Apresentação do Projeto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO E DO PLANEJAMENTO DOS ESTADOS BRASILEIRO E DO DISTRITO FEDERAL - PNAGE.
Advertisements

Sistema Estadual de informática de Governo e ATI
Objetivo Promover o aperfeiçoamento contínuo dos programas de governo por meio da avaliação e da revisão programática visando a elaboração do PLRPPA.
Avaliação do Plano Plurianual
CC, MP, MDA, MDS, MEC, MME, MS, MI, MMA, MCidades, MTE, MinC, MAPA, SEAP, SEPPIR, FUNAI Fevereiro/2008.
Curso de Administração Matriz Curricular: 2009_2 Diretoria: Ciências Exatas e Gerenciais Diretor: Prof. Luiz Felipe Quel Disciplina: ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA.
CGEE CONTRATO DE GESTÃO LINHAS DE ATIVIDADE AÇÕES AÇÕES EM CURSO AÇÕES NOVAS.
Atribuições do Gabinete Pessoal do Presidente
Plataforma Ipea de Pesquisa em Rede Biênio 2012/2013
GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
SAGE Semana Técnico Administrativa – Dirad
Como o Governo formula sua Estratégia
Sistema Agropensa de Inteligência Estratégica
Plano Plurianual Participativo 2008 – 2011
IPPUC Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
III Seminário – Democracia, Direito e Gestão Pública
AGENDA Processo de Implantação Garantias para Sucesso do Projeto
RELATÓRIO DA AÇÃO GOVERNAMENTAL Relatório da Ação Governamental 2004 Subsidia à Assembléia Legislativa no processo de alocação de recursos, baseado.
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
EXEMPLO DE FLUXO PARA O DESENVOLVIMENTO DE ANÁLISE CRÍTICA DO SGQ
ÁREA DE RECURSOS HUMANOS - ARH Novo Modelo de Gestão de Pessoas 09/06/2010.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
I SEMINÁRIO DE PLANEJAMENTO DA RFPOM
RELATÓRIO ANUAL DE GESTÃO E AVALIAÇÃO DO PLANO Brasil, 2007 UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA INSTITUTO DE SAÚDE COLETIVA - UFBA Departamento Saúde Coletiva.
Agenda Estratégica 2011/ de março de 2011 Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio 1.
Cuiabá-MT, jan/2011. GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO SECRETARIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO GERAL DO ESTADO DE MATO GROSSO - SEPLAN Atualização do Plano.
Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual
Ministério da Fazenda Secretaria de Acompanhamento Econômico 1 Programa de Fortalecimento da Capacidade Institucional para a Gestão em Regulação Objetivo:
Estrutura Funcional da Rede Goiás
Monitoramento e Avaliação
A EMPRESA... A Tower Tech é uma empresa de informática que atende a um público mais exigente e busca QUALIDADE em seus serviços. Nosso público-alvo abrange.
Seminário de Planejamento no Âmbito do SUS
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
Sistema de Informação de Custos do Governo Federal
O PDTI como ferramenta de Gestão da TI
PLANO NACIONAL DA CULTURA EXPORTADORA (PNCE) E
Incentivo para o Desenvolvimento 2º Convênio FNP-SEBRAE Abril/2010 a Setembro/2011 Brasília, 13 de abril de 2010.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
13ª. Reunião Ordinária Comitê Rede de Disseminação, Informação e Capacitação Proposta de Plano de Trabalho para de fevereiro de 2012.
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
IMPLEMENTAÇÃO DO DECRETO 7.508/11
1 O papel da informação de custos para a Secretaria do Tesouro Nacional SETEMBRO B R A S Í L I A.
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
e2pc mais que um produto, um projeto a quatro mãos em busca da presença digital.
GESTÃO ESTRATÉGICA SEFAZ/MS
PAINEL ASSECOR PPA : ORIENTAÇÕES ESTRATÉGICAS E DESAFIOS METODOLÓGICOS Brasília, 03 de março de 2015.
Governo do Estado do Rio Grande do Norte
Avaliação na Atenção Básica
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
V Seminário de Mobilização Social em Saúde “Pensando e Agindo Coletivamente” Núcleo de Mobilização Social da Assessoria de Comunicação Social - SES/MG.
Câmara Municipal de Olímpia Lei de Diretrizes Orçamentárias 2010
12ª REUNIÃO DA COGEF CURITIBA, 04 DE JULHO DE ª REUNIÃO DA COGEF Plano de Trabalho da CT PRODEV CURITIBA, 04 DE JULHO DE 2011.
SEMINáRIO SANTA CATARINA 2015
PNAGE/RN Congresso CEARÁ de Gestão Pública Área Temática: Gestão Pública Painel: PNAGE - Experiências e Andamento Painelista: Anna Cláudia Nobre (PNAGE/RN)
Atuação dos agentes de Controle Social
Excelência na Gestão Pública
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SISTEMA
Gestão Estratégica Sistema Confea/Crea Plano Estratégico Execução Monitoramento.
MAIO 2010.
Projeto de Modernização da Gestão Pública do Governo do RN
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Copyright ©2014 Porto Consultoria & Serviços – todos os direitos reservados.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
Desenvolvimento Regional e Governança. Diretrizes Estratégicas Redução das desigualdades regionais GOVERNANÇA REGIONAL - Realização de Seminário.
Transcrição da apresentação:

