Desenvolvimento de Jogos: Introdução Maurício Gomes criadordejogos.wordpress.com @criadordejogos blog.agfgames.com @agfgames
O que é um jogo? Definição de Chris Crawford: Expressão criativa. Interatividade Objetivo Adversário Interferência
Expressão Criativa
Interatividade
Objetivo
Adversário
Interferência
Do que um jogo é composto? Regras: Todos os jogos Conteúdo: Quase todos os jogos Programa: Somente em sistemas programáveis.
Regras
Homo Ludens O ser humano (e outros animais também) aprende jogando. O ser humano é um animal único, por demandar aprender coisas a vida inteira e ter aversão a tédio. As regras de um jogo devem ensinar, treinar e depois testar.
Ensinar
Treinar
Testar
Fluxo
Profissão Projestista de Jogos Conhecido em países de língua inglesa como “Game Designer” Existe para escrever, testar e corrigir as regras. Game Design Document, GDD
Conteúdo
Conteudo deve dar retorno
Conteudo deve chamar atenção
Conteudo deve ter algum sentido
Sons causam impacto Ninguém esquece música boa de seus jogos preferidos. Efeitos sonoros também passam informação. Tudo o que foi dito anteriormente também vale para sons, música, roteiro e qualquer outro tipo de arte.
Profissões Artista conceitual Desenhista Modelador Animador Músico Engenheiro de Som Roteirista
Programação / Engenharia
Motores Desnecessário reinventar a roda Motores para todos os gostos
Linguagens Linguagens baixo e alto nível Linguagens compiladas e interpretadas Linguagens com ou sem controle automático de memória Linguagens para manipulação numérica ou de lista
Critérios Velocidade Plataforma Facilidade de uso Quantidade de bibliotecas Estabilidade
Unidade discreta de tempo
Profissão programador Monta o jogo a partir das regras Cria ferramentas Exibe o conteúdo Technical Design Document (TDD)