Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Componentes de Um Computador
Advertisements

“MRP ( planejamento das necessidades de materiais)”.
Introdução a Informática
‘ Por que estudar sistemas de informação?
Automação em Sistemas Industriais
UNIDADE 4 Gestão de estoque na cadeia de logística integrada grupo 14: adriana vasconcelos igor hadish maria izabella lima suzane gonçalves.
SCM – SUPPLY CHAIN MANAGEMENT
Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Prof. Heber José de Moura e Giselle Marie T de Moura
Fernando Furlan Rui & Felipe Müller Diehl
CONCEITOS BÁSICOS GASTO = É O VALOR DOS INSUMOS ADQUIRIDOS PELA EMPRESA, INDEPENDENTEMENTE DE TEREM SIDO UTILIZADOS OU NÃO DESEMBOLSO = PAGAMENTO RESULTANTE.
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
3. Sistemas de Informação e a Produção
Informática Industrial
Informática Industrial
CAPÍTULO 7 1. Vantagens e desvantagens da robótica industrial
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Computer Aided Manufacturing
>>0 >>1 >> 2 >> 3 >> 4 >> Nívea Cordeiro 2013 GPE.
SISTEMAS DE PRODUÇÃO E PROCESSOS PRODUTIVOS MBA LOGÍSTICA FAFICA 2.
Sistemas de Informação
Planejamento e Controle de Projetos Logístico
Ciclo de Desenvolvimento de um produto.
Grupo 1 Subgrupo x: Pedro, Rafael e Anderson
Engenharia de Software
MÉTODOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL.
O PAPEL DA INFORMAÇÃO EM CONTEXTOS EMPRESARIAIS
TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Administração da Produção
Fundamentos da Arquitetura de Computadores
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
A ORGANIZAÇÃO E OS ESTOQUES:
Integrantes Gisely C. Oliveira Marcelo C. Ribeiro Maria Ap. Ferreira Rafael Vaz Walisson Junior Wesley C. Gomes.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Ana Duarte e Ana Marques 8ºB Nº1 e Nº2
Montagem e Manutenção de Computador I
2o ENCONTRO DA CADEIA DE FERRAMENTAS, Desafios para a indústria
Planejamento e controle da cadeia de Suprimentos
Sistemas Integrados de Manufatura
Prof. Dr. Murilo de A.Souza Oliveira TECNOLOGIA DE PROCESSOS
Estratégia de Operações
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
Por que estudar sistemas de informação?
Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS)
PLANO DE NEGÓCIOS Plano Operacional FONTE: SEBRAE.
FLEXIBLE MANUFACTURING SYSTEM
INTRODUÇÃO AOS S.I.M. Sistemas Integrados de Manufatura
Robótica Industrial Apontamentos de aula 1.
Gerenciamento de Custos do Projeto
DISCIPLINA INFORMÁTICA MÉDICA Prof. Eliane
Tópicos Avançados em Sistemas de Informação
Gabriel Bastos Machado
Iniciando na logística empresarial
Tecnologias de Comando Numérico
TECNOLOGIAS DE PROCESSO
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
São Luís 2015 Faculdade Pitágoras Curso: Engenharia de Produção
AUTOMAÇÃO E ROBÓTICA Mário Luiz Tronco.
Logística Integrada Engenharia de Produção
Curso: Engenharia Civil – 5º ano
CADEIA PRODUTIVA DE MÓVEIS
Erton W. Vieira Metodologias Ágeis, Qualidade de Software e Design Centrado no usuário: Pontos de Interação Erton W. Vieira.
Administração de Materiais
Etec Philadelpho Gouvêa Netto Extensão José Felício Miziara
GESTÃO ORGANIZACIONAL
PCP 1 JEFFERSON. INTRODUÇÃO Para o que serve o PCP? Pode, por exemplo, visar aumentar a eficiência e a eficácia de determinada organização “Qual é o grande.
Mestrado em Engenharia Biomédica Processamento de Materiais 1 aula – Apresentação, Introdução, Programa e Calendário.
Arranjo Físico de Produção
Transcrição da apresentação:

Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho Efeitos do ciclo de vida nas tecnologias de produto / serviço e de processo Gerência de Tecnologia Prof. Cristiano José Cecanho

Ciclo de vida de um produto (Maturidade) Tecnologia de produto: No momento de sua aquisição, a tecnologia em conjunto com o produto / serviço inovador gera grande impacto e a necessidade de aquisição. Com a maturidade do produto a tecnologia se inova, mas a tecnologia adotada no produto não.

