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Os seis princípios do Currículo Uma escola que também aprende; O currículo como espaço de cultura; As competências como referência; Prioridade para a competência.
Transcrição da apresentação:

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ÍNDICE AVALIAÇÃO INTERVENÇÃO INDIVIDUAL INTERVENÇÃO EM GRUPO PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

AVALIAÇÃO Pedido Reunião com D.T. Reunião com o E.E. (Anamnese) Avaliação Psicológica Reunião com D.T. (Devolução dos resultados e estratégias em sala-de-aula) Reunião com o E.E. (Devolução dos resultados e estratégias em casa) Relatório de Avaliação

TIPOS DE AVALIAÇÃO Avaliação Emocional Avaliação Cognitiva Avaliação da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) Avaliação das Perturbações Específicas da Aprendizagem da Leitura e Escrita (PELE) (dislexia, disgrafia, disortografia) Avaliações alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)

INTERVENÇÃO INDIVIDUAL (Pedido) Intervenção Individual Reunião periódica com D.T. e E.E. (Feedback)

TIPOS DE INTERVENÇÃO APOIO EMOCIONAL PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS Leitura e Escrita Sociais Cognitivas Métodos de Estudo

INTERVENÇÃO EM GRUPO (Pedido) Programa de Grupo Reunião periódica com D.T. e E.E. (Feedback)

TIPOS DE INTERVENÇÃO EM GRUPO Grupo de Leitura e Escrita (GLE) Grupo de Promoção Cognitiva (GPC) Grupo de Competências Sociais (GCS) Grupo de Métodos de Estudo (GME)

Grupo de Leitura e Escrita OBJECTIVOS Desenvolver a linguagem oral (ouvir, falar, narrar); Promover as competências fonológicas (tornar-se consciente dos segmentos sonoros que constituem a linguagem oral e conseguir manipulá-los de forma deliberada); Treinar a correspondência grafema↔fonema (automatizar a correspondência entre o símbolo escrito e o som correspondente e vice-versa); Promover a correcção, postura, expressividade e velocidade leitora; Optimizar a compreensão leitora; Desenvolver as competências de ortografia; Treinar competências de produção de textos.

Grupo de Promoção Cognitiva OBJECTIVOS Treino da inteligência geral enquanto capacidade de resolução de problemas. Promover a recepção e organização da informação (percepção, atenção, comparação e memorização); Promover o relacionamento da informação (abstracção, categorização, relação e dedução); Desenvolver a elaboração de respostas (produção).

Grupo de Competências Sociais OBJECTIVOS Promover o auto e hetero conhecimento; Facilitar a identificação e gestão das emoções; Desenvolver a capacidade de gestão (tempo, espaço, esforço, etc.); Desenvolver competências de relação interpessoal (comunicação, assertividade); Promover a identificação e resolução de problemas.

Grupo de Métodos de Estudo OBJECTIVOS Promover métodos e técnicas de estudo; Promover a organização dos materiais escolares; Desenvolver a capacidade de gestão do tempo de estudo; Desenvolver competências de estruturação e memorização dos conteúdos leccionados;

4. PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL Autorização dos E.E. POV Atendimento aos alunos e E.E.