Apresentação do Projeto Agenda Abertura Oton Nascimento Júnior – Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Apresentação do Projeto Mário Andreuzza – Coordenador Geral do Projeto Raul Sturari – Coordenador de Prospectiva Fernando Fernandes – Coordenador de Inteligência Considerações Finais Sulamita de Aquino P. M. Cunha – Superintendente de Planejamento e Desenvolvimento Rúbia Erika Prado Cardoso – Gestora de Planejamento e Orçamento 2

Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento do Estado de Goiás 09 de fevereiro de 2010 3

IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO INTELIGÊNCIA E PROSPECTIVA ESTRATÉGICA (NIPE) O PROJETO IMPLEMENTAÇÃO DO NÚCLEO INTELIGÊNCIA E PROSPECTIVA ESTRATÉGICA (NIPE) E ELABORAÇÃO DO PLANO GOIÁS 2030  

(coordenar a construção do Plano e monitorá-lo) O PROJETO Cria o NIPE (coordenar a construção do Plano e monitorá-lo) Elabora o Plano Estratégico (Metodologia iterativa e interativa) INÉDITO 2030 NIPE

O PROJETO Estrutura Governador decisor estratégico Grupos de interatividade Estrutura Secretário de Planejamento e Desenvolvimento supervisor 1º escalão Poder Executivo Grupo de Acompanhamento Institucional Comitê de Inteligência e Prospectiva NIPE 01 Coordenador 06 Servidores Consórcio Sagres 01 Coordenador Geral 02 Coordenadores temáticos 02 Consultores Grupo Técnico Institucional Especialistas Assessoria administrativa Sociedade em geral (Consulta WEB) Assessoria de Comunicação Social Assessoria de Tecnologia da Informação Consultores Facilitadores Pessoal de escritório

O PROJETO Características Financiamento: BID , no âmbito do Programa Nacional de Apoio à Modernização da Gestão e do Planejamento dos Estados e do Distrito Federal (PNAGE) Contrato: PNAGE/GO Prazo: 10 meses Apoio metodológico: Consórcio que reúne o Instituto Sagres – Política e Gestão Estratégica Aplicadas (líder), Menthor Consulting, Marvel Consulting e a SLA Consultoria em Estratégia Execução: SEPLAN

O PROJETO Produtos Implantação do NIPE Diagnóstico Estratégico; Análise Prospectiva com a descrição dos cenários de referência, foco e otimista; Plano Goiás 2030; Propostas das principais políticas públicas de longo prazo, bem como os objetivos estratégicos de longo prazo para os PPAs posteriores; Elaboração da Carteira de Programas Estruturantes/ Linhas de Financiamentos; Produtos

O PROJETO Produtos 40 h 50 servidores 20 horas por semana 80 h Programa de Capacitação Produtos Prospectiva Estratégica Inteligência Estratégica Dinâmicas Governantes Alinhamento dos PPA’s e LOA’s com o Plano Goiás 2030 40 h 50 servidores 20 horas por semana 80 h 02 servidores 40 horas por semana Segurança da Informação 40 h 20 servidores 20 horas por semana Inteligência de Negócios (BI)* * Somente para integrantes do NIPE e TI. Faz parte de outro contrato.

