Desenvolvimento de Jogos: Introdução

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Transcrição da apresentação:

Desenvolvimento de Jogos: Introdução Maurício Gomes criadordejogos.wordpress.com @criadordejogos blog.agfgames.com @agfgames

O que é um jogo? Definição de Chris Crawford: Expressão criativa. Interatividade Objetivo Adversário Interferência

Expressão Criativa

Interatividade

Objetivo

Adversário

Interferência

Do que um jogo é composto? Regras: Todos os jogos Conteúdo: Quase todos os jogos Programa: Somente em sistemas programáveis.

Regras

Homo Ludens O ser humano (e outros animais também) aprende jogando. O ser humano é um animal único, por demandar aprender coisas a vida inteira e ter aversão a tédio. As regras de um jogo devem ensinar, treinar e depois testar.

Ensinar

Treinar

Testar

Fluxo

Profissão Projestista de Jogos Conhecido em países de língua inglesa como “Game Designer” Existe para escrever, testar e corrigir as regras. Game Design Document, GDD

Conteúdo

Conteudo deve dar retorno

Conteudo deve chamar atenção

Conteudo deve ter algum sentido

Sons causam impacto Ninguém esquece música boa de seus jogos preferidos. Efeitos sonoros também passam informação. Tudo o que foi dito anteriormente também vale para sons, música, roteiro e qualquer outro tipo de arte.

Profissões Artista conceitual Desenhista Modelador Animador Músico Engenheiro de Som Roteirista

Programação / Engenharia

Motores Desnecessário reinventar a roda Motores para todos os gostos

Linguagens Linguagens baixo e alto nível Linguagens compiladas e interpretadas Linguagens com ou sem controle automático de memória Linguagens para manipulação numérica ou de lista

Critérios Velocidade Plataforma Facilidade de uso Quantidade de bibliotecas Estabilidade

Unidade discreta de tempo

Profissão programador Monta o jogo a partir das regras Cria ferramentas Exibe o conteúdo Technical Design Document (TDD)