Seminário “A Importância da Nova Contabilidade Pública para a Gestão Governamental” Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Experiência do Município.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Políticas públicas pela diversidade. fundamentos legais Constituição de 1988 emenda nº 48, de 2005: Plano Nacional de Cultura.
Advertisements

Plano “VISA na Atenção Básica”
Avaliação do Plano Plurianual
1.
TEORIA ORÇAMENTÁRIA ANA MARIA JAHEL ANTUNES
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Apresentação do Projeto
Processo de Convergência das Normas Internacionais do Setor Público
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO – SEED COORDENAÇÃO DE INTEGRAÇÃO DE PROGRAMAS E PROJETOS CURITIBA, FEVEREIRO DE 2013.
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Legislação Aplicada à Contabilidade Pública
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Sistemas Corporativos do Estado de Minas Gerais
Nova Contabilidade Pública
Gino Novis Cardozo Secretário-Geral de Controle Externo
Janeiro/2013 ENCONTRO APRECE NOVOS GESTORES MUNICIPAIS DO CEARÁ Controle Externo, Controle Social e Cidadania.
A Consolidação das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (NBC T SP) – Cronograma de Implantação XVI – Encontro Sul Matogrossense.
Fabiano André Vergani
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Diva Maria de Oliveira Gesualdi Presidente CRCRJ
Manual de Controle Interno Aplicado ao Setor Público - MCIASP
LANÇAMENTOS CONTÁBEIS
Contabilidade Aplicada ao Setor Público =
Ministério da Cultura.
Estado de Santa Catarina PREFEITURA MUNICIPAL ITUPORANGA
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO VISÃO GERAL Brasília, 19 de maio de 2010.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
AUDIÊNCIA PÚBLICA EXERCÍCIO DE 2013
Sistema Unificado de Planejamento e Orçamento - UNI 1 Palmas, 21 de outubro de 2011.
GESTÃO FISCAL E FINANCEIRA E BALANÇO GERAL DO MUNICÍPIO DE FORTALEZA 2009 Alexandre Sobreira Cialdini Secretário de Finanças de Fortaleza.
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
Posicionamento sobre Projetos de Lei Complementar que excluem gastos da saúde dos limites de pessoal da LRF Audiência Pública na Comissão de Finanças e.
1 Rodrigo Flecha Superintendente de Apoio à Gestão de Recursos Hídricos.
O PROCESSO DE CONVERGÊNCIA NO SETOR PÚBLICO:
CONCEITOS ORÇAMENTÁRIOS
A Nova Contabilidade Pública e o controle da Administração Pública
Ciclo de Planejamento PPA.
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
CURSO DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO
Implantação do PCASP no Estado do Rio Grande do Sul Contadoria e Auditoria-Geral do Estado Secretaria da Fazenda do Estado do Rio Grande do Sul Novembro/2012.
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
Diretoria de Currículos e Educação Integral
Fonte: QUINTANA, Alexandre Costa, Daiane Pias Machado, Jozi Cristiane da Costa Quaresma, Roselaine da Cruz Mendes. Contabilidade Pública: De Acordo com.
Diálogos Setoriais com a Sociedade Civil sobre a Estratégia do Banco para o País 2011 – 2014 – CONSOC. André Cordeiro 21 de junho de 2011 Sessão Paralela.
“A participação no Prêmio Gestão Escolar 2009/2010 nos possibilitou enxergar os caminhos que poderíamos trilhar para ressignificar nossa prática e colhermos.
Apresentação da Implantação do Sistema de Gestão Governamental por Resultados (S2GPR)
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
PLANO DE CONTAS APLICADO AO SETOR PÚBLICO
PREFEITURA DO RECIFE SECRETARIA DE FINANÇAS
Programação 2010 ESAF Junho Diretrizes para Programação ESAF  A programação será definida por Trilha de Capacitação Fazendária  Serão definidos.
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
1º ENCONTRO DE COORDENAÇÃO DO PNAFM PNAFM Ministério da Fazenda e Municípios.
RECEITAS PÚBLICAS Receitas públicas são todos os ingressos de caráter não devolutivo auferidas pelo poder público, em qualquer esfera governamental, para.
III Encontro Nacional de Educação a Distância para a Rede Nacional de Escolas de Governo.
TÍTULO DA APRESENTAÇÃO AQUI
Prefeitura Municipal de Taubaté
Antonia Maria Coelho Ribeiro
NOVA CONTABILIDADE E GESTÃO FISCAL Modernização da Gestão Pública
Sistema Informatizado para Apoio a Plano de Ação de Emergência
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
PROCESSO DE CONVERGÊNCIA AS NOVAS NORMAS CONTÁBEIS Informações necessárias do Setor de Recursos Humanos Simone Reinholz Velten Conselheira do CRC/ES.
Conceitos. O Orçamento Público é uma peça de planejamento por meio do qual o governo estima as receitas que irá arrecadar e fixa os gastos que espera.
ORLANDO ALVES DA SILVA Conselheiro Substituto GESTÃO E CONTROLE PATRIMONIAL PROCEDIMENTOS PARA CONVERGÊNCIA CONTÁBIL.
O TCE/AC E A NOVA CONTABILIDADE PÚBLICA Equipe 2ª IGCE/DAFO Equipe 2ª IGCE/DAFO.
D ESAFIOS DO CONTROLE INTERNO FRENTE AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
Transcrição da apresentação:

Seminário “A Importância da Nova Contabilidade Pública para a Gestão Governamental” Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro Experiência do Município de Piraí na implantação da nova Contabilidade Aplicada ao Setor Público Outubro/2013

CARACTERIZAÇÃO DO MUNICÍPIO ÁREA TERRITORIAL: 504 KM² DENSIDADE DEMOGRÁFICA: 52,21 HAB/KM² 0,16% DA POPULAÇÃO DO ESTADO RJ (26.314) ARRECADAÇÃO ANUAL: 152 MILHÕES (2012) ECONOMIA PREDOMINANTE: Indústria (54,98%) Comércio (20,23%) Serviços (19,70%) Agroindústria (4,27%) Outros (6,55%)

A TRAJETÓRIA DA IMPLANTAÇÃO EM PIRAÍ...

2009/2010: 2011/2012 Realização de diagnóstico; Realização de auditoria nos Processos Administrativos, a fim de adequar o procedimentos ao PCASP; Realização de revisão dos Fluxos Administrativos. 2011/2012 Levantamento de Requisitos e Modelagem do Sistema de Gerenciamento da Execução Fiscal da Dívida Ativa de Piraí.

2011 a 2013 Adequação do Sistema Informatizado existente para Sistema Integrado de Gestão Pública (SGP), considerando inclusive as exigências e orientações quanto ao PCASP; Em junho de 2012 foi disponibilizado a versão web, contemplando os lançamentos previstos na 4ª edição do MPCASP, elaborado pela Secretaria do Tesouro Nacional; Posteriormente alterado para atender a 5ª Edição do MPCASP, válido para o exercício 2013.

Controle de Veículos e Equipamentos SISCON Apoio ao Controle Interno SICOF Contabilidade, Orçamento e Finanças SIFROT Controle de Veículos e Equipamentos SIGMA Materiais e Serviços SICOP Patrimônio SISPROT Protocolo e Tramitação de Processos e Documentos SINTAX Tributação e Controle de Arrecadação SISARH Administração de Recursos Humanos SGP SISTEMA INTEGRADO DE GESTÃO PÚBLICA Os módulos em operação encontram-se em fase de homologação

(Professor Lino Martins) “... aplicativos (sistemas informatizados) são ferramentas que contribuem para o aperfeiçoamento da contabilidade, do controle e da gestão pública, mas não se confundem com a Contabilidade” (Professor Lino Martins) III FÓRUM GESTÃO PÚBLICA 2009 III FÓRUM GESTÃO PÚBLICA 2009 II FÓRUM GESTÃO PÚBLICA 2008

“Empowerment” Definido por diversos autores como sendo a delegação de autoridade, que é uma abordagem a projetos de trabalho que se baseia na delegação de poderes de decisão, autonomia e participação dos funcionários na administração das empresas.

A criação da Câmara Técnica DECRETO 3.553 – 06/02/2012 A criação da Câmara Técnica Membros: I - Secretaria Municipal de Administração; II - Secretaria Municipal de Fazenda; III - Secretaria Municipal de Promoção Social; IV - Secretaria Municipal de Saúde; V - Câmara Municipal de Piraí; VI - Coordenadoria de Controle Interno. Responsável pela identificação e padronização dos fluxos administrativos e financeiros com vistas à implantação do novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público.

Comissões Temáticas em função dos procedimentos administrativos e financeiros a serem padronizados: I – Tributação, Arrecadação e Divida Ativa; II – Material, Obras e Patrimônio; III – Recursos Humanos e Folha de Pagamento e Previdência; IV – Orçamento e Contabilidade.

DECRETO 3.617 – 29/06/2012 Estabelecimento do Cronograma de Ações para Implantação da Contabilidade Aplicada ao Setor público no Município de Piraí

VI - Implementação do sistema de custos; 01/2013 PRAZO INICIAL PRAZO FINAL I - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos créditos, tributários ou não, por competência, e a dívida ativa, incluindo os respectivos ajustes para perdas;  03/2012 12/2013 II - Reconhecimento, mensuração e evidenciação das obrigações e provisões por competência; III - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos bens móveis, imóveis e intangíveis;  04/2012 12/2014 IV - Registro de fenômenos econômicos, resultantes ou independentes da execução orçamentária, tais como depreciação, amortização, exaustão; V - Reconhecimento, mensuração e evidenciação dos ativos de infraestrutura; VI - Implementação do sistema de custos;  01/2013 VII - Aplicação do Plano de Contas, detalhado no nível exigido para a consolidação das contas nacionais; VIII - Demais aspectos patrimoniais previstos no Manual de Contabilidade Aplicada ao Setor Público.

