Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Roteiro de Elaboração WEBQUEST.
Advertisements

Diferença entre notícia e reportagem
A Educomunicação e o Jornal Mural
Jornal Mural Literário Módulo I Características
RESPONSABILIDADE SOCIAL
Sérgio Elias Vieira Cury
ADRIANA CRISTINA DE O. S. DEZERTO RIBEIRÃO PRETO – SP
Textos jornalísticos informativos
5. GÉNEROS JORNALÍSTICOS
Fonte: LAGE, Nilson. Estrutura da Notícia. São Paulo: Ática, 2004
ASSESSORIA DE IMPRENSA
Tópicos Especiais em Comunicação II
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
TEXTOS JORNALÍSTICOS LÍNGUA PORTUGUESA 1º ANO / EM
PONTOS CRUCIAIS PARA COMEÇAR UM TRABALHO DE ASSESSORIA DE IMPRENSA
Composição: Luis Reis / Haroldo Barbosa
Assessoria de Imprensa História
A experiência de escrever e ler é uma experiência rica e complexa. Exige habilidade e conhecimento básico: entender a língua, o assunto, certas entrelinhas.
Aula 3 Práticas em Mídia II.
Professora: Rosana Santos
Notícia O QUE É UMA NOTÍCIA?
O que é o pré-projeto (ou anteprojeto) em Jornalismo?
Um grande gênero jornalístico
A notícia.
Carta de Apresentação.
MARIA INÊS CORRÊA MARQUES UNEB GD/ DIDÁTICA-DEDC- I 2011/2
A NOTÍCIA Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que um jornal se destina. Gênero textual tipicamente jornalístico,
Reportagem Consiste em um texto que trata de um tema que fora estar fora da realidade imediata dos fatos, pois seu objetivo não é noticiar um fato ocorrido.
Rede Ligado Plano de mídia.
É veiculada em jornais escritos e falados, em revistas e na Internet;
Criatividade e anúncio em tempos de rede
Criando Documentos Aula sobre criação de documentos como circulares, memorandos, declaração, ofício e procuração.
Primeiro Passo da Etapa 1
Notícia X Reportagem.
Relações Públicas Elaboração do Press-Release
Subtítulo EDITORIA Linha de apoio Título Olho Legenda fotos Box.
O que é Assessoria de Imprensa
Introdução do Jornalismo UFOP Marcelo Freire
Rotinas Produtivas São as fases principais da produção informativa cotidiana que, conseqüentemente, incidem na qualidade da informação. Essas rotinas podem.
Como elaborar um trabalho de pesquisa
Produzindo o Ensaio Teórico
ESTILOS E GÊNEROS DISCURSIVOS
A estrutura do artigo científico e outros
O funcionamento do telejornalismo como transmissor de informação
Elaboração de relatório
Aula - Relatório ProIn I Prof. Henrique Cezar Pavanati, Dr. Eng
“Não há nada como o sonho para criar o futuro” Victor Hugo
Redigindo a opinião do grupo.
O RELEASE E OS GÊNEROS JORNALÍSTICOS
A Educomunicação e o Jornal Mural 2º. ENCONTRO Curso Aprender & Comunicar Programa Nas Ondas do Rádio SME/SP São Paulo, 2010.
Apresentação - Plano de disciplina
O JORNALISMO E SEUS GÊNEROS
Assessoria de Imprensa
IV. Outras questões ou informações
Técnica de Redação em AI
Textos comunicacionais
Fernando Feltrin Criando uma revista Fernando Feltrin
MÍDIA KIT REVISTA NOVOS HÁBITOS Contato
MEDIA TRAINING Aperfeiçoamento profissional para o executivo ou porta voz de entidades : como se relacionar com a Imprensa.
ASSESSORIA DE IMPRENSA. Assessoria de Imprensa: Trata do relacionamento entre uma pessoa física, entidade, empresa ou órgão público com a imprensa. /
Dicas para entrevistas
A NOTÍCIA Português 2015/2016.
Professor Jardson Brito
Texto utilitário A Notícia.
FICHAMENTO.
Disciplina Mapa da Notícia – CAp/UFRGS – EM – Departamento de Comunicação – 2011/2.
Gênero textual Notícia
SUGESTÃO DE ESTRUTURA DO ARTIGO
Edgard Cornachione Silvia Casa Nova Nálbia A. Santos Metodologia do Trabalho Científico # 06 1.
Transcrição da apresentação:

Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III Ferramentas de Comunicação Comunicação Social – RP 7ºSem Redação em Relações Públicas III Profª. Lisley de Cássia Silvério villar

