Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS Especialização em Saúde da Família Modalidade a Distância Melhoria do Programa de atenção à.
Advertisements

Pâmela Moema Policarpo Bezerra Orientadora: Patrícia Osório Guerreiro
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNASUS – UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UFPEL – UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA Qualificação.
Universidade Federal de Pelotas
Melhoria da Atenção à Saúde da Criança de 0 a 72 meses, na UBS de Novo Horizonte, da zona rural do município de São Miguel do Gostoso/RN, 2015 Universidade.
Especialização em Saúde da Família Universidade Federal de Pelotas
Trabalho de conclusão de curso
Juan Carlos Esquivel Guerra
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS
Especializando: RAFAEL E. CARBONELL VARGAS
Universidade Aberta do SUS/UNASUS Especialização em Saúde da Família
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS Departamento de Medicina Social Melhoria da Atenção à Saúde das Crianças de 0 a 72 meses na.
SAÚDE BUCAL DE ESCOLARES DA ÁREA DE ABRANGÊNCIA DA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE FERNANDO DE NORONHA DO MUNICÍPIO DE CURITIBA/PR.
Vanessa do Carmo Dias Lorena
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Melhoria da Qualidade da Atenção em Saúde Bucal das Crianças Entre 0 e 72 Meses da UBS Neusa Rosália Morales no Município de São Paulo - SP Especializanda:
Especialização em Saúde da Família
Orientadora: Maria Emilia Nunes Bueno
Cristiane de S. Schmitz Stelita Pachêco Dourado Neta (Orientadora)
Michele Adriana Cintra Staub Orientadora Fabiana Ferreira Vargas
Alana Maria Vasconcelos Parente
Melhoria na atenção à saúde da criança de 0 a 72 meses
Melhoria na atenção à Saúde Bucal em crianças de 0 a 5 anos de idade na área de abrangência da ESF Santin – Serafina Corrêa/RS Aluna: Elís Tamires Karlinski.
Camila Maila Beltrão da Silva Orientadora: Danieli Bluhm da Silva
Universidade Federal de Pelotas – UFPEL
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Principais Alterações Bucais Prevalentes no Envelhecimento.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Or. Fabiana Vargas Ferreira
Orientadora: Christiane Lacerda Franco Rocha
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL
Programa de Saúde Escolar em Jovens Escolares de 12 a 15 anos da Escola Municipal Francisco Barbosa e Na Unidade de Saúde Jardim de Angicos/RN. Cirurgião-Dentista:
Fernanda Braga Monteiro Orientador: Paulo Faria Bonat
Atenção Odontológica às gestantes
Universidade Federal De Pelotas Especialização em Saúde da Família
Universidade Federal de Pelotas Especialização em Saúde da Família
Marina Mayara Batista do Rêgo Orientadora: Ivone Andreatta Menegolla
MELHORIA NA ATENÇÃO À SAÚDE DA CRIANÇA DE 0 A 72 MESES DE IDADE NA UBS Dr. JOSÉ ABEL AMORIM, SÃO JOÃO DO PIAUÍ/PI ESPECIALIZANDA: GRICELLY CARABALLO ALMENAREZ.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Universidade Federal de Pelotas Departamento de Medicina Social Especialização em Saúde da Família Melhoria na atenção à saúde bucal dos escolares da.
Lisandra Silvera Labaut Orientadora (T9G4): Fabiana Vargas Ferreira
GUILHERME AUGUSTO ZOLINGER ORIENTADORA: CAROLINE LEMOS MARTINS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNA SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA - EaD Atenção à saúde de Hipertensos.
Aluna: Letícia Moreira Flores Machado Orientadora: Ana Paula Soares
Qualificação da atenção aos aos hipertensos e diabéticos na UBS Rosália Gondim de Melo do Munícipio Paraú/RN Rafaela Jales Pereira Diniz Orientadora: Maria.
Universidade Aberta do SUS - UNASUS Universidade Federal de Pelotas
Henrique Cesca Orientadora: Nailê Damé-Teixeira
Melhoria da atenção à saúde dos usuários hipertensos e diabéticos da ESF São José, Ivorá/RS Luma Manfio Canzian.
Cris Valberto Gagliotto Orientadora: Talita Helena Monteiro de Moura
Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde
Universidade Federal de Pelotas Universidade Aberta do SUS – UNASUS
UBS Sitio Santo Antônio do Município Passagem Franca do Piauí/PI
Luciane Silveira Miranda de Lima
Qualificação da Atenção à Saúde Bucal dos Escolares de 6 a 12 anos na E.E.E.F. Pedro Scherer, área de abrangência do Centro de Saúde Montanha, Lajeado.
SAÚDE BUCAL DOS ESCOLARES, NO MUNICÍPIO DE VICENTE DUTRA/RS
Universidade Federal de Pelotas
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
Universidade Aberta do SUS Universidade Federal de Pelotas
Lenise Patrocinio Pires Cecilio
Maria Zilvaneide de Paula Lima
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS. UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS – UNASUS UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA MODALIDADE À DISTÂNCIA Melhoria da Atenção à Saúde.
UNIVERSIDADE ABERTA DO SUS
Aristócles Batista Pessoa Júnior Orientadora: Luzane Santana da Rocha
Transcrição da apresentação:

