Cultivares híbridos de Arroz: Situação Atual e Perspectivas

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Cultura de cana de açúcar Disciplina: Manejo do solo Dione Aguiar 2016.
Advertisements

Aspectos politicos da América Latin Aspectos politicos da América Latinaitiva do capital e, após a existência de um curto período de capitalismo concorrencial,
Avaliação das políticas de seguro rural Pedro Loyola – Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) 14 de julho/16.
Câmara de Comércio e Indústria Japonesa do Brasil Progredir juntos!! Desenvolvimento de Diálogo Político para Promoção de Investimentos no Brasil (AGIR:
1 Audiência Pública Comissão de Agricultura e Reforma Agrária Brasília, Seguro Agrícola.
Audiência Pública – “Fundo Amazônia: Aplicação e Critérios Para Liberação De Recursos” Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional.
Gestão de TI Aula 1 – Introdução Prof. Luís Fernando Garcia
GRUPO 05 Abiel Peyrot Ademir Pereira Gabriela Borin Luana Sperluk Neide Eyng ORÇAMENTO.
WORKSHOP DE ENERGIAS ALTERNATIVAS TECNOLOGIAS SUSTENTÁVEIS PARA O NORDESTE ORGANIZAÇÃOAPOIO WORKSHOP ENERGIAS ALTERNATIVAS. EDIÇÃO 2015 ETANOL DE SEGUNDA.
Prof. Thiago Costa ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO II TEORIA DA PREVISÃO DOS ESTOQUES.
3 Interdependência e Ganhos de Troca. Bens e serviços no dia a dia O despertador que toca de manhã foi feito na China. O software do celular foi desenvolvido.
Encontro Nacional de Comércio Exterior - ENAEX 2017
Mercado global e local de Pellets Dennis Werner / Marcelo Joaquim
Taxação sobre Carbono, Competitividade e Correção de Distorções do Sistema Tributário: Impactos na Economia Brasileira.
Apoio do BNDES para Micro, Pequenas e Médias Empresas
Estudo de Mercado Previsão de demanda.
O QUE É O PROJETO? O Projeto Metal Mechanical Solutions Brazil é uma iniciativa do SINDMEC – Sindicato da Indústria da Mecânica do Estado de Minas Gerais.
AGRICULTURA TRADICIONAL
TEORIAS DE COMÉRCIO EXTERIOR
A Importância do Biogás no Cenário Nacional
Economia Internacional
Curso tributação e meio ambiente Dylan Rocha Abril/2017
Programa de Melhoramento de híbridos IRGA
COMÉRCIO EXTERIOR 4. internacionalização de empresas

Perspectivas das Negociações econômicas MERCOSUL – União Europeia Secretaria de Relações Econômicas Internacionais Agosto 2017.
Desenvolvimento sustentável
MACROLOGÍSTICA DA EXPORTAÇÃO DE GRÃOS:
Resistência dos Materiais
Gado de leite.
Narjara Prates Gonçalves Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia
Gerenciamento da Responsabilidade Social
O BRASIL NO CONTEXTO MUNDIAL
Evolução da colheita na agricultura
FEIJÃO DADOS FITOTÉCNICOS A- Mapa da produção de feijão
Cenário Macro Preconceito e Complacência
Tratado Norte-Americano de Livre Comércio
Tecnologias de Informação e Comunicação
Trabalho mercados agricolas
APRESENTAÇÃO Inovaí – Trituradores de Plástico LTDA
PROJEÇÃO PARA OS PRÓXIMOS 10 ANOS
Luciana Castilla Nathalie Pie Rossana Filetti Soranz.
TEORIA DA PRODUÇÃO E CUSTOS
Agosto 2008.
Administração de Novos Negócios
Apresentação do Brasil Montevidéu, 2 a 4 de junho de 2004
Antonio de Padua Rodrigues
MICROECONOMIA Aula 6 – Análise da Teoria da Produção.
Gerdau Usiba amplia capacidade de produção
2012.
Zonas Industriais do Mundo Subdesenvolvido
Planejamento Estratégico para Exportação
33º Encontros Tele.síntese Os efeitos no mercado das novas políticas governamentais Jorge Salomão Pereira CEO
REGIÃO SUL 7 ano CARACTERÍSTICAS GERAIS PROF.ªROSELI BARAÇAL.
2. 2 Curitiba / PR Curitiba / PR 3.
Técnicas de análise da conjuntura, com aplicações à análise do desempenho do PIB 2/4/2018 Prof. Francisco Eduardo Pires de Souza
Logística e Gerenciamento da
IMPLANTAÇÃO DA CULTURA DO MILHO
PARTICIPAÇÃO DA SUINOCULTURA NO DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Análise a partir do Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq
Tigres Asiáticos (Crescimento e estabilidade) 20 de setembro de 2016
Introdução ao mercado de capitais da Colômbia
O Futuro da Agricultura de Regadio em Portugal
Soja FENOLOGIA: DESENVOLVIMENTO DA PLANTA
Desenvolvimento sustentável para MPE
TEORIA E CUSTOS DE PRODUÇÃO
Processo de produção, beneficiamento, análise e logística de distribuição das sementes híbridas JOÃO R. GOTARDO Jr DU PONT/PIONEER MAIO/16.
Seminário de Cadeias Produtivas Sustentáveis
Associate Professor/Crop Marketing Specialist
Barreiras Permeáveis Reativas
Transcrição da apresentação:

Cultivares híbridos de Arroz: Situação Atual e Perspectivas Edgar A. Torres Diretor de Pesquisa RiceTec Sementes LTDA Agosto, 2017

O que é a RiceTec? A RiceTec é uma empresa focada em gerar e acrescentar valor em toda a cadeia orizicola oferecendo genética avançada, tecnologia e suporte técnico para os nossos clientes. Operações em USA, Mercosul e Índia.

