PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FERRAMENTAS VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM.
Advertisements

A Construção da Linguagem Oral e Escrita
Referências Agradecimentos 4-Conclusões 2- Materiais e Métodos TEMA: LICENCIAMENTO AMBIENTAL (POR EXEMPLO) TÍTULO: LICENCIAMENTO APLICADO À ÁREAS AGRÍCOLAS.
O CURRÍCULO PROCURA RESPONDER, NO MÍNIMO, DUAS QUESTÕES:
15/04/2013.  Leitura : Competência leitora e habilidades de leitura – Monica Lopes de Oliveira;  Análise dos resultados da Avaliação em Processo de.
Rosana Santos OLIVEIRA 1 ; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE 1 ; Thiago Augusto de Sousa CASTRO 2 1. Alunos do curso de Geografia da faculdade Castelo Branco,
1 Nome Completo do Primeiro Autor ; 2 Nome Completo do Segundo Autor; 3 Nome Completo do Terceiro Autor; 2 Nome Completo do Quarto Autor; 5 Nome Completo.
Unidade Plena de Bacabeira. Resumo versus Resenha RESUMO : Extrai-se os fatos mais importantes de um texto ou documento. RESENHA: Resume-se e avalia-se.
Resolução de Problemas por Meio da Matemática. Competência X Habilidade Competência: capacidade de realização de ações complexas; Habilidade: associada.
Educação Híbrida na Escola.
PLANO DE AULA GRÁFICO DE SETORES.
TABULAÇÃO DE DADOS AULA 3.
Produção textual - Enem
Prova Brasil Língua Portuguesa.
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Figura 1: Localização dos campi do Instituto Federal do Maranhão.
PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS
Português Instrumental e Redação Técnica EAD – 30 HORAS.
Tema 2 UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DIGITAIS EM SALAS DE AULA (#ecoimooc5,#artefacto1) UC Educação Aberta a Distância Elisabete Caseiro – –
Desenvolvimento de Estratégia Logística
Planejamento.
Métodos de pesquisa em PSICOLOGIA
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 4. CONCLUSÃO
Adenilse silva de jesus Reginaldo Vieira da Costa
Leitura ( Luiz Antônio Marcuschi)
Leandro Costa MIRANDA1; Ronaldo Bruno LEAL2
RESULTADOS AVALIAÇÃO EXTERNA 2016
ENSINAR a APRENDER a LER,
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
MODELOS DE GESTÃO Planejamento: processo, tecnologias e ferramentas de gestão e tendências AULA 2 1 Profº Paulo Martins.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
ESTRUTURAÇÃO DE TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO
Nome do AUTOR1, Nome do CO-AUTOR A2 , Nome do CO-AUTOR B2
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Língua Portuguesa Aula 1 Prof. Fábio Simas.
Fulano de TAL1, Fulano de TAL2
Estudando para o Enem de forma Invertida
Escola Americana de Brasília
Primeiro AUTOR1; Segundo Autor2
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Avaliação Diagnóstica Visa determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades, inclusive buscando detectar pré-requisitos para novas experiências.
Como elaborar provas que ajudam na aprendizagem Ensino Fundamental II.
Como elaborar um plano de aula.. Os objetivos são as metas estabelecidas que se pretende alcançar. Vale refletir: Qual a sua meta nessa aula? O que espera.
Seminário de gêneros textuais Resenha e Ensaio Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo Aluno: Fabricio Gabriel de Aráujo Aluno: Pbo.
Profa. Maria Silvia Brumatti Sentelhas
ELABORANDO UMA BOA APRESENTAÇÃO
Nome do aluno1; Nome do aluno²; Nome do Professor³
Leitura dos Resultados EXEMPLO
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
Leitura dos Resultados EXEMPLO
Autor A1, Autor B1, Autor C2, Autor D2
TÍTULO: Subtítulo RESUMO 1. INTRODUÇÃO 5. CONSIDERAÇÕES FINAIS
Maria Santos SILVA1; José Santos SILVA2 RESULTADOS E DISCUSSÃO
Redação.
TÍTULO ILUSTRAÇÕES, GRÁFICOS, FOTOGRAFIAS, ETC. 1. INTRODUÇÃO
Língua Portuguesa: Avaliação da Aprendizagem em Processo 2012
Texto argumentativo: artigo de opinião
TÍTULO DO TRABALHO Nome e Sobrenome do autor1; Nome e Sobrenome do autor 2; Nome e Sobrenome do autor 3 1Titulação, Instituição, Cidade, Estado, .
ESTRUTURAÇÃO DO RESUMO Consiste: numa apresentação concisa e objetiva dos pontos principais de uma publicação científica. Proporciona: todas as informações.
Metodologia científica: O que é e alguns aspectos. Vamos lá!?
Pauta 8 A competência 7 da BNCC: ARGUMENTAÇÃO
Professor: Raniere Marques LITERATURA-ENEM:  Analisar, interpretar e aplicar recursos expressivos das linguagens, relacionando textos com seus contextos,
Rosana Santos OLIVEIRA1; Sandro Sampaio ALBUQUERQUE2
TÍTULO Autor1, co-autor2, co-autor3, co-autor n.
Prof. Elisson de Andrade
Pedagogia das competências Segundo Philippe Perrenoud: "Competência é a faculdade de mobilizar um conjunto de recursos cognitivos (saberes, capacidades,
CRÔNICA ARGUMENTATIVA
Transcrição da apresentação:

PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL FONTE: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisa-no-brasil Alunos participantes: 23.141

Para o PISA, o letramento em leitura significa Compreender, usar, refletir sobre e envolver-se com os textos escritos, a fim de alcançar um objetivo, desenvolver conhecimento e potencial e participar da sociedade.

Escala de proficiência em leitura:

Nível 6 – nível mais alto •Fazer múltiplas inferências e comparações. •Demonstrar detalhadamente a compreensão de um ou mais textos, com possível integração das informações de mais de um texto. •Lidar com ideias desconhecidas, na presença de informações contrastantes, e que possam gerar categorias abstratas de interpretação. •Levantar hipóteses ou avaliar criticamente um texto complexo ou um tópico que não lhe seja familiar. •Analisar cuidadosamente detalhes imperceptíveis dos textos.

Nível 5 •Localizar e organizar várias partes de informações embutidas no texto, deduzindo quais informações são relevantes. •Avaliar criticamente, levantar hipóteses, com base em conhecimento especializado. •Compreender completa e detalhadamente um texto cujo conteúdo ou forma não seja familiar. •Lidar com conceitos contrários às expectativas.

Nível 4 •Localizar e organizar várias partes de informações embutidas no texto. •Interpretar o significado de nuances de linguagem em uma parte do texto, levando em consideração o texto como um todo. •Compreender e aplicar categorias em um contexto pouco familiar. •Utilizar conhecimento formal ou púbico para levantar hipóteses e avaliar criticamente um texto.

Nível 3 •Integrar as várias partes de um texto a fim de identificar uma ideia principal, entender uma relação ou interpretar o significado de uma palavra ou uma frase. •Comparar, contrastar ou estabelecer categorias. •Identificar informação não evidente, informações concorrentes, ideias contrárias à expectativa ou formuladas de forma negativa. •Estabelecer conexões, comparações e explicações. •Demonstrar compreensão apurada do texto com relação a conhecimentos que fazem parte da vida cotidiana.

Nível 2 •Localizar uma ou mais informações que podem demandar inferência e devem atender a diversas condições. •Reconhecer a ideia principal de um texto, entender as relações ou interpretar o significado dentro de uma parte delimitada do texto quando as informações não aparecem em destaque. •Estabelecer comparações ou contrastes com base em uma única característica no texto. •Estabelecer conexões entre o texto e conhecimentos externos, baseando-se em experiências e atitudes pessoais.

Nível 1a •Localizar uma ou mais informações independentes enunciadas de maneira explícita. •Reconhecer o assunto principal ou o objetivo do autor em um texto sobre um tema conhecido. •Estabelecer uma conexão simples entre a informação contida no texto e conhecimentos da vida cotidiana.

Nível 1b – Nível mais simples •Localizar apenas uma informação explícita posicionada de forma facilmente observável em um texto curto, de sintaxe simples, em um contexto familiar, tais como uma narrativa ou uma simples lista. •Fazer conexões simples entre trechos de informação colocados lado-a- lado.

No Brasil, 51% dos estudantes estão abaixo do nível 2 em Leitura.

Pontos fracos do Brasil: Lidar com textos da situação pública (textos e documentos oficiais, notas públicas e notícias); Itens com textos no formato combinado, caracterizados pela junção de parágrafos em prosa e listas, gráficos, tabelas ou diagramas; Itens que envolvem o aspecto integrar e interpretar.

Pontos fortes do Brasil: Lidar com textos representativos de situação pessoal (e-mails, mensagens instantâneas, blogs, cartas pessoais, textos literários e textos informativos); Itens com textos contínuos, definidos por sua organização em orações e parágrafos, e típicos em textos argumentativos, contos e romance; Itens que envolvem o aspecto localizar e recuperar informação

RESULTADO POR REDE DE ENSINO Desempenho médio dos estudantes brasileiros em leitura REDE MUNICIPAL : 325 PONTOS (N=275.714) REDE ESTADUAL: 402 PONTOS (N=1.789.982) REDE PARTICULAR: 493 PONTOS (N=321.884) REDE FEDERAL: 528 PONTOS (N=38.470)