INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores.

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Transcrição da apresentação:

INCUBADORA REGIONAL DE PROJETOS Geração de projetos colaborativos, a partir de fóruns temáticos, tendo em vista o desenvolvimento de regiões ou setores. OBJECTIVO

Fóruns temáticos como ponto de partida Projetos de interesse para agentes económicos (empresas) Equipas de projeto compostas por especialistas e entidades que possam decidir, bloquear ou serem afetadas pelas decisões Resultados finais sob a forma de Redes de valor acrescentado Apresentar o carácter regional (ou setorial) como razão adicional de reforço da implicação das entidades Constituir uma forma de partilha de conhecimento universidade-empresas-entidades públicas. Fóruns temáticos como ponto de partida Projetos de interesse para agentes económicos (empresas) Equipas de projeto compostas por especialistas e entidades que possam decidir, bloquear ou serem afetadas pelas decisões Resultados finais sob a forma de Redes de valor acrescentado Apresentar o carácter regional (ou setorial) como razão adicional de reforço da implicação das entidades Constituir uma forma de partilha de conhecimento universidade-empresas-entidades públicas. CARACTERÍSTICAS DA IRP

COMO FUNCIONA A IRP? Organização Um promotor – PEDAL/Apgico – Fórum (4 horas) sobre um tema importante para a região / setor – convite a 3 empresas, 3 especialistas, outros convidados representativos da região. Aberto ao público 1ª parte Cada empresa expõe a sua visão, relativamente à pergunta: Sobre o tema em questão, que objetivos pensa que a sua empresa estaria interessada em conseguir alcançar, juntamente com outras entidades da região / setor? A seguir a cada empresa, a discussão estende-se a 1 especialista, 1-2 convidados e ao público (45 min por ciclo) Intervalo

COMO FUNCIONA A IRP? Sequência de ações: 2ª Parte A partir da lista de objetivos, resultante da discussão, cada empresa escolhe um e sugere possíveis projetos de solução e entidades que poderiam ser convidadas a trabalhar os projetos A discussão é estendida a 1 especialista, 1-2 convidados e ao público (30 minutos por empresa) No final resultam pelo menos 3 ideias de projeto e várias sugestões de convite a entidades (que possam decidir, bloquear ou serem afetadas pelas decisões) que os poderiam executar

QUE SE PASSA DEPOIS? 1- Concretização do objetivo, equipas e logística da reunião, com cada empresa 2- Reunião de Projeto (4 horas) - Problema principal - Tarefas necessárias 3- Projeto de curto prazo (1-3 meses) 4- Após a execução do projeto o fórum reúne- se novamente para apreciação dos resultados e sugestão de novos fóruns 5- Cada fórum gera redes de valor acrescentado (sugestões de novos negócios)

O PROCESSO Identificação dos possíveis objetivos Seleção dos objetivos Definição dos Projetos de Solução (Estabelecimento das Tarefas, Etapas, Custos e Promoção) Constituição de Equipas Execução dos projetos Fóruns Temáticos de Empresas, Universidade e Agentes Territoriais Definição dos problemas Redes de valor acrescentado

EXEMPLOS: Objetivos definidos por três empresas participantes do primeiro evento do PEDAL- Plataforma Empresarial para o Desenvolvimento do Algarve – para constituição de equipas de projeto: Gestão de aquíferos com implicações agrícolas Gestão de aquíferos com implicações agrícolas Manter o fluxo de mão de obra menos qualificada, a nível regional Manter o fluxo de mão de obra menos qualificada, a nível regional Custos reduzidos em matéria-prima X (gestão de intermediários e de trabalho sazonal) Custos reduzidos em matéria-prima X (gestão de intermediários e de trabalho sazonal)

Resumo da estrutura de um projeto para uma empresa Objetivo de partida: Definir os objetivos de identidade e de negócio Problema Seleccionado: Quais os passos a seguir para assegurar uma resposta rápida aos clientes? TAREFACOMOQUEMATÉ QUANDOSTANDARD 1 Criar normas/protocolos/funções 2. Sistematizar a forma de contacto com o cliente Definir um guião de acolhimento Criar a Ficha de Cliente Identificação para o cliente Definir a apresentação visual e postura Reestruturar o check list Criar a folha de visita Divulgar a informação sobre as funções S. P. 20 MaioS. 3. Criar um Centro de Atendimento 4. Criar um horário de atendimento Criar o horário Criar o nº tel Fazer pesquisa de mercado R. S. T. 30 JunhoN. 5. Gerir a agenda Criar circuitos de visita Definir critérios A. R. G. 15 JunhoP. 6. Automatizar a saída dos relatórios Automatização via software Programar o serviço Construir tabelas CQ B. T. 30 JunhoP.