LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
SISTEMAS DE SUPORTE À DECISÃO
Advertisements

Prof. Alberto Martins Júnior
AULA 10 E 11 ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
Sistemas de Informações Gerenciais
Marketing Varejo e Serviços.
Prof° Rhoger Marinho UFPE
CICLO DE VIDA DOS PRODUTOS E SERVIÇOS
A Herbalife oferece 2 maneiras
5. ANÁLISE ESTRUTURAL DENTRO DAS INDÚSTRIAS
O Modelo de Oligopólio de J. Bain
Planejamento Estratégico Introdução à Administração PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO FONTE: MAXIMIANO (2007)
Profª Gisely Jorge Mesquita Administração Mercadológica II
Administração da Produção I
PLANO DE MARKETING 1. MISSÃO
O PLANEJAMENTO DE MARKETING E AS INFLUÊNCIAS SOBRE O PLANO DE MÍDIA
Profa. GISELY JORGE MESQUITA
Prof. Dra. Maria Virginia Llatas
ESTRATÉGIAS DE PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Prof. Fábio Kleine Albers
Segmentação de mercado
Fundamentos de Custos Felipe Kovags.
9 - Sistemas de Informação & Marketing
Disciplina: Administração Mercadológoica
PLANOS DE NEGÓCIOS ESTRUTURA E ESTRATÉGIA DE ELABORAÇÃO
INDICADORES ECONÔMICOS - FINANCEIROS
CONCEITOS E APLICAÇÕES DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE MARKETING.
Expansão Geográfica Mkt Internacional Marketing Internacional
Cadeia de Suprimento Uma cadeia que engloba todos os estágios envolvidos, direta ou indiretamente, no atendimento de um pedido de um cliente. A cadeia.
OPERAÇÃO/VALOR ADICIONADO
Comunicação Integrada de MKT
DISCIPLINA: Gestão em Marketing
Logística Interna.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Versão 4 – 2010 Apresentação BRANDESTRAT Simulação de Estratégia Corporativa Global.
Como avaliar o negócio e definir a (melhor) estratégia de mercado
Estratégias de Segmentação
Capítulo 1 Marketing em um Mundo em Mudança: Criando Valor e Satisfação para o Cliente Ambiente de Marketing microambiente.
DETALHAMENTO DAS ANÁLISES DO PLANO DE NEGÓCIO
Organização Industrial
Administração Contemporânea
Capítulo 1 Introdução à administração e às organizações.
Marketing e Gestão Comercial Dep. Eng. Electrotécnica EmpresaCliente Produto Preço Distribuição Promoção.
CONTROLE ESTRATÉGICO E RETORNO OPERACIONAL SOBRE INVESTIMENTOS
Como podemos perceber a relação entre custos e quantidades estocadas? Há uma certa relação conflitante entre custos e estoques, pois quanto maiores os.
INTRODUÇÃO À GESTÃO DA PRODUÇÃO E OPERAÇÕES
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
Sistemas de Informação e as decisões gerenciais na era da Internet
Modelos de Gestão e Organização 4. Estratégia de Produção
Teleconferência de Resultados 4T09 Sexta-feira, 12 de março de 2010 Horário:13h00 (Brasil) 11:00 a.m. (US EST) Telefone: +55 (11) Código: B2W.
A estratégia competitiva de Michael E. Porter
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMDEF Simulação de Gerência De Finanças Marketing B2B Mkt & Logística.
Decisões de Produto e o Papel do Marketing
Sistemas de Informações Gerenciais
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação MARKLOG Simulação de Gerência De Logística Marketing B2B Mkt & Logística.
© Churchill&Peter Unidades Monetárias Vendas Totais no Mercado Lucros Totais no Mercado Tempo Introdução Crescimento MaturidadeDeclínio.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Marketing B2B Mkt & Logística Publicidade Operações Finanças Pesquisa de mercado.
LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Apresentação SIMPRO Simulação de Gerência de Operações Marketing B2B Mkt & Logística.
Modelo Porter Introdução o Que é o modelo?
ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO I
Capítulo 13 Varejo e Atacado.
Planejamento Estratégico e Processos de Marketing
Orçamentos Luciano Bernardo Processo de Elaboração de Orçamentos.
Renan Barroso - twitter.com/renanbarroso PESQUISA DE MERCADO.
Análise do Ambiente Competitivo. Compreensão do setor onde a organização atua e da multiplicidade de interações existentes neste ambiente. Compreende.
Análise do Ambiente Competitivo
Administração Estratégica II Administração Estratégica II ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA II REVISÃO PARA A PRIMEIRA AVALIAÇÃO BIMESTRAL.
Orçamento de vendas. Considerações Gerais Interdependência com as outras áreas da empresa Mola propulsora do orçamento global Deverá ser o mais realista.
O papel do Marketing na Globalização.  Uma rede organizada de agências e instituições que, em combinação, executam todas as atividades necessárias para.
Produto e desenvolvimento de novo produto
NOVOS PRODUTOS Objetivos do conteúdo: Conceituar novos produtos
DETERMINAÇÃO DE PREÇOS CONTABILIDADE GERENCIAL PROF. ARMINDO Antonio Fábio Gonçalves Eliane Meira Eugenio Schapowal Renato Lopes.
Transcrição da apresentação:

LABORATÓRIO DE SIMULADORES DE ADMINISTRAÇÃO E GERÊNCIA Demonstração Macroeconômica Marketing Estratégia Corporativa Global B2B Mkt & Logística Publicidade Gerência Geral Serviços Operações Finanças Gerência Geral Industrial Pesquisa de mercado Apresentação MARKESTRATED Simulação de Gerência De Marketing Versão 4.5 - 2010

Markestrat: Estratégia de Posicionamento de mercado Decisões sobre posicionamento de produtos Mercado e ciclo de vida delimitados Apresenta elementos de gerência estratégica tais como porta-fólio de produtos, mercados, segmentação e posicionamento Demonstra que é mais eficiente usar o composto de marketing como um meio para a implementação de estratégias (e não como um fim em si mesmo como era considerado antes)

Cenário Markestrat Simula o mercado de eletrodomésticos pequenos com uma curva acelerada do ciclo de vida em que aparece uma nova tecnologia, tornando este mercado ideal para analisar conceitos de estratégia e posicionamento de mercado. 5 segmentos estabelecidos, 3 canais de distribuição e uma força de vendas permitem ao participante ganhar experiência na parte “push” do marketing mix. 5 empresas simuladas com histórias distintas mas semelhantes sob certos aspectos, cada uma com 2 produtos com posicionamentos e receitas diferentes. Pode se aumentar o porta-fólio até 5 produtos, reduzi-lo, lançar um novo produto no mercado atual ou abrir novos mercados.

O Mundo Markestrat MARKESLANDIA 250 Milhões habitantes 5 empresas Mercado Atual: SONITES 2 produtos iniciais cada uma Mercado Potencial: VODITES Até o máximo de 5 produtos

Opções estratégicas 1. Especialização 2. Diversificação multi-segmento Seguir igual 2. Diversificação multi-segmento 1 marca por segmento no mercado atual 3. Expansão Criar uma linha completa 4. Inovação Novo produto para novo mercado

O mercado Consumidores: Lares Maiores de 18 anos Organizados em 5 segmentos: Parcela de mercado Perfil 30% Os aficionados: Fanático da categoria, e, do ponto de vista técnico o mais conhecedor. 20% Os independentes: exigem um bom desempenho do produto 3. 19% Os instruídos: profissionais, status social 16% Alta renda: menos independentes e propensos a opinião 15% Consumidores restantes: Tecnologia Sonite menos presente

ALOCAÇÃO DE RECURSOS CORPORATIVOS PRODUÇÃO FINANÇAS P& D AGÊNCIA DE PUBLICIDADE E MÍDIAS CONSULTORIA DE PESQUISAS DE MERCADO DISTRIBUIÇÃO DESPESAS PUBLICITÁRIAS GASTOS DE PESQUISAS DE MERCADO RECEITAS POR VENDAS GASTOS DA FORÇA DE VENDAS CUSTO DOS PRODUTOS VENDIDOS GASTOS P & D CUSTOS DE ESTOQUE CONTRIBUIÇÃO LÍQUIDA DE MARKETING ORÇAMENTO MARKETING = CENTRO DE LUCROS

Canais de distribuição Margem (%) Tipo de Ponto de Venda Quantidade CANAL 1 40 Lojas especializadas 3.000 CANAL 2 35 Lojas de eletrodomésticos 35.000 CANAL 3 Lojas departamentais 4.000

Pesquisa e Desenvolvimento Leva 12 meses alterar um produto existente ou criar um novo produto. Pedido de produto a P&D deve incluir características físicas e orçamento. Encontrar um produto completamente novo é muito arriscado e além disso é caro. As alterações que se aproximem às capacidades atuais da empresa são as mais baratas.

Faixas possíveis dos atributos físicos Faixa possível S 1. PESO (KG) 10 - 20 O 2. DESENHO (PONTUAÇÃO) 3 - 10 N 3. VOLUME (DM3) 20 - 100 I 4. FREQÜENCIA MÁX (MHZ) 5 - 50 T 5. POTÊNCIA (W) 5 - 100 E 6. CUSTO ($) 50 – 500 V 1. AUTONOMIA (M) 2. FREQÜENCIA MÁX (MHZ) 5 - 20 D 3. DIÂMETRO (MM) 10 - 100 4. DESENHO (PONTUAÇÃO) 5. PESO (KG) 50 - 500 Faixas possíveis dos atributos físicos

Interações entre Marketing e P&D PERÍODO T + 1 Continuação Do Projeto Sem Alteração PERÍODO T FRACASSO Abandono Do Projeto PROJETO P & D Alteração De Uma Marca Existente Introdução De uma Nova Marca ÉXITO Guardar o Projeto para Futuro

Benefícios da Produtividade 100.000 unidades Produção Acumulada Custo Variável de Produção (Custo de transferência) Efeito do Projeto P&D de redução de custos Produtividade acumulada Com a experiência Custo Inicial dado a P & D

Enfoque Gerencial Análise muito exigente: para tomar decisões deve ser revista a história completa da empresa e até 15 pesquisas de mercado (após o ano 1) tais como consciência de marca, intenção de compra, mapas perceptuais e simulações experimentais. Ampla variedade de decisões coberta: Gerência de produto, Gerência de vendas, Políticas de P&D, e Pesquisas de mercado. Restrições orçamentárias: o orçamento de Marketing dependerá diretamente dos lucros gerados Os cenários incluem controles de preços inesperados e inflação.

Decisões cobertas Como organizar a equipe para conseguir uma administração mais eficiente? Quem vai ser o Gerente Geral? O Gerente de Marca? Quais os objetivos e estratégias? Quanto gastar em informação e previsões de mercado e quanto em análise da concorrência? Quanto investir em propaganda e publicidade, para cada marca comercializada e que parte alocar às pesquisas publicitárias? Quantas unidades produzir e em que preço vendê-las? Como anunciar os produtos? Deve se alterar o produto para torná-lo mais competitivo ou é melhor substitui-lo por outro produto completamente novo?

Como saber se o Marketing funciona? Índice de Penetração : Uso – Preferência “Push” por segmento + hábitos de compra Ação Valor Afetivo Percepção COMPRA PREFERÊNCIA / INTENÇÃO Índice de Persuasão: Preferência-Lembrança + Êxito da Propaganda “Pull” LEMBRANÇA / CONSCIÊNCIA DE MARCA HIERARQUIA DOS EFEITOS

Atributos físicos marcas iniciais- Ano 0 atuais Peso (kgs. ) Desenho (Pontuação) Volume (Dm3) Freq.Máx. (Mhz) Potência (W) Custo Trans. ($) SAKA 11 9 20 25 10 100 SATO 12 37 30 125 SERI 18 7 51 85 160 SEFA 14 5 65 40 90 200 SIMO 3 50 SICA 35 SOTO 17 70 163 SOLO 180 SUXI SUTE 15 6 175

Exemplo de Pesquisa 5: Escala de Diferencial Semântico “Unfolding” Amostra de 850 pessoas O mapa mostra graficamente a forma em que as marcas são percebidas, ou seja, sua "posição" na mente dos consumidores e ao fazê-lo, revela quem está competindo com quem e em que segmento. Não se observa nenhuma diferença de percepção de imagem entre segmentos Mais econômico Menos potente Menos potente

Pontos Ideais Segmento Coord. Dim. 1 Coord. Dim. 2 1 4 17 2 -11 6 3 16.3 7.5 10.5 5 -14 -6 Coordenadas e publicidade objetivas: a combinação ideal das variáveis “potência” e “valor” preferidas pelo consumidor para cada segmento. Posicionamento Marca Coord. Dim. 1 Coord. Dim. 2 A SATO 11.8 -5 B SICA 12.5 -10 C SIMO 1.6 -2.5 D SARE 7.3 5 E SEMI 16 15 G SETA 3 17.5 H SIRO -12 -15 I SIBI -13 -11.3 J SELF 8 11.5 M SONY 12 7 N SULI 8.8 O SUSI -17

Obrigado por sua atenção! Para mais informação, acesse: www.labsag.com.br Ou contacte postmaster@labsag.co.uk walkerangulo@labsag.co.uk