Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Avaliação da Aprendizagem Objectivos do Módulo
Advertisements

O discurso na sala de aula de Matemática
Elaboração de Instrumentos Objetivos Critérios
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
Reconhecer as regras de utilização dos métodos
DA ARTE À REFLEXÃO ANA SOARES ANABELA ROSMANINHO.
Como selecionar, avaliar e desenvolver pessoas
No primeiro período, o nosso principal objectivo, foi criar um website consistente, tarefa que foi bem sucedida. Neste segundo período era de esperar o.
THE SUBJECT MATTER PREPARATION OF PROSPECTIVE MATHEMATICS TEACHERS: CHALLENGING THE MYTHS Deborah Ball Objetivo do texto: Discutir a questão do conhecimento.
Sumário – Metodologia/21-06
Projeto língua portuguesa
Inquéritos e Sondagens à Opinião Pública
RECURSOS HUMANOS SELECCÇÃO.
Metodologia Científica
QUESTIONÁRIOS Prof. Adalberto.
NOÇÕES PRELIMINARES.
1 Agora, depois que já está tudo organizado, como tornar real o planejamento? É nesta etapa que as atividades começam a acontecer diariamente. PASSO A.
Prof.a Andréia Chagas Pereira
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PROA 06 – METODOLOGIA CIENTÍFICA ALUNAS DA TURMA 7: ELKE ELISA BELLI
Metodologia Científica
Formação interna Coimbra
Definição e critérios de elaboração
Os tipos de comportamento no meio social
Matérias da Revista PROFISSÃO MESTRE =
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
PLANIFICAÇÃO DE UMA AVALIAÇÃO.
Portfólio de matemática
Aula 2- Elaboração de Questionários
TESTE DE PERSONALIDADE DO DALAI LAMA
Questionário Sociolinguístico
TESTE DE PERSONALIDADE DO DALAI LAMA
Práticas Investigativas
A Arte da Felicidade Dalai Lama.
OS JOVENS E A IMIGRAÇÃO: seguindo os passos de uma investigação em ciências sociais …Uma aproximação às Ciências Sociais No âmbito das actividades do Observatório.
Formas de Expressão Expressão Oral
MÉTODOS QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DE PESQUISA
MÓDULO 10 Planeamento Anual e Estratégico
TESTE DE PERSONALIDADE DO DALAI LAMA
OS MODELOS O modo de implementação do trabalho de projecto, como metodologia de aprendizagem tem sido objecto de várias aproximações que se centram em.
Celebramos hoje o "Dia da Bíblia"... no último domingo de setembro,
INVESTIGAÇÃO EM EDUCAÇÃO
Coletando informações
O trabalho de campo.
FASES DA ELABORAÇÃO DO PROJETO DE PESQUISA
ROTEIRO PARA O TRABALHO DE PESQUISA DE ESTATÍSTICA APLICADA A TURISMO
COMO ELABORAR QUESTIONÁRIOS
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Elaboração da pesquisa científica: 4 fases
Adequação discursiva.
PLANO GERAL DE PLANEAMENTO DE UM TRABALHO DE INVESTIGAÇÃO
TEMA E PROBLEMA.
FASES NA ELABORAÇÃO DE UM PROJECTO
Técnicas de Coleta de Dados
• Manejo – Formação – Professor.
Prática Investigativa 2
Planificação e Execução de Projectos Módulo 7 Rua Professor Veiga Simão | Fajões | Telefone: | Fax: |
Pesquisa de Mercado Aula 2 18/08/2010
Capítulo 5 – Coleta e Processamento de Dados
Acto ou efeito de entrevistar; declarações que um jornalista obtém de alguém, e depois faz publicar. Conhecimento mais profundo de alguém ou de algum.
Coleta de dados Entrada no Campo.
Entrevista.
Coleta de dados de pesquisa acadêmica: Entrevista e Questionário
LEVANTAMENTO DE INFORMAÇÕES
4 de Julho 2006 Características Comuns a todas as Auditorias Independentemente do tipo de auditoria e da entidade que as promove estas são actividades.
Pesquisa Qualitativa CONHECIMENTO:
QUESTIONÁRIO.
PROJETO DE PESQUISA Pesquisa Social.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
Transcrição da apresentação:

Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto Metodologias de diagnose e prospecção ao serviço da actividade cultural. Escola Profissional da Mealhada ClC7 Formadora: Teresa Augusto

A entrevista é um diálogo intencional com um objectivo, geralmente entre duas pessoas, sendo que por vezes possa envolver mais pessoas, uma das quais é a que dirige com o objectivo de obter informações sobre a outra. Uma entrevista requer pessoal especializado e possibilita diversidade relativamente às questões e as respostas. A entrevista tem interacção directa e uma maior eficácia de resposta. Entrevista

vantagens e desvantagens . Algumas das vantagens da entrevista são a flexibilidade quanto ao tempo de duração, a oportunidade de questionar, permite recolher um elevado número de dados diversificados. As entrevistas são realizadas a um número mais restrito de sujeitos pois, pelo facto de serem presenciais, requerem maior disponibilidade de tempo e espaço. Além disso, as questões, neste tipo de instrumento, não são inalteráveis pois podem ser adaptadas pelo próprio entrevistador.

