Metodologia de Pesquisa e Aplicações à Psicologia do Esporte

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Advertisements

Cenário Atual Tecnologia; Informação; Globalização; Fusão;
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Capítulo 7 Direção.
Federação Portuguesa de Atletismo
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC
Campanha Serviço Público de Qualidade
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Gestão Integrada de Negócios
ADMINISTRAÇÃO E CONTROLE FINANCEIRO
2o. Curso ANDIFES de Gestão da Internacionalização Universitária
Consultoria Etapas do processo de Consultoria
ACONSELHAMENTO.
Assegurando a prática da Inovação na MPEProf. Hélio G. de Carvalho, Dr. Eng. 1 Porto de Galinhas, 15 de julho de Assegurando a prática da inovação.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
ENCONTRO COM A COORDENAÇÃO MBA SEGUROS
CP - Capital psicológico
V – Avaliação de Desempenho e Resultados
Sofia Esteves do Amaral
MA_15_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Andrew Grove
IA_11_PAPEL DO ADMINISTRADOR - Andrew Grove
Norma Regulamentadora – NR 4
Fonte: Gestão de Pessoas – Idalberto Chiavenato – Ed. Campus
“O Profissional do Futuro, Hoje!”
16 de novembro de 2010, Rio de Janeiro
Cléria Bittar Bueno Vice Coordenadora do PPG/PS da Universidade de
Preparação Emocional para Concursos Ênio Cavalcanti, esp.
Programação 2 Semestre 2011 Rio Branco/Adulto.
Gestão de Negócios Aula 9 Haroldo Andrade.
Grupo de Desenvolvimento Profissional
CBVE AGO – Fev/2013 Prata da Casa Programa Attitude Fevereiro, 2013.
OBJETIVOS DAS SELEÇÕES Promover o esporte e a sua prática; Oportunizar experiências diversas como meio de introduzir na sociedade um cidadão crítico,
Caxias do Sul, Encontro PAIUNG em 31 de Agosto de 2009.
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Talentos para Inovação
Mini Curso: A PEDAGOGIA DO TREINO Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013.
para um melhor resultado
Cidade Bilíngüe Desafios para implementar o Método Direto de ensino de línguas estrangeiras em Petrópolis.
MOBILIZAÇÃO EMPRESARIAL PELA INOVAÇÃO - MEI
Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www
ESPORTE COMO FORMA DE EDUCAÇÃO
Normas de Gestão na CARE
ESTRUTURA DE UM PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Por que estudar sistemas de informação?
1.
1 DA QUADRA AO EMPREENDEDORISMO LUIZ MATTAR. 2 Abordagem Nossa vida é pautada pelas nossas escolhas.
conhecimentos em resultados
Não estabeleça prazos audaciosos demais
1) A série ISO 9000 é um conjunto de normas:
Recursos Humanos do Projeto
Taylor, Elton Mayo, McGregor, Herzberg, Likert e Skinner
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
DA SEGREGAÇÃO À INCLUSÃO SOCIAL
REZILDA RODRIGUES OLIVEIRA
Aula – 3 Planejamento
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Processos Gerenciais Planejamento da Informação
Intersetorialidade   Intersetorialidade pode ser entendida como uma articulação de saberes e experiências no planejamento, implementação e avaliação.
ECX CARD – CLUBE RH RH – CADÊ O SEU VALOR AGREGADO ? Adm. Sebastião Silveira PALESTRA 17/09/08.
Avaliação do Desempenho
Intervenção em Gestão de Pessoas
EMBAIXADA DOS EUA-CONSED: PARCERIAS EDUCACIONAIS Liderança, ensino de língua inglesa e intercâmbios.
A FUNÇÃO DO GERENTE NA EMPRESA
vídeo
Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev Uma contribuição à teoria do desenvolvimento infantil Aléxis N. Leontiev.
INSCRIÇÕES: De 28 de maio à 15 de junho LOCAL DE INSCRIÇÕES: DATA.
Universidade do Estado de Santa Catarina Mudança Organizacional e Administração do Estresse. Alunos: Ricardo Ruths Rosana M Coelho Ulysses C Ferreira.
Transcrição da apresentação:

Metodologia de Pesquisa e Aplicações à Psicologia do Esporte William Falcão McGill University

Apresentação Minha experiência Minha pesquisa Universidade de Brasilia Transição para McGill University Financiamentos e oportunidades de trabalho Minha pesquisa Metodologia: Pesquisa Participativa (Pesquisação) Aplicação do conhecimento Consultoria em Psicologia do Esporte

Minha Experiência Universidade de Brasília Início: Primeiro semestre de 2002 (April) Intercâmbio Por que McGill University? Início da transição Fim: Primeiro semestre de 2007

Minha Experiência McGill University Retorno Transição para McGill Exigências acadêmicas A língua A cultura Financiamentos e oportunidades de trabalho O programa de pós-graduação

Minha Pesquisa Título: Um programa de educação de treinadores através do desenvolvimento positivo de jovens e as metas do milênio da Organização das Nações Unidas (ONU)

Minha Pesquisa Foco Objetivo Promover entre jovens e através do esporte, três metas do milênio da ONU (saúde, educação, e igualdade de gênero). Objetivo Desenvolver a aplicar atividades relacionadas ao esporte que promovam as três metas do milênio da ONU.

Minha Pesquisa Modelo filosófico Desenvolvimento Positivo de Jovens: Desenvolvimento de talento e habilidades; reforço das qualidades e interesses de jovens. Oposto do modelo de redução de déficit (punição de comportamentos negativos).

Minha Pesquisa Metodologia Pesquisa participativa (participação) A inclusão de participantes não-acadêmicos em todo ou parte do processo de pesquisa (planejamento, desenvolvimento, intervenção e/ou análise e interpretação dos dados). Pesquisa comunitária Forte caráter prático

Minha Pesquisa Participantes 6 treinadores Envolvimento Futebol ou basquete Atletas entre 10 e 17 anos Envolvimento ‘Workshop’ Colaboração no desenvolvimento das atividades

Minha Pesquisa 4 atividades Coleta de dados Resultados parciais Saúde Respeito (Confiança) Educação Experiência de vida Coesão de equipe

Minha Pesquisa Aplicações (e futuro) Desenvolvimento Positivo de Jovens através do esporte Pesquisa Participativa: forte caráter prático Re-implementação das atividades Divulgação dos resultados e métodos Papel do Psicólogo do Esporte fora do ambiente competitivo

Consultoria em Psicologia do Esporte Estágio com o time de futebol da Universidade Envolvimento com o time Treinos Jogos Tipo de trabalho Time Capitães Atletas

Consultoria em Psicologia do Esporte Principais temas no trabalho com o grupo: Comunicação Coesão de equipe Motivação Foco e concentração Estabelecimento de metas

Consultoria em Psicologia do Esporte Aconselhamento de atletas: Principais temas: Motivação Foco e concentração Estabelecimento de metas Desempenho sob pressão Diferença entre aconselhamento terapêutico e aconselhamento na Psicologia do Esporte.

Mensagem Final Há três ingredientes fundamentais para o sucesso: Dedicação Motivação Trabalho Para que esses três ingredientes ‘aconteçam’ AME o que você faz e ACREDITE em você mesmo.

William Falcão falcao.william@gmail.com Obrigado! William Falcão falcao.william@gmail.com