Metodologia científica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Padrão da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)
Advertisements

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA
projeto de pesquisa Modelos
Iniciação Científica Trabalhos Acadêmicos, Dissertações e Teses e Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT.
O ARTIGO E OUTROS TRABALHOS
Administração de Marketing 1
Prof. Dr. Paulo Fraga da Silva
O artigo científico Projeto Atualidades
Metodologia Científica

Faculdades de Estudos Sociais do Paraná FESP
COMÉRCIO EXTERIOR Administração da Produção
NORMALIZAÇÃO DE TRABALHO CIENTÍFICO
UNIDADE E PRODUÇÃO CIENTÍFICA.
Comunicações Técnico-científicas
Revisão Importância do conhecimento Tipos de conhecimento
Introdução à Metodologia de Pesquisa Tecnológica
Dissertações e Teses-PROPAD
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC
ELABORAÇÃO DA MONOGRAFIA
Universidade Federal do Amapá
Programa Introdução ao uso de padrões e normalização
ORIENTAÇÃO PARA APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS ACADÊMICOS
Prof Ivany Avila Prof Dóris Almeida Tutora Márcia Caetano
NORMAS DO CURSO Licenciatura em Letras-Inglês Modalidade a Distância
CRONOGRAMA 11/04 – ENTREGA do Sumário/projeção da monografia
MÉTODOS E TÉCNICAS DE ESTUDO
SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR PERÍODO DE 04 A 06 DE DEZEMBRO DE 2013.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO
O que é uma monografia: É a primeira experiência de relato científico;
Estagio 23 de julho de 2013.
Metodologia e Expressão Técnico-Científica
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
LEITURA E REDAÇÃO CIENTÍFICA: RESUMO, RESENHA E FICHAMENTO
RESUMO Laboratório de Produção de Texto
Prof.: Vinícius Quintas Souto Maior
Contrato Pedagógico – 2013/02
APRESENTAÇÃO Formado em Logística Empresarial; Pós-Graduando:
Construção de relatórios
Introdução A pesquisa é um procedimento reflexivo e crítico de busca de respostas para problemas ainda não solucionados.
REGULAMENTO DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE GRADUAÇÃO I E DO TRABALHO DE GRADUAÇÃO II Vera Andrade.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO CENTRO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIAS EXATAS E NATURAIS CURSO DE MATEMÁTICA LICENCIATURA ESPECIALIZAÇÃO EM FUNDAMENTOS DA MATEMÁTICA.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I PROFESSORA: LUCIANA BRITO
Normas para redação de TCC
Prof. Gabriel Henrique Collaço
Metodologia da Pesquisa Científica
Elaboração de relatório
Planejamento Operacional da Produção
Professora: JAQUELINE RODRIGUES
Introdução a Engenharia de Alimentos
MARIA MARGARIDA DE ANDRADE
APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA
CEFAPRO DE CÁCERES - ORIENTAÇÕES 2009:
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Contrato pedagógico Comunicação verbal midiática Segundo semestre 2010 Professora Doutora Míriam Cristina Carlos Silva.
TRABALHOS CIENTÍFICOS
CURSO - RECURSOS HUMANOS DISCIPLINA - COMUNICAÇÃO SEMESTRE 1º
Programa de disciplina PESQUISA EM COMUNICAçÃO
CEEL – Centro Educacional Eliã Polo: Concórdia - PA Curso de Pedagogia
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
CENTRO UNIVERSITÁRIO LEONARDO DA VINCI - UNIASSELVI
Prof. Marcelo Ribeiro Barison Coord. Estágios IRN
Metodologia da Pesquisa Científica Profa. Dra. Livia Perasol Bedin.
TÓPICOS ESPECIAIS: Seminários e Projetos de Pesquisa ARTIGO CIENTÍFICO
MONITORAMENTO ATMOSFÉRICO DOCENTE: MSc. SAMANTHA SOUSA GARCIA CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL 8º SEMESTRE.
Metodologia de Pesquisa Científica IES/Funcec Administração 2009 Prof. Breno Eustáquio.
TEMA DA AULA A Pesquisa Científica e suas fases. OBJETIVOS DA AULA Compreender os aspectos gerais da pesquisa contemplando a elaboração de relatórios,
Faculdade Piaget - Brasil
Eduardo Ramos de Santana UNEB – Universidade Estadual da Bahia Curso de Ciências Contábeis Disciplina: Estágio Supervisionado.
Transcrição da apresentação:

Metodologia científica GRUPO EDUCACIONAL KROTON UNIVERSIDADE DE CUIABÁ- UNIC Disciplina: Metodologia Científica Metodologia científica

Ementa  Leitura, Interpretação e Produção de Textos. Estrutura e Organização de trabalhos acadêmicos. Pesquisa Cientifica. Elaboração de Projeto de Pesquisa.

