Faculdade de Tecnologia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Missão e Estrutura da Controladoria e o Papel do Controller
Advertisements

Análise e Desenho de Formulários
ISO Processos do Ciclo de Vida do Software
Plano Básico de Comunicação Interna
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
Delegação, centralização e descentralização
MEIO DE COMUNICAÇÃO, TRANSMISSÃO E REGISTRO DE INFORMAÇÕES
Organização, Sistemas e Métodos
ORGANIZAÇÕES, SISTEMAS E MÉTODOS
Auditoria de Sistemas ● Introdução
Introdução “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem ser.
Algumas definições Organização Sistema Atividade Processo
Disc.: OSM Prof.: Jássio Pereira Encontro 21
MANUALIZAÇÃO Elaboração e Uso de Manuais
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS Aula 14
MANUAIS Manual de Gestão da Qualidade
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Fluxograma.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
ESPECIALMENTE CRIADO PARA OS
Rotinas trabalhistas e arquivos
Plano Básico de Comunicação para CVTs e telecentros Coordenação: Cristina Assis Implantação: Paulo Bicalho Joseane Silva.
Informações e dicas importantes para implantação do SGA – Sistema de Gestão Ambiental em uma empresa Prof. Ronaldo.
Princípios do SCO.
Segurança e auditoria de sistemas
Qualidade de Produto de Software
Padronização do Atendimento ao Cliente
Introdução Toda empresa com potencial de gerar uma ocorrência anormal, cujas conseqüências possam provocar sérios danos a pessoas, ao meio ambiente e a.
Manuais de Procedimentos de Trabalhos - MPT
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA.
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Avaliação da Qualidade e Melhoria da Auditoria Interna
5. Abordagem como um sistema de gestão
Manuais Conceitos: “(...) todo e qualquer conjunto de normas, procedimentos, funções, atividades, políticas, objetivos, instruções e orientações que devem.
Curso de Especialização para Formação de Gestores e Equipes Gestoras do SUS Módulo I: Políticas de Saúde e os Desafios Contemporâneos Para a Gestão do.
MANUAIS PROFESSORA BETH.
Organização, Sistemas e Métodos Formulários
METODOLOGIA, MÉTODOS E FERRAMENTAS
PROCESSOS DE TREINAMENTO
Normas de enfermagem no setor pediátrico
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
Unidade VI Técnicas de Documentação: Manuais Administrativos
Disciplina O&M / Professora Beth
Área de abrangência da Equipe de Saúde da Família
Estruturas Organizacionais
ESTRATÉGIA DA SAÚDE DA FAMILÍA
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
Atuação dos agentes de Controle Social
Manuais Administrativos
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE Rio de Janeiro 2008
Notas de aula Prof. Vicente Prado
ADMINISTRAÇÃO DE FAYOL
Manuais Administrativos
ELABORAÇAÕ DE PROCEDIMENTOS
Formulários.
ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA
Organização, Sistemas e Métodos
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
DIRETRIZES PARA O DESENVOLVIMENTO DE MANUAIS DA QUALIDADE
Gestão de Pessoas no Setor Público
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
Programa Saúde da Família
Manuais Administrativos
OSM II Manuais administrativos – Parte 2
UNINASSAU Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde
ORGANIZAÇÃO, SISTEMAS E MÉTODOS. Análise de Formulários.
Transcrição da apresentação:

Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC OSM – Organização Sistemas e Métodos Orientador: Profº Valter Lima Equipe: Arlete Lacerda Eli Claudia silva Eliedna Emilia Sampaio Maria de Fátima Fonseca

Formulários e Manuais

FORMULARIOS CONCEITO O formulário é um importante meio de comunicação de transmissão e registro de informações, principalmente as baseadas em dados quantitativos. Tanto o usuário quanto o analista de sistemas, organização e métodos devem saber que formulário é um assunto a ser tratado com muita atenção, pois os sistemas são apoiados por documentos cuja clareza formato e conteúdo tornou esses documentos eficientes e eficazes, contribuindo de forma fundamental para bom funcionamento de sistemas.

OBJETIVOS Facilitar o fluxo de informações uniformizar procedimentos centraliza controles promover a criação e desenvolvimento de formulários, fixar padrões para projetos e especificações físicas para formulários, harmonizar o seu uso junto dos demais componentes organizacionais e compatibilizar sua ação com as expectativas dos funcionários.

