Tipos de Pesquisa
Tema Problema de pesquisa Hipótese Objetivo Infecção Hospitalar Quais são os fatores de risco para infecção hospitalar em recém nascidos? Quanto maior o tempo de internação maior o risco de infecção Verificar se o tempo de internação é fator de risco para infecção hospitalar em recém nascidos Qualidade de vida do trabalhador Qual o nível de stress de profissionais da enfermagem O nível de stress dos profissionais de saúde é alto Medir o nível de stress de profissionais de saúde
Material e Métodos Amostra Quem é a população de interesse? Onde pretendo abordá-la? Como obter uma amostra? Delineamento Tipo de Pesquisa: Objetivos e procedimento Coleta dos dados Quais instrumentos serão utilizados? Observação direta/indireta Entrevistas questionários
Fontes úteis: www.scielo.br (FAPESP – artigos e textos completos em Português) www.ibict.br/secao.php?cat=ccn – Consulta e obtenção de cópias de dissertações e teses. http://www.apa.org/pubs/databases/psycinfo/index.aspx. Inglês. www.miner.uol.com.br – mecanismo de metabusca que vai percorrer vários sites de busca em Português
Obtenção de material COMUT - Programa de Comutação Bibliográfica. Após cadastro no sistema o aluno pode requerer cópias de artigos, revistas, teses, etc (precisa da referência), preenche um formulário, paga antecipadamente uma taxa e aguarda o recebimento.
Experimental O pesquisador é um agente ativo e não mero observador pois manipula variáveis independentes Determina um objeto de estudo seleciona as variáveis que pode influenciá-lo define as formas de controle e observação das variáveis Observa os efeitos da apresentação ou da retirada destas variáveis no fenômeno estudado.
Problema de Pesquisa: O consumo diário de berinjela produz redução na taxa de colesterol de adultos obesos? Hipótese: A berinjela é um alimento com propriedades capazes de provocar redução do colesterol Objetivo: Verificar se o consumo diário de berinjela produz redução na taxa de colesterol de adultos obesos. A Pesquisa: Criação de dois grupos formados por homens com idades entre 40 e 50 com altas taxas de colesterol. Um grupo consome diariamente berinjela e o outro não, ambos são acompanhados durante 6 meses. Após este período as taxas de colesterol são novamente medidas.
Ex-Post Facto (a partir do fato passado) Seu objetivo é o mesmo da pesquisa experimental mas, aqui, o fenômeno já ocorreu, os fatos são espontâneos e não provocados pelo pesquisador.
Se em determinada região existem duas cidades com características semelhantes e numa delas se instala uma indústria. As modificações observadas na cidade após este fato serão atribuídas a presença da indústria , já que este constitui o único fator relevante presente em uma cidade e não na outra.
Estudo de campo Observação direta/indireta de um fenômeno dentro de um determinado contexto. Pode ser individual, em grupo, em laboratório ou na vida real. Vantagens: econômico pois pode ser realizado somente pelo pesquisador. Desvantagens: a escolha do comportamento que será observado já que observadores humanos não podem prestar atenção em 20 ao mesmo tempo, a presença de um observador altera o comportamento do observado, dados observados por um único observador podem ser analisados de maneira enviesada.
Problema de pesquisa: Crianças que tem irmão estudando na mesma sala tem mais facilidade de estabelecer relações de amizade do que as que não tem? Hipótese: A presença de um irmão na mesma sala não interfere na socialização de crianças em idade pré escolar. Objetivo: Verificar se crianças que tem irmão estudando na mesma sala tem mais facilidade de estabelecer relações de amizade do que as que não tem. A Pesquisa: Será instalada uma micro câmera na sala e as imagens serão analisadas posteriormente.
Levantamento Interrogação direta de pessoas para descobrir opiniões, sentimentos e atitudes frente a um determinado assunto. Uso de questionários, entrevistas ou formulários. Vantagens: Pode ser realizadas com todos os segmentos da população,Conhecimento direto da realidade (????) Desvantagens: Comportamento verbal- os dados baseiam-se na percepção das pessoas sobre algo e podem ser distorcidos e/ou pouco precisos.
Problema de pesquisa: Propagandas que relacionam natureza com a beleza feminina são mais bem vistos pelas mulheres do que as outras campanhas? Hipótese: Relacionar a beleza feminina com a natureza estabelece uma relação entre beleza e saúde e isso aumenta o consumo destes produtos. Objetivo: Verificar se propagandas que relacionam natureza com a beleza feminina são mais bem vistos pelas mulheres do que as outras campanhas A Pesquisa: Mulheres com idades entre 20 e 40 anos serão abordadas em um shopping e responderão um questionário com 5 perguntas fechadas.
Quantitativa Qualitativa Objetivo Subjetiva Testa a teoria Desenvolve a Teoria Mensura Interpreta Testa Hipóteses Gera questões para Pesquisa Estabelece relações Descreve significados Busca generalizações Busca Particularidades
Qualitativa Quantitativa Amostra O número de entrevistados é pequeno Não há preocupação generalizar os resultados para a população. Número maior de entrevistados para garantir maior precisão nos resultados,. Generalização dos resultados para a população representada. Questionário Informações coletadas por entrevistas e as opiniões dos participantes são analisadas. As informações são colhidas por meio de questionários estruturados com perguntas claras e objetivas. Relatório Destaca comentários e frases mais relevantes. Destaca tabelas com percentuais e gráficos
Conclusão De maneira sucinta, em pesquisas qualitativas o importante é o que se fala sobre um tema e em pesquisas quantitativas o importante é quantas vezes se fala. oferecem perspectivas diferentes, mas não são opostas. Os dois tipos de pesquisa se complementam para responder um problema de Pesquisa.
Instrumentos Questionários Entrevistas
Questionários Vantagens: Abrange grande número Anonimato não há a interferência do pesquisador Menos intimidação As questões podem ser abertas e/ou fechadas
Questionário – Tipos de perguntas Abertas O participante deve responder a uma pergunta com a suas próprias palavras Coleta de informações mais completas mas dificultam a análise de uma grande quantidade de informações Fechadas O participante deve escolher uma resposta dentre um número de alternativas. Facilitam a análise dos dados.
Princípios gerais para elaborar questionários Devem tornar a participação o mais fácil e simples possível Não devem conter questões com possíveis interpretações diferentes Use modelos
Roteiro de perguntas Iniciar com instruções claras Perguntas mais importantes primeiro Perguntas só relacionadas com o problema de pesquisa, Única interpretação Não devem sugerir uma resposta Número limitado Iniciar com perguntas mais simples Evitar perguntas que provoquem respostas socialmente indesejáveis Evitar “o que você pensa a respeito”, “na sua opinião”pois provocam fuga
Você já teve depressão? Sim / não Foi diagnosticada por um médico? s/ não Tomou medicação? Sim/não Quanto tempo durou a sua depressão: ( )Alguns dias ( ) 1 semana ( ) 2 semanas ( ) De 2 a 3 semanas ( ) De 3 a 5 semanas ( ) Mais de 2 meses ( ) Mais de 1 ano O que você sabe sobre a sua doença? Quem é DEUS para você?