Estatística de Participação da Comunidade Acadêmica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Reunião de apresentação do Projeto Alvorada 23 de fevereiro de 2008
Advertisements

CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
FACULDADE METROPOLITANA
Atenção ao Servidor Recife julho/2011
Page 1 GT Engenharias & Computação. Page 2 Objetivos: Analisar o processo de avaliação dos Mestrados Profissionais e propor modificações na ficha de avaliação.
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Redesenho Institucional CORI
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Universidade Federal de Pernambuco
Identificação dos pontos fortes e dos pontos fracos
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Diretrizes para os Institutos Federais
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
Clique aqui para começar a apresentação
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL.
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
1 AUTARQUIA EDUCACIONAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO – AEVSF FACULDADE DE CIÊNCIAS APLICADAS E SOCIAIS DE PETROLINA - FACAPE Encontro: Docentes/Discentes/Técnicos.
FACULDADES INTEGRADAS APARÍCIO CARVALHO - FIMCA
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Geografia Conceito.
Pró-Reitoria de Planejamento
Conferência Nacional de Educação Básica – Brasília.
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR (SINAES) Prof
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
SAI – 2009 SISTEMA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL A forma de como a comunidade percebe os resultadosA forma de como a comunidade percebe os resultados A Etec.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
A GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM GESTÃO PÚBLICA:
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Extensão Rural Conceito.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Patrimônio Cultural Centro: CCSH Área de avaliação:
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Geomática Conceito.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Engenharia Agrícola.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Mestrado Profissional em Ciências da Saúde.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Psicologia Conceito.
Linha 2 – Edital 15/CAPES Edital UFRGS EAD nº 13 Oferta de disciplinas com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e disciplinas a distância.
FACULDADE MORAES JÚNIOR MACKENZIE RIO
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
IEP - NOSSA HISTÓRIA n 1881 Nasce o Colégio Piracicabano n 1964 Primeiros Cursos Superiores Ciências Econômicas, Contábeis e Administração n 1975 Reconhecida.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
24/02/2016Acolhimento dos novos docentes Diretoria Acadêmica - DAC.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
ESTRUTURA ADMINISTRATIVA Aprovada pelo Colégio de Dirigentes através da Deliberação nº 08/2012, de 29/10/2012, com base na Estrutura Organizacional de.
Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Gestão Escolar: Desafios e possibilidades Eduardo Deschamps, Dr.Eng. Secretário de Estado da Educação – SC com.
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
1 AVALIAÇÃO DA GRADUAÇÃO NA UNESP: EVASÃO E RETENÇÃO José Brás Barreto de Oliveira Assessoria Prograd – Unesp
Transcrição da apresentação:

Estatística de Participação da Comunidade Acadêmica

Forma de ParticipaçãoDocenteAlunoAluno Egresso Tércnico- Administrativo Total Preenchimento do Formulário no site Fórum de Discussão em Tefé Reunião com docentes do Programa de Pós Graduação em Clima e Ambiente TOTAL GERAL686 Unidades Participação QuantidadePercentual Capital29442,86 Interior39257,14 Total Geral686100,00

Contribuições por Eixo Temático

EIXO I - Missão, Finalidades Estatutárias e as áreas de atuação acadêmica

MISSÃO Precisa ser mais clara; Revisão periódica; Acompanhar o seu cumprimento; Foco no estímulo aos alunos e docentes; Promoção de campanhas de conscientização da missão; Tornar a UEA referência nacional; Deve atender as demandas sociais;

EIXO II - Inserção regional; princípios filosóficos e técnico-metodológicos gerais; a organização didático pedagógica; as políticas de ensino, pesquisa, extensão, gestão a responsabilidade Social

PESQUISA Ampliação dos PAIC´s e PIBIC´s; Ampliação da área de atuação (oferta de outras áreas de pesquisa); Incentivo aos pesquisadores pelo critério PATENTES OBTIDAS ao invés de artigos publicados; Inclusão de projetos de pesquisa na grade curricular dos cursos; Parcerias com o setor privado e instituições educacionais; Fortalecimento dos núcleos de pesquisa; Aumento da quantidade e do valor das bolsas-auxílio; Apoio institucional financeiro à publicação de artigos científicos em revistas especializadas;

EXTENSÃO Organização de exposições, palestras, mini-cursos, workshops à comunidade; Ampliação dos projetos; Projetos de inclusão digital; Concessão de bolsas de extensão; Criação da Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários; Implantação de um Centro de Línguas Estrangeiras; Financiamento da participação dos discentes em eventos; Criação de um Núcleo de Apoio Psicopedagógico para atender aos docentes e discentes; Revisão dos critérios de distribuição dos benefícios estudantis;