Missão “RiceTec irá impulsionar a produção sustentável do arroz através do uso da tecnologia do Arroz Híbrido produzindo impacto positivo na sociedade, nos produtores arrozeiros, em nossos colaboradores e acionistas.”

Brasil: Santa Catarina Brasil: Planície Costeira Interna e Externa Mercosul é o nosso norte Paraguai Brasil: Santa Catarina Brasil: Planície Costeira Interna e Externa Brasil: Centro Brasil: Sul Interna Uruguai Brasil: Sul Externa Brasil: Campanha Brasil: Fronteira Oeste Argentina

Os híbridos em arroz: uma tecnologia comprovada para gerar valor Na China o uso das cultivares híbridas entre 1973 e 2008 contribuiu com 67,5% maior produtividade passando de 3,4 à 6,7 ton/ha; aumento na produção de 44,4% passando de 136,7 milhões ton à 197 milhões ton e uma redução na área plantada de 14,5%. (Li et al. 2009; apud Spielman et al. 2012). Nos Estados Unidos, os híbridos produzem anualmente 76,2 milhões de dólares adicionais em ganhos e geram reduções nos custos de 14,35 milhões de dólares. Aumentos nas exportações de 383 mil ton por ano que alimentam 5,89 milhões de pessoas (Nalley et al. 2017 Agr J. 109:193-203).

Alto potencial produtivo Geramos valor através da tecnologia de híbridos no Arroz Alto potencial produtivo O Mercosul é uma das regiões no mundo com alto potencial produtivo: Uruguai: 8.5 ton/ha. Rio Grande do Sul: 7.9 ton/ha. A produção total cresce porque a produtividade cresce Produção: 1,8%. Produtividade: 3,9%. Para manter a competitividade é necessário criar um novo teto produtivo.

Potencial Produtivo Evolução na produtividade (ton/ha) considerando valores do estado (RS), - média geral cliente (4IF) e média dos lotes com híbridos (RT)

Potencial Produtivo Ganho genético em produtividade (ton/ha) após o lançamento do híbrido Avaxi CL: 2006-2016

Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz Qualidade dos grãos Direcionado as exportações, tendo nos mercados internacionais a qualidade sul-americana como um diferencial. Qualidade do tipo Indica: Alto teor de amilose, Baixa temperatura de gelatinização; Grãos longo fino e translucido. Qualidade Americana Uruguai Taquari: Teor de amilose intermediária; Temperatura de gelatinização intermediária. Grão curto (Japoneses, China)

Qualidade dos grãos *Baseados em dados do comercial safra 2016. Análise de regressão para Grãos Inteiros (%), depois do Avaxi CL* Análise de regressão para Gesso+Barriga(%), depois do Avaxi CL* Ganho significativo para percentagem de Grãos Inteiros, aproximadamente 0,5% ao ano. Pouco ganho para percentagem de Gesso+Barriga.

Tolerância a estresses bióticos e abióticos Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz Tolerância a estresses bióticos e abióticos Resistência a Brusone (Pyricularia oryzae): Muitos problemas devido a semeadura de materiais altamente suscetíveis. Tolerância ao Vírus do Enrolamento do Arroz (Rice Stripe Necrosis vírus-RSNV): Importante em certas condições. Tolerância a baixas temperaturas: Permite a semeadura antecipada favorecendo a expressão do potencial produtivo. Tolerância a toxicidade de ferro. Tolerância ao acamamento.

Tecnologias de resistência a herbicidas Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz Tecnologias de resistência a herbicidas O arroz vermelho e as invasoras em geral, atuam como um grave fator limitante a cultura do Arroz. Tecnologia Clearfield® é uma ferramenta fundamental no manejo do Arroz. Avaxi CL, Inov CL, Lexus CL e Titan CL. A rotação com Soja ou outras culturas é essencial. Novas tecnologias estarão disponíveis no Mercado nos próximos anos. A ferramenta mais importante é criar consciência – Uso correto da tecnologia. unsprayed 3x resistance

Geramos valor através da tecnologia de híbridos em Arroz Sustentabilidade Os híbridos em arroz são 36% mais eficientes no uso da agua. Nalley et al. 2014. Agronomy Journal 16(106):1981-1992 Os híbridos em arroz são 15% mais eficientes na absorção do nitrogênio que as variedades convencionais. Norman et al. 2013. Agronomy Journal Vol 77(4):1235-1240 Os híbridos produzem entre 29-30% menos gases de efeito estufa do que as variedades convencionais. Nalley et al. 2014 Agr. J 16(106):1981-1992; Brye et al. 2017. Agr. J. (109):193-203

Visão de futuro - Curto prazo Nos próximos dois anos a RiceTec Sementes disponibilizará novos híbridos tanto na plataforma convencional quanto na plataforma de resistência a herbicidas para contribuir e incrementar ainda mais a competitividade dos arrozeiros no Mercosul. Variedade convencional 1 Variedade CL 2 Variedade CL 1

+ + + = Híbridos da RiceTec Visão de futuro – Médio Prazo A melhor genética com adaptabilidade e estabilidade Qualidade dos grãos adequada + + + = Producibilidade Novas tecnologias Híbridos da RiceTec Tecnologia provada para criar valor e produzir arroz de alta qualidade de forma sustentável

O que pode mudar o mercado do arroz no futuro As barreiras comerciais dos Estados Unidos ao México e outros países; As crescentes importações de arroz da China – recente acordo com US; A cadeia arrozeira deve se preparar para se posicionar nestes cenários.

Obrigado pela atenção