Fatores Considerados para Implantação: Comprometimento da Gestão com o processo de mudança; Implementação e o gerenciamento um projeto piloto; Capacidade para vencer o “obstáculo da burocracia”; Envolvimento e participação dos servidores.

Pontos Favoráveis: Apoio Político e Governança; Investimento em Tecnologia – Sistema Integrado; Continuidade – Servidores envolvidos diretamente, são do quadro permanente; Existência de Segregação de Funções; Procedimentos definidos; Incentivo à capacitação; Participação dos Servidores nos Fórum de Gestão Pública, e outros eventos ligados ao tema, desde 2006;

Pontos Desfavoráveis: Resistência ao processo de mudança - fluxos administrativos e informações (elementos) que servem de suporte ao registro contábil ; Desconhecimentos de Legislações e Normas inerentes ao tema, e a velocidade das alterações dos atos normativos; O leigo passou a dar o nome de burocracia aos defeitos do sistema, e, ainda aquilo que deixou de ser realizado; Interpretação equivocada quanto ao uso da Tecnologia de Informação, confundindo sistemas tecnológicos com Sistemas Contábeis; Dificuldades do servidor em lidar com a análise e com o contexto que envolve o Processo Administrativo; Ausência de um Benchmarking .

Pontos Polêmicos: Dívida Ativa é elemento patrimonial e não poderia mais ser orçada como receita corrente? Art. 11 - A receita classificar-se-á nas seguintes categorias econômicas: Receitas Correntes e Receitas de Capital § 2º - São Receitas de Capital as provenientes da realização de recursos financeiros oriundos de constituição de dívidas; da conversão, em espécie, de bens e direitos; os recursos recebidos de outras pessoas de direito público ou privado, destinados a atender despesas classificáveis em Despesas de Capital e, ainda, o superávit do Orçamento Corrente. Utilização da Natureza 33.90.32 - Material, Bem ou Serviço de Distribuição Gratuita.

Qual a percepção dos servidores envolvidos ?

Pesquisa de Percepção: Metodologia : Questionários - sem identificação do pesquisado 36 Servidores 12 Área contábil (8 gradução – 4 técnicos) 24 outras áreas (9 gradução – 15 técnicos) 13 Questões (9 gerais e 4 específicas para a área contábil Período: 09 a 15 de outubro de 2013

Participação no Processo: Conhecimento de Novas Práticas Contábeis no Setor Público:

Com a adoção das novas práticas contábeis qual a sua percepção quanto à influência da contabilidade no desempenho das atividades do seu setor? Implantação do sistema de custo para o setor público

De forma geral, como você classifica seu nível de conhecimento sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade? Qual a frequência de atualização sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade?

Entendimento quanto à Ciência É uma Ciência Social porque trata de um patrimônio que envolve um conjunto de pessoas, dentro de uma sociedade, com implicações internas e externas dado que variações nesse patrimônio afeta de alguma forma o meio em que está inserido; Tem seu desenvolvimento histórico relacionado com as mudanças na sociedade, nos meios de produção e distribuição da riqueza, mudanças estas que foram acompanhadas pela evolução das formas de conhecer os fenômenos a ela relacionados; Sua evolução se dá ao mesmo tempo em que a sociedade evolui.

Reflexão...

Quem sabe.... ... A aproximação entre o mundo acadêmico e as atividades meios na Gestão Pública...

A criação Programas de Reorientação da Formação Profissional em parceria com o Ministério da Educação e Cultura, visando a aproximação entre a formação de graduação no País e as necessidades da Gestão Pública; Uma Escola integrada à Gestão Pública e que dê respostas às necessidades concretas, à formação de recursos humanos, e atue na produção do conhecimento, contribuindo com a construção e o fortalecimento da Gestão;

Fomentar uma Política Nacional de Educação Permanente para profissionais de Ciências Contábeis e Administrativas, como uma proposta de ação estratégica que visa a transformação e qualificação. A Política de Educação Permanente objetiva soluções a partir dos problemas enfrentados no cotidiano do trabalho, considerando as experiências e as vivências de cada um, e, com isso, promove transformações na prática profissional, na própria organização do trabalho e nas práticas de ensino. A Educação Permanente é a articulação entre as necessidades de aprendizagem e as necessidades do trabalho, quando o aprender e o ensinar se incorporam ao cotidiano das pessoas e das Organizações. Essa estratégia, além de possibilitar a atualização técnica dos profissionais, permite a reflexão e a análise crítica dos processos de trabalho e dos processos de formação, facilitando a identificação de problemas e a elaboração de estratégias para a superação dos mesmos.

“Consertar os erros que os outros cometeram é a busca daqueles que têm o coração compassivo.” Robb Thompson Obrigado ! Prefeitura Municipal de Piraí: www.pirai.rj.gov.br Telefone: (24) 2431-9950 E-mail: secgoverno@pirai.rj.gov.br