Treinamento, Conscientização e Prevenção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Primeiros Socorros em Acidentes Oculares
Advertisements

SUPERVISOR / EMPREGADO
EPI’s (Equipamentos de protecção individual). OBJECTIVOS Definir EPI’s Identificar alguns EPI’s Sinalização que obrigue a sua utilização.
USO DE ANDAIMES 100% USO DE ANDAIMES 100% N B R 6404 SEGURANÇA NOS ANDAIMES.
Muitos estudos foram realizados a fim de saber se a suplementação de creatina tem efeitos negativos sobre o corpo. Após dezenas de estudos, não foi encontrada.
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
21ª Jornada Gaúcha de Medicina do Trabalho Jornada Dr. Sérgio Xavier da Costa Porto Alegre, outubro de 2014.
EPI Os equipamentos de proteção ao trabalhador exposto diretamente a riscos não controlados são chamados de EPI’s. Equipamentos de uso estritamente pessoal.
Primeiros Socorros Para crianças. Introdução Mesmo vigiadas de perto, crianças podem surpreender e, em questão de segundos, se envolver em alguma situação.
TREINAMENTO PROTEÇÃO AUDITIVA. INTRODUÇÃO Existem coisas que você não pode perder a audição é uma delas. Em nossa vida diária, seja em casa, no trabalho.
A Importância do uso do EPI NR 6 - Equipamento de Proteção Individual 1. Aplicação Considera-se Equipamento de Proteção Individual - EPI, todo dispositivo.
TRABALHO INFANTIL E O PAPEL DA SAÚDE DO TRABALHADOR NO PARANÁ Centro Estadual de Saúde do Trabalhador Agosto de 2016.
NR 5 Comissão Interna de Prevenção de Acidentes ( )
NR-12 SEGURANÇA NO TRABALHO EM MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS Erik Luiz, Francislene Campelo e Julie da Silva.
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO. Riscos De origem elétrica; De queda; Transporte e com equipamentos; Ataques de insetos; Riscos Ocupacionais; Riscos Ergonômicos;
Segurança do Trabalho Gleisse Kimiele Gomes Penido Técnica em Segurança do Trabalho NUST/CPqRR/FIOCRUZ.
USO DE ANDAIMES Logo Tipo Joe Paulo Becker Técnico de Segurança no Trabalho Reg.Mte. RS/ Cel: 0xx
NOÇÕES DE SEGURANÇA EM TRABALHOS DE RECICLAGEM. Profª. Engenheira de Segurança do Trabalho Renata Moreira de Sá e Silva.
TB 100%.
INTRODUÇÃO O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
NR 15 e NR 16 INSALUBRIDADE E PERICULOSIDADE
1.4. Economia atómica e química verde
O Trânsito é feito para todos transitarmos em harmônia.
Informação sobre o Câncer em Homens: Pele
Instrumentação em Biologia Molecular Aula Prática
SISTEMA INTEGRADO MEDICORP
O que deve conter uma mala de primeiros socorros?
Técnicas de ANÁLISE DE RISCO
RISCOS AMBIENTAIS IDENTIFICADOS CLASSIFICAÇÃO DOS RISCOS
Higiene e Segurança no Trabalho PROFESSORA ELISABETH TOT
Circuncisão e Prevenção - Cancer de Pênis
Formações Falécio Lda..
MARTELETE PNEUMÁTICO.
Limpeza e Organização Setorial O que é um ambiente limpo e organizado para você?
ELETRICIDADE – NOSSA AMIGA INTRODUÇÃO A SEGURANÇA COM ELETRICIDADE
BIOSSEGURANÇA Equipamentos de proteção individual (EPIs)
LOGÍSTICA e TRANSPORTE SISTEMAS DE ARMAZENAGEM E MOVIMENTAÇÃO DE PRODUTOS PERIGOSOS Unidade Carapicuíba Rubens Vieira da Silva.
Como Descartar Resíduos Biológicos
SEMINÁRIO AVANÇADO: FISIOLOGIA DE VÔO LIGIA AJAIME AZZALIS.
PRODUTO PERIGOSO n Todo o agente químico, biológico ou radiológico, que tem a propriedade de provocar algum tipo de dano às pessoas, a bens ou ao meio.
ELABORAÇÃO DO PLANO DE EMERGÊNCIA
HIGIENE DO TRABALHO SE DIVIDE EM: DOS AMBIENTES DE TRABALHO Iluminação
Atendimento à Emergência em Sistemas de Risco
Denis Spir Bonamin Eng. Ambiental e Segurança de Trabalho.
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
REPRESENTAÇÃO GRÁFICA
TÉTANO. Introdução  O tétano é uma doença infecciosa grave causada pelo bacilo Clostridium tetani, que pode levar à morte.  Estes bacilos podem formar.
Ergonomia - E.P.I
Ar.
NR 18.
Quantas vezes o olho humano pisca, por minuto?
Joga e aprende com o Luzinhas
PRIMEIROS SOCORROS DISCIPLINA /2013. PRIMEIROS SOCORROS - OBJETIVO IDENTIFICAR E UTILIZAR AS PRIMEIRAS AÇOES E CONCEITOS RELATIVOS A PRIMEIRO SOCORROS;
PRODUTOS PERIGOSOS. PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE PRODUTOS PERIGOSOS PRESCRIÇÕES PARA CADA CLASSE.
Lesões repetidas nas costas podem se tornar crônicas e pode causar: -anos de sofrimento; - encurtar os altos produtivos do trabalhador e - provavelmente.
PROTEÇÃO DE MÁQUINAS © © Consórcio de Alumínio do Maranhão S.A. TREINAMENTO.
FACULDADE APOENA CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRBALHO SEGURANÇA INDUSTRIAL E ANÁLISE DE RISCO DOCENTE: LÍVIA VIEIRA NR-6: EQUIPAMENTOS DE PROTEÇÃO INDIVIDUAL.
BIOSSEGURANÇA Fonte: HIRATA, M. H; MANCINI, J. Filho. Manual de Biossegurança. 1ª. São Paulo: Manole, Silva, R. Aula Biossegurança Fornecido.
DIÁLOGO DE SEGURANÇA, MEIO AMBIENTE E SAÚDE
Trabalho e Resgate em Altura e Espaço Confinado NR33 Elton Fagundes – N3 Membro da Associação Nacional das Empresas de Acesso por Corda.
EPIs para os profissionais da saúde (ACS) Lena Beatriz Enfermeira/Docente
Riscos ocupacionais: Como identificar, classificar e prevenir PROFESSOR JEAN CARLOS INFERDES.
CAUSAS DE ACIDENTES NA INDUSTRIA DA COSTRUÇÃO CIVÍL.
Curso Técnico em Segurança do Trabalho : modalidade EAD Título: Uma ideia que deu certo "IRENILDA MARIM NOGUEIRA RIBEIRO" > Irenilda Marim Nogueira Ribeiro.
Astigmatismo.
BUÁS Téc. Segurança do Trabalho. RISCO X PERIGO É uma ou mais condições, de uma variável com potencial necessário para causar danos. CONDIÇÃO É a combinação.
Segurança em Unidades de Processo
Enquadramento jurídico da SHST e conceitos fundamentais
SEGURANÇA E SAÚDE NO TRABALHO QUEM SEMEIA SEGURANÇA COLHE QUALIDADE DE VIDA.
11/10/ O Treinamento para uso e manutenção de EPI foi estabelecido pela Secretaria de Segurança e Saúde do Trabalho, do Ministério do Trabalho,
Transcrição da apresentação:

