Outubro de 2012 Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA Professor Doutor José Esteves Pereira Vice-Reitor para as Relações Internacionais.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESCOLA SUPERIOR DA MAGISTRATURA DO ESTADO DO CEARÁ
Advertisements

A Educação do Nosso Tempo
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
LEI DE BASES DO SISTEMA EDUCATIVO
A Licenciatura em Relações Internacionais visa dar resposta à exigência de formação qualificada de novas competências profissionais e intelectuais,
Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Educação Profissional integrada à Educação de Jovens e Adultos- PROEJA CAPES/SETEC.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
MISSÃO: formar professores de educação física
Bacharelado em Sistemas de Informação
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
SÉCULO XX.
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
I Simpósio Internacional sobre Desenvolvimento Profissional Docente Painel IV “Docência Universitária e qualidade da educação” Qualidade da educação:
Divulgação 2006/2007 Departamento de Ciências e Tecnologias da Informação.
Tour do Brasil 2014 em Pesquisa e Inovação Cooperação entre o Brasil e a Alemanha.
Amparo Legal da Rede Estruturada pelo Instituto Euro- americano de Educação e Motricidade Humana. Estruturada pelo Instituto.
CRIAÇÃO E GESTÃO DAS ASSESSORIAS INTERNACIONAIS
Cooperação para a Sustentabilidade: o papel do ensino a distância
DI-FCT-UNL Departamento de Informática Faculdade de Ciências e Tecnologia Universidade Nova de Lisboa Engenharia Informática DI-FCT-UNL DI-FCT-UNL:
UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA – UNB INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Lei de diretrizes e bases da educação nacional
Processo de Autoavaliação do Agrupamento
Departamento de Engenharia Informática
Dossiê de Lançamento PROEP 20 Anos
Licenciatura em Direito – 8 semestres* A licenciatura em Direito transformar-te-á num jurista com uma formação global e integrada seja no plano técnico-
Sistema ECTS - European Credit Transfer System Universidade do Minho, 2003.
Panorama sobre O Sistema de Educação Superior no Brasil
Programa Informação Virtual e Gestão de Conhecimento Pró-Reitoria de Extensão Novembro/2002 Programa Informação Virtual e Gestão do Conhecimento – Pró-Reitoria.
MBA/Mestrado em Gestão de Empresas 5ªEdição – Cabo Verde
CIÊNCIAS SOCIAIS UNIVERSIDADE DE COIMBRA
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
OS DESAFIOS DO FINANCIAMENTO DA INVESTIGAÇÃO E DE DESENVOLVIMENTO DOS BENS INTANGÍVEIS DA PI Ana Comoane Nampula, de Fevereiro de 2006.
EDUCATIONAL INSTITUTIONS
O que é Pesquisa? Pesquisa é o procedimento racional e sistemático que tem como meta proporcionar respostas aos problemas propostos para a investigação.
DIRETORIA DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS DA UFMG
Decreto Confira algumas dúvidas. 1)Somente instituições públicas podem oferecer cursos à distâncias? Não. Tanto as instituições públicas e/ou privadas.
APRESENTAÇÃO PROFESSOR ORIENTADOR
A formação de professores e o Processo de Bolonha
Formação complementar De acordo com a versão curricular Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA –
1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? 1) Somente instituições públicas podem oferecer cursos a distância? R: Não. O ato de.
Programas de mestrado e doutoramento em Saúde Pública: oportunidades de cooperação João Pereira Escola Nacional de Saúde Pública, Universidade Nova de.
Planos Acadêmicos dos Departamentos Procedimentos para sua elaboração Vice-Reitoria Acadêmica PUC-SP.
Dijon Moraes Júnior Reitor Renata Nunes Vasconcelos Pro-reitora de Ensino.
SEGUNDO CICLO DO BACHARELADO INTERDISCIPLINAR EM CIÊNCIAS HUMANAS.
ISCAP. ESPAÇO EUROPEU DE ENSINO SUPERIOR LISBOA 1998 PARIS 1999 BOLONHA.
CAMPUS E PÓLOS DA UNIAM: ESTRUTURA CURRICULAR TERCEIRO CICLO SEGUNDO CICLO PRIMEIRO CICLO FORMAÇÃO INICIAL - DISCIPLINAS COMUNS A TODOS OS CURSOS DO.
TÉCNICAS DE ENSINO: instrumental teórico-prática
NOVO CURRÍCULO DE LICENCIATURA EM LETRAS Informações auxiliares para os alunos ingressantes em 2006 e 2007.
Formação Complementar. Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 De acordo com a versão curricular 2009 Opções na FaE são:  Administração.
Instituto de Ciências Sociais, Universidade de Lisboa Maria Manuel Vieira A ESCOLARIZAÇÃO.
PLANO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO PNPG
PLANEJAMENTO, CURRÍCULO E AVALIAÇÃO
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
8 anos depois Eduardo Pereira Membro do Conselho Directivo – 2003 a 2007 Presidente do Conselho Pedagógico – 2008 a março 2014Instituto Superior.
Concepções em Educação Matemática
Maria Adriana Sousa Carvalho Paulino Lima Fortes Percursos da internacionalização: o caso da Universidade de Cabo Verde.
Margarida Mano | “Ensino Superior Português – Desafios à Governação” “Ensino Superior Português – Desafios à Governação ” Fórum da Gestão do Ensino Superior.
Definição e priorização das ações de internacionalização a partir do modelo de referência Agosto de 2008 Tubarão/SC. Silvete Helena Heerdt Beatriz Peçanha.
Prof. Antonio de Barros Serra IFCE
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
Sessão de Divulgação Mestrado em Economia FEUC 10 de dezembro 2014 Sala Keynes 18h00.
Política Nacional de Formação Rumo ao Sistema Nacional de Formação dos Profissionais da Educação Básica Outubro 2009 MEC/SEB
A CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO FÍSICA E AS PRÁTICAS CORPORAIS VIVENCIADA PELOS JOVENS DO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE GOIÁS - CÂMPUS LUZIÂNIA. Jordhanna.
L I D E R A S C Dra Magaly Vaz de Souza Presidente Unimed Videira São Paulo, Julho 2015 Programa de Formação de Lideranças Associativas de SC.
Formação complementar De acordo com a versão curricular 2009 Opções: - Administração de Sistemas e Instituições de Ensino - Educador Social - EJA – Educação.
Apresentação ApresentaçãoApresentaçãoApresentação.
Rede Nordeste de Biotecnologia – RENORBIO Prof. Dr. José Ferreira Nunes Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa.
Secretariar 2016 Emili Barcellos Martins Santos Fortaleza Junho/2016 A pesquisa científica no desenvolvimento da área de secretariado no Brasil.
Transcrição da apresentação:

