Estruturas do Mercado de Fatores de Produção

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ECONOMIA I - MICROECONOMIA Unidade 3: OFERTA E DEMANDA Introdução
Advertisements

- Estruturas de Mercado
Análise Microeconômica FACCAT
OFERTA E DEMANDA I: COMO OS MERCADOS FUNCIONAM
MICROECONOMIA INTRODUÇÃO.
MERCADO 1. Conceito Mercado 1 Mercado 2 Mercado 3
CONCORRENCIA 1. Conceito Concorrencia perfeita Rivalidade Ampliada
Sumário, aula 7 Mercado Equilíbrio de concorrência perfeita
Sumário, aula 12 Intervenções do Governo Imposição de um Preço Máximos
Cleber Archanjo de Souza AULA 4 – 23/11/06 ENGENHARIA ECONÔMICA I.
ELASTICIDADES (CONTINUAÇÃO) E ESTRUTURAS DE MERCADO. AULA 6
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Concorrência Perfeita e Monopólio Natural
Indústria - I Prof.: Nobre.
Fundamentos de Economia
TRUSTES, CARTÉIS E HOLDING – FORMAS DE OLIGOPÓLIO e MONOPÓLIO
DIFERENTES tipos DE MERCADO
Microeconomia Aula 5 Prof. Karine R. de Souza.
Universidade Paulista - UNIP O Equilíbrio de Mercado.
Análises de Demanda e Oferta
Estruturas de Mercado Fundamentos de Economia para a Gestão Financeira
Economia & Mercados Prof. Allex Sander.
As etapas do Capitalismo
Cartel “Um acordo entre cavalheiros”.
Formação de preços e concorrência
Estrutura de Mercado Prof. Me. Diego Ferber.
Bibliografia: VASCONCELOS, M. A. S. & GARCIA, M. E
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
ANÁLISE DE MERCADO AULA 13
BARREIRAS AO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Trabalho realizado por: Sandra Leal. 10º3A
Economia e Mercado 6ª AULA.
LUCROS NO MERCADO DE CONCORRÊNCIA PERFEITA APENAS AS FIRMAS CUJOS PRODUTOS POSSUEM PREÇOS MENORES E CUJOS CUSTOS SÃO MENORES PERMANECEM NO MERCADO NO.
ESTRUTURAS DE MERCADO Variáveis condicionantes das estruturas de mercado: -número de empresas -tipo de produto -barreiras ao acesso.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
Universidade Paulista - UNIP As estruturas do mercado.
Elasticidade e sua Aplicação
DIREITO ECONÔMICO IRAPUÃ BELTRÃO.
Monopólio.
Oferta de mercado. “As quantidades que os produtores desejam oferecer ao mercado em determinado período de tempo” Da mesma forma que a demanda, a oferta.
FAPAN - Faculdade de Agronegócio
Prof. Claudio Ditticio 1 A eficiência de mercado. Abr 2009 Universidade Paulista - UNIP.
São aqueles em que existem muitos compradores e vendedores
Estrutura de Mercado Prof. Rogério César, Ph.D.
PREÇO.
Oligopólio Concorrência perfeita Concorrência monopolística
OFERTA E DEMANDA: COMO O MERCADO TRABALHA
ESTRUTURA DE MERCADO TIPOS DE MERCADO.
Oportunidades e Carreiras em Finanças. Mercados monetários e de capital; Investimentos; Administração financeira. BRIGHAM, Eugene. e HOUSTON, Joel. Fundamentos.
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
Formação de Preços Aula 1 – O Ambiente de Negócios.
MERCADO Rossetti (2003,p.395)”dizia respeito a um lugar determinado onde os agentes econômicos realizavam suas transações.
- Número de empresas que compõem o mercado;
Determinantes das estruturas
Canais de Distribuição
Cézar Augusto Lins de Andrade
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
Prof. Jorge Sant' Anna Teoria da Oferta e do Equilíbrio
Professor: Jeferson Geografia – 2º EM.  Frederick Taylor - desenvolveu um conjunto de métodos para a produção industrial que ficou conhecido como taylorismo.
Economia Unip Universidade Paulista Economia Unip Universidade Paulista Aula 05 Fluxo Circular da Renda e os conceitos de Demanda, Oferta e Estrutura de.
Fundamentos de Economia e Mercado
Economia de Mercado UNIP Prof. Fauzi Timaco Jorge 1/22 SÍNTESE DO CAPÍTULO 3 – A ESTRUTURA DO MERCADO Este capítulo possibilita a compreensão das diversas.
Gestão Financeira Prof. Augusto Santana. Formação de Preços Fatores de influência  Aspectos Econômicos -Elasticidades (preço e renda) -Oferta X Demanda.
17/05/061 O Mercado: A Classificação da Marchal A classificação de J. Marchal, sintetiza parte da mesma linha de diferenciação adotada por Stackelberg.
Cap 26 – Demanda por Fatores. Sumário Regra geral Caso 1: monopólio no mercado de produtos Caso 2: monopsônio no mercado de insumos.
Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
Estruturas de Mercado Professor(a): Mayne Ramos Almeida.
1 ESTRUTURAS DE MERCADO Prof. Sergio Sebold. 2 FamíliasEmpresas Mercado Dos Fatores Mercado Dos produtos Mercado Dos produtos Mão de obra Terra Capital.
ESTRUTURAS DO MERCADO DE FATORES DE PRODUÇÃO
Transcrição da apresentação:

Estruturas do Mercado de Fatores de Produção Conceitos importantes para a análise das estruturas de mercado

O mercado de fatores também apresenta diferentes estruturas: Concorrência Perfeita no mercado de fatores; Monopsônio; Oligopsônio; Monopólio bilateral;

Concorrência Perfeita no Mercado de Fatores Existe oferta abundante do fator de produção; Preço do fator constante; Grande número de ofertantes; Grande número de demandantes; Não existe condições dos produtores fixarem preços – são tomadores de preços.

Monopsônio Há somente um comprador que domina o mercado; Muitos vendedores dos serviços dos insumos; Poder de determinação de preço de compra. Prevalece sobretudo no mercado de trabalho.

Oligopsônio Existem poucos compradores que dominam o mercado; Existem muitos vendedores; Poder de determinar os preços de compra dos insumos.

Monopólio Bilateral Existe um monopsonista e um monopolista que se defrontam no mercado – um único comprador e um único vendedor; Monopolista deseja vender certa quantidade de produto por um preço, o mais elevado possível; Monopsonista deseja comprar a mesma quantidade por um preço diferente do oferecido pelo monopolista, um preço mais baixo. Com posições conflitantes de agentes econômicos que dominam um a oferta e o outro a demanda, é preciso haver negociação para definição do preço – o poder de barganha neste caso tem um peso fundamental.

Truste Reunião de empresas que perdem seu poder individual e o submetem ao controle de um conselho de trustes. Existe uma nova empresa, com poder maior de influência no mercado. Em geral estas organizações formam monopólios. O temor de que os trustes adquirissem grande poder e impusessem monopólios fez com que a maioria dos países adotassem leis antitrustes.

Holding Forma de organização de empresas que surge depois que os trustes são considerados ilegais. Consiste no agrupamento de grandes sociedades anônimas – há a compra das ações de empresas S/A por uma terceira empresa constituida exclusivamente para administrá-las. A ação das holdings no mercado é semelhante a dos trustes – possuem poder de monopólio expressivo. Uma holding é formada geralmente para facilitar o controle de atividades de um setor.

Dumping Prática comercial que consiste em vender um produto ou serviço por um preço abaixo dos praticados no mercado para eliminar a concorrência e conquistar a clientela. É proibida por lei tanto no mercado interno quanto no mercado internacional. No mercado interno o dumping se concretiza ao se vender um produto ou serviço abaixo do seu preço de custo. No mercado internacional pratica-se dumping ao se vender um produto ou serviço por preço inferior ao cobrado para os consumidores do país de origem.