GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
Advertisements

Tipos de Indicadores Por Carlos Reis.
AULA 1 - INTRODUÇÃO “todos os caminhos são válidos para quem não tem idéia de para onde quer ir” (Lewis Carroll)
MANIFESTO DO MARKETING DE RELACIONAMENTO
Empreendorismo para Computação Criando Negócios de Tecnologia
Administração Financeira III
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
POR QUE USAR INDICADORES?
Pós-Graduação - EAD FACINTER
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Empreendedorismo nas Empresas
PROGRAMA DEC SINDUSFARMA
DISCIPLINA: Gestão em Marketing
FTAD – FORMAÇÃO TÉCNICA EM ADMINISTRAÇÃO MÓDULO DE MARKETING
Branca e Henrique UNIDADE 5 - Projeção de vendas Módulo I – MERCADO UNIDADE 5 - Projeção de vendas Nesta unidade, você descobrirá a importância.
Uma carta de GLORIA MAYFIELD!!!!!
Universidade Federal Fluminense
CURSO DE CERTIFICAÇÃO. CURSO DE CERTIFICAÇÃO Para Distribuidores comprometidos! Para quem é o Curso de Certificação? Para Distribuidores comprometidos!
Inteligência Competitiva & Pesquisa de Mercado
Empreendedorismo – Unidade 1
Planejamento de Negócios aula 01-PLANO DE NEGÓCIOS
PLANO DE NEGÓCIO.
Empreendedorismo _____________________________________________
EMPREENDEDORISMO Os pilares do ensino empreendedorista são a formação de atitudes e o desenvolvimento de técnicas de planejamento.
Aula 1 Princípios de Marketing Profa. MSc. Daniela Ferreira Suarez
BOA NOITE A TODOS Gestão de negócios e empreendedorismo.
Administração de Marketing I
GESTÃO DE PROJETOS Aula 5 1.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA I
Prof. Msc. Magali de Macedo
Prof. Msc. Magali de Macedo
IDENTIFICANDO OPORTUNIDADES
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
Agenda PLANO de NEGÓCIOS.
Função da Administração:
Planejamento Estratégico
ESTÁGIOS NA CRIAÇÃO DE UM NEGÓCIO
Empreendedorismo Prof. Dr. José Dornelas.
O PLANO DE MARKETING.
Hoje: Empreendedorismo como opção de carreira, Análise de Mercado, Oportunidades de Negócios. Os sete pecados capitais do empreendedor Consultoria lista.
Curso de Administração com Ênfase em Marketing
4º Período Ciências Contábeis Aulas 23 e 24 – Semana 12 Contabilidade e Responsabilidade Socioambiental 1.
O plano de Negócio.
O PROCESSO EMPREENDEDOR.
Transformando estratégia em ação
Técnicas de Empreendedorismo
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA VIII
GASTOS Investimento inicial, custos e despesas
APRENDENDO A EMPREENDER GERENCIANDO UM NEGÓCIO SUSTENTÁVEL.
Plano de Negócio Exercício.
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A SEGUNDA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Empreendedorismo Prof. Msc. João Neto. Apresentações e Expectativas.
ESTRATÉGIA EMPRESARIAL
Prof. Ms. Luiz Fernando Empreendedorismo Aula 1 Conceitos essenciais.
Empreendedorismo, transformando idéias em negócios (roteiro da entrevista com empreendedor) Prof. Dr. José Dornelas.
CONCEITO E FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
BSC Balanced Scorecard
EMPREENDEDOR X ADMINISTRADOR
1 Universidade Presbiteriana Mackenzie Planejamento Estratégico Módulo 7- Balanced Scorecard.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA V. Plano de negócios ☺ O PLANO DE NEGÓCIOS É CONDIÇÃO ESSENCIAL DOS GRANDES NEGÓCIOS DE SUCESSO. ☺ ELE SÓ DEVERÁ SER.
BEM VINDOS UNIDADE PINK FAMILY & CONVIDADOS.
COMO ABRIR SEU PRÓPRIO NEGÓCIO Vontade e uma boa ideia não bastam, é preciso planejamento adequado.
Profa. Bruna Panzarini Aula 9- Administração Estratégica Professora Bruna Panzarini.
S.A.S EMPREENDIMENTOS E CONSULTORIA ENDEREÇO: AV. ALBUQUERQUE LIMA, 711 – SL 21 SHOPPING PATATIVA ASSARÉ 1ª ETAPA- CONJUNTO CEARÁ FORTALEZA – CE CNPJ:
Modelo do planejamento estratégico
Administração Estratégica Unip Universidade Paulista Aula 13 - Apêndice Balanced ScoreCard (BSC) como ferramenta de implementação e controle da estratégia.
A ULA 1 - EMPREENDEDORISMO Lea Andrade
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA II PATRICIA AZEVEDO

CONCEITO DE PLANO E NEGÓCIOS É um documento que contém a caracterização do negócio, sua forma de operar, suas estratégias, seu plano para conquistar uma fatia do mercado e as projeções de despesas, receitas e resultados financeiros. (SALIM, 2001 – p. 16) Documento formal contendo uma declaração de missão, a descrição dos bens e serviços da empresa, uma análise de mercado, projeções financeiras e uma descrição das estratégias da direção para alcançar os objetivos da empresa. esadmba.wordpress.com/glossario/ O plano de negócios age com um rascunho do seu projeto e possibilidade de sistematização das idéias do empreendedor. Apresenta a vantagem de poder ser revisado e aprimorado antes que os recursos tenham sido utilizados. PATRICIA AZEVEDO

EMPREENDEDORISMO É o envolvimento de pessoas e processos que, em conjunto, levam à transformação de idéias em oportunidades. A perfeita implementação destas oportunidades leva à criação de negócios de sucesso. (DORNELLAS, 2008 – p. 22) Característica daquele que tem habilidade para criar, renovar, modificar, implementar e conduzir empreendimentos inovadores. PATRICIA AZEVEDO

RELAÇÃO ENTRE PLANO DE NEGÓCIOS E EMPREENDEDORISMO EMPREENDEDORES PATRICIA AZEVEDO

VISÃO HISTÓRICA DO EMPREENDEDORISMO Meados sec 17 - Acordo com o governo Sec 18 - diferenciação entre capitalismo e empreededorismo Fim do séc 19 – confusão entre empreendedor com o administrador Década de 50/60 – o empreendedorismo era mal visto – cultura de empregado. Virada do séc – empreendedorismo toma forma no Brasil PATRICIA AZEVEDO

IDENTIFICAR E AVALIAR A OPORTUNIDADE Pesquisa de Mercado Pesquisar a concorrência Pesquisa de possível satisfação do cliente PATRICIA AZEVEDO

CASE I IDENTIFICANDO OPORTUNIDADE DE NEGÓCIO MARCOS É CASADO E TEM DUAS FILHAS ADOLESCENTES. TEM OBSERVADO QUE TODOS OS FINS DE SEMANA SUA ESPOSA E FILHAS GASTAM EM TORNO DE R$ 200,00 EM UM SALÃO DE BELEZA QUE FICA NA QUADRA ABAIXO DAS QUE ELAS MORAM. QUANDO MUITAS VEZES SE PROPÕE A BUSCÁ-LAS PERCEBE QUE, INDEPENDENTE DO HORÁRIO, O SALÃO ESTÁ SEMPRE CHEIO BEM COMO OS OUTROS DOIS SALÕES QUE EXISTEM NA QUADRA. MARCOS TEM IDENTIFICADO UMA POSSIBILIDADE DE LUCRAR COM SALÃO DE BELEZA. AVALIE QUAL DAS OPORTUNIDADES , CONFORME O PROCESSO EMPREENDEDOR, É A MAIS INDICADA PARA MARCOS. PATRICIA AZEVEDO

OPORTUNIDADE I NA SUA QUADRA EXISTE UMA LOJA BEM DE FRENTE PARA A RUA NO TAMANHO IDEAL PARA O SALÃO. O ALUGUEL ESTÁ DENTRO DE SEU ORÇAMENTO. EM SUA QUADRA NÃO EXISTE NENHUM SALÃO DE BELEZA. MARCOS REALIZA UMA PESQUISA INFORMAL COM SUAS VIZINHAS E SUA FAMILIA E VERIFICA QUE TODAS GOSTARIAM DE TER UM SALÃO MAIS PRÓXIMO DE CASA. FAZ OUTRA PESQUISA EM QUE VERIFICA QUE O EQUIPAMENTO MÍNIMO NECESSÁRIO PARA INICIAR O NEGÓCIO CUSTA O VALOR REFERENTE A UM DOS CARROS DA FAMÍLIA. PATRICIA AZEVEDO

OPORTUNIDADE II NA QUADRA ONDE ESTÁ LOCALIZADO O SALÃO EM QUE SUA FAMILIA COSTUMA FREQUENTAR EXISTE UMA LOJA VIRADA PARA DENTRO DA QUADRA NO TAMANHO IDEAL PARA O SALÃO. O ALUGUEL ESTÁ BEM ACIMA DE SEU ORÇAMENTO MARCOS REALIZA UMA PESQUISA INFORMAL COM AS FUNCIONÁRIAS DOS OUTROS SALÕES E DESCOBRE QUE O SALÃO QUE SUA ESPOSA E FILHAS FREQUENTAM FOI, NA VERDADE, O TERCEIRO A SER ABERTO E QUE A PARTIR DE QUINTA FEIRA PESSOAS QUE NÃO TENHAM FEITO RESERVA ANTECIPADA NÃO CONSEGUEM SER ATENDIDAS TENDO QUE PROCURAR EM OUTRA QUADRA JÁ QUE OS OUTROS DOIS SÃLÕES DA QUADRA LOTAM A PARTIR DE TERÇA FEIRA. VERIFICA AINDA QUE POR FALTA DE DIVULGAÇÃO QUATRO SALÕES JÁ TENTARAM ABRIR SUAS PORTAS NA QUADRA SEM OBTER SUCESSO APÓS TRÊS MESES. PATRICIA AZEVEDO

OPORTUNIDADE III DURANTE SUA PESQUISA INFORMAL MARCOS RECEBE UM CONVITE DA DONA DO PRIMEIRO SALÃO QUE SE LOCALIZA NA QUADRA EM QUE SUA FAMILIA COSTUMA FREQUENTAR PARA SE TORNAR SÓCIO. A DONA EXPLICA QUE, APESAR DO MOVIMENTO INTENSO, PARA NÃO PERDER A FREGUESIA JÁ FIDELIZADA HÁ TRÈS ANOS, ELA PRECISA EXPANDIR O NEGÓCIO MAS QUE NÃO POSSUI CAPITAL PARA TAL. MARCOS PERCEBE QUE O CAPITAL INICIAL NECESSÁRIO PARA ENTRAR NA SOCIEDADE É MAIOR DO QUE NECESSÁRIO PARA ABRIR O NOVO SALÃO NESTA QUADRA. PATRICIA AZEVEDO