Release O release nada mais é do que um texto distribuído à imprensa em linguagem jornalística; Deve ser objetivo e sintético; Conter informações de interesse da empresa ou órgão que está sendo assessorado; Sua função básica é levar às redações a notícia que possa servir de apoio, atração ou pauta que provoque pedido de entrevista ou informações complementares; Caracteriza-se por não ser muito extenso e por ser enviado, simultaneamente, a todos os veículos cuja linguagem editorial comporte a abordagem do tema que se refere; Quando enviado, deve-se utilizar papel timbrado: o que significa responsabilidade assumida - telefone, fax e e-mail devem estar explicitados, além do nome do jornalista/RP autor do texto;

Na hora de elaborar uma notícia para a imprensa deve-se ter um certo rigor jornalístico: Isso é essencial para que não se perca o valor e a informação contida no release; Notícias para a imprensa quando são banais ou fúteis só servem para descrédito da empresa; Não se deve utilizar linguagem extremamente técnica; Mas, caso seja extremamente necessário e adequado ao público-alvo da comunicação, o termo técnico deverá ser seguido da explicação simples e objetiva do seu significado;

Não é aconselhável que se destaque demasiadamente o nome da empresa ou do produto; Muitas vezes, o melhor é ter como enfoque principal, por exemplo, a nova tecnologia oferecida ao mercado e deixar que a empresa seja apenas citada; Isso aumenta as chances do release ser aproveitado e garante maior credibilidade junto aos leitores.

A QUEM INTERESSA A “NOTÍCIA PRONTA”? jornalista e diretor do jornal de bairro? maioria dos jornais de bairro não têm estrutura para redação com vários repórteres as matérias são feitas através de “releases”; Mas, mesmo jornais de grande circulação utilizam um bom release para suas páginas e dependendo de sua sugestão de pauta fazem contato para transformarem em uma reportagem com mais detalhes e mais fontes (entrevistados*)

Produção Corpo da notícia O primeiro parágrafo deve atrair o leitor e dizer a ele o que está acontecendo. O corpo da notícia deve ser compacto (sucinto). Trabalhe com fatos reais, procure fornecer o máximo de dados concretos. Uma forma de conseguir escrever um texto, é listar perguntas que devem ser respondidas no texto.

O objetivo por trás da notícia; Sua empresa, a fonte desta notícia; Utilize 5 perguntas Qual é a notícia real? Porque isso é notícia? As pessoas/ produtos/ itens/ datas e outras dados relacionados com a notícia; O objetivo por trás da notícia; Sua empresa, a fonte desta notícia; Informações recolhidas  formule um texto com sequência; A notícia não deve ser mais que uma página Apresente os fatos com objetividade. Lembre-se do lead

O título O título do release deve ser breve, claro e direto ao ponto; Use os títulos e os subtítulos do seu release como versões compactas de todo conteúdo;
· Geralmente títulos de release devem ter o estilo de uma notícia ou de um anúncio, a fim de atrair jornalistas e leitores; Pode descrever a última conquista de uma organização, um novo evento, um novo produto ou serviço. Por exemplo, “Empresa XYZ anuncia parceria estratégica com a Empresa ABC”.
· Títulos são escritos em negrito e centralizado na folha, sendo tipicamente maiores Os títulos incluem o uso de tempo presente, sem usar “um (a)” e “a”/ “o”.

Lead O “lead” é o primeiro parágrafo de um texto jornalístico com a introdução resumida do conteúdo, pelo ângulo do que é mais importante. Traz a essência da notícia, um resumo, respondendo pelo menos as perguntas QUE, QUEM, QUANDO, ONDE, sempre com base no que é mais importante (lembrar sempre da pirâmide invertida); A necessidade da síntese está relacionada em particular, a grande quantidade de material que chega ao jornalista diariamente, e que o obriga a ter agilidade e paciência para examinar todos os releases. Existem jornalistas que lêem os textos até o fim, ainda que sejam várias páginas (!). Eles têm consciência de que, muitas vezes, o lead ou uma boa notícia estão perdidos no meio ou “no pé”. No entanto, o melhor é não arriscar. Cinco linhas são suficientes para fazer um bom lead. Deve apresentar um “gancho”, algo que “segure” o interesse pelo assunto, para estimular a continuidade da leitura.

Informações de contatos Nome da empresa; Nome do departamento de relações com a mídia; Nome da pessoa de contato; Endereço; Telefone para contato; E-mail; Site da empresa.

Atividade Retornar e produzir o release Em dupla – buscar no campus da faculdade informações para produzir um release Sugestões - vários cursos (atividades próprias, palestras, workshop...) A notícia está em toda parte Observe os murais Portaria Retornar e produzir o release Com todas as características ensinadas