Casos de sucesso na Economia portuguesa.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I ENCONTRO COOPERATIVAS E ASSOCIAÇÕES APÍCOLAS DOS AÇORES
Advertisements

SETOR AUTOMOTIVO MERCOSUL E UNIÃO EUROPÉIA
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA
Prof. Jaime Augusto Chaves
País exporta US$1 bi em móveis
Índice INTRODUÇÃO NOVA LINHA DE CRÉDITO BONIFICADA PARA MICRO E PEQUENAS EMPRESAS DA MADEIRA II 2.
SITUAÇÃO ECONÓMICA E FINANCEIRA
UNIÃO EUROPEIA Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
1. 2 História do Banco BESA e a sua Missão Estratégias do BESA Meio Envolvente Transaccional Pontos de Reflexão Acções Comerciais.
Financiamento de Iniciativas de Valor Empresarial INDEG 16 de Fevereiro de
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Sucessos da Economia Portuguesa
A GLOBALIZAÇÃO (DR 4) O espaço em que vivemos está cada vez mais “pequeno”. Hoje, temos acesso a todas as informações em directo, do furacão à guerra,
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
DISTRIBUIÇÃO TURÍSTICA
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
16. A COMPETITIVIDADE DE PORTUGAL
Estratégia Empresarial
CASO GERDAU A IMPORTÂNCIA DO MERCADO DE CAPITAIS NA VISÃO DAS EMPRESAS
Estratégias e Comercialização de um Mercado Consolidado
Pesquisa IBRC Como está o investimento das empresas em relacionamento
Uma empresa familiar que prima pela qualidade!
Mestrado Gestão de Informação Margarida Afonso 2001 Informação Sectorial Informação Operacional Informação Demegráfica e Social Informação sobre Desempenho.
Projetos Especiais de Comunicação Eletrônica Setorial
Comércio Exterior, suas Motivações, Importância, Mercadorias e Países.
Curso EFA – Nível Secundário
DIVISÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO DIT
Factores que permitiram o desenvolvimento do turismo
ZON Multimedia Luís Lopes Lisboa, 12 de Março de 2008.
A nossa Missão Ajudar as empresas portuguesas a exportar mais
Linhas orientadoras- Horizonte
..
Enquadramento CUF é o maior grupo químico português
Workshop Bureau Veritas, 4 Junho 2013 Semana da Responsabilidade Social Práticas Operacionais Justas João Rui Ferreira, Presidente da APCOR.
EUROSTAR CARTA DE APRESENTAÇÃO.
E-Business a Nova Economia
Políticas de ciência e Tecnologia, Out.-Dez. 2002
"Os desafios da Gestão e da Qualidade do Ensino Superior nos Países
GRUPO ...NOSSOS:.
BIOGA Santiago de Compostela, 12 Junho Invicta Angels Temas A Invicta Angels e os fundos de Co-Investimento Selecção de Projectos e Processo de.
50 º ENCONTRO DOS DESCOBRIMENTOS España - Brasil
Energy Management and Policy
dos Objectivos à Concretização
1. Breve Apresentação do Grupo Visabeira
por Diogo Gomes de Araújo
© LFC Management Direitos reservadoswww.lfcmanagement.net CASA DO BRASIL CASA DO BRASIL.
Globalização.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL Iniciou na Inglaterra nas últimas décadas do século XVIII onde substituía a mão-de-obra por maquinários.
CONFERÊNCIA ANUAL AIP/AJEco - QUE FUTURO PARA A INDÚSTRIA PORTUGUESA - IBEROMOLDES Henrique Neto.
Inclusão – estímulo importante para o futuro sucesso do Corredor Turístico Maputo - Hluhluwe James Seymour e Shakila Maharaj Turismo KwaZulu-Natal Março.
Financiamento às Empresas SINERCLIMA Batalha, 25 de Fevereiro de 2010.
Apresentação na Câmara
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
CURSO DEFESA NACIONAL 1998 GLOBALIZAÇÃO, CRISES FINANCEIRAS E REFORMA DAS INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS INTERNACIONAIS Abel M. Mateus Professor Universidade.
Novos Sectores Exportadores. 1. Os Novos sectores Exportadores 1.1 Caracterização: “As exportações portuguesas evoluíram para sectores mais sofisticados,
A importância do Conhecimento Smart Management Nuno Miguel Alves 30 Julho 2015.
Formação de Preços: Indústria Aeronáutica
Governança Corporativa
Peter FERDINAND DRUCKER
Economico SEMANÁRIO SEGUNDA-FEIRA, 31 DE MAIO DE 2010 | Nº 3890PREÇO (IVA INCLUÍDO): CONTINENTE 1,60 EUROS.
Mercados e Negociação Comercial Docente: Fernanda Policarpo Discentes: Eduardo Rama / Naíde Neves.
Mercado Eléctrico Instituto Politécnico de Portalegre Escola Superior de Tecnologia e Gestão Administração de Publicidade e Marketing 2º Ano 2010/2011.
0 Apresentação de Resultados 1º Semestre de 2013 LISBOA, 25 DE JULHO DE 2013.
Turismo no Brasil e no Mundo Turismo é um dos segmentos econômicos que mais têm crescido no mundo. Segundo a World Tourism Organization, nos últimos anos.
Globalização. Origens da globalização O que se fala sobre a globalização: - Propagação mundial do capitalismo - Expansão da indústria em direção aos.
Importância do Investimento. Noção de investimento O investimento representa a aquisição de capital novo que assegura a manutenção, a expansão e/ou a.
OBSERVATÓRIO DO VINHO Análise de Mercados de Exportação EUA – Canadá – Brasil - Angola.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

Casos de sucesso na Economia portuguesa

Introdução Aspectos em que a apresentação se irá focar: Empresas de sucesso em Portugal Características das empresas Grupo Sonae

Empresas com sucesso

TechFrame

Caracterização da empresa empresa de investigação, desenvolvimento e comercialização de sistemas informáticos; é predominante nos mercados em que actua, a nível nacional; Possui actualmente clientes activos em Portugal, Espanha, Angola, Áustria, Moçambique e Macau, a empresa encontra-se em fase de internacionalização.

TAP

Aspectos positivos da empresa: A TAP Air Portugal é a maior transportadora aérea portuguesa; voa para 48 destinos em quatro Continentes, com uma frota moderna, uniformizada e tecnicamente actualizada.

Galp Energia

 ”Património” da empresa A Galp Energia é a holding responsável pela reestruturação do sector energético em Portugal Detentora de 100% da Petrogal e da GDP

CTT Correios de Portugal

Caminhos de Ferro de Portugal

Estas empresas proporcionam: Emprego Reforço do crescimento económico Expansão da economia portuguesa

Sonae

História:   1959 É fundada a Sonae . Sociedade Nacional de Estratificados 1962 Arranque da produção de termolaminado decorativo (Laminite) 1965 Sonae contrata Belmiro de Azevedo 1965-1970 Concentração de esforços na produção do laminado decorativo 1971 Diversificação da Sonae, através da aquisição da NOVOPAN fábrica de aglomerados de madeira) e investimentos adicionais destinados à produção de aglomerado revestido (Aglomerite). 1983 Lançamento da Sonae no mercado de capitais com uma capitalização bolsista de 500.000 contos (€ 2,493 milhões)

1984 Constituição da Modelo Continente Hipermercados, SARL (com o grupo francês Promodes como co-accionista) Aposta na área do Turismo: . Participação maioritária da Sonae na Solinca – Investimentos Turísticos, SARL . Contrato de gestão com a Sheraton Overseas Management Corporation Criação da Sonae (UK), Ltd 1985 Abertura do 1º hipermercado português: Continente (Matosinhos) 1988 Constituição da holding: Sonae Investimentos, SGPS

1989 Início de actividade da Sonae Imobiliária Abertura dos dois primeiros centros comerciais geridos pela Sonae – Portimão e Albufeira Aquisição da Spanboard (Irlanda) Compra da STAR Fim da década de 80 A Sonae era a maior empresa privada não financeira de capitais maioritariamente portugueses em Portugal. Desenvolvimento de negócios estratégicos e controle financeiro de negócios não estratégicos. 1990 Lançamento do Público, SA: primeiro jornal de expansão nacional Criação da Sonae Distribuição no Brasil. 1993 Sonae Indústria adquire uma posição de controlo na Tafisa (um dos dois maiores grupos no sector dos painéis de madeira de Espanha) 1995 1ª empresa portuguesa representada no WBCSD (World Business Council for Sustainable Development) Crescimento internacional e redução da diversidade do portfólio de negócios.

2004 Alteração de designação da Sonae Imobiliária para Sonae Sierra 2005 Cisão da Sonae Indústria Alienação da Sonae Distribuição Brasil, SA ao Grupo Wal-Mart Lançamento mundial da Banda Larga Móvel – Kanguru 2007 Alterações na estrutura de gestão - Belmiro de Azevedo torna-se Chairman da Sonae Paulo Azevedo assume a Presidência Executiva Aquisição do Carrefour Portugal pela Sonae Distribuição Reforço da Internacionalização da Sonae Sierra com 50% activos fora de Portugal Cisão da Sonae Capital 2008 Sonae Distribuição e RAR formalizam acordo para juntar operações de viagens, a Geotur e a Star, criando uma nova empresa, participada a 50% por cada um dos Grupos e dotada de uma gestão conjunta. Aquisição da cadeia de retalho Espanhola do Grupo Boulanger, especializada em electrodomésticos e electrónica de consumo. Sonae Sierra detêm participação em 50 shoppings

A Sonae é o maior grupo privado português, com interesses em diversas áreas de negócio: retalho alimentar e não alimentar; desenvolvimento e gestão de centros comerciais; telecomunicações fixas e móveis; media, internet e novas tecnologias. O grupo opera em 8 países, com um volume de negócios consolidado que ronda os 4.627,7 milhões de euros.

Tem várias lojas e hipermercados espalhados por Portugal e não só.

Continente

Modelo

Worten

Sport Zone

Portugal já exporta mais para Angola do que para os EUA A relevância de Angola para a economia portuguesa é cada vez maior. Já é o primeiro mercado fora da Europa para as exportações de mercadorias e serviços. Angola já passou os Estados Unidos e é, neste momento, o quinto principal mercado de destino das exportações portuguesas. A sua importância para a economia nacional vai continuar a aumentar. Até ao final do ano, as vendas deverão ultrapassar os dois mil milhões de euros, o que significa que Angola passará também o Reino Unido.

Conclusão Nem tudo são aspectos negativos e para fazer frente á recessão económica que se faz sentir , estas empresas são necessárias, pois são elas que mais fazem com que o país avance economicamente.

Trabalho realizado por: Trabalho Realizado por : - Vanessa Teixeira - Rui Barros - Raúl Leão - Andreia Carneiro - Sofia Pereira Ano. Turma: 11º3A Professora: Paula Silva Disciplina: Economia A