GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Jovens Investigadores: que Futuro?
Advertisements

Maria Helena Dias & Sandra Fernandes 2006
1 II CONGRESSO DO DIREITO DE LÍNGUA PORTUGUESA Luanda, 6 e 7 de Dezembro de 2010.
O Desenvolvimento do Projecto-Piloto CNQF Seminário A Educação Sexual no Contexto da Formação Profissional Maria Viegas.
INSTITUTO POLITÉCNICO DE VIANA DO CASTELO
JA Juventude em Ação: construindo a Agenda 21 na Escola
Soc iedade da Informação: Estatísticas e Políticas Públicas N uno de Almeida Alves 2 de Março de 2007
Mudança Ambiental Global. O IGBP e a visão integrada do Sistema Terra
1.
Silviane Barbato Instituto de Psicologia Universidade de Brasília
Museu Histórico Bradesco: a memória como alicerce do conhecimento
Museu Itinerante de Anatomia Animal
Protocolo entre a Presidência do Governo Regional dos Açores e o NAAPAA 19 de Setembro de 2000.
26 Nov Uma Associação de direito privado, sem fins lucrativos. Quem Somos.
SECRETARIA DE EDUCAÇÃO CENTRO DE REFERÊNCIA DO PROFESSOR
Presidência Portuguesa da EUROSAI ( )
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Empreendorismo na Saúde – Empreendorismo na Saúde – que oportunidades ? Escola Superior de Enfermagem de Coimbra 29/10/2008Eduardo Tondela Filipe.
Valorização do Património Bibliográfico Nacional na Internet
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Conciliação Família/ Trabalho no Concelho de Cascais Seminário Rede Europeia de Cidades e Territórios para a Conciliação Penafiel,
Centro de Geociências GEOSCIENCIES CENTER (uID:73)
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
Comunicação, divulgação de informação e interactividade Actividades socio culturais, desportivas e ocupação de tempos livres/apoio ao estudo Acções de.
Paulo Gama Mota Museu Nacional da Ciência e da Técnica Coimbra, Portugal A criação de cultura científica. O papel dos museus de ciência e técnica Memória.
BIOCANT PARK Descrição adicional do tema. Pode ter referencias a co-autores e assuntos semelhantes PAG 1 AUTOR.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
Maria da Conceição Lopes Casanova DSA/IICT de  a  Do Programa Interministerial ao Centro de Actividade Preservação e Acesso ao património.
VAGAS ABERTAS - Iniciação Científica PIBIC Sênior IDSM/CNPQ O Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá está com 12 vagas abertas para.
Pedro Morgado Universidade do Minho Publicação Científica e Comunicação nas Ciências da Saúde Training Course for Trainers.
Programa Educação Básica. Principais ações:
Comissão Nacional sobre Determinantes Sociais da Saúde (CNDSS)
Inovação Tecnologia Intelligence Empreendedorismo Associativismo Internacionalização Formação Qualificação Portugal Pólo de Competitividade Engineering.
INVESTIGAÇÃO HISTÓRICA E COOPERAÇÃO A CONSTRUÇÃO DO PRESENTE E DO FUTURO COM O RECURSO AO CONHECIMENTO DO PASSADO Victor Luís Gaspar Rodrigues e Maria.
OBSERVATÓRIO DO CIDADÃO Portal de Cidadania CFCUL CÂMARA MUNICIPAL DO MONTIJO Gabinete de Desenvolvimento Associativo e Cidadania Faculdade de Ciências.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
MUSEU MUNICIPAL DO NEGRO
Ciências Naturais 8º ano. Iniciativa que tem como objectivo levar os estudantes dos ensinos básico e secundário a conhecer ecossistemas florestais da.
5˚ Seminário Nacional de Divulgação dos Resultados dos Projectos Financiados pelo FNI Maputo, 20 e 21 de Novembro de 2014 Fundo Nacional de Investigação.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Programa Educação Básica. Principais ações: Congresso Nacional  0509-Apoio ao Desenvolvimento da Educação Básica  20RP-Infraestrutura para a Educação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Pós-Graduação em Matemática Centro: CCNE Área de.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências.
Fórum "Certificação: Valor Acrescentado" 29 de Junho de 2004 Centro de Congressos de Lisboa Testemunho da Administração da da Universidade de Coimbra Satisfação.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Economia e Desenvolvimento- PPGE&D Centro:
Animação Sociocultural
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Programa de Pós-Graduação em Medicina Veterinária Centro de Ciências.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
O que é o autismo: O autismo é uma perturbação do neurodesenvolvimento. Provavelmente, o autismo não é devido a uma causa única. É possível que existam.
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.
Projeto Nós propomos! Cidadania, Sustentabilidade e Inovação na Educação Geográfica 2014/15 Escola Secundária da Sertã Tema: A Sertã, ontem, hoje e os.
Encontro Sobre o Patrimônio de Vitrais Workshop Ministrante - Mariana Wertheimer Arquiteta/Restauradora Pelotas /RS - 1º e 2 de setembro de 2009 Promoção.
AIP/FIL 4 de Fevereiro 2011 Teresa Rafael. Pontos chave Estrutura de Missão para os Assuntos do Mar (EMAM) O projecto Kit do Mar  Como surgiu?  Quais.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO MESTRADO E DOUTORADO Implementação Mestrado Doutorado – 1994 Coordenadora: Célia Regina Vendramini Subcoordenadora:
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire O Centro de Pesquisa e Formação Continuada Paulo Freire (CPFPF) é um órgão subordinado à Subsecretaria.
Quem somos O Grupo Lusófona assume-se como o maior grupo de ensino de Língua Portuguesa com estabelecimentos de ensino superior e/ou secundário e básico.
BVS Brasil Informe de Cooperação Cláudia Guzzo, Coordenadora BIREME/OPS/OMS IV Reunião do Comitê Técnico da BVS Brasil Rio de Janeiro, 24 de abril de 2013.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
Sinfonia de Saberes Orientação: Prof. Doutora Daniela Figueiredo Isabel Nascimento Maria da Glória Tomás Um projeto de aprendizagem colaborativa ao longo.
Introdução Texto 28pt e 40pt espaçamento entre linhas O Prémio APREN pretende divulgar, junto do sector da eletricidade renovável, as dissertações académicas.
Repositório Institucional da Universidade de Aveiro: depósito de publicações e integração com outros sistemas Sessão de esclarecimento “Open Access no.
Direcção Científica Plano de Actividades Principais actividades I. Corpo Docente II. Pesquisa e Extensão III. Publicação IV. Gestão do Sistema.
Projeto Conjunto Modernização do Centro Urbano de Vila Meã 16 de Outubro de 2015 Promotor: Projeto com o Apoio:
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
III REUNIÃO DA REDE BVS ePORTUGUÊSe Panorama da Rede ePORTUGUÊSe BVS Portugal Filipa Pereira Sofia Ferreira Alto Comissariado da Saúde.
Transcrição da apresentação:

GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã Plano de Actividades 2010 GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã Museu da Lourinhã

Temas No plano geral Secção de Etnografia Secção de Arqueologia Secção de Paleontologia GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

No plano geral 1/3 Promoção e divulgação do GEAL e do Museu Continuação do projecto “Mundo Jurássico” em colaboração com a CML Interacção com escolas e outras instituições Promoção da investigação científica Participação em colóquios, seminários e outros Credenciação do Museu junto da RPM Conservação, restauro e investigação das colecções e também, organização e catalogação em base de dados Depuração da base de dados de Associados Regularização das quotas dos Associados Recuperação de créditos pendentes Manutenção e actualização do website (Internet) Modernização da infra-estrutura informática (cont.) GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

No plano geral 2/3 Obras de conservação do edifício principal Reestruturação da área de recepção Criação de novo acesso no R/C Implementação do Plano de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho Actualização dos circuitos de vigilância e alarmes Monitorização da qualidade ambiental do Museu Controlo da humidade e temperatura Renovação e aumento do equipamento (cont.) Melhoria da iluminação natural e artificial Substituição da iluminação actual, cortinas apropriadas Melhoria dos meios de conservação e restauro GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

No plano geral 3/3 Museologia: Edição do Boletim do Museu Criação de um espaço dedicado à Lourinhã Criação de um espaço para exposições temporárias Implementação de sinalética e interpretação das peças do pátio Organização ou participação em exposições temporárias fora do espaço do Museu Estudo estatístico da população visitante Edição do Boletim do Museu Edição do Guia do Museu (bilingue) Promoção da qualificação e formação dos funcionários e colaboradores Criação do corpo de Guias Certificados do Museu GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Secção de Etnografia Remodelação da exposição de etnografia Organização de visitas temáticas Colaboração com escolas, lares, associações e outros Continuação do estudo sociocultural da Lourinhã do início do Século XX Continuação do projecto de Base de Dados de Locais de Interesse Etnográfico em Espaços Urbanos GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Secção de Arqueologia Remodelação da exposição de arqueologia Organização e melhoria das condições das reservas e das colecções Inventariação das estações arqueológicas do Concelho da Lourinhã, com vista à elaboração da carta arqueológica Trabalho de campo GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Secção de Paleontologia 1/4 Produção e divulgação científica Exposições externas Museologia Publicações Trabalho de Campo GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Secção de Paleontologia 2/4 Produção e divulgação científica Projectos Científicos Co-financiados: DINOEGGS – Ovos e Embriões de Dinossauros de Portugal PalNiassa – Vertebrados Fósseis de Moçambique Triásico do Algarve: Paleontologia e Geologia PaleoAngola – Geologia e Paleontologia de Vertebrados de Angola Outros Estudos: Paleontologia de vertebrados do Cretácico Inferior e Jurássico Superior de Portugal Pegadas de vertebrados do Mesozóico de Portugal Quelónios, crocodilos e serpentes do Cenomaniano Cetáceos fósseis de Portugal História da Paleontologia de dinossauros de Portugal Assimetria de dinossauros troodontídeos Paleontologia e evolução do desenvolvimento Microvertebrados do Jurássico Superior da Lourinhã GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Secção de Paleontologia 3/4 Produção e divulgação científica Participação em Congressos e Palestras Principais relações científicas e institucionais: Universidade Nova de Lisboa Academia das Ciências de Lisboa Instituto Gulbenkian de Ciência Southern Methodist University Universidade Agostinho Neto Museu Nacional de Geologia (Moçambique) Museo del Jurásico de Asturias Fundación Conjunto Paleontológico de Teruel – Dinópolis Prestação de formação: Apoio a dissertações de Doutoramento ou de Mestrado GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Secção de Paleontologia 4/4 Exposições externas e outros eventos: Exposição na Academia das Ciências de Lisboa “Os Dinossauros Saem à Rua” em colaboração com a CML Lançamento do CIID 2011 Museologia Melhoria da exposição, com especial ênfase nos invertebrados Publicações Journal of Paleontological Techniques Edição de publicação sobre os dinossauros de Portugal Submissão de artigos em revistas científicas Trabalho de Campo Lourinhã (Junho e Julho) Angola (Julho) Moçambique (Agosto) Algarve (Setembro) GEAL – Grupo de Etnologia e Arqueologia da Lourinhã – Plano de Actividades 2010

Um Museu Aberto Estudamos o passado Construímos o futuro