Prof. Marcelo Nery – PUC/MG Jogos Digitais Márcio L. Bunte de Carvalho Luiz Chaimowicz Mirella M. Moro UFMG Ana Paula Couto e Silva Gisele L. Pappa Antônio Mendes Convidado Especial Prof. Marcelo Nery – PUC/MG
“Desenvolvimento de Jogos e as Disciplinas do Ensino Médio” Sumário Introdução: Porque Jogos Digitais? Conteúdo da disciplina Jogos Digitais do REM Exemplo de uma aula Palestra: “Desenvolvimento de Jogos e as Disciplinas do Ensino Médio”
Multidisciplinaridade Porque Jogos Digitais? Multidisciplinaridade Diversão Jogos Digitais Computação (física, matemática) Educação Treinamento Arte Socialização Ciências Humanas Saúde Marketing
Porque Jogos Digitais? Jogos Digitais Multidisciplinaridade Diversão Jogos Digitais Computação (física, matemática) Educação Treinamento Arte Socialização Ciências Humanas Saúde Marketing Jogos fazem parte do dia-a-dia do aluno Permitem aprender conceitos importantes de forma “lúdica” Mercado que movimenta milhões de dólares
Jogos Digitais no REM Possível Introdução no 1º Ano: TI na prática Disciplina Jogos Digitais no 2º Ano (CBCe) Tópicos Principais: 1. Revisão e Introdução ao Ano II 2. Game Design 3. Roteiro, narrativas e personagens 4. Level Design 5. Criando um Jogo
Revisão e Introdução ao Ano II Histórico e evolução dos jogos digitais. Entendendo o mercado (developer, publisher, distribuidoras e outros). Sistema de classificação indicativa brasileiro.
Game Design Conceