PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE CAPTAÇÃO DE RECURSOS PESSOAS FÍSICAS E JURÍDICAS COMPLEXO PEQUENO PRÍNCIPE
DESAFIOS INSTITUCIONAIS DAS ONG´S (Inst. Fonte e Itaú Social)
RESPONSABILIDADE SOCIAL E INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NO BRASIL Cerca de 25% dos presidentes pesquisados indicam sustentabilidade entre os 3 temas prioritários em sua agenda, enquanto quase 50% a indicam como prioridade (McKinsey) 69% empresas brasileiras com um ou mais empregados declara realizar, em caráter voluntário, algum tipo de ação social para a comunidade. Destas, dois terços afirmam que a prática social é habitual. (IPEA)
RESPONSABILIDADE SOCIAL E INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NO BRASIL World Giving Index O nível de doar de um país indica a força da sociedade civil. Brasil 76º lugar de 153 nações, atrás de países como Haiti, Sudão e Libéria. Ranking é liderado por Austrália, Canadá e EUA. Fonte: Charities Aid Foundation (2010) País mal consegue canalizar R$ 7,9 bilhões (0,3% do PIB) para a filantropia, atrás da média mundial de 0,8% do PIB e da latino-americana, de 0,4%. (Mckinsey) No Brasil, os 5-10 principais filantropos doam aproximadamente 0,5% de sua riqueza, por ano, a suas próprias fundações, enquanto nos Estados Unidos a média dos 5 principais filantropos é de 3% (McKinsey)
RESPONSABILIDADE SOCIAL E INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO NO BRASIL 55% acham que devem incentivar a compra de produtos de empresas que tratam bem de sua comunidade e da sociedade. Fonte: Instituto Ethos e Akatu (2010) Apenas 13% dos consumidores acham que as empresas deveriam fazer apenas o que está na Lei Para 87% consumidores aumentaria a chance de compra dos produtos de alguma marca se a empresa tivesse programas de melhoria em saúde e educação. Fonte: Instituto Ethos e Akatu (2010) PENSAR COMO USAR NO DIÁLOGO
Desafio x Oportunidade
Hospital Pequeno Príncipe CAPTAÇÃO DE RECURSOS Hospital Pequeno Príncipe
Divulgação correta dos investimentos sociais Empresas socialmente responsáveis Geração de Valor Compartilhado Valorização Institucional perante a sociedade Consumidor Consciente Credibilidade da empresa Fazer uma animação com as setas! Investimento Social Privado Consumidor Consciente Sociedade Sustentável
Evolução da captação de recursos na composição da receita do HPP – 2000 a 2011
Captação HPP PJ PF Incentivos Fiscais Incentivos Fiscais Investimentos Continuados Parcerias / Projetos Especiais PF Incentivos Fiscais Investimentos Continuados
Incentivos Fiscais Das empresas que usam leis de incentivo fiscal: 44% não usam a Lei Rouanet 62% não usam o FIA (Fundo da Infância e Adolescência) 96% não usam a Lei do Esporte Fonte: Censo Gife (2009-2010) POTENCIAL BRASIL/ANO (FIA) Aprox. R$600 milhões – mas são aplicados aprox. 30% deste total. Atualmente, legislação brasileira permite a renúncia de até 7% do IR devido: 4% - Lei Rouanet – Cultura 1% - FIA – Fundo da Infância e Adolescência 1% - Lei do Esporte 1% - Lei do Idoso
Inv. Continuado
Parcerias / Projs. Especiais
Representatividade da Captação de Recursos no HPP Representatividade Nacional 59,3% do valor captado por renúncia fiscal é proveniente de empresas de fora do Paraná.
Incentivos Fiscais - PF POTENCIAL BRASIL/ANO (FIA) Aprox. R$1,8 bilhões – mas são aplicados aprox. 2,5% deste total. Atualmente, legislação brasileira permite a renúncia de até 6% do IR devido
Inv. Continuado - PF
EMPRESAS PESSOAS FÍSICAS Colaboradores de parceiros Rede do Bem Grandes – Lucro Real – R$ 48 milhões Renúncia Fiscal PJ Consumidores de parceiros Real do Bem Médias e Grandes TMO Parcerias PF – Maior Potencial Renúncia Fiscal PF Micro, Pequenas e Médias Seleção Parcerias PF – Menor Potencial Adote um Leito
O que é um bom projeto de captação de recursos ??
Energia gasta x Potencial de Retorno
Viabilidade / Relação com a realidade
Dificuldade de Execução x Potencial de Retorno
Risco Institucional
Apresentação
Outros pontos importantes...
O que custa pouco para mim e vale muito para o outro? Relação Ganha x Ganha O que custa pouco para mim e vale muito para o outro?
Doação x Investimento Social
Pensar como qualquer negócio. Se colocar no lugar do cliente.
Motivações são diferentes de pessoa para pessoa Por quê as pessoas doam? Motivações são diferentes de pessoa para pessoa
Prestar contas – Compartilhar resultados
Brilho nos olhos!
Obrigado! Felipe Engelhardt de Carvalho felipe.carvalho@hpp.org.br