Objetivo geral Proporcionar a inserção do aluno no trabalho acadêmico, possibilitando a compreensão das mais variadas formas de estudo e pesquisa. Analisar a conjuntura atual numa perspectiva científico-metodológica

Objetivo da disciplina Aproximar os acadêmicos dos Métodos, Técnicas e Normas da pesquisa científica e oportunizar a compreensão do conhecimento e da ciência enquanto eixos norteadores de intervenção social.

Competência Conhecer as normas e técnicas para a interpretação e produção de textos. Conhecer e dominar as técnicas e normas do trabalho científico, bem como os métodos de pesquisa e investigação, sendo capaz de observar, coletar, analisar e sistematizar dados.

Habilidades Negociar; Raciocinar de forma crítica e analítica; Raciocinar de forma lógica; Ser criativo ; Liderar; Tomar decisão; Analisar e Interpretar; Planejar; Comunicar; Relacionamento Interpessoal; Trabalhar em Equipe Multiprofissional

Justificativa A disciplina de Metodologia Científica visa aproximar os acadêmicos dos Métodos, Técnicas e Normas da Pesquisa Científica. Intenciona ainda oportunizar a compreensão do conhecimento e da ciência pelo aluno enquanto eixos norteadores de intervenção social bem como a sistematização do pensamento crítico e dialético na compreensão de seu papel como agente ativo na sociedade.

UNIDADES DE ENSINO Objetivos por Unidade de Ensino Unidade 1 - Ler e elaborar textos acadêmicos e científicos de modo significativo e reflexivo. Unidade 2 - Compreender a postura científica, os tipos de pesquisa, tipologia dos eventos acadêmicos e o formato do trabalho científico pelas normas da ABNT.

Unidade 3 - Conhecer e saber aplicar as normas técnicas de formato, organização e apresentação de projetos e realização da Pesquisa cientifica. Unidade 4 - Aplicar as técnicas da Pesquisa na construção de projeto científico.

Unidades de Ensino Unidade 1- Leitura, Interpretação e Produção de Textos - 20 horas Tema: Organização da Leitura e Estudos Conteúdo: A organização da leitura de estudos Leitura, análise e interpretação de textos científicos

Tema: Aspectos da produção de textos Conteúdo: Tipos de textos Coerência e Coesão textual Técnicas argumentativas Tipos de erros usuais aplicáveis a texto (Pontuação, Construção do período, Emprego de conectores, Concordância nominal. Concordância verbal, Regência nominal, Regência verbal, Grafia/acentuação, Repetição/omissão vocabular) Resumo Resenha Fichamento Esquemas

Unidade 2 - Estrutura e Organização de trabalhos acadêmicos – 20 h   Tema: O formato escrito do trabalho acadêmico Conteúdo: Tipo de letra Tamanho de letra Espacejamento Margens Entrelinhas Recuo

Tema - Tipologia dos eventos científicos Conteúdo - Seminários Conteúdo - Simpósios Conteúdo - Oficinas Conteúdo - Congressos Conteúdo - Painéis Conteúdo - Comunicações Conteúdo - Mesas redondas

Tema: Estruturação de trabalhos acadêmicos Conteúdo: Procedimentos de referência bibliográfica segundo normas da ABNT e Vancouver: Citação e notas de rodapé Papers. Relatório

Tema: Elementos pré-textuais Conteúdo: Capa Lombada Folha de rosto Errata Folha de aprovação Dedicatória Agradecimentos Epígrafe Resumo em português Abstract Lista de ilustrações

Tema: Elementos textuais Conteúdo: Introdução-Contexto: apresentação Justificativa Objetivos (Geral e Específicos) Problema Hipótese(s) Metodologia (plano de desenvolvimento) Desenvolvimento do texto Fundamentação teórica ou revisão de literatura Relato da pesquisa, análise, discussão e interpretação dos dados obtidos na pesquisa Conclusões

Tema: Elementos pós-textuais Conteúdo: Referencias Glossário Apendice Anexos

Unidade 3: Pesquisa Cientifica – 10 h Tema: Tipos de pesquisa Segundo os Objetivos Conteúdo: Pesquisa Exploratoria Pesquisa descritiva Pesquisa experimental Pesquisa explicativa

Tema: Tipos de pesquisa Segundo os Procedimentos de Coleta Conteúdo: Pesquisa de campo Pesquisa bibliográfica Pesquisa participativa Pesquisa documental Estudo de caso Pesquisa ação Pesquisa participante

Tema: Tipos de pesquisa Segundo a Natureza dos Dados Conteúdo: Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

Tema: Tipos de pesquisa Segundo as Técnicas de Pesquisa Conteúdo: Observação Entrevista Questionário Formulário Testes História de vida Pesquisa de mercado Pesquisa Clinica

Tema: Legislação e Normas que regem a Pesquisa Científica Conteúdo: Comitê de Ética em Pesquisa - CEP Comissão Nacional de Ética em Pesquisa - CONEP   Unidade 4 - Elaboração de Projeto de Pesquisa - 10 horas Tema - Produção de Projeto de Pesquisa Utilização dos elementos do Projeto de Pesquisa

Proposta metodologica a. Leituras de textos fundamentais para a formação de teorias da disciplina. b. Discussões sobre os textos lidos, com reflexão pessoal. c. Seleção de alguns fatos ou aspectos da língua que possam ser tomados como dados para uma análise textual. d. Interpretações dos dados a partir de diferentes aparatos teóricos. e. Seminários de apresentação de reflexões e interpretações.

Atividades de Aprendizagem Teórico/Práticas: Carga horária - 48 h As unidades de ensino serão abordadas através de aulas expositivas dialogadas, seminários, trabalhos em grupos, projeção e discussão de vídeos, de discursos da mídia, da política, da religião, pesquisa e revisão bibliográfica.

Atividades de Aprendizagem Orientadas: Carga horária -12h 1. Pesquisa Bibliográfica e eletrônica (4 horas) Os alunos em equipe buscarão informações em livros, periódicos e internet sobre tema escolhido em sala e com vistas ao Seminário do fim do semestre. O professor orientará a prática de pesquisa.

2. Elaboração e Planejamento de Seminário (5 horas) Os alunos em equipe elaborarão e planejarão a apresentação de Seminário que deverá ocorrer ao fim do semestre e no qual socializarão as pesquisas desenvolvidas.

3. Projeto de Pesquisa - individuais (3 horas) Individualmente os alunos deverão confeccionar um Projeto de Pesquisa, pesquisa esta desenvolvida durante o semestre. Este relatório deverá levar em consideração todas as regras e normas da ABNT trabalhadas em sala.

Avaliação A 1º Avaliação Oficial será prova escrita com datas pre-estabelecidas em calendário escolar. A 2º Avaliação Oficial será prova escrita com datas pre-estabelecidas em calendário escolar e a entrega de um Projeto de Pesquisa. As avaliações parciais serão: participação do aluno em sala de aula, a entrega de relatórios, a apresentação de Seminário e das Atividades de Aprendizagem Orientadas.

Fonte de estudo BÁSICAS: LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Mariana De Andrade. Metodologia Científica: Ciência e conhecimento científico. 5ª ed. São Paulo: Atlas, 2007. 0 p. MEDEIROS, João Bosco. Redação científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas. 11. ed. São Paulo: Atlas, 2009. 0 p. ANDRADE, Maria Margarida De. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 10ª ed. São Paulo: Atlas, 2010. 0 p.

10.1.3 COMPLEMENTARES: VIEIRA, Sonia; HOSSNE, Willian Saad. Metodologia Científica para a área de saúde. Rio de Janeiro: Campus, 2001. 0 p. SEVERINO, Antonio Joaquim. Metodologia do Trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007. 0 p. KELLER, Vicente; BASTOS, Cleverson. Aprendendo a aprender: Introdução à metodologia científica. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2001. 0 p. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT: Referências técnicas NBR 6023 - 6024 - 14724. Rio de Janeiro: , 0 p. GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002. 0 p.  

Outras fontes de estudo SOUSA, Cássio José Alves de, VERSIANI, Marco Aurélio, PARDINI, Luiz Carlos. Metodologia Científica: metodologia de Investigação - Fundamentos Básicos. Revista Brasileira de Teleodontologia. v. 1, n. 1, 2005. Disponível em <http://www.forp.usp.br/rbt/images/revista/ 2005v1/n1/5mci-p25-32.pdf> acesso em 29 jan. 2012.  

LIMA, Raymundo. Metodologia Científica: seguir ou inventar LIMA, Raymundo. Metodologia Científica: seguir ou inventar? Revista Espaço Acadêmico. Disponível em <http://www.espacoacademico.com.br/077/ 77lima.htm> acesso em 29 jan. 2012. ISSN: 1519.6186  NEVES, Josélia Gomes. Metodologia Científica ou a dor e a delícia de aprender a ler e escrever na graduação. Revista Virtual Partes. Disponível em < http://www.partes.com.br/educacao/metodol ogia.asp> acesso em 29 jan. 2012.

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: FREQUÊNCIA: 75% %; curso presencial. Atestado só é válido acima de 7 (sete) dias para abono de falta (NÃO DE NOTA); e deve ser entregue no SAA, e não para o Professor. Fora disso, a falta contará no limite dos 25%.

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO: Abono de faltas: O abono de faltas desta disciplina só será realizado mediante apresentação de atestado médico (até 48h após o problema) ao SAA, sendo que este entrará em contato direto com o professor.

