XXII Encontro Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas/UPE

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Transcrição da apresentação:

XXII Encontro Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas/UPE Secretaria de Saúde do Recife XXII Encontro Pedagógico da Faculdade de Ciências Médicas/UPE Curso Médico: desafios pedagógicos e gerenciais ATENÇÃO: Modificar no SLIDE MESTRE os títulos da Política e da Gerência. Para acessar o SLIDE MESTRE vai em EXIBIR, MESTRE, SLIDE MESTRE. Altera os nomes e depois fecha a exibição do SLIDE MESTRE, o que então modificará todos os slides. Lembrar de modificar os títulos dos conteúdos dos slides. Outubro, 2007 1

Prefeito: João Paulo Lima e Silva Vice-prefeito: Luciano Siqueira Secretaria de Saúde do Recife Prefeito: João Paulo Lima e Silva Vice-prefeito: Luciano Siqueira Secretária de Saúde: Tereza de Jesus Campos Neta Secretária Executiva de Saúde: Ilka Veras Falcão Diretora Geral de Atenção à Saúde: Graça Cavalcante Diretor Geral de Gestão do Trabalho: Carlos Sena ATENÇÃO: Modificar no SLIDE MESTRE os títulos da Política e da Gerência. Para acessar o SLIDE MESTRE vai em EXIBIR, MESTRE, SLIDE MESTRE. Altera os nomes e depois fecha a exibição do SLIDE MESTRE, o que então modificará todos os slides. Lembrar de modificar os títulos dos conteúdos dos slides. 1

Marco Legal Artigo 200 da CF/88 Secretaria de Saúde Artigo 200 da CF/88 Ao Sistema Único de Saúde compete, além de outras atribuições, nos termos da lei: Inciso III - ordenar a formação de recursos humanos na área de saúde. 13

Entende-se por Ordenar Secretaria de Saúde Discutir o modelo de saúde; SUS como rede escola; Discutir as grades curriculares com as IES; Garantir a integralidade na atenção e formação profissional. 13

Modelo de Atenção à Saúde do Recife Secretaria de Saúde 13

Atenção Básica Média Complexidade REDE MUNICIPAL Atenção Básica Média Complexidade Secretaria de Saúde Equipes de Saúde Bucal 106 Unidades Básicas Tradicionais Pólos Programa Academia da Cidade Agentes de Saúde Ambiental Agentes Redutores de Danos 24 17 1.185 20 Agentes Comunitários de Saúde 1.795 Unidades de Saúde da Família Equipes de Saúde da Família 110 224 1 SAMU 1 Laboratório Municipal 23 Laboratórios Conveniados 1 Central de Abastecimento Farmacêutica 6 Farmácias das Família Hospitais Psiquiátricos 6 Policlínicas SPA (Policlínicas e Maternidades) Centros Especializados 1 C.M. Ermírio de Morais 5 Oftalmologia 7 Fisioterapia (1 + 6) 11 CAPS - Transtorno 6 CAPS – Álcool e Drogas 11 Residências Terapêuticas 4 Albergues - Casas Meio Caminho 4 CEO 13 7 51 Maternidades 3 Hospitais Pediátricos 2 13

O SUS como Rede Escola Antes de 2003 Secretaria de Saúde Antes de 2003 A rede de serviços como campo de formação para estudantes das Instituições de Ensino de forma assistemática. 13

Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde PROMED - MS/ME (2003) Programa de Incentivo a Mudanças Curriculares nos Cursos de Medicina Formação de profissionais com competência para terem ‘postura ética, visão humanística, senso de responsabilidade social, e compromisso com a cidadania; orientação para a promoção da saúde, prevenção de doenças, e orientação para atuar em nível primário e secundário de atenção e resolver com qualidade os problemas prevalentes de saúde’. 13

O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde Inserção do estudante desde o 1º período do curso; Primeira definição de territorialização: FCM/UPE: DS I, II,III CCM/UFPE: DS IV, V, VI Instituição de Comissão Ensino-Serviço com vistas a integração docente assistencial; Composição: Gestão (NC; DS; Serviços); IES (Coordenação; Docentes; Discentes). 13

O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde Avaliação Positiva do PROMED sob o ponto de vista das relações institucionais entre a Academia e o SUS; Parceria da SMS com a UFPE e UPE Viabilização do modelo de atenção mediante capacitação das equipes com o Curso de Especialização em Saúde da Família; Estímulo à preceptoria em serviço 13

O SUS como Rede Escola Pró-Saúde 2006 Objetivos: Secretaria de Saúde Pró-Saúde 2006 Objetivos: Integração ensino-serviço, visando à reorientação da fprmação profissional, assegurando uma abordagem integral do processo saúde-doença com ênfase na atenção básica, promovendo transformações nos processos de geração de conhecimentos, ensino aprendizagem e de prestação de serviços à população. 13

O SUS como Rede Escola Início em 2007 3 projetos aprovados: Secretaria de Saúde Início em 2007 3 projetos aprovados: medicina FCM/UPE e UFPE enfermagem FENSG/UPE Comissão Local de Acompanhamento do Pró-Saúde com reuniões mensais, composta por: IES (Docente, discente) Gestão (DGGT) Conselho Municipal de Saúde Conselho Estadual de Saúde Incentivos Financeiros para as IES e SMS 13

Normatização da Integração Ensino-serviço Curso de Medicina (2007) O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde Normatização da Integração Ensino-serviço Curso de Medicina (2007) Considerando: o aumento da demanda de estudantes de medicina na rede municipal de saúde; as reformas curriculares nos cursos de formação superior em medicina; a criação de novas instituições de ensino superior com curso de formação em medicina. 13

Normatização da Integração Ensino-serviço Curso de Medicina (2007) O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde Normatização da Integração Ensino-serviço Curso de Medicina (2007) Criação de Grupo de Trabalho: Portaria GAB/SS/PCR Nº 105/2007, de 22 de maio de 2007 Representantes: DGGT (coordenação) DGAS UPE UFPE Escola Pernambucana de Saúde 13

Normatização da Integração Ensino-serviço Curso de Medicina (2007) O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde Normatização da Integração Ensino-serviço Curso de Medicina (2007) Consensuar propostas sobre: Territorializacão do campo de formação e vinculaçào as IES; Qualificacão dos profissionais que irão receber os estudantes Contrapartidas de cada IES; Limite de estudantes por profissional e unidade de saúde; Horários e turnos 13

Relatório Final do GT (setembro/2007) O SUS como Rede Escola Secretaria de Saúde Relatório Final do GT (setembro/2007) Territorialização para campo de formação das três IES; Diretrizes para a organização da inserção dos estudantes na rede da atenção básica e da média complexidade; Diretrizes par a participação das IES na política de Educação Permanente em Saúde da SMS; Diretrizes para a incorporação das Unidades de Saúde universitárias na assistência á saude da população. 13

O SUS como Rede Escola Desdobramentos Secretaria de Saúde Desdobramentos Ampliar essa discussão para outros cursos de graduação da área de saúde, considerando a integralidade da atenção à saúde; Designação de representante de cada Distrito Sanitário para articular, planejar e acompanhar o processo de integração ensino serviço; Instituição de ‘Fórum Permanente de Integração Ensino Serviço’ como espaço de negociação e pactuação do processo de integração ensino serviço. 13

Desafios Pedagógicos e Gerenciais Secretaria de Saúde Consolidar uma cultura institucional, preservando as missões prioritárias de cada instituição, entendendo que as funções são comlementeres; Ampliar a integração entre as IES e o SUS; Implementar o projeto político pedagógico do SUS-Escola; Integrar os cursos na perspectiva do trabalho em equipe e da integralidade; Aproximar as IES da preceptoria e preparar a docência em serviço; 13

Desafios Pedagógicos e Gerenciais Secretaria de Saúde Firmar parceria para educação permanente; Garantir profissionais preparados para receberem os estudantes; Organizar adequadamente os serviços para funcionarem como campo de formação; Instituir ‘Política de Incentivo à Preceptoria’ com educação permanente, pontuação no plano de cargos carreiras e vencimentos , participação em congressos, eventos em geral; 13

A integralidade na atenção e formação profissional Secretaria de Saúde INTEGRALIDADE Fatores determinantes e condicionantes da saúde Ampliação do conceito de saúde Ações intersetoriais Participação popular Promoção, prevenção e recuperação da saúde Níveis de complexidade do sistema Integração ensino-serviço 13

Secretaria de Saúde Obrigada 13