Unidade de Neuropsicologia Clínica

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A AÇÃO TERAPÊUTICA DA PSICOMOTRICIDADE NA CRIANÇA COM TDA/H
Advertisements

Aspectos Neuropsicológicos do uso da Maconha
O QUE É FONOAUDIOLOGIA ? "A Fonoaudiologia é a ciência que tem como objeto de estudo a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento,
Políticas Públicas e Álcool
I SIMPÓSIO REGIONAL DE SAÚDE DA FAMÍLIA PRAIA GRANDE
ESCLEROSE MÚLTIPLA MARA MARINHO.
GRUPO DE NEUROCIÊNCIAS IIER
Alexandre Kuszer Psicólogo Psicoterapeuta Reichiano Especialista em Psicogeriatria Aluno em Estágio Probatório – Mestrado em Saúde Mental – IPUB/UFRJ Clínica.
Projeto CUCA LEGAL OBJETIVO GERAL: PROVER EDUCAÇÃO SOBRE SAÚDE MENTAL PARA DIMINUIR O ESTIGMA EM RELAÇÃO AOS TRANSTORNOS MENTAIS NAS ESCOLAS OBJETIVOS.
Transmissão Mãe – Filho
Transtornos da Aprendizagem
SPO Alunos.
Intervenção psicológica
Causas da Doença de Alzheimer
“REABILITAR EM CASA”.
ISCS-N CURSO INSTITUTO SUPERIOR CIÊNCIAS SAÚDE-NORTE
CEAD – centro Estadual de Apoio ao Deficiente. Marta Isabel da Silva Neto Marta Isabel da Silva Neto Agosto, Agosto, 2010.
SEMINÁRIO REABILITAÇÃO NOS TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
Política Nacional de Saúde do Idoso
DEFICIÊNCIA INTELECTUAL
Reabilitação nos Acidentes Vasculares Encefálicos
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA CURRÍCULO FUNCIONAL.
ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDER – aula 2
Transtorno do Déficit de Atenção/Hiperatividade
Psicologia Hospitalar
Um Estudo das Funções Executivas em Indivíduos Afásicos
Transtorno ou doença mental
Reabilitacao Geriatrica
INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA EM CENTROS DE SAÚDE Isabel Trindade José A
Deficiência mental e envelhecimento: perspectivas e desafios
Doença Mental Definição Médica
FORMAÇÃO ESTAGIÁRIOS 21/08/2013.
Alexandre de Araújo Pereira
Funções Cognitivas e Envelhecimento
Universidade Paulista Instituto Ciências da Saúde Curso de Graduação em Enfermagem Campus Jundiaí Prof.ª Filomena Coser Gabriela Aleixo A0129C-0.
A Fisioterapia no NASF de Santa Luzia
Mal de Alzheimer Disciplina: Gerontologia Profª. Cláudia.
31/03/10 Dificuldade de Aprendizagem 2ª aula Dinâmica- construir o conceito de DA e descrever o que fazer com alunos com DA? Escrever individualmente,discutir.
Fisioterapia Geriatrica
Fisioterapia Preventiva para o Idoso
Estratégia de Saúde da Família
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
MUSICOTERAPIA.
Neuropsicologia e autismo: diagnóstico e propostas de intervenção
Alzheimer Tipo mais comum de demência.
NEUROPSICOLOGIA.
1. A Santa Casa da Misericórdia de Machico Instituição A Santa Casa da Misericórdia de Machico desde 1529 esta ao serviço da comunidade é uma Instituição.
● Programa de Visitas Domiciliares ● Justificativa  diagnóstico da realidade ► Caracterização da demanda ► Implicações da cárie em idade precoce ► Limitações.
ATENDIMENTO DOMICILIAR
NOÇÕES BÁSICAS SOBRE INTERVENÇÃO EM SAÚDE
TÉCNICAS DE EXPLORAÇÃO E AVALIAÇÃO AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DIAGNÓSTICA.
ESQUIZOFRENIA.
Rastreio de Medicina Física e Reabilitação em Idade pré-escolar
Programando o Atendimento das Pessoas com Diabetes Mellitus
COZENZA. R. M. ; FUENTES, Daniel; MALLOY-DINIZ, Leandro F
SÍNDROMES MENTAIS ORGÂNICAS
ESQUIZOFRENIA Infantil
Envelhecimento Tarsila Cunha.
VIOLÊNCIA CONTRA O IDOSO
Orientação: Ms. Bianca Rodrigues Lopes Gonçalves Alunas: Rudmila Carvalho e Michele Haduo BAURU 2015.
O QUE USAR NA MERENDA ESCOLAR Nutricionista e Mestranda: Luana Dalbem UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E.
Existência de matrículas duplicadas; Alunos com matrícula nas escolas especiais e nas escolas comuns; Mesmo aluno com várias deficiências; Nº elevado.
ACIDENTE VASCULAR ENCEFÁLICO E AS IMPLICAÇÕES NA DINÂMICA FAMILIAR EM MORADORES DO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde.
Dra Hedi Martha Soeder Muraro
DISLEXIA e OUTROS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO AEE Jucimara Liesenberg 1.
Alunas : Angélica, Rosália, Leidian, Genilda e Edilma
Pediatria e Comunidade: um projeto de parceria na área do Neurodesenvolvimento Joana Monteiro 1, Rosário Pinho 2, Ana Barbosa 1, Virgínia Monteiro 1 1.
Educação Inclusiva.
Transcrição da apresentação:

