Novas formas de turismo

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Transcrição da apresentação:

Novas formas de turismo Eliane Lopes Brenner

Definições e conteúdos do turismo alternativo

Diversificação das motivações Sensibililazação aos impactos Mudanças Diversificação das motivações Sensibililazação aos impactos Novas estruturas turísticas Tendências da demanda turística Férias mais curtas Maiores exigências de qualidade (alojamentos, serviços...) Maior demanda de produtos especializados Busca de novas experiências Redução do tempo destinado a descansar ao sol Férias mais ativas Combinação do trabalho e prazer Aumento da demanda de pessoas pertencentes a 3º idade

Criação de novos espaços e modalidades de turismo Aumento e diversificação da demanda Diversificação e Especialização da Oferta Criação de novos espaços e modalidades de turismo As novas formas de turismo são realmente um novo modelo de turismo ou é um mesmo processo com mais ramificações? Inicialmente o turismo alternativo se referia a uma viagem independente de um número reduzido de pessoas a destinos remotos, carentes de comercialização. Recentemente o termo TA tem sido utilizado no comercio de viagem para descrever uma grande variedade de tipos de férias, incluindo variações especializadas do turismo existente.

Jones (1992), o TA é minoritário, pouco estruturado, mais não necessariamente sem impacto. Wheeller (1992), pode ser simplemente um precursor do TM. Priestley (1997) reforça que turismo de litoral e de interior formam parte de um mesmo fenômeno desenvolvendo de forma desigual até a atualidade. Assim esta divisão vem dada muito mais pelo diferente grau de desenvolvimento que por suas diferenças intrínsecas. A diferença temporal entre a expansão de algumas formas existentes permite que se planeja e proteja o meio natural

As novas formas impõem um limite quantitativo mais baixo, uma redução da capacidade de carga e da capacidade social O TA promove a integração do turista na comunidade local Muitos turistas transladam suas exigências urbanas de conforto aos destinos alternativos em geral ? Até que ponto existe uma oferta alternativa verdadeira, ou simplesmente se trata de um mesmo produto menos massificado em um entorno diferente

O turismo alternativo constitui um peça que começa a abrir o mercado - um precursor do TM. As vezes, o que se implanta é uma boa gestão com o fim de limitar os impactos negativos do turismo sobre o meio ambiente a medida que há uma expansão progressiva. As novas formas de turismo somente se diferenciam das formas já estabelecidas na velocidade de sua expansão

Características originais do conceito de turismo alternativo Este conceito nasceu da materialização de um enfoque mais sustentável, da imposição de limites quantitativos de expansão e formas de exploração de novas demandas turísticas. Novas modalidades de turismo Limites quantitativos mais baixos, redução da CC ecológica e social, que impõem novas formas turísticas Diferença temporal de expansão entre as formas existentes e as novas, que permite o planejamento e a proteção do meio natural Possível precursor do TM

Evolução do conceito de turismo alternativo Viagem independente, com reduzido número de pessoas rumo a destinos remotos Formas ativas de turismo A diferenciação dos tipos de turismo se amplia ao longo do tempo e se baseia nas motivações e recursos disponíveis (cultural) As classificações propostas apresentam algumas lacunas: não incluem todos os tipos de turismo misturam novas formas com as já existentes as modalidades produzem diferentes níveis de impacto sobre o meio ambiente

O dilema do crescimento: o perigo de morrer de êxito

SISTEMA TURÍSTICO

Meio Ambiente Estradas Eventos Culturais Serviços Gatronomia Gestão do Sistema Hospitalidade Saneamento Telefonia Promoção Hospedagem Imprensa Transportes Segurança Pública Ensino

Diferentes modelos BOULLÓN, Roberto C.; BENI, Mário; CUERVO, Raimundo; LEIPER, Neil; LOPES, Eliane.

BOULLÓN, Roberto C. (oferta e demanda) Oferta turística Produto Planta turística: Atrativo turístico; Equip. e instalaç; Infra-est. Inter/ext. Superestrutura Demanda turística Estrutura de Produção do Setor

Produtos turísticos: São o resultado de combinações de serviços, por empresas especializadas, envolvendo o deslocamento do turista. Os Serviços consumidos são PRODUTOS. O turismo representa um complexo SISTEMA de PLANEJAMENTO e GESTÃO. É formado pela integração de: 1] Atrativos turísticos; 2] Planta turística; 3] Infra-estrutura e 4] Superestrutura turística.

Depende de infra-estruturas de transporte e de todo o conjunto de infra-estruturas dos serviços urbanos; Necessita do apoio da população local p/ a imprescindível hospitalidade aos visitantes. Precisa estabelecer políticas locais p/ o turismo.

BENI, Mário Conj. Organização Estrutural Conj. Relações Ambientais SISTUR Conj. Ações Operacionais

CUERVO, Raimundo Transportes Alimentação Serviços complementares Hospedagem Lazer Comércio

LEIPER,Neil Meio Meio Tecnológico Meio Social Ambiente Meio Turista Cultural Região de Origem Meio Político Região de Destino Meio Econômico Rota de trânsito

Conceitos Básicos: Conjunto de Elementos INTERDEPENDENTES e INTEGRANTES; Um Grupo de Unidades combinadas num todo ORGANIZADO; Parâmetros do Sistema: ENTRADAS (INPUT); PROCESSO (CAIXA PRETA); SAÍDAS (OUTPUT); RETROALMENTAÇÃO (FEEDBACK); MEIO E MODELO.

Os estudos de Sistemas oferecem diretrizes claras p/ a Gestão Organizacional: Deixando evidente as condições necessárias à sobrevivência dos sistemas de produtividade. Diminuição de custos e ampliação de receitas (ampliam a produtividade).

LOPES, Eliane