A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Criada em junho de 2003 através da Lei Complementar Nº 28 de 09/06/03.
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
CENTRO EDUCACIONAL MESSINA
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Escola Estadual Francisco Ferreira de Freitas
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
Curso de Inclusão Digital
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
USANDO NOVAS TECNOLOGIAS PARA AJUDAR NA APRENDIZAGEM
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO DIGITAL
PROJETO: CONTROLE DE QUALIDADE
JOGOS PEDAGÓGICOS GEANE MAIER RODRIGUES
PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA “TEIA DO SABER” 2004
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
PROJETO : ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA
PROJETO MEU NOME É TARTARUGA
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
ARTICULAÇÕES ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO E TECNOLOGIA
TECNOLOGIA E O CAMPO EDUCACIONAL EDUCAÇÃO
O uso dos softwares nas escolas
Atividade 04 Todos aparelhos audiovisuais e tecnológicos da escola são utilizados com um recursos para o aprimoramento a relação ensino-aprendizagem. O.
PROJETO DE FORMAÇÃO PARA O NOVO PROGRAMA DE PORTUGUÊS DO ENSINO BÁSICO - I Paulo Almeida.
Projeto: Parâmetros para a Educação Básica do Estado de Pernambuco
Aprenda a Gerenciar o seu Tempo
Softwares Educativos: possibilidades e limitações
ESCOLA ESTADUAL MARIA JOSÉ
Projetos em Andamento: 09 Projetos Disponíveis: 02
Capacitação dos professores
Úcleo ecnologia ducacional. PROINFO: Programa Nacional de Informática na Educação.
PROFESSORA: SUZANA AMORIM
Santarém Março a Julho de 2007
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
III Curso de Formação de Professor/Tutor em EaD
União Educacional Minas Gerais Curso de Pedagogia: Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Débora Luzia da Silveira Professoras: Gilca Vilarinho Gilca Vilarinho.
NTE RJ10 - São Pedro da Aldeia - RJ
Materiais de apoio à implementação da Reforma do Ensino Médio.
OS VÍDEOS DA TV ESCOLA E TV ABERTA NAS AULAS DE CIÊNCIAS
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Profa. Reane Franco Goulart
“HIPERTEXTO” NOVA MANEIRA DE LER E ESCREVER
OBJETIVOS Objetivo Geral
Grupo : Secretaria de Educação Santa Catarina. Foco: 1 IE: INFRAESTRUTURA Pontos Relevantes: De que forma se da a definição das escolas a receber equipamentos.
POSSIBILIDADES DO USO DA CALCULADORA DO WINDOWS
“INTRODUÇÃO À PRODUÇÃO DE VÍDEOS:
PROJETO PAPA – LÉGUAS: VAMOS ACELERAR JUNTOS?
Projeto - Tecnologias na Educação: possibilidades de informação e comunicação. NTE RJ12 – NILÓPOLIS.
Profª. Patrícia Barreto
Faculdade de Ciências Aplicadas Minas Gerais Uniminas Curso de Pedagogia – Gestão e Tecnologia Educacional Gestores: é possível tornar os colaboradores.
Diretoria de Ensino Região Caieiras (Item 1)
Docentes y Tecnologías de Información y Comunicación.
IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO
2008 TV ESCOLA: DO PLANEJAMENTO À AÇÃO PEDAGOGIA DE PROJETOS
Ensinando e Aprendendo com as TIC
Projeto Universalização 2006 Informática Educacional Ciclo I.
UNIMINAS Curso de Pedagogia - Gestão e Tecnologia Educacional Aluna: Ângela Cristina da Silva Prof ª: Gilca Vilarinho 3º Período G 1.
TECNOLOGIAS APLICADAS À EDUCAÇÃO NTE BLUMENAU. ÁREA DE ABRANGÊNCIA.
São Paulo – nov./2010 Gestão educomunicativa das tecnologias digitais: o caso do Mídias na Educação.
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA A DISTÂNCIA NAS AÇÕES DO FNDE
Escola Estadual Leontino Alves de Oliveira Rio Negro/MS PROGETEC: Elizangela Maria dos Santos Arruda Grupo de Estudo e Discussão GED – NTE Regional.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
TV ESCOLA.
Aluna: Tatiane Paula Moraes Profª: Gilca Vilarinho Setembro/2005 UNIMINAS Curso de Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
“A educação para as mídias é uma condição de educação para a cidadania, um instrumento para a democratização de oportunidades educacionais e de acesso.
Elaboração de Projetos. Propiciar aos multiplicadores do ProInfo, gestores e professores de escolas o aprofundamento teórico sobre o conceito de projeto.
Missão Criar oportunidades para o pleno desenvolvimento e a participação social, cultural e política de crianças, adolescentes e jovens, por meio da democratização.
TÍTULO DO ROTEIRO DO PRODUTO
Transcrição da apresentação:

A PROPAGANDA COM USO DA INFORMÁTICA EDUCACIONAL

OBJETIVO GERAL Integrar as tecnologias e mídias existentes na escola visando levar a uma aprendizagem significativa.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Elaborar uma seqüência didática que permita o diálogo entre as formas de linguagem do livro didático, TV aberta, vídeo da TV Escola, Internet; Produzir textos publicitários utilizando os recursos do Paint e do Word;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Analisar os tipos de lugares, as mudanças e permanências históricas em propagandas veiculadas pela Coca-cola nos últimos cem anos; Utilizar site da Internet relacionado ao consumo da Coca-Cola para leitura informativa;

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Utilizar site da Internet relacionado ao consumo da Coca-Cola para leitura informativa; Utilizar as informações obtidas no site sobre Coca-Cola e livro didático de Ciências para elaboração de gráficos no Excel sobre a quantidade de carboidratos, lipídeos, proteínas de uma dieta equilibrada do adolescente.