Treinamento, Conscientização e Prevenção PROTEÇÃO ÓCULAR Introdução: O olho é um órgão do corpo humano responsável por um do sentidos mais importantes: a visão. Sabendo-se que a maior parte da nossa comunicação com o meio exterior é dada por este sentido (aproximadamente 85%), e que uma grande percentagem das lesões oculares geram defeitos visuais permanentes, torna-se fácil o entendimento da importância da prevenção de acidentes com os olhos e da manutenção da saúde dos mesmo. Todos os anos, milhares de pessoas sofrem lesões que afetam a visão. No entanto, hoje sabe-se que 90% das lesões oculares podem ser evitadas observando as regras de segurança. O uso de óculos de proteção apropriados ajuda a prevenir a maior parte de acidentes - seja no trabalho, seja no lazer ou em casa Riscos: Os maiores riscos para os olhos no lugar de trabalho provêm de estilhaços projetados, os quais são típicos para máquinas onde se efetuam trabalhos de lixar, perfuração, serra, limpeza de máquina com ar comprimido etc.. Corpos estranhos como serragem, limalhas metálicas, substâncias químicas, faíscas provenientes de maçaricos de soldadura e salpicos de produtos químicos podem causar lesões perigosas na vista se não forem usados meios apropriados para proteção dos olhos. Os raios de luz nociva emitida por maçaricos de soldadura ou laser também podem causar danos dolorosos nos olhos se estes não forem protegidos de forma adequada.

ÓCULOS DE SEGURANÇA Para cada tipo de atividade existe um óculos de segurança específico. Se você tiver dúvidas quanto à utilização correta do EPI, solicite ajuda de sua liderança e / ou setor de Segurança do Trabalho. Quem usa óculos corretivo, deve providenciar a confecção de óculos de segurança graduado.

TIPOS DE LESÕES Tipos de Lesões: Ferida corpo estranho A estrutura da face e olhos tem a finalidade de proteger os olhos contra lesões. O globo ocular está localizado em uma cavidade circundada por uma borda óssea forte. As pálpebras podem fechar rapidamente para formar uma barreira contra objetos estranhos e o olho consegue suportar um impacto leve sem ser lesado. Apesar disso, o olho e as estruturas circunjacentes podem ser lesados por traumatismos, algumas vezes tão gravemente que a visão é perdida e, em raros casos, o olho deve ser removido. A maioria das lesões oculares são insiginificantes, mas devido ao grande hematoma produzido, elas freqüentemente parecem piores do que são. Tipos de Lesões: Lesões por impacto. Corpos estranhos Queimadura ( Calor e ou substancia químicas ) Ferida corpo estranho Substância Química Ferida corpo estranho

PRIMEIROS SOCORROS COMO PROTEGER UM OLHO FERIDO COM CORPO ESTRANHO Acidentes com salpicos de produtos químicos, a pessoa deverá lavar seu olho no mínimo por 15 minutos e procurar ajuda médica. COMO PROTEGER UM OLHO FERIDO COM CORPO ESTRANHO Como os olhos têm movimentos combinados, o olho sadio também é coberto com gaze para evitar que a movimentação agrave a lesão Os curativos são fixados com uma bandagem

Caso contrário, poderá ficar até cego. PREVINA-SE Abra o olho , identifique o perigo use óculos de segurança , proteja-se. Cuide do seu bem mais precioso a visão, ninguém te dará um outro olho caso você perder o mesmo , lembre-se disso. OBEDEÇA A SINALIZAÇÃO Caso contrário, poderá ficar até cego.