AVALIAÇÃO Duas notas bimestrais Uma avaliação de segunda chamada Exame final O aluno tem direito a realizar a Avaliação de Segunda Chamada na perda de uma das Avaliações Oficiais (I ou II), onde apenas uma nota será atribuída. Nesta Avaliação, TODO o conteúdo será cobrado.

AVALIAÇÃO Duas notas bimestrais B1 – peso 1 B2 – peso 1

Cálculo da Média   M= B1+B2 2  

Nota Bimestral Composta de: Avaliação Oficial Avaliação Parcial

Avaliação Oficial – avaliação teórica com calendário definido. Avaliação Parcial – atividade(s) variada(s): provas práticas, provas teórico - práticas, trabalhos, relatórios, etc. Os prazos para entrega de trabalhos/apresentação de seminários e outros devem ser respeitados. Contam como Avaliação Parcial.

Regra Avaliação Oficial – 70% Avaliação Parcial – 30%

Cálculo da Nota Bimestral B1: avaliação oficial x 0,7 + avaliação parcial x 0,3 B2: avaliação oficial x 0,7 + avaliação parcial x 0,3

Cálculo da Média   M= B1+B2 2  

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO:   DIRETO (sem exame final): Média (M) ≥ 7,0. Se: 7,0 < Média ≥ 5,0 – Exame Final (E) Média Final: M + E 2 Aprovação: MF ≥ 6,0

IMPORTANTÍSSIMO: Média (M) = 6,9 NÃO é 7,0...PORTANTO (EF).   Média (M) = 6,9 NÃO é 7,0...PORTANTO (EF). Média (M) = 4,9 NÃO é 5,0... Portanto, fique atento as suas notas!!!!

Exemplo 1: Avaliação oficial 1: 6,0 Avaliação parcial 1: 7,0 Cálculo da Nota Bimestral= (6,0 x 0,7) + (7,0 x 0,3)+ 4,2 + 2,1= 6,3= B1 Avaliação oficial 2: 8,0 Avaliação parcial 2: 7,0 (8,0 x 0,7) + (7,0 x 0,3)+ 5,6 + 2,1= 7,7= B2

Cálculo da Média   M= 6,3 + 7,7 = 7,0 2   APROVADO !

Cálculo da Média   M= 5,6 + 6,3 = 5,95 ~ 6,0 2  

CRITÉRIOS DE APROVAÇÃO:   DIRETO (sem exame final): Média (M) ≥ 7,0. Se: 7,0 < Média ≥ 5,0 – Exame Final (E) Média Final: M + E 2 Aprovação: MF ≥ 6,0

APROVADO ! Cálculo da Média Final MF=M + E = 6,0 + 6,5 = 6,25 2 2 Situação 1 Cálculo da Média Final   MF=M + E = 6,0 + 6,5 = 6,25 2 2   APROVADO !

REPROVADO ! Cálculo da Média Final MF=M + E = 6,1 + 4,9 = 5,5 2 2 Situação 2 Cálculo da Média Final   MF=M + E = 6,1 + 4,9 = 5,5 2 2   REPROVADO !

CRITÉRIOS DE REPROVAÇÃO: - FREQUÊNCIA < 75% - AVALIAÇÃO: DIRETO (sem exame final): Média < 5,0. Após exame: MF < 6,0

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE 1: A Avaliação de Segunda Chamada substituirá apenas uma Avaliação Oficial.

Uso de aparelho celular: É proibido o uso destes dentro da sala de aula. Favor manter seus aparelhos no modo silencioso. Não atenda ligações dentro da sala de aula. Nos dias de avaliação, será extremamente proibido o uso do mesmo, lembrando que, se o professor abordar o aluno em contato com o celular, sua prova será imediatamente recolhida e dada nota zero.

Para uma boa convivência : Dedicar-se ao curso, tanto em sala como fora dela; Ser disciplinado; Resolver as listas de exercícios e estudar pelo livro texto; Deixar o celular desligado durante a aula; Não consumir alimentos durante a aula Não usar MP3, celulares, notebook, câmera etc. Evitar ausentar-se da aula e Provas;

Para uma boa convivência : 9) Durante a prova é extremamente proibido ausenta- se da sala; 10) A interpretação da prova também esta sendo avalizada, evite ficar chamando o professor; 11) Tempo limite de prova é de 2 horas; 12) Horário do início da prova 8:00h.

2º Horário nos dias de Avaliação: O limite máximo para a entrada do aluno para realizar a avaliação serão de 20 minutos, passado este tempo será proibida a entrada. O tempo mínimo para a realização da prova são de 20 minutos, antes deste tempo, o aluno não poderá sair.

Bom semestre a todos!