Universidade Federal de Pelotas Faculdade de Medicina Curso de Especialização em Saúde da Família Melhoria da atenção a saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos da área de abrangência da unidade Santo Antonio de Pádua, da cidade de Roque Gonzales, RS Leonardo Agabio Matter Bettim Orientadora: Danieli Bluhm da Silva Pelotas, 2015

Introdução Análise Situacional ...o espaço físico da unidade básica e a equipe de saúde.... Profissionais da equipe de saúde Características do município Estrutura física da UBS

AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO Análise Estratégica Projeto de Intervenção - justificativa da escolha do foco de intervenção √ porque na escola ? √ porque na faixa etária de 6 a 12 anos ? AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO

Objetivos e Metas √ objetivo geral melhorar atenção a saúde bucal dos escolares de 6 a 12 anos da área de abrangência da unidade Santo Antonio de Padua , do município de Roque Gonzales, RS. √ objetivos específicos _ cobertura _ qualidade _ adesão _ registro _ promover saúde

Metodologia e Ações Ampliar a cobertura de atenção a saúde bucal: √ Monitoramento e avaliação levantamento epidemiológico. √ Organização e gestão do serviço identificação e contato com os espaços escolares. √ Engajamento público informar e sensibilizar a comunidade através de reuniões e cartazes. √ Qualificação da prática clínica capacitação a equipe de saúde

B) Melhorar a atenção a saúde bucal dos escolares: √ Monitoramento e avaliação alunos com tratamento concluído e média das ações coletivas. √ Organização e gestão do serviço acolhimento e modo de atendimento. √ Engajamento público importância da necessidade de realização dos tratamentos. √ Qualificação da prática clínica capacitação sobre acolhimento, cadastramento e agendamento dos escolares.

C) Melhoria a adesão ao atendimento em saúde bucal: √ Monitoramento e avaliação verificação dos escolares faltosos. √ Organização e gestão do serviço os ACS organizarão a agenda para buscas dos faltosos. √ Engajamento público ouvir a comunidade. √ Qualificação da prática clínica treinamento da equipe na identificação das buscas.

D) Melhorar os registros das informações: √ Monitoramento e avaliação controle dos registros. √ Organização e gestão do serviço prontuários odontológicos + novas fichas. √ Engajamento público esclarecimentos aos responsáveis. √ Qualificação da prática clínica treinamento para correto preenchimento das fichas.

E) Promover Saúde: √ Monitoramento e avaliação monitorar alunos que receberão orientação. √ Organização e gestão do serviço organizar as atividades de educação em saúde. √ Engajamento público importâncias das ações trans e interdisciplinares. √ Qualificação da prática clínica capacitar a equipe quanto as atividades de promoção.

Ações Coletivas

4) Objetivos, Metas e Resultados Objetivo 1: Ampliar a cobertura de atenção a saúde bucal dos escolares. Meta: ampliar a cobertura de açõa coletiva de exame bucal com finalidade epidemiológica em 100% dos escolares de 6 a 12 anos

Meta: Ampliar a cobertura, com plano de tratamento odontológico, para 50% dos escolares de 6ª 12 anos

Objetivo 2: Melhorar a qualidade de atenção à saúde bucal dos escolares. Meta: Ampliar a cobertura de 1ª consulta odontológica programática em 100% dos escolares classificados com necessidade de tratamento.

Meta: Realizar pelo menos uma escovação supervisionada com creme dental em 100% dos escolares.

Meta: Realizar pelo menos 4 aplicações de gel fluoretado com escova dental em 100% dos escolares de alto risco.

Meta: Concluir tratamento dentário em 100% dos escolares com 1ª consulta odonotológica programática.

Objetivo 3: Melhorar a adesão à saúde bucal Objetivo 3: Melhorar a adesão à saúde bucal. Meta: Fazer busca ativa de 100% dos escolares encaminhados e que não compareceram a 1ª consulta odontológica programática.

Meta: Proporção de buscas realizadas aos escolares com 1ª consulta odontológica faltosos as consultas subsequentes

Objetivo 4: Melhorar o registro das informações Meta: Manter registro atualizado em planilha ou prontuário de 100% dos escolares com 1ª consulta odontológica programática.

Objetivo 5: Promover a saúde bucal dos escolares Meta: Fornecer orientação sobre higiene bucal para 100% dos escolares foco da intervenção.

Meta: Fornecer orientações sobre dieta para 100% dos escolares foco da intervenção.

5)Discussão Importância da intervenção * Para a equipe * Para o serviço * Para a comunidade Rotina do serviço *Ações plenamente incorporadas * Mudanças necessárias

6)Reflexão Crítica # Expectativas iniciais # Significado do curso para prática profissional # Aprendizados mais relevantes

7) Bibliografia 1.BRASIL.Coordenação de Saúde Bucal, Departamento de Atenção Básica, Secretaria de Atenção à Saúde, Ministério da Saúde. Política nacional de saúde bucal. Brasília: Ministério da Saúde; 2004.   2 Mello TRC, Antunes JLF.Prevalência de cárie dentária em escolares da região rural de Itapetininga, São Paulo, Cad De saúde pública, Rio de Janeiro, n 20, p.829-835, 2004. 3 Chaves SCL, Silva LMV. As práticas preventivas no controle da cárie dental: uma síntese de pesquisas. Cad Saúde Pública, v.18, p.129-39, 2002. 4 Araújo LC. O Programa Saúde da Família pelo olhar do cirurgião-dentista. 2005 (Dissertação de Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.