Algumas das desvantagens da entrevista são que implica um custo elevado e grande disponibilidade de tempo, limita o número de sujeitos do estudo, requer pessoal qualificado para recolher os dados e pode criar problemas relativamente à fiabilidade do entrevistador, do guião, da codificação e dos participantes.   Podemos igualmente ter em conta os receios do entrevistado em expor a sua sinceridade e a tendência para que este dê as respostas que pensa que o entrevistador pretende obter ou que são politicamente correctas, a análise de dados recolhidos numa entrevista é mais morosa e mais complexa.

Pesquisa metódica baseada em questões e recolha de testemunhos; investigação sondagem da opinião pública sobre uma questão política, social ou económica Inquérito

Como fazer um inquérito? Três fases: · Antes: a preparação · Durante - o inquérito · Depois: coordenação dos dados - apresentação dos resultados I. Fase de Preparação 1. Investigar o quê? · Concordar com uma ideia que será o tema do inquérito; · É a determinação da hipótese de partida.

2. Precisar a hipótese de – partida · A ideia, escolhida é vasta, limitá-la; · Basear-se mais nas causas e nas consequências dos fenómenos que nos fenómenos em si mesmo. 3. Estabelecer o questionário · Encontrar perguntas gerais; · Escalonar estas perguntas em perguntas cada vez mais precisas; · A pergunta ideal é aquela à qual se pode responder em poucas palavras; · O mesmo problema, pode ser abordado por muitas perguntas diferentes.

4. Decidir o modo do Inquérito · Gravador: testemunha fiel de tudo o que foi dito de todas as matrizes. Espanta por vezes certas pessoas. · Questionário fechado: Não se responde senão que sim ou não. Oralmente contendo casos. · Questionário aberto: Aceitam-se respostas mais detalhadas. Para B e C: não esquecer que faltará verificar os resultados, é desde agora que isto se prevê.

5. Quem interrogaremos? · Os que podem responder; · Aqueles que é interessante interrogar; · Quer seja uma preparação de amostras, representativas, de alta responsabilidade, idade, sexo; · Quer sejam responsáveis (presidente da câmara municipal, professor primário, pároco, etc.);

II. Fase de Realização 1. Para reencontrar as pessoas · Na rua no vai-vem; · Pessoas habituadas a fazer entrevistas; 2. Atenção aos meios técnicos Gravador: · Ver se tem fita. · Verificar o funcionamento (pilhas). · Regular a potência. · Ter o micro próximo de quem fala. · Articular convenientemente as perguntas postas. Questionários:

· Executá-los sempre em dois exemplares. · É preferível executá-los pessoalmente. · Verificar o papel e o lápis. · Munir-se dum suporte (contraplacado) sobre o qual as folhas são fixadas por pinças de desenho. 3. Ao executar o questionário · Explicar: Quem é. · Porquê este questionário.

4. Respeitar as pessoas interrogadas · Garantir o anonimato; · Não hesitar dialogar um momento antes de pôr as perguntas; · Se se recusarem responder-vos não insistir, desculpar-se e agradecer; · Se o interlocutor não quer responder, mas aceita falar com vocês, deixá-lo fazer isso e preencher os questionários depois de o ter deixado. · Ser claro no que se diz; · Não hesitar mandar precisar e concretizar para não trair o interlocutor; · Deixar um tempo de reflexão para o interlocutor; · Não insistir numa pergunta, saltar e passar à seguinte; · Nunca nomear alguém para obter uma informação.

5. Além disso · Fazer uma ficha precisa sobre a entrevista que foi realizada. Entrevistador, local de realização, interlocutor, nome, idade, profissão. Outras informações interessantes. Apreciação geral sobre a entrevista.

http://www.infopedia.pt/lingua- portuguesa/ Diciopédia Bibliografia:

Proposta de actividade…………………. Faça uma entrevista/ inquérito, a um colega seu de forma a respeitar os padrões da metodologia escolhida. Sugere-se como temas As quatro Maravilhas da Mealhada ou Actividade Integradora Duração: 2 Horas