, pois evita o rasgamento.

Palete de Papelão O Palete de Papelão Ondulado substitui os paletes convencionais com um conjunto de vantagens e qualidade: * Elimina necessidade de tratamento térmico, fumigação e incineração * Ideal para exportação * 100% reciclável * Alta performance no transporte de cargas leves e pesadas * Pesa em média menos de 50% que o palete de madeira * Economia no frete aéreo e marítimo * Superfície totalmente lisa, sem pregos ou farpas * Reduz avarias nas embalagens e é fácil de montar * Modelos e formatos variados Rigesa Escritório de Vendas: Curitiba, PR - Tel : 3232 - 6644 http://www.rigesa.com.br/produtos/logistica_palete_papelao_ondulado.jsp

Paletes de Papelão

Paletes de Plástico Paletes de plástico são normalmente retornáveis, pois são de alto custo para empresa. Muito usado para armazenagem de cargas em armazéns http://www.plastitalia.com.br/siteNovo/produtos.php?idCategoria=12 11 4063-5587 http://www.embalaplast.ind.br/paletes.html Tel: 3033-2101 ou 3033-1877

Palete de Plástico São mais utilizados na Europa do que no resto do mundo; São mais fáceis de serem higienizados - laváveis; São resistentes à odores; Maior vida útil; Menor peso, proporcionando menores custos de transporte e movimentação.

Palete de plástico de 1,219 m x 1,016 m x 14 cm, com nove pernas Palete de plástico de 1,219 m x 1,016 m x 14 cm, com nove pernas. Pode ser içado por qualquer um dos 4 lados.

Paletes de Plástico

Paletes de Madeira Paletes são plataformas que ajudam e facilitam o transporte de mercadorias, otimizando o espaço de armazenamento do produto. Os paletes de madeira são os mais utilizados e os mais tradicionais. Por este motivo são os mais acessíveis em termos de custos. http://www.kimadeiras.com.br/ Tel : 3249 - 5000

Palete de Aço Páletes de aço são mais fortes e resistentes à deformações. São usados para cargas pesadas, cargas com grandes empilhamentos, armazenagem em locais secos por longos períodos, e cargas movimentadas por sistemas logísticos abusivos. São freqüentemente utilizados para munição militar. Alternativa mais robusta para transporte de cargas. http://www.sideraco.ind.br Tel : (47) 2104- 6700

Formato simplificado - melhor higienização, evita absorção de umidade e elimina a presença de fontes de proliferação de fungos e bactérias. Ideal para atender às necessidades de armazenagem de indústrias de alimentos, indústrias químicas e farmacêuticas, indústrias de móveis, etc. Atende à portaria nº 326 SVS/MS, do Serviço de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde. Menor custo, maior durabilidade e menor peso, se comparado a qualquer tipo de equipamento similar. Quando utilizado em estante porta-pallets, seu sistema de travamento estampado nos esquis, permite maior segurança minimizando o risco de acidentes. Capacidade estrutural de cargas com pesos elevados.

Paletes de Alumínio Paletes de alumínio são mais resistentes do que paletes de madeira ou plástico, mais leves do que os de aço, e resistem ao tempo, deformações e corrosões. São utilizados no frete aéreo, armazenagem externa ou no mar por longos períodos, ou no transporte militar.

Palete de Alumínio para transporte aéreo

Paletes de Metal

Palete de Borracha http://www.gomuflex.com.br/pallet.html Tel: (11) 2714 - 1150

Referências http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1lete consultado em 31/08/2008; http://en.wikipedia.org/wiki/Pallet consultado em 31/08/2008; http://en.wikipedia.org/wiki/Plastic_pallets consultado em 31/08/2008; http://www.cpipallets.com/ consultado em 31/08/2008;

Referências www.guialog.com.br www.fermad.com.br www.plastitalia.com.br www.jaindustria.com.br www.fortpaletes.com.br www.natura.net