JUSTIFICATIVA Presença de recursos tecnológicos e mídias na escola subutilizados; A escola perde a oportunidade de aproveitar o potencial que os jovens já trazem e que é resultante do contato íntimo e envolvente com os recursos audiovisuais.

JUSTIFICATIVA Reflexão sobre as mudanças que a integração das mídias pode propiciar na prática pedagógica do professor.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Etapas/ações realizadas Preparação da atividade Pesquisa realizada pela professora multiplicadora sobre textos publicitários veiculados em livros didáticos;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Estudo prévio da professora multiplicadora sobre as características texto publicitário relacionado à Coca-cola, veiculado em livro didático;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Pesquisa preliminar efetuada pela professora multiplicadora sobre sites relacionados às propagandas da Coca-cola e características da linguagem publicitária;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Elaboração de fichas de análise sobre a propaganda da Coca-cola a partir do texto do livro didático e do site sobre as características da linguagem publicitária; Elaboração de slides no Power Point de propagandas da Coca-Cola veiculadas de 1896 até 2003;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Gravação de fragmentos de propagandas veiculadas da Petrobrás, TIM, Sandálias Havaianas, Chevrolet pela TV aberta; Gravação do vídeo Moda e Vestuário da TV Escola; Elaboração de uma seqüência didática.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA 2. Execução da Atividade Identificação pelos professores, em grupos de três, das características do texto publicitário veiculado pelo livro didático escolhido pela multiplicadora através da ficha de análise previamente elaborada;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Mediação da professora multiplicadora através de esclarecimentos de dúvidas surgidas nos grupos; Exibição do vídeo sobre as propagandas veiculadas pela TV aberta;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Discussão sobre aspectos conotativos, denotativos, slogan, logotipo e outras características da linguagem publicitária entre os professores e a multiplicadora; Discussão sobre as características da linguagem audiovisual veiculada pela televisão;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Produção de textos publicitários, em grupos, no Paint e Microsoft Word; Exibição do vídeo Moda e Vestuário da TV Escola; Discussão e apresentação dos professores sobre os aspectos relevantes e interessantes sobre o vídeo exibido;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Exibição dos slides do Power Point sobre as propagandas da Coca-Cola e concomitantemente discussão sobre as características dos locais, das pessoas, as permanências e mudanças históricas e tecnológicas, utilizando as informações veiculadas pelo vídeo Moda e Vestuário.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Produção de gráficos em pizza e colunas no Excel sobre uma dieta apropriada para adolescentes.

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA 3. Avaliação da Seqüência Didática Produção de logotipos e textos publicitários criativos pelos professores; Participação dos professores nas discussões sobre os conteúdos veiculados pelos vídeos da TV Aberta e TV Escola;

DESCRIÇÃO DA EXPERIÊNCIA Elevação da auto-estima dos professores diante da elaboração dos textos publicitários nos computadores.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO Gestores e coordenadores das Centrais de Tecnologias das escolas participantes – organização dos espaços escolares, horários, das tecnologias e mídias existências, dos lanches e almoços oferecidos.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO Gestor da Gerência Regional de Educação – GRE Arcoverde – disponibilização de transporte para deslocamento da multiplicadora para as cidades jurisdicionadas ao NTE.

ENVOLVIDOS NO PROCESSO MEC – promoção do Curso de Mídias na Educação que possibilitou o aprofundamento do referencial didático-pedagógico da multiplicadora.

RESULTADOS ALCANÇADOS Elaboração de uma representação pessoal do conteúdo cujo objeto foi o texto publicitário, materializada através da produção dos textos solicitados;

RESULTADOS ALCANÇADOS A exibição dos vídeos, a discussão em grupos, com o grupo classe e com a professora multiplicadora reorganizaram e enriqueceram de todos os envolvidos mediante uma participação ativa e prazerosa.

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES DATA MARGARIDA FALCÃO –PESQUEIRA – PE 14 MAI/2007 NOSSA SENHORA DE FÁTIMA – SANHARÓ – PE 19 JUL/2007

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO AMARO LAFAYETTE – SERTÂNIA – PE 16 SET/2007 CÔNEGO EMANUEL – VENTUROSA – PE

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO CRISTO REI – PESQUEIRA – PE 46 AGO/2007 CARLOS RIOS – ARCOVERDE – PE 30 OUT/2007

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO ÉDSON RÉGIS – ARCOVERDE – PE 29 OUT/2007 JOSÉ EMÍLIO DE MELO – TUPANATINGA – PE 30 FEV/2008

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO INDUSTRIAL – ARCOVERDE – PE 30 FEV/2008 CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM – PE 11

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO PRESIDENTE MÉDICI – ARCOVERDE – PE 20 MAR/2008 JOSÉ PEREIRA BURGOS – CUSTÓDIA – PE 21

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO OLAVO BILAC – SERTÂNIA – PE 30 MAR/2008 ANTÔNIO GUILHERME – INAJÁ – PE 33 ABR/2008

ESCOLA TOTAL DE PROFESSORES PERÍODO INOCÊNCIO CORREIA LIMA – IBIMIRIM – PE 17 ABR/2008 DUQUE DE CAXIAS – BUÍQUE – PE 25 JUN/2008

TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES

TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES

TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES

TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES

TRABALHOS PRODUZIDOS PELOS PROFESSORES

CRISTO REI - PESQUEIRA

OLAVO BILAC - SERTÂNIA

INOCÊNCIO CORREIA – IBIMIRIM

INDUSTRIAL DE ARCOVERDE

CÍCERO AUGUSTO – IBIMIRIM

PRESIDENTE MÉDICI – ARCOVERDE