O PROJETO Produtos 3 h 300 pessoas Seminários Apresentação e sensibilização do Plano Goiás 2030 (30 Março) Divulgação do Plano Goiás 2030 3 h 300 pessoas

NÚCLEO DE INTELIGÊNCIA E PROSPECTIVA ESTRATÉGICA - NIPE-

O NIPE Função e atribuições É órgão de assessoramento do Governo do Estado responsável pela coleta, análise e difusão de informações e conhecimentos, como subsídio para a tomada de decisões estratégicas. Monitora e avalia eventos, atores e indicadores presentes nos diversos cenários para ratificar ou retificar as Políticas Públicas expressas no Plano Goiás 2030 e que orientarão a elaboração dos próximos PPA(s).

Inteligência Estratégica O NIPE Foco MONITORAR O PRESENTE I NFORMAÇÃO Inteligência Estratégica Inteligência Corrente CONSTRUIR O FUTURO Inteligência Prospectiva EVENTOS ATORES INDICADORES

02 (dois) Analistas de Cenários; O NIPE Composição Equipe de Inteligência Estratégica Analista de Segurança da Informação Coordenador Equipe de Análise Prospectiva 01 (um) Coordenador; 02 (dois) Analistas de Cenários; 03 (três) Analistas de Inteligência Estratégica; e 01 (um) Analista de Segurança da Informação

Características Mínimas O NIPE Características Mínimas • legitimidade, legalidade e controles • ampla capacidade de busca • coordenação centralizada no mais alto nível • existência de uma doutrina única • existência de estrutura organizacional • capacidade de proteção aos conhecimentos produzidos 15

Características Mínimas O NIPE Características Mínimas • Implantação customizada e baseada em um projeto Ética Transparência no desempenho Boa estrutura de TI Capacitação e dedicação dos profissionais Integração à prospectiva e ao planejamento estratégico Análise da relação custo x benefício 16

O NIPE Perfil possuir mente analítica e capacidade de síntese; possuir raciocínio lógico e prospectivo; ser intuitivo, meticuloso e perceptivo; possuir visão sistêmica; ser capaz de interpretar dados; saber mapear e utilizar-se de redes de contato; expressar-se bem, de forma oral e escrita; saber gerar recomendações de acordo com a análise.  

Rotina O NIPE Produtos Norteador Plano Goiás 2030 Comunicados ou Alertas Informações Apreciações Avaliações de Conjuntura Relatórios Rotina

Principais Benefícios O NIPE Principais Benefícios Fonte: IBRAMERC/Dez2007 19

  Instrumento estratégico de planejamento e gestão PLANO GOIÁS 2030 definição dos Programas Estruturantes  orientação dos próximos PPA objetivo principal GOIÁS NOVO PATAMAR DE DESENVOLVIMENTO FUTURO PROMISSOR MELHORES SERVIÇOS À POPULAÇÃO

PLANO GOIÁS 2030 Importância Trata-se de um planejamento de Estado e não de governo, que contribui para subsidiar políticas públicas e ações governamentais por meio dos Planos Plurianuais (PPAs), ao mesmo tempo em que aponta rumos para a iniciativa privada e a sociedade em geral, prospectando caminhos para incrementar o desenvolvimento econômico e social.