ENSINO Expansão definitiva de cursos em outras áreas para o interior; Reavaliação das grades dos cursos; Teoria e prática devem ser integradas aos cursos; Apoio ao intercâmbio; Criação de turnos únicos ao invés de integral; Cursos de mestrado e doutorado para servidores da UEA; Cursos com psicólogos e assistentes sociais no quadro; Acabar com os quadrimestres e manter os semestres; Cursos de férias programados no calendário acadêmico; Ampliar a oferta de disciplinas à noite; Estabelecer intercâmbio interinstitucional;

ENSINO Parcerias com as indústrias do PIM; Adoção do ENEM; Oferta ao interior de vagas para diversos cursos; Fortalecimentos dos Centros, ampliando a oferta de cursos regulares; Mais cursos de graduação e pós-graduação no interior; Realização do vestibular nos municípios mas distantes; Encontro regional anual dos docentes; Atualizar os PPP´s; Ter um sistema de gerenciamento dos programas de pós-graduação implementado e utilizado por docentes e discentes; Revisão da proposta didático científico-pedagógica (TCC e Estágio Supervisionado);

GESTÃO Agilização dos procedimentos administrativos; Elaboração de manuais de procedimentos administrativos; Aproximação entre o reitor e os discentes; Preocupação com a qualidade e não quantidade (ex.: nº de alunos formados); Precisa ter uma política mais democrática e aberta; Mais visitas técnicas nas unidades; Atuação mais dinâmica com a comunidade acadêmica; Gestão integrada entre a Reitoria e suas unidades (capital e interior) Reformulação da divisão dos trabalhos devido a sobrecarga de alguns funcionários;

EIXO III -Composição do corpo docente (titulação, regime de trabalho, experiência, vínculo); plano de carreira; critérios de seleção e contratação; substituição dos professores.

DOCENTES Expansão e qualificação do quadro docente; Criação de quadro efetivo; Faltam ações de retenção (saída de professores é constante); Contratação apenas de docentes com mestrado; Estabelecer regime de dedicação exclusiva; Processo de contratação mais rigoroso; Avaliação mensal sobre faltas e didática dos docentes; Docentes desmotivados e descompromissados; Divulgação dos concursos em âmbito nacional; Continuar com professores cubanos;

EIXO IV - Estrutura organizacional; instâncias de decisão e Organograma Institucional e Acadêmico; Órgãos Colegiados) e órgãos de apoio às atividades acadêmicas.

Autonomia à direção das Unidades; Expansão do quadro de servidores técnicos administrativos; Descentralização do processo de tomada de decisões; Participação efetiva dos representantes eleitos; Eleição desde reitor até coordenador de curso; Descentralização econômica das unidades; Transparência e participação na decisão das Coordenações; Acessibilidade dos discentes aos diretores das unidades (alguns alunos reclamam que o diretor está sempre ocupando e nunca pode atendê-los);

EIXO V - Programas de apoio pedagógico e financeiro; aos estímulos à permanência; à organização estudantil e ao acompanhamento dos egressos.

DISCENTES Tratamento humanizado aos discentes; Auxílio aos alunos que estudam e trabalham; Implantação da casa do estudante e RU no interior; Melhores condições de estudo; Cursos Lato Sensu gratuitos para alunos egressos; Criação de link no site da UEA para contato com egressos; Creches para os filhos dos acadêmicos; Criação da Pastoral Universitária; Criação de uma assessoria jurídica com o apoio dos egressos; Falta acompanhamento psicopedagógico; Convenção ordinária anual dos centros acadêmicos Criação de um banco de dados no site da UEA para estágio;

EIXO VI - Infraestrutura física; ao Sistema de Bibliotecas; aos laboratórios; aos recursos tecnológicos e de áudio visual e a acessibilidade e atendimento diferenciado a portadores de necessidades especiais.

Criação de um hospital universitário; Controle de entrada e saída de pessoas nas dependências da UEA; Maior segurança nas unidades; Salas muito quentes, com infiltrações e mofo e superlotadas; Falta estacionamento; Necessidade de escadas na falta dos elevadores; Equipar as salas de aula com aparelhos de multimídia fixos Melhorar o sistema de acesso aluno on line; Criação de áreas de lazer, quadras poliesportivas; Faltam salas com isolamento acústico;

Construção de um prédio em Uarini; Construção de um Hotel-Escola para os alunos de Turismo; Terminais eletrônicos de bancos e de acesso a internet; Terminais de recarga de carteiras estudantis; Falta de auditórios em algumas unidades; Criação de vias de acesso aos PNE´s; Instalação de exaustores no restaurante universitário; Manutenção dos banheiros; Laboratórios sucateados e sem laboratorista; Atualização e expansão do acervo bibliográfico;

Aquisição de mobiliários (mesas, cadeiras, prateleiras, etc); Construção e modernização dos laboratórios; Ampliação das Unidades; Disponibilidade de livros em áudio aos PNE´s; Criação de uma biblioteca virtual; Permitir o acesso dos alunos às prateleiras das bibliotecas;