Outubro de 2012 Ciência Política e Relações Internacionais na NOVA Professor Doutor José Esteves Pereira Vice-Reitor para as Relações Internacionais

Fundada em Agosto de Faculdades 3 Institutos 1 Escola Mais de 19 mil alunos Universidade NOVA de Lisboa A Universidade Omnis Civitas Contra Se Divisa Non Stabit «Toda a cidade dividida contra si mesma, não permanecerá» é o lema de uma Universidade que apela à unidade, para lá de toda a diversidade própria da instituição universitária, metaforicamente entendida como "Civitas": cidade do saber; comunidade dos estudiosos; coletividade cuja função é aumentar e pôr ao serviço do país o capital social representado pela educação.

Universidade NOVA de Lisboa Referências Cronológicas CP / RI Ciência Politica Relações Internacionais

Universidade NOVA de Lisboa Referências Cronológicas / Portugal Fins do Século XIX e princípios do seculo XX: Direito Político - Secções de Ciência Política e Administrativa «Escola Colonial» Instituto Superior de Estudos Ultramarinos « » Instituto de Ciências Sociais e Política Ultramarina ( ). Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (1977)» Direito Político Direito Constitucional Autonomia da Ciência Política nos cursos de Direito / «constitucionalismo científico» Adriano Moreira, Ciência Política. Obra que denota o paradigma norte-americano (Columbia U, 1880) Instituto de Ciências Sociais /Universidade de Lisboa / Pós-graduação Instituto de Estudos Políticos da Universidade Católica Portuguesa Lisboa / Pós-graduação Instituto Português de Relações Internacionais e de Segurança/IPRIS Instituto Português de Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa/IPRI Ciência Política e Direito Constitucional, História das Ideias políticas, Politologia Polis-Enciclopédia Verbo da Sociedade e do Estado

Universidade NOVA de Lisboa Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior Público de 2013

Outubro de 2012 Ciência Política Relações Internacionais Cursos de Mestrado e Doutoramento Universidade NOVA de Lisboa

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos Estrutura Integrada1º, 2º e 3º CICLOS

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos Duração: 4 semestres; Créditos: 120 (parte curricular: 60; trabalho final 60) DissertaçãoTrabalho de ProjetoEstágio com Relatório O curso é concluído com Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos 5 Áreas de Especialização CIÊNCIA POLÍTICA RELAÇÕES INTERNACIONAIS ESTUDOS EUROPEUS ESTUDOS BRASILEIROS ESTUDOS POLÍTICOS DE ÁREA GLOBALIZAÇÃO E AMBIENTE