Objetivos Estratégicos PLANO GOIÁS 2030 Cenário Foco PPA 2012 2015 PPA 2016 2019 PPA 2020 2023 PPA 2024 2027 PPA 2028 2031 Plano Goiás 2030 Obj. PPA 2015 Obj. PPA 2019 Obj. PPA 2023 Obj PPA 2027 Obj PPA 2031 = Obj Estr 2030 Objetivos Estratégicos

PLANO GOIÁS 2030 Os desafios Prazo – 10 meses Ano eleitoral Ampla consulta web Projeto de Estado => cinco gestões governamentais Sensibilização e participação dos órgãos públicos e da sociedade

NIPE PLANO GOIÁS 2030 A Metodologia ANÁLISE PROSPECTIVA GESTÃO INTELIGÊNCIA ESTRATÉGICA COMUNICAÇÃO SOCIAL A Metodologia ANÁLISE PROSPECTIVA GESTÃO ESTRATÉGICA Diagnóstico Análise dos ambientes interno e externo Capacitações Dinâmicas Governantes Alinhamento LP/PPA/LOA MAPA ESTRATÉGICO Plano Goiás 2030 Seminário A NIPE Seminário final Capacitações Prospectiva Inteligência Seg. da Info. Relatório final ANÁLISE DE DESEMPENHO RESULTADOS INDICADORES METAS DINÂMICAS GOVERNANTES ACOMPANHAMENTO DE CENÁRIOS Planejamento médio prazo (PPA) Sensibilização Planejamento curto prazo (LOA) Plano de Trabalho

FASES GOIÁS 2030 PLANO GOIÁS 2030 Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Composição do NIPE, CPI e grupo de interatividade Plano de Trabalho detalhado Sensibilização da alta administração e definição das Diretrizes Estratégicas Fase 1 Fase 2 Capacitações: Prospectiva, Inteligência e Segurança da Informação Implantação do NIPE Seminário de Apresentação do Projeto Fase 3 Diagnóstico: análises dos ambientes interno e externo Consulta Áugures Consolidação Variáveis Críticas e Indicadores Interação preliminar à Consulta Áugures Processamento dados da Identificação e descrição dos cenários futuros Mapa Estratégico Programas Estruturantes Fase 4 Fase 5 Capacitações: Alinhamento do PPA e do Orçamento Anual ao Plano Goiás 2030 Dinâmicas Governantes Fase 6 Elaboração do Plano Goiás 2030 Divulgação do Seminário de Apresentação do Plano Diagramação e impressão Relatório final

Conclusão

ONTEM

HOJE

VOCÊ PODE AJUDAR A CONSTRUIR E AMANHÃ? 2030 VOCÊ PODE AJUDAR A CONSTRUIR O FUTURO DE GOIÁS!!!

Letra: José Mendonça Teles Música: Maestro Joaquim Jayme ......................................................... ............................................................ O cerrado, os campos e matas, a indústria, gado, cereais. Nossos jovens tecendo o futuro, poesia maior de Goiás! A colheita nas mãos operárias, benze a terra, minérios e mais: O Araguaia dentro dos olhos me perco de amor por Goiás! ................................................. Hino de Goiás Letra: José Mendonça Teles Música: Maestro Joaquim Jayme

Dúvidas e Perguntas

Mário Andreuzza Raul Sturari Fernando Fernandes (51) 9331 6858 (61) 3272-7078 mario.andreuzza@sagres.org.br www.sagres.org.br Raul Sturari (61) 7814-9625 (61) 3272-7078 Fernando Fernandes (61) 9983 4303 (61) 3272-7078 raulsturari@sagres.org.br www.sagres.org.br fernando.fernandes@sagres.org.br www.sagres.org.br

Considerações Finais Preencher o Formulário de Manifestação de Interesse Prazo para Manifestação de Interesse – até 12/02/2010 (e-mail: planogoias2030@seplan.go.gov.br) Critérios de Seleção – Formulário, Currículo, Entrevista e Referências Resultado Final – 26/02/2010 Início dos Trabalhos – 01/03/2010 Contatos: rubia@seplan.go.gov.br; sulamita@seplan.go.gov.br