Unidade de Neuropsicologia Clínica Estimule o seu Cérebro, promova a sua qualidade de vida!

Sabia que: Em 2050, 80% da população portuguesa será dependente e envelhecida; Existem elevadas taxas de incidência de AVC e Demências Só temos respostas sociais para reabilitação física e mesmo assim insuficientes

Unidade de Neuropsicologia Clínica A Unidade de Neuropsicologia Clínica é uma resposta social e de saúde mental, desenhada e organizada para oferecer programas de reabilitação neuropsicológica e intervenção cognitiva à população com défices neurológicos, alterações do desenvolvimento cognitivo e deterioração cognitiva.

Objetivo Geral A Unidade de Neuropsicologia Clinica tem como principal objetivo promover um serviço especializado voltado para a avaliação e reabilitação de pacientes neurológicos, envolvendo as disfunções cognitivas associadas com as diversas patologias que afetam o sistema nervoso central.

População Destinatária Pessoas com deterioração cognitiva, atraso cognitivo ou dano cerebral, clinicamente estabilizadas População Destinatária Pessoas com doenças neurodegenerativas que apresentam comprometimento cognitivo (Doença de Alzheimer e outras demências) Pessoas com défices cognitivos provocados por Acidente Vascular Cerebral, Traumatismo Craniano, Esclerose Múltipla, etc...

Programas Programas de Intervenção Programa de Avaliação Neuropsicológica Programa de Reabilitação Neuropsicológica Consulta de Memória e Estimulação Cognitiva

Programas Programas de Intervenção Programa de Assessoria e Apoio Familiar Consulta Psicológica e Psicoterapia Consulta de Avaliação de Dificuldades da Aprendizagem

Programa de Avaliação Neuropsicológica Realização de Avaliação Neuropsicológica mediante a aplicação de provas, testes e protocolos específicos. O Programa de Avaliação focaliza a deteção de sequelas cognitivas, emocionais, de conduta, de personalidade e sociais que o utente apresenta no início do tratamento a designar.

Programa de Reabilitação Neuropsicológica A Reabilitação Cognitiva caracteriza-se por ser um processo ativo que visa capacitar as pessoas com défices cognitivos causados por lesão ou doença, para que possam adquirir um bom nível de funcionamento social, físico e psíquico.

Consulta de Memória e Estimulação Cognitiva Projetada para pessoas idosas com queixas subjetivas de memória associada com a idade e como medida de prevenção de deterioração. As atividades serão muito especializadas e adaptadas às necessidades demandadas

Programa de Assessoria e Apoio Familiar Realização de programas de intervenção psicoeducacional e psicoterapia com a família. É de grande importância desenvolver programas de intervenção para melhorar, dentro do possível, o bem-estar pessoal da família e permitir que estes desenvolvam estratégias de forma a responderem mais adequadamente às necessidades da pessoa dependente.

Consulta Psicológica e Psicoterapia A Unidade possui uma equipa de profissionais especializados em Psicologia Clínica promovendo sessões de psicoterapia para utentes e cuidadores que necessitem de cuidados de saúde mental particularizados.

Consulta de Avaliação de Dificuldades de Aprendizagem Dirigida a crianças com dificuldades de aprendizagem e alterações desenvolvimentais. O serviço tem como principais objetivos: A avaliação/despiste e acompanhamento das dificuldades específicas de aprendizagem: dislexia, disgrafia, disortografia, discalculia, défice de atenção e concentração, hiperatividade. Etc. A avaliação das aptidões cognitivas da criança: inteligência, atenção, concentração, perceção, memória, funções executivas, raciocínio indutivo, linguagem oral e escrita, cálculo e orientação.

O QUE FAZEMOS na prática

O presente!!!!

Avaliamos os Défices!

Delineamos a intervenção

Promovemos a Independência

Não perca mais tempo!

Cuide de quem mais gosta! Cuide de si!

Obrigado pela atenção!