Laboratório de Mídias Sociais

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Transcrição da apresentação:

Laboratório de Mídias Sociais Aula 07 Analítica de localização Prof. Dalton Martins dmartins@gmail.com Gestão da Informação Universidade Federal de Goiás

Introdução ANALÍTICA DE LOCALIZAÇÃO, também conhecida como análise especial ou geo-analítica consiste no mapeamento, visualização e mineração de localização das pessoas, dados e outros recursos.

Fontes de dados de localização Endereço postal Latitude e longitude GPS Endereço IP

Categorias de analítica de localização Localização de dados orientada a negócios Localização de dados orientada as mídias sociais

Categorias de analítica de localização Localização de dados orientada a negócios Lida com o mapeamento, visualização e mineração de dados de localização para reveler padrões, tendências e relações ocultas em dados tabulares de negócios.

Categorias de analítica de localização Aplicações da localização de dados orientada a negócios: Desenvolvimento da inteligência Geo-enriquecimento dos dados Colaboração e compartilhamento

Categorias de analítica de localização 2) Localização de dados orientada as mídias sociais É baseada nos dados de localização das mídias sociais para minerar e mapear usuários, conteúdos e dados. Duas fontes comuns de dados: GPS IP Seven Layers of Social Media Analytics

Categorias de analítica de localização Aplicações da localização de dados orientada as mídias sociais: Propósitos de recomendação Segmentação de clients Anúncios Requisição de informação Alertas Busca e recuperação Navegação Seven Layers of Social Media Analytics

Analítica de localização e questões de privacidade dos dados Sérias questões de privacidade estão relacionadas a coleta, retenção e uso dos dados de localização: Liberdade de ir e vir Liberdade de ser observado

Questões de privacidade Devem os usuários de aplicações baseadas em localização serem avisados quando o rastreamento da localização está em uso? Devem os usuários dessas aplicações poderem controlar a forma de armazenamento das informações de localização? Devem as informações de localização serem armazenadas de forma a identificar as pessoas ou devem preservar níveis de privacidade?

Questões de privacidade Que tipo de proteção legal uma pessoa deve ter sobre o histórico de suas informações de localização contra uso indevido? Até que nível de prividade e identificação as aplicações devem permitir os usuários configurarem? Qual o nível de regulação que os governos devem ter sobre esse tipo de informação?

Ferramentas de Analítica de Localização Google Fusion Tables Google Fusion Tables é um serviço web para geotaguear, armazenar, pesquisar e visualizer dados tabulares de aplicações comerciais que usam dados do Google Maps.

Ferramentas de Analítica de Localização Agos Agos é uma ferramenta de geo-tagueamento e plataforma de relatórios que ajuda comunidades a lidarem com mudança climática e redução de risco de desastres: http://agos.rappler.com/#

Ferramentas de Analítica de Localização Tweepsmap Tweepsmap (https://tweepsmap.com/) mapeia seus seguidores no Twitter por país, estado e cidade.

Ferramentas de Analítica de Localização Trendsmap Trendsmap (http://trendsmap.com/) é uma ferramenta de tempo real que mapeia as últimas tendências do Twitter, em qualquer lugar do mundo.

Ferramentas de Analítica de Localização Followerwonk: Essa ferramenta ajuda a realizar analítica do Twitter, tais como quem são seus seguidores? Onde eles estão localizados? Quando eles postam conteúdo? http://followerwonk.com/.

Ferramentas de Analítica de Localização Esri Esri’s GIS (geographic information systems) é um software para mapear, visualizer, questionar, analisar e interpreter dados de relacionamentos, padrões e tendências. (http://www.esri.com/).