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos Organização Curricular 1. Componente Letiva / 1º Ano O Curso organiza-se da seguinte forma a) Metodologias de apoio à pesquisa e investigação em CPRI, comum a todas as especializações b) Formação avançada nos sectores mais relevantes e atuais de CPRI, de acordo com a Área de Especialização escolhida c) 3 Seminários obrigatórios de desenvolvimento e aplicação às realidades portuguesa, europeia e internacional das temáticas enunciadas, de acordo com as áreas de especialização d) Uma Disciplina Optativa Condicionada (de entre as oferecidas anualmente pelo Corpo Docente) e) Uma Disciplina Livre

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos Estrutura Curricular (2º Ciclo ECTS) O Curso… CERTIFICADO DE PÓS GRADUAÇÃO em CPRI 6 Seminários (1 dos quais Optativo e 1 Condicionado) / 10 ECTS) OU MESTRE em CPRI

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos 2. Componente Não Letiva / 2º Ano O grau de Mestre pode ser obtido através da realização de estágio. Existem protocolos firmados com várias instituições públicas e privadas de prestígio, de Portugal e do estrangeiro: Assembleia da República AdvanceCare - Gestão de Serviços de Saúde, S.A. Banco de Portugal Glaxo Smith Kline Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (IAPMEI) Instituto Diplomático – Ministério dos Negócios Estrangeiros (IDI) Instituto Estudos Superiores Militares – Ministério da Defesa Nacional (IESM) Instituto Português de Relações Internacionais (IPRI) Instituto de Estudos para o Desenvolvimento (IED) Instituto da Defesa Nacional - Ministério da Defesa Nacional (IDN) Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal - Ministérios dos Negócios Estrangeiros (AICEP) Secretariado Técnico dos Assuntos para o Processo Eleitoral - Ministério da Administração Interna (STAPE) Serviço de Estrangeiros e Fronteiras - Ministério da Administração Interna (SEF)

Universidade NOVA de Lisboa Cursos de pós-graduação

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos Em colaboração com: - IESM – Instituto de Estudos Superiores Militares ID - Instituto Diplomático

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos OBJETIVOS: fomentar o conhecimento científico e proporcionar instrumentos de análise e metodologias necessários para avaliar, gerir e tomar decisões, face a problemas concretos decorrentes dos desafios impostos pelo novo enquadramento da segurança internacional e da defesa, pela cooperação internacional, pela globalização, pelo contexto geopolítico e geoestratégico em que se configuram as relações de poderes mundiais, nos quais os processos de decisão estratégica e o enquadramento da segurança e defesa nacional devem ser equacionados Estudos Estratégicos e de Segurança

Universidade NOVA de Lisboa CICLOS DE ESTUDOS DE DOUTORAMENTO

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos O C URSO... Duração: 6 semestres Créditos: 240 créditos (total) Componente curricular: 60 créditos Tese: 180 créditos

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos CIÊNCIA POLÍTICA | ESPECIALIDADES Teoria e Análise Política Instituições e Processos Políticos Elites e Comportamentos Políticos Políticas Públicas

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos CIÊNCIA POLÍTICA | ESTRUTURA CURRICULAR

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos História e Teoria das Relações Internacionais Globalização e Ambiente Estudos de Segurança e Estratégia Estudos Políticos de Área RELAÇÕES INTERNACIONAIS| ESPECIALIDADES

Outubro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa Departamento de Estudos Políticos O Ciclo de Estudos de Doutoramento em Relações Internacionais corresponde a um total de 240 créditos, o que implica a frequência obrigatória das seguintes unidades curriculares: Metodologias em Relações Internacionais, Problemáticas em Relações Internacionais, um Seminário de Especialidade (dentro da oferta curricular do Ciclo de Estudos) e RELAÇÕES INTERNACIONAIS| ESTRUTURA CURRICULAR uma opção condicionada Seminário no quadro da oferta curricular dos Ciclos de Doutoramento da FCSH-UNL ou a participação num projeto de investigação no âmbito dos centros de investigação associados ao Doutoramento em Relações Internacionais).

13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa PESQUISA

13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa

13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa

13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa

13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa

13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa

A NOVA nas Redes Sociais NOVA – UNIVERSIDADE NOVA DE 13 de setembro de 2012 Universidade NOVA de Lisboa

Obrigado pela sua atenção.