O Positivismo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

Auguste Comte, o Pai do Positivismo
Auguste Comte, o Pai do Positivismo
O positivismo O método geral do positivismo de Auguste Comte consiste na observação dos fenômenos, opondo-se ao racionalismo e ao idealismo, por meio da.
Professora: Karina Oliveira Bezerra
O Pensamento Positivista – algumas considerações
GRANDES MESTRES DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
Arcadismo Contexto Histórico.
Diretriz Curricular Estadual - Biologia Encaminhamentos.
Sociologia DURKHEIM.
SIGNIFICADO E ÂMBITO DA SOCIOLOGIA
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
O I L U M N S Professora: Marta.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
O I L U M N S Professora: Marta. O I L U M N S Professora: Marta.
Contexto histórico do surgimento da Sociologia
BEM-VINDO À DISCIPLINA
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
As Correntes Pré-Sociológicas e a Sociologia na França:
SOCIOLOGIA A Gênese Sociológica..
Introdução ao Estudo da História
CAP 10 – 3a Parte- Idade Contemporânea A filosofia no século XIX
A prática da Virtude Professor José Roque Pereira de Melo
Filósofo alemão Fundador da filosofia crítica
O I L U M N S Professor: Odair.
SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO
Introdução à Sociologia
A sociologia não toma por objeto de observação, o indivíduo
Nilson Rosa de Faria SOCIOLOGIA.
A SOCIOLOGIA: SURGIMENTO HISTÓRICO E SEUS PRECURSORES
O Positivismo – Física Social
UTILITARISMO – cap 20. pag 254. “FAZ AQUILO QUE BENEFICIA, FUNDAMENTALMENTE, OS OUTROS, OU O MAIOR NÚMERO DE HOMENS”. JEREMY BENTHAM.
Introdução a Sociologia: De Comte aos Clássicos
09/04/2017
BARÃO DE MONTESQUIEU – A DIVISÃO TRIPARTITE DO PODER ( ) França
A proposta de um pensamento positivo
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
Augusto Comte e o Positivismo
Disc. Sociologia das Organizações
MUDANÇAS RESULTANTES DA INDUSTRIALIZAÇÃO
AUGUSTE COMTE Isidore Auguste Marie François Xavier Comte (1798 – 1857) foi filósofo francês, pai da Sociologia e fundador do Positivismo.
REALISMO / NATURALISMO
O Positivismo.
Os primórdios da Sociologia Disciplina: Sociologia Facilitador: Paolo Integrantes: Romildo Jozué Paiter Paulo Marcio Isis Fernanda Kleiton Cristian Mayara.
O pensamento liberal Capítulo 18.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Sociologia.
ANTROPOLOGIA.
ESCOLA TÉCNICA FEDERAL DE PALMAS CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA SOCIOLOGIA POLÍTICA PROF. JAIR JOSÉ MALDANER.
Sociologia : Sobre o Positivismo  BREVE NOÇÕES SOBRE O POSITIVISMO A fundamentação da Filosofia Positiva de Auguste Conte encontra-se na sua célebre Teoria.
O que é Sociologia?.
Émile Durkheim.
As idéias básicas do Positivismo:
A Crise do Positivismo Suderlan Tozo Binda. O POSITIVISMO Iniciemos com uma citação de Marcuse: – “ Desde a primeira vez em que foi usado, provavelmente.
O SURGIMENTO DA SOCIOLOGIA
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Positivismo.
O CONTEXTO HISTÓRICO DO NASCIMENTO DA SOCIOLOGIA
Aulas Multimídias – Santa Cecília Prof. Aníbal. Professor Aníbal Holanda Capítulo 1:
POSITIVISMO CIENTÍFICO; O PROBLEMA DA DEMARCAÇÃO 3º ano Ensino Médio Profa. Leila Rosa
O Pensamento Positivista – Augusto Comte
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Introdução ao pensamento sociológico
O Positivismo 15/06/2018
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Transcrição da apresentação:

O Positivismo

Ordem e Progresso Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações. Progresso: sociedade industrial, exaltação da ciência e da tecnologia.

Contexto histórico: O cientificismo do século XVIII Séc XVIII – Revolução Industrial; Nova mentalidade; A ciência é considerada o único conhecimento possível, tornando-se o novo deus da humanidade.

Augusto Comte (1798 - 1857) Comte e a lei dos três estados o teológico: mentalidade mítica- os fenômenos resultam da ação dos deuses. o metafísico: contexto da razão filosófica em que se busca explicar a origem e o destino do universo. o positivo: contexto do aparecimento da ciência – a maturidade do espírito humano.

O pensamento positivista O positivismo foi a primeira corrente teórica a pensar questões sociais, dando origem ao que conhecemos hoje por Sociologia. Tal corrente teórica procurava resolver os conflitos sociais por meio da exaltação a coesão, a harmonia natural entre os indivíduos, ao bem-estar do todo social.

Comte via na Sociologia uma restauradora da ordem social, sendo responsável por encontrar respostas para os problemas sociais advindos da sociedade que surgia: a sociedade capitalista.

O positivismo derivou do cientificismo, isto é, da crença no poder exclusivo e absoluto da razão humana em conhecer a realidade. O pensamento positivista buscava analisar a sociedade como a mesma objetividade das ciências naturais, haja visto que tais ciências haviam obtido respeito da sociedade.

Comte se diz o fundador da sociologia, usa os modelos da biologia para explicar a sociedade como um organismo coletivo – organicismo. Organicismo: a sociedade sendo percebida como um organismo composto de partes interdependentes, cujas partes são responsáveis pelo bom funcionamento do todo.

Darwinismo social A idéia que de que as sociedades, tal qual os seres vivos, se modificam e se desenvolvem num mesmo sentido, simboliza a passagem de um estágio inferior para um estágio superior.

Essa passagem de estágios significaria a evolução do organismo e sua adaptação, isto é, somente os mais fortes sobreviveriam. Portanto, o capitalismo simbolizaria o progresso da humanidade e os países que a ele aderissem seriam os mais evoluídos.

O darwinismo social justificava o colonialismo europeu e refletia o otimismo dos europeus em relação a sua cultura.

Comte e o Positivismo Comte afirma que apenas uma elite teria capacidade de desenvolver a parte frontal do cérebro, sede da faculdade superior, e conclui que a maioria dos seres humanos devem ser moldados e dirigidos a fim de garantir “o progresso dentro da ordem”. Você lembra de ter visto o lema “Ordem e Progresso” em algum lugar?

A sociologia de Comte gira em torno de núcleos constantes: a família, o trabalho, a pátria, a religião. Apesar da visão conservadora, Comte não desejava voltar ao passado nem eliminar o progresso.

Comte e o Positivismo “Nenhum grande progresso pode efetivamente se realizar se não tende finalmente para a evidente consolidação da ordem”. A religião da humanidade A rígida construção teórica comteana culmina com a concepção da religião positiva (atribui-se isto à deterioração da sua saúde mental).

A religião Positiva Segundo o sociólogo Lolita O. Benoit “ a ideologia religiosa esteve presente desde os escritos na forma ainda obscura do poder espiritual moderno, e finalmente no Curso de filosofia positiva, obra principal de Comte, foi pensada como imanente à sociologia”. Comte pretendia refundar o poder espiritual em princípios não-teológicos – Igreja Positivista.

O Positivismo no Brasil O positivismo exerceu grande influência no pensamento latino-americano. 1876- Sociedade Positivista do Brasil 1881 – Igreja e Apostolado Positivista do Brasil, no Rio de Janeiro (Miguel Lemos e Teixeira Mendes) Luís Pereira Barreto e Benjamim Constant. Os adeptos do positivismo eram jovens da pequeno-burguesia comercial pertencentes às cidades em crescimento X aristocracia rural.