Ciclo de vida de um produto (Maturidade) Tecnologia de processo: Esta tecnologia consiste em: Máquinas-ferramentas que fizeram os componentes de metal; As máquinas que montaram os componentes eletrônicos nas placas de circuitos impressos; As máquinas que deram forma e ligaram as folhas de metal para formar o gabinete; e ou O uso de robôs.

Efeitos Descoordenado Sistêmico Maximizador de desempenho Maximizador de custo Alta Taxa de inovação Baixa Introdução Crescimento Maturidade Etapa de desenvolvimento

Vídeos Relacionados (YouTube) Tecnologia de produto: ANOS 80 - MÁQUINA DE ESCREVER OLIVETTI (OFICIAL). Dell comercial [high quality]. Tecnologia de processo: Montagem da Placa Mãe Fabricadas no Brasil - Zona Franca de Manaus. Audi A1 - Linha de montagem de Bruxelas.

Diferencie eficiência de eficácia. Exercício Diferencie eficiência de eficácia.

Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/efici%C3%AAncia/ Eficiência Eficiência: é atingir o resultado com um mínimo de perda de recursos, isto é, fazer o melhor uso possível do dinheiro, do tempo, materiais e pessoas. Exemplo: Para confeccionar um par de sapato, deve-se adquirir uma quantidade mais exata possível de matéria-prima para não haver sobras, determinar o período de tempo necessário, gastar só o necessário, e analisar a necessidade da quantidade de pessoas para a realização do empreendimento. Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/efici%C3%AAncia/

Eficácia Alcançar os resultados planejados, alcançar os objetivos, alcançar a meta e sem desvios ou perdas. Exemplo: João e Maria precisavam comprar 4 tipos de frutas na feira. João comprou 4 tipos e gastou R$ 5,00; Maria também comprou os 4 tipos e gastou R$ 4,00. Ambos foram eficazes; mas Maria foi mais eficiente que João (utilizou menos recursos para alcançar a eficácia). Fonte: http://www.dicionarioinformal.com.br/efic%C3%A1cia/

Gerenciamento de operações e tecnologia de processo Um engenheiro de produção deve ser capaz de: Articular como a tecnologia pode melhorar a eficácia da operação. Estar envolvido na escolha da tecnologia em si. Gerenciar a instalação e a adoção da tecnologia de modo que não interfira com as atividades em curso na produção. Integrar a tecnologia com o resto da produção. Monitorar continuamente seu desempenho. Atualizar ou substituir a tecnologia quando necessária.

Questões envolvendo tecnologia: O que a tecnologia faz que é diferente de outras tecnologias similares? Como ela faz isso? Isto é, quais características particulares da tecnologia são usadas para desempenhar suas funções? Que benefícios a tecnologia usada dá para a operação produtiva? Que limitações a tecnologia usada traz para a produção?

Tecnologia de processamento de materiais, informação e consumidores Perceptível a partir dos anos 80 com a entrada dos computadores em diversas áreas de produtos / serviços: Telecomunicações: superavenidas de informação e fábricas do futuro. Aviões mais rápidos ou maiores. Microprocessadores a baixo custo.

Tecnologia de processamento de materiais O tempo demonstra como a tecnologia de processo afeta como os materiais são manipulados. Eles podem variar entre: metais, plásticos, tecidos, entre outros. Este tipo de tecnologia contextualiza: A forma com que as tecnologias de conformação são controladas. Como os materiais sã movidos fisicamente. Como os sistemas de manufatura, que incluem tecnologia, são organizados.

Máquinas-ferramentas de controle numérico Controle Numérico Computadorizado (Computer Numeric Control), ou CNC, é controlador numérico que permite o controle de máquinas e é utilizado principalmente em Tornos e Centros de Usinagem. Permite o controle simultâneo de vários eixos, através de uma lista de movimentos escrita num código específico (código G). O "Comando" funciona como um sistema operacional dos computadores desktops, gerenciando uma máquina a CNC, e possibilitando a comunicação com o operador/programador .

Máquinas-ferramentas de controle numérico Durante a segunda guerra mundial houve a necessidade da produção de peças de alta precisão, e em larga escala de produção. Nesta década de 1940 o NC (Controle Numérico) criado pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), e evoluiu posteriormente para o CNC. Com isso atingiu-se o objetivo com peças complexas e de grande precisão, especialmente quando associado a programas de CAD/CAM.

Vídeo CNC