Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
CEM – CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
Advertisements

Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Formação Sala de Leitura e Filosofia
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
A FORMAÇÃO DO PROFESSOR PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA LITERATURA INFANTIL NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA DO CAMPO. Ineis Bernardete.
Oficina Brincando com sucata
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
VIAJANDO PELO MUNDO DA LEITURA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
PAINEL DE BOAS PRÁTICAS EM
PROJETO DESPERTAR O PRAZER PELA LEITURA
Laura Jane Pereira Fernandes Lia Jussara Leães Segala
SOBRE A NATUREZA E ESPECIFICIDADE DA EDUCAÇÃO
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
VISIBILIDADE E (IN)VISIBILIDADE DO BEBÊ E DA CRIANÇA PEQUENA
O Agrupamento de Pardilhó aderiu ao relançamento do Programa TEIP – Território Educativo de Intervenção Prioritária porque é uma segunda oportunidade de.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Biblioteca Municipal de Mealhada
Uma Aventura…Literária 2013
1 Campinas, 21 de março de 2007 Fórum Permanente de Desafios do Magistério LEITURA NA ESCOLA Mesa Redonda Leitura na Escola: caminhos para a sua dinamização.
Rotina na Alfabetização:
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
PROFESSORAS Música da Escola Eixo 3
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
EDUCAÇÃO E INFÂNCIA O Prazer de Ensinar com Alegria,
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Integrantes do Grupo: Daniele Freitas Eliane Sousa Lilian Renata Plaza
PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS
DA NOSSA ESCOLA E DO MUNICÍPIO DE PIRANHAS-AL.
PROJETO - SACOLA VIAJANTE Lajeado Grande
“O caleidoscópio precisa de todos os pedaços que o compõem
TECNOLOGIAS DA EDUCAÇÃO
SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Greice Almiron da Silva; Mara.
APRENDER E ENSINAR BRINCANDO
INVENTÁRIO CRIATIVO INTERDISCIPLINA: TEATRO E EDUCAÇÃO
Relatório de Proposta de Projeto
PIBID DA PEDAGOGIA NA UNIFEBE: PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DOCENTE EM ANÁLISE
Escola de Ensino Fundamental Lions Clube Companheiro Oscar Maluche
GRUPO CEI TIA ANA SUPERVISORA: Fabiana Veríssimo Correa Silva ACADÊMICAS BOLSISTAS: Eliza Beatriz Schmitz; Glenda Fogaça; Inajara Antunes; Mara Regina.
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Ivaneide S.S.Rocha - Graduanda em Pedagógia - UESB
Colégio Estadual Augusto Meyer
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
ROSANA MARIA FRANCO GRIMALDI
Planejamento da Rotina Semanal
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
Divulgação e implantação da Orientação Normativa nº 1/2013;
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
LITERATURA INFANTIL NA ESCOLA CANTINHO DA ALEGRIA-OSORIO-RS
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL TIA ANA
Universidade de Uberaba – UNIUBE Letras – Português Série Licenciatura Ensino-aprendizagem de Literatura na Sala de Aula: Arte, literatura e prática.
COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) CENTRO UNIVERSITÁRIO.
Projeto Político Pedagógico
Profª Drª Eliane L. da Silva Moro – CRB 10/
Atividade complementar 04
PROJETO O VISITANTE TURMA: Jardim II PROFESSORA: Ana Rita P R Oliveira
PROJETO BRINCANDO DE JOGAR
Colégio Maria Imaculada Dr. Piero Roversi
“Livros não mudam o mundo, quem muda o mundo são as pessoas. Os livros só mudam as pessoas.” Mario Quintana.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
Teoria Literária: O que é Literatura? Profª Sandra.
Transcrição da apresentação:

Intervenção Pedagógica: Articulação Educação Infantil E Ensino Fundamental – Literatura Infantil   Josiane Kava, Mabel Berton da Luz Havresko Sirlei Brandalise Nedopetalski Teresa Cristina M. de Oliveira Irati 04/11/13

A literatura pode abrir portas e janelas para um universo fascinante de conhecimentos, curiosidades, modos diversos de ver o mundo. O que contribui para ampliar a visão de mundo, estimular o desejo de outras leituras, exercitar a fantasia e a imaginação, o que torna imperioso incentivar a leitura prazerosa. A Literatura Infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a Literatura é um alimento para alma ( KAERCHER, 135).

A Literatura Infantil é uma fonte prazerosa de ensinar, desperta o mundo de magia que existe na criança, aguçando a criatividade e a fantasia. Ler é viajar no mundo da fantasia, e a Literatura Infantil é um Gênero Literário especial, que traz consigo características muito próprias que despertam o interesse do público seja ele leitor ou ouvinte (CÂMARA, 2009, p. 24).

De acordo com Camargo e Bulgacov (2006), as atividades expressivas, isto é, as atividades próprias da arte como o desenho, pintura, teatro, música e a literatura, são consideradas estratégias promotoras do desenvolvimento humano. Possibilitam a manifestação integrada da identidade-imaginação-emoção. Para as autoras, através destas atividades a complexidade humana se revela.

Enobrecer os sentimentos do homem, enriquecer-lhe a vida, proporcio­nar-lhe alegria e sentido, é a missão da arte. (MOKITI OKADA)  

Objetivos: Esta intervenção pedagógica objetivou possibilitar momentos de interação entre as crianças da EI e do EF, utilizando a literatura infantil como estratégia de articulação entre estes dois níveis de escolaridade.

Ações: Teatro apresentado por Alunos do Mais Educação da Escola Municipal Pequeno Duque (14:10 – 14:30); Brincadeiras Livres na quadra; Lanche; Brincadeiras organizadas e coordenadas pela Professora de Hora Atividade do CMEI Santo Antonio, que aconteceram no intervalo, na quadra da Escola; História contada: o Pinguim Sonolento (após o intervalo) na Biblioteca da Escola; Brincadeiras livres no parquinho da Escola.

PÚBLICO ALVO: 64 alunos do 1° ano e 20 do Jardim III da EM. Pe Wenceslau, 13 alunos do Jardim III e 10 Jardim II do CMEI Santo Antonio.

Chegada dos alunos do CMEI

LANCHE

ORGANIZAÇÃO DO ESPAÇO PARA O TEATRO

APRESENTAÇÃO DO TEATRO

BRINCADEIRAS

HISTÓRIA: O PINGUIM SONOLENTO

HISTÓRIA: QUANDO EU CRESCER

BRINCADEIRAS AO AR LIVRE

Resultados: Apesar do pouco tempo disponível para o planejamento e a realização da ação, consideramos que os resultados foram satisfatórios. Houve a colaboração tanto da equipe da SME, dos profissionais do CMEI, da EM. Pe Wenceslau bem como da equipe responsável pelo teatro.

Foi uma tarde muito agradável, onde observamos interesse, alegria por parte das crianças do CMEI e da EM Pequeno Duque em especial, que gostaram do amplo espaço físico e do parquinho (que ainda não dispõe). Várias crianças encontraram e brincaram com amigos e irmãos. Houve o envolvimento de todas crianças nas diversas atividades propostas.