AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DA DIRETORIA DE ENSINO REGIÃO MOGI DAS CRUZES 2009 LÍNGUA PORTUGUESA.
Advertisements

PROFESSORA LÚCIA BRASIL
DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL
ELABORAÇÃO: ELIANA DE FÁTIMA BUZIN

Liliani Lecco Dettogni
Uma conversa sobre as proposições do ENEM:
ORIENTAÇÃO PARA A REDAÇÃO
COMPETÊNCIAS A SEREM DESENVOLVIDAS NA PRODUÇÃO TEXTUAL
Caracterização do 2º ciclo
CARACTERIZAÇÃO DOS CICLOS
- PROGRAMA DE PORTUGUÊS -
CRITÉRIOS PARA CORREÇÃO
PNLD – Programa Nacional do Livro Didático
MATRIZ DE REFERÊNCIA PARA O ENEM 2010

Vestibular 2012 REDAÇÃO Profª. Aliete.
CURSO DE PRODUÇÃO REDAÇÃO ENEM 2013
Prova Discursiva TRT - Curitiba.
Redação para ENEM CASDVest 2014.
Redação Por onde iniciar? Professor José Arnold.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
Produção de Texto: um constante aperfeiçoamento Cilza Bignotto
Produção Textual Profª.: Maria Anna
Caderno Interfaces Curriculares
PROJETO CONFABULANDO “FÁBULAS DE ONTEM E DE HOJE”
LÍNGUA PORTUGUESA 9º Ano do Ensino Fundamental
MANUAL PARA A AVALIAÇÃO DAS REDAÇÕES
SOBRE A CORREÇÃO NO ESTILO DO ENEM
Prof. Maria Cristina Martins
POR QUE É IMPORTANTE SABER GRAMÁTICA?
Caracterização dos Ciclos
Redação para ENEM CASDVest Redação para ENEM CASDVest 2013.
Gonzagueanos no ENEM Você na UNIVERSIDADE!
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Prof.ª Irislane Figueiredo
Redação UEM Gêneros textuais
Esquenta Enem 2014 Redação Professora Cíntia Maia
CORREÇÃO DE REDAÇÕES: A INFLUÊNCIA DA SUBJETIVIDADE
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Zuleika de Felice Murrie
A Comunicação Escrita Antes de iniciarmos este módulo precisamos ter em mente que colocar palavras no papel não é escrever um texto! Para que a escrita.
CORREÇÃO E ANÁLISE DAS REDAÇÕES.
A objetividade na avaliação de textos escritos na escola
Estrutura do documento:
A Comunicação Escrita.
PARÂMETROS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Texto Dissertativo Argumentativo
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
LÍNGUA PORTUGUESA JÚNIOR SALES DE SOUSA.
PRODUÇÃO DE TEXTO PONTO DE PARTIDA ...
Prof. Benedito Salazar Sousa
Etapas de uma sequência didática
Novo programa Língua Portuguesa
DICAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM
As 5 competências da Redação no ENEM
Secretaria Municipal de educação
PRÁTICA DE LEITURA PRÁTICA DE PRODUÇÃO DE TEXTOS
Esquenta Enem 2015 Redação Professora Cíntia Maia
Texto dissertativo-argumentativo
Como redigir um bom texto?
Thiago Oliveira da Motta Sampaio Leitura de: PCN do Ensino Médio: k Linguagens, Códigos e suas Tecnologias 17 de Abril de 2009 Didática Especial Universidade.
“Um país se faz de homens e livros”
 Escolher um registro e uma variante linguística adequados à situação formal de produção de texto escrito.  Serão considerados os conhecimentos de texto.
Elementos da comunicação
FORMAÇÃO DO NOVO PROGRAMA DE LÍNGUA PORTUGUESA Compreensão oral / Expressão oral.
A produção de textos e o ENEM
Belchior José Rocha Araújo 1. Parâmetros do ENEM (p.55):  Competência I: Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita (convenções.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

AS COMPETÊNCIAS DA REDAÇÃO NO ENEM Professora Ynah de Souza UFPE / FTD Janeiro de 2014 Surubim - Pernambuco

ROTEIRO INTRODUÇÃO Situando o objeto de estudo: redação ou produção escrita? DESENVOLVIMENTO A redação no ENEM – perfil, avaliação e competências; Da importância do parágrafo. CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Minhas férias, parágrafo, pula uma linha Capítulos 1 e 2

Prática de escrita na escola e concepção de língua Concepção de língua, de suas funções, de seus processos de aquisição, de uso e de aprendizagem podem ser encontradas na prática de escrita da escola.

Ensino sistemático do escrever XVIII / XX – destaque para o ensino das regras gramaticais e da leitura – entendida como uma prática de decodificação e memorização de textos literários. Composição – últimas séries do chamado ensino secundário. Escreve bem quem pensa bem

Décadas de 60 e 70 Criatividade do aluno – textos de leitura como estímulo para se escrever. LDB 5692/71: Objetivos pragmáticos e utilitários: desenvolver e aperfeiçoar os comportamentos dos alunos como emissor e recebedor de mensagens, através da utilização e compreensão de códigos diversos – verbais e não-verbais. Consequência: aumento do LDs para o EM voltados para o ensino de redação.

Língua como código Texto como mensagem que contém um significado e que precisa ser decodificada pelo receptor. Língua: arco-íris imóvel – conjunto de sinais com normas fixas que precisam ser decodificados para que ocorra a compreensão ou a decodificação.

Prova de redação Obrigatória – Decreto Federal no 79.298 de 24.02.1977 Consequência – aulas de redação; pesquisas sobre redação na escola. Alcir Pécora – “Problemas de redação na escola”.

DESENVOLVIMENTO Perfil da prova do ENEM

DESENVOLVIMENTO - AVALIAÇÃO Liste 4 critérios importantes que devem ser levados a sério na correção da redação do aluno do Fundamental 1.

DESENVOLVIMENTO - COMPETÊNCIAS 1. Demonstrar domínio da norma culta da língua escrita ORTOGRAFIA; CONCORDÂNCIA NOMINAL E CONCORDÂNCIA VERBAL; REGÊNCIA NOMINAL E REGÊNCIA VERBAL; PONTUAÇÃO; ACENTUAÇÃO; USO DO SINAL INDICATIVO DE CRASE.

Na competência I, espera-se que o participante escolha o registro adequado a uma situação formal de produção de texto escrito. Na avaliação, serão considerados os fundamentos gramaticais do texto escrito, refletidos na utilização da norma culta em aspectos como: sintaxe de concordância, regência e colocação; pontuação; flexão; ortografia; e adequação de registro demonstrada, no desempenho linguístico, de acordo com a situação formal de produção exigida.

O eixo da competência II reside na compreensão do tema que instaura uma problemática a respeito da qual se pede um texto escrito em prosa do tipo dissertativo-argumentativo em prosa. Por meio deste tipo de texto, analisam-se, interpretam-se e relacionam-se dados, informações e conceitos amplos, tendo-se em vista a construção de uma argumentação, em defesa de um ponto de vista.

Na competência III, procura-se avaliar como o participante, em uma situação formal de interlocução, seleciona, organiza, relaciona e interpreta os dados, informações e conceitos necessários para defender sua perspectiva sobre o tema proposto. PONTO DE VISTA

Na competência IV, avalia-se a utilização de recursos coesivos da modalidade escrita, com vistas à adequada articulação dos argumentos, fatos e opiniões selecionados para a defesa de um ponto de vista sobre o tema proposto. Serão considerados os mecanismos linguísticos responsáveis pela construção da argumentação na superfície textual, tais como: coesão referencial; coesão lexical (sinônimos, hiperônimos, repetição, reiteração); e coesão gramatical (uso de conectivos, tempos verbais, pontuação, sequência temporal, relações anafóricas, conectores intervocabulares, intersetenciais, interparágrafos).

Na competência V, verifica-se como o participante indicará as possíveis variáveis para solucionar a problemática desenvolvida, quais propostas de intervenção apresentou, qual a relação destas com o projeto desenvolvido sobre o tema proposto e a qualidade destas propostas, mais genéricas ou específicas, tendo por base a solidariedade humana e o respeito à diversidade de pontos de vista, eixos de uma sociedade democrática.

CONCLUSÃO Vídeo do youtube: a importância de se trabalhar em grupo https://www.youtube.com/watch?v=4We7SNkSYTk