ESTRATEGIA NA ANÁLISE E DESENHOS DE FORMULARIOS levantamento dos formulários existentes classificação e codificação; levantamento do fluxo de trabalho e da presença de informações; Estudo da viabilidade do aproveitamento dos formulários existentes ou adaptação; Criação de novos formulários; Teste dos formulários ;

AS PRINCIPAIS FUNÇÕES SÃO: Proporcionar uniformidade ou padronização dos procedimentos inerentes aos sistemas administrativos. Proporcionar valor legal a determinadas operações na ou pela empresa. Estabelecer quais são os dados e as informações que devem ser registrados e processados no sistema considerado. Facilitar o controle das atividades das unidades organizacionais da empresa. Evitar escrituração de dados e informações de maneira repetida - Imprimir as informações fixas no corpo do formulário. - Definir informações suficientes - Fazer formulários Carbonizados Facilitar o fluxo de informação Facilitar o tratamento dos dados e das informações. Facilitar a compreensão e o entendimento

REQUESITOS PARA UM BOM MODELO DE FORMULARIOS Segundo FRANK M. KNOX, um bom modelo de formulários deve apresentar os seguintes requisitos. Criar uma atitude favorável de executar para com a tarefa de preenchimento Permitir a utilização do meio fácil na anotação dos registros ou seja, atender a maneira pela qual o modelo vai ser preenchido. (processo manual, mecânico ou eletrônico). Devem-se considerar três fatores: VIABILIDADE LOGIBILIDADE REDUÇÃO DA FADIGA VISUAL Atender para sua utilização após o preenchimento (Sistema de guarda ou de arquivamento). Possibilitar a redução de tendência para o erro na anotação, e na utilização dos registros. Permitir a economia de papel e de impressão, porem os limites necessários á execução eficiente do registro

MANUAIS   Conceito Manual é todo e qualquer conjunto de normas procedimentos funções, atividade, políticas, objetivos e instruções e orientações que devem ser obedecidos e compridos pelos executivos e funcionários da empresa, bem como a forma como estes devem ser executados, quer seja em conjunto.

MANUALIZAÇÃO—ELABORAÇÃO E USO DE MANUAIS Os indicadores para o uso de manuais estão ligados a: Divulgação Coordenação Analise Treinamento

Permitir a reunião de informações de forma organizada e criteriosa. OBEJETIVO Permitir a reunião de informações de forma organizada e criteriosa.

Algumas das Principais Vantagens do uso de Manuais: Corresponde a uma importante e constante fonte de informação sobre os trabalhos na empresa. Facilitam o processo de efetivar normas, procedimento e funções. Ajudam a fixar critérios padrões bem como uniformizam a terminologia técnica básica do processo administrativo com isso possibilitam a normalização das atividades administrativas. Possibilitam efetivo crescimento na eficácia dos trabalhos realizados etc.

Algumas das Principais desvantagens do uso de manuais administrativos: Constituem um ponto de partida, porém não a solução para todos os problemas administrativos que possam ocorrer na empresa. Incluem, somente os aspectos formais da empresa deixando de lado os aspectos informais, cujas vigência e importância para o dia-a-dia da empresa são muito grandes. Diminuem a incidência do julgamento pessoal, tornando-s, muitas vezes , o freio para a iniciativa criatividade individual.

Alguns Requisitos Básicos de utilização de Manuais Administrativo: Necessidade real e efetiva da empresa. Ter redação simples, eficiente, clara e inteligível, bem como índice ou sumario. Ter instruções autênticas , necessárias e suficientes. Ser distribuído a todos os funcionários que dele necessitam. Ter instruções autênticas, necessárias e suficientes. Ter um processo continuo de revisão, atualização e distribuição.

TIPOS Manual de organização Manual de normas e procedimentos Manual de políticas e diretrizes Manual de instruções especializadas Manual do empregado Manual de finalidade múltipla

ESTRUTURA DE UM MANUAL Índice numérico ou sumário Apresentação Instrução Conteúdo básico Apêndice ou anexo Glossário Bibliografia

FLUXOGRAMA Enfermeira chefe Agente de saúde Medico ___ Dentista ___ Técnicas enfermagem SAME Segurança ______ Serviços Gerais

MISSÃO   Reorganizar a pratica de atenção á saúde em novas bases substituir o modelo tradicional levando a saúde mais perto da família e, com isso melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.

OBJETIVO A estratégia do PSF incorpora e reafirma os princípios básicos do SISTEMA ÚNICO DE SAUDE (SUS) – universalização, integridade e participação da comunidade e esta estruturada a partir da Unidade Básica de Saúde da FÁMILIA.

CONCLUSÃO O PSF prioriza as ações da prevenção, promoção, recuperação de saúde das pessoas de forma integral e continua. O atendimento é prestado na Unidade Básica de Saúde ou no domicilio , pelos profissionais (MEDICO, ENFERMEIRO, AUXILIARES DE ENFERMAGEM E AGENTES COMUNITARIOS DE SAUDE) que compõem as equipes de Saúde da Família. Assim esses profissionais e a população acompanha criam vínculos de co- responsabilidade o que facilita a identificação e o atendimento aos problemas de Saúde da comunidade.  

PSF – do Bairro da Asa Branca

FICHA A

CARTÃO DA CRIANÇA

FICHA DE HIPERTENSOS

Ficha para diabéticos

  FICHA DE GESTANTES  

MANUAIS

BIBLIOGRAFIA Autor: Djalma de Pinho Rebouças de Oliveira Titulo: Sistemas,Organização e Método