Cinem\atica Caso 1: a = f(t) Aulas 3 e 4 - Prof. Romulo 5/03/2012 e 07/03/2012 11/09/2009 - 23h04 (ESPORTE-UOL)(ESPORTE-UOL) Telemetria comprovaria que.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Advertisements

Modelagem Computacional no Ensino de Física em nível Médio
A Resistência do Ar e o Movimento de Projéteis
Aerodinâmica da Bola de Futebol: da Copa de 70 à Jabulani
Atividades Complementares Curso de Letras
MBA TI TURMA 2008/2009 MONOGRAFIA FINAL
Ludwig Krippahl, 2009 Programação para as Ciências Experimentais 2008/9 Teórica 9.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Disciplina:
Mecânico automotivo Freios Convencionais
MOVIMENTO (2) Prof. Cesário.
Questões - Física Prof.: Haroldo Candal.
Oscilações Prof. Romulo Aula1-07/05 Aula2-14/05 Revisão: 24 e 27/09
Fluidos Como os fluidos tendem a escoar, \e sempre necess\ario uma for\ca externa para que o volume n\~ao aumente. A divis\~ao desta for\ca pela \area.
Equa\coes de v\ii nculos Aula 5 - Prof. Romulo 12/03/2012.
Propriedades do g\’as ideal
Projeto -1. Projeto -2 Intranet Turma de Mec-II relatório.
Aula3 - Prof. Romulo (05/03/2012) Experimento de Torricelli (1643) (Medida experimental da press\~ao atmosf\’erica) t=0 h=1m.
Fluidos Ideais em Movimento
1. Um móvel é atirado verticalmente para cima, a partir do solo, com velocidade inicial de 72km/h. Despreze a resistência do ar e adote g = 10m/s². Determine:
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Quarta-feira, 05 de setembro de 2012.
Assessoria de Comunicação Clipping Impresso Sexta-feira a Segunda-feira, 09 a 12 de novembro de 2012.
O Plano "Não basta destruir o que sobra;
Física Gráficos do MU.
GESTÃO AMBIENTAL na construção de projetos no IFSP / SALTO ESPAÇO INTEGRADOR CURSO: TÉCNICO EM AUTOMAÇÃO PROF. Ms. MARCELO DE CARVALHO Fonte:
- Física e Segurança no Trânsito -
Net Aula Unicanto TECLE F5 PARA MAXIMIZAR AS TELAS Para Visualizar Melhor Estes Slides, Tecle F5 para Maximizar as Telas: Tecle Enter para continuar.
Aula 2 - Tabelas e Gráficos
Movimento Relativo entre dois referenciais Aulas 6 e 7 - Prof. Romulo (19 e 20 de marco de 2012)
Sistemas de Controle III N8SC3
APLICAÇÃOES LINEARES As aplicações a seguir são derivadas do Amplificador Inversor e do Amplificador Não Inversor Amplificador Somador Inversor.
Atrito Plano inclinado sem atrito Plano inclinado com atrito
Exercício: Trazer próxima aula
Aula III - Ligações Químicas Tutora: Marcia Pintos Rio Grande, 13 setembro de 2014.
1 Eletrónica CET - Electromedicina Capítulo 1B – Análise de Circuitos em Corrente Alternada António Roque - ano lectivo 2012/2013 CET - Electromedicina.
Funções Prof. Márcio.
Derivada, a linguagem do movimento. A derivada expressa o ritmo da mudança instantânea em qualquer fenómeno que envolva funções. Quando se trata de corpos.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/01 Dinâmica Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia.
3. Dinâmica de um sistema de pontos materiais
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2015/1 AULA 8 Monitores: NATALIA GARCIA HUGO BRITO.
ESCOLA SECUNDÁRIA FRANCISCO RODRIGUES LOBO. Sumário Movimento sob ação de uma força resultante constante. A importância das condições iniciais do movimento.
Física I Aula 06 Forças e Movimentos IV Movimento Circular 2009/2010.
Curso de Pré Física UTFPR – CM 2014/01 Aula 10 Monitores: Hugo Brito Natalia Garcia
UTILIZAÇÃO DO ARDUINO NO CONTROLE E MONITORAMENTO DE NÍVEL DE LÍQUIDO
MOVIMENTO RETILÍNEO Prof. Bruno Farias
Prof. Gustavo Fernandes de Lima
Aula 2 – Diodo retificador prof: Elói Fonseca
Estudo das Marés Atmosféricas na alta atmosfera do sul brasileiro SICINPE 2008 Tiago D. dos Santos 1, Barclay R. Clemesha 2, Nelson J. Schuch 1. [1] Centro.
Hidrodinâmica Aula 04 (1 0 Sem./2016) 1. A função escoamento para fluxos bidimensionais A) Velocidade para um fluxo bidimensional em componentes cartesianas.
AULA 4 Aceleração Monitores: Hugo Brito Aluno de Engenharia Eletrônica – 6º Período Natalia Garcia Aluna de Engenharia Civil – 4º Período paginapessoal.utfpr.edu.br/cdeimling.
Molecularidade Expressa o número de espécies que participam como reagentes em uma etapa elementar, formando o complexo ativado. Unimolecular Quando uma.
PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA PROJETO DE NIVELAMENTO – ITEC/PROEX - UFPA EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR EQUIPE FÍSICA ELEMENTAR DISCIPLINA: FÍSICA.
GILZENEIDE BARBOZA CAÇADOR, 22/04/09. O uso da internet na educação é muito importante, porque ajuda os alunos a desenvolver seus trabalhos com mais rapidez.
1 Faça a sua escolha Escolha a sua opção ou opções. 2,3 2 Corrigir Se tiver alguma dúvida, use a tecla C para corrigir antes de votar. 3 Confirmar seu.
Cinemática Escalar Professor: Reinaldo.
FUNÇÃO EXPONENCIAL.
Física I 14 Aula 12 Centro de Massa e Momento Linear I 2009/2010.
CORRENTE E RESISTÊNCIA
ROTAÇÃO CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA AGROALIMENTAR UNIDADE ACADÊMICA DE TECNOLOGIA DE ALIMENTOS DISCIPLINA: FÍSICA I Prof. Bruno Farias.
Aula 3 - Escalares, Vetores,
Gráficos Curso: Sistemas de Informação Disciplina: Estatística e Probabilidade Professor: Munelar de Assis Falcão 04 de março de 2009 Aula 3.
Física I Aula 10 Movimento Oscilatório I 2009/2010.
MOVIMENTO EM DUAS E TRÊS DIMENSÕES
Exercícios de Revisão Para AG
Energia Mecânica PROF. ADEMIR AMARAL. A palavra energia faz parte do nosso cotidiano. Ouvimos falar muito sobre produção e consumo de energia; as metas.
ANIMAÇÃO GEOGEBRA SÃO LEOPOLDO, 2016 UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS – UNISINOS UNIDADE ACADÊMICA DE EDUCAÇÃO CONTINUADA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO.
AULA 1 PROF.: RICARDO PACE
Unidade 1 – Mapas de Karnaugh – 2 e 3 variáveis.
MOVIMENTO OSCILATÓRIO Estamos familiarizados com diversos tipos de movimentos oscilatórios periódicos.
ENEM 2016 – Física Prof Henrique. Dinâmica – Força de atrito Como Observe que podemos obter a desaceleração do carro pelo produto entre Aceleração Gravitacional.
Transcrição da apresentação:

Cinem\atica Caso 1: a = f(t) Aulas 3 e 4 - Prof. Romulo 5/03/2012 e 07/03/ /09/ h04 (ESPORTE-UOL)(ESPORTE-UOL) Telemetria comprovaria que acidente de Nelsinho Piquet foi proposital O polêmico acidente de Nelsinho Piquet no Grande Prêmio de Cingapura de 2008 ganhou mais um ingrediente. A telemetria do carro do brasileiro, divulgada nesta sexta-feira, confirma que o piloto da Renault bateu de propósito para ocasionar a entrada do safety car.

Exercicio 1: Considere uma part\ii cula animada pela acelera\cao em fun\cao do tempo: t(s) a (m/s^2) (a)fa\ca o gr\afico de v(t), sabendo que a part\ii cula parte da posi\cao 1m com velocidade de 1m/s, (b) fa\ca o gr\afico de x(t). (Obs.: use para ambos os gr\aficos o intervalo de tempo entre 0 a 3s.) 3 0

Cinem\atica Caso 2: a = f(v)

Exercicio 2: Considere um carro sendo desacelerado apenas pela resist\^encia do ar, cuja acelera\cao \e dada na forma: (a) determine v(t), sabendo que o carro est\a inicialmente a 40 km/h na origem do sistema de coordenadas e que o coeficiente de resist\^encia do ar, vale: (b) determine x(t), (c) fa\cam os gr\aficos de v(t) e x(t) atrav\es da teoria de constru\cao de gr\aficos.

Cinem\atica Caso 3: a = f(x)

Cinem\atica Caso 3: a = f(x) 0 x

Exercicio 3: (a) determine a equa\cao de movimento para o bloco, animado pela acelera\cao: a = -K x, 0 x (b) determine v(x) e obtenha a amplitude m\axima do movimento, considerando que o m\ovel parte da origem do sistema de coordenadas com velocidade de 1m/s. (c) determine x(t) e fa\ca seu gr\afico, para o setor v>0. (Sugest\~ao: use a integral tabelada abaixo:) Ps.: sin(x) -> sen(x)

Cinem\atica al\em do nosso curso! Infelizmente as acelera\coes presentes na Natureza, n\~ao se resumem a esses 3 casos! Para a maioria dos casos precisamos de simula\cao num\erica, mas existem alguns casos que podemos usar circuitos el\etricos! Projeto de Mec2 para os alunos de el\etrica.

Cinem\atica al\em do nosso curso! Obrigado pela aten\cao! Fisica aplicada ao Futebol: A aerodinamica ˆ da bola de futebol C.E. Aguiar e G. Rubini, RBEF (2004) The spinning ball spiral G. Dupeux et al., NJP (2010) Projeto de Mec2