VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL- 2011 Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Advertisements

APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
Pacto pela Saúde Institui novas formas de relação entre os entes federados na gestão do SUS, está organizado em três componentes. Pacto pela Vida: trata.
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL SUAS: 8 ANOS DE CONQUISTAS
Orientações para Realização das Conferências Municipais de Assistência Social 2011 MAIO/2011.
GESTÃO ESTADUAL DA ASSISTÊNCIA SOCIAL EM ALAGOAS / 2011
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
VIII Conferência Nacional de Assistência Social
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
SISTEMA MUNICIPAL DE SAÚDE
Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social – CEBAS (Entidades que atuam na Assistência Social)
OFICINA DE GESTÃO DO TRABALHO EM SAÚDE
LABORATÓRIO DE INOVAÇÃO EM SISTEMAS E SERVIÇOS DE SAÚDE
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
“Entidades e organizações de assistência social”
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
O Processo eleitoral da Sociedade Civil e a questão da representatividade Segmento Usuários.
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
METAS PARA O ESTADO E A UNIÃO
PROGRAMA NACIONAL DE CAPACITAÇÃO DO SUAS - CapacitaSUAS -
A lei 8080 que dispõe sobre as condições para promoção, proteção, e recuperação da saúde organização e funcionamento de serviços. A lei 8080 regulamenta.
Ministério da Cultura.
SUAS/PNAS O SUAS não é um programa, mas uma nova ordenação da gestão da assistência social como política pública. A novidade do SUAS é de instaurar em.
SECRETARIA DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL - SEADES
MARCOS LEGAIS e NORMATIVOS DOS BENEFÍCIOS
VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL C ONSOLIDAR O SUAS E VALORIZAR OS SEUS TRABALHADORES Fortalecimento da participação e do controle social.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Assistência Social Avanços e Desafios na implantação do SUAS
VI Conferência Nacional de Assistência Social
1 O Controle Social do SUAS e o CNAS : Forças e fragilidades Leila Pizzato Luziele Tapajós.
Reconhecimento dos Profissionais do SUAS
Síntese das Conferências Estaduais: Processo de Mobilização e Conferências Eixo 1 – Processo histórico da participação popular no país, trajetória e.
Síntese das Conferências Estaduais - Berenice Rojas Couto
CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA “Democratização da Gestão e Qualidade Social da Educação” Dr. Luiz F. Dourado -UFG Brasília,
Os trabalhadores da Assistência Social em relação ao protagonismo dos usuários.
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
SEMINÁRIO SOBRE DEMOCRATIZAÇÃO DAS RELAÇÕES DE TRABALHO NO SUS REGIÃO NORDESTE. Recife 30 e 31 de julho de 2013 Recife, 30 e 31 de julho de 2013.
Psicologia e Segurança Pública
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
Plano Estadual de Saúde e Planos Operativos Anuais – 2008 a 2011 Contexto, Alcances e limites Ou “A retomada do planejamento” II Mostra SES, 04/11/2008.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Gestão do Trabalho e Educação Permanente do SUAS
IX CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
EIXO 4: GESTÃO DOS SERVIÇOS, PROGRAMAS E PROJETOS IX CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL ARABELLA MENDONÇA ASSISTENTE SOCIAL.
Encontro Nacional com os Trabalhadores do SUAS 30 de março de 2011.
Composição dos Conselhos de Assistência Social
TEMA: CONSOLIDAR O SUAS DE VEZ RUMO A
PACTO DE APRIMORAMENTO DA GESTÃO ESTADUAL SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
O Financiamento na Efetivação do SUAS. Financiamento Foco: competências da gestão estadual  exige o debate sobre o pacto federativo, no contexto de.
Mesa Redonda: O Real: a identidade e a representação dos segmentos construindo (ou não) a representatividade José Crus Conselheiro CNAS/CPAS.
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS: Integração entre as Vigilâncias.
O financiamento da educação
OS DEZ DIREITOS SOCIOASSISTENCIAIS
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
1 - DIRETRIZES DE ATUAÇÃO DA VISA - PARANÁ 1 - Descentralização das ações de VISA para as regionais de saúde e municípios, de acordo com a realidade e.
PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO FUNDAMENTO DO PACTO FEDERATIVO NO SUAS.
Desafios da Atenção Primária à Saúde para Equidade MAURO GUIMARÃES JUNQUEIRA Presidente e Secretário Municipal de Saúde de São Lourenço/MG.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
No Sistema Único de Assistência Social Marcos Regulatórios Ana Carina do Prado Ávila Verbisck Gestora de ações sociais- Psicóloga CAGSUAS- SUPAS - SETAS/MS.
Plenária: Os órgãos de controle externo e a relação com o SUAS Ministério do Desenvolvimento Social e Combate a Fome – Secretaria Nacional de Assistência.
O Direito ao controle social e à defesa dos direitos socioassistenciais: uma discussão inadiável.
ENCONTRO ESTADUAL DOS GESTORES DE ASSISTÊNCIA SOCIAL DE MINAS GERAIS PLANO DECENAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Belo Horizonte 1/3/2016 Aldaiza Sposati.
“A construção do Sistema Nacional de Educação articulado em regime de colaboração: como fazer?” Suely Melo de castro Menezes.
Transcrição da apresentação:

VIII CONFERÊNCIA ESTADUAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL Consolidar o SUAS e Valorizar os seus Trabalhadores Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS

O trabalho sempre fez parte da vida dos seres humanos. Foi através dele que as civilizações conseguiram se desenvolver e alcançar o nível atual. O trabalho gera conhecimentos, riquezas materiais, satisfação pessoal e desenvolvimento econômico. Por isso ele é e sempre foi muito valorizado em todas as sociedades. Podemos definir trabalho como qualquer atividade física ou intelectual, realizada por ser humano, cujo objetivo é fazer, transformar ou obter algo

Considerações históricas para o entendimento das estratégias ao estruturar a Gestão do trabalho: 1º Construção do SUAS-Sistema Único de Assistência Social é deliberação da conferência em 2003, reafirma o caráter da proteção social brasileira; 2º Produção de normativas regulatórias : PNAS em 2004;NOB/SUAS/2005;NOB/RH/SUAS/2006 do direito à assistência social; 3º Amplia mecanismos e instrumentos de gestão, fortalece as instâncias de controle social

4º Entender a profissionalização da Política de Assistência Social, a partir de princípios e diretrizes para garantia da qualidade dos serviços socioassistenciais disponibilizados à sociedade, estabelecida numa estrutura de trabalho, um quadro de pessoal valorizado e qualificado para atuar no SUAS.

A Gestão de trabalho no SUAS a luz da NOB/RH : ( A NOB/RH/SUAS consolida a relação Gestor X trabalhadores X Usuários e torna um instrumento estruturante do SUAS) 1. Aumento de contratação de pessoal pelos os municípios; 2. Definição de Equipes permanentes de referências para os serviços socioassistenciais(NOB/RH/SUAS, Resolução do CNAS nº17/2011)-Equipe multidisciplinar e quadro efetivo ;

3. Definição de planos anuais de capacitação e Plano de Carreira Cargos e Salários; 4. Estabelece diretrizes para as entidades e organizações de Assistência Social,defendendo a implantação de plano de capacitação,isonomia e de parceria com o poder público; 5. Estabelece diretriz para o co-financiamneto da Gestão do Trabalho,assegurando recursos para concursos, estudos e pesquisas e orçamento;

6. Responsabilidades e atribuições para os entes federados; 7. Diretrizes para instalação da mesa de negociação; 8. Organização dos trabalhadores no CADSuas e ativação dos canais de participação dos trabalhadores; 9. Controle Social da Gestão do trabalho; 10. Lei do Suas /2011.

Propostas para implantar a Política de Recursos Humanos ou Gestão do trabalho: 1.Diagnóstico da situação dos trabalhadores no SUAS,revisado e atualizado,EX: análise do quadro dos trabalhadores p/região em AL, fonte:Pecec; 2.Investir nas pesquisas e estudos sobre as condições éticas e técnicas dos trabalhadores do SUAS; 3.Realização e admissão por concurso público levando em consideração a necessidade real de pessoal(nível fundamental, médio e superior);

4. Adequação da estrutura organizacional da Gestão; 5.Definir percentuais de co-financiamento para a implantação da gestão de trabalho no SUAS; 6.Realizar Encontros locais,regionais e nacional dos trabalhadores do SUAS, para avaliação da política de RH no SUAS e outras temáticas; 7.Implementação da educação permanente dos trabalhadores do SUAS através do plano Estadual e Nacional de capacitação

8. Definir percentual dos recursos do Suas destinados as ações continuadas de Assistência Social que poderão ser aplicados no pagamento de profissionais(CNAS -art. 6-E da Lei /2011-LOAS) ; 9. Redução de jornada de trabalho,com garantia de segurança e direitos trabalhistas; 10. Manter equipes de referência na gestão e nos serviços; 11. Saúde do trabalhador(a); 12.Adequação ou construção de PCCS;

Concluindo: A qualidade dos serviços prestados a população depende: Condições e relações de trabalho relevantes, nas dimensões dos vínculos trabalhistas, de fatores materiais para o desenvolvimento e de condições éticas e técnicas entre os envolvidos, articulação das organizações profissionais; das Universidades, da CIB e do COEGEMAS, do CEAS, dos Conselhos profissionais e dos técnicos das proteções ; Sistema de controle públicos dos pactos e requisitos para gestão e oferta de serviços.

É preciso adotar pactos nas instâncias de controle e entre todos dos envolvidos para impulsionar a composição de um amplo quadro de servidores permanentes, com estabilidades funcional e ascensão de carreira, com remuneração compatível e segurança no trabalho; Garantir a viabilização do Plano estadual de capacitação para os trabalhadores,gestores, conselheiros e entidades, de forma permanente com modalidades presenciais e regionais para facilitar a ampliação do alcance das capacitações na relação com os municípios;

Romper as precárias relações de trabalho no âmbito da Assistência Social é um grande desafio, mas deve ser um compromisso de todos que defedem o SUAS; Aprimorar as relações entre os Trabalhadores da gestão X trabalhadores dos serviços; Discutir com a gestão que regime jurídico os servidores se encontram (analisar a forma de proteção previdenciária que rege a vida do trabalhador do Suas)

o homem novo deve ser necessariamente o homem mais rico interiormente e mais responsável. Ligado aos outros por vínculo de solidariedade real de fraternidade universal concreta.O homem que se reconhece na sua obra, em que em vez de quebrada a corrente da alienação atingirá a consciência plena de seu ser social, a sua total realização como criatura humana Maceió(AL),17/10/2011.

(82) Obrigada! Que os vossos esforços desafiem as impossibilidades, lembrai-vos de que as grandes coisas do homem foram conquistadas do que parecia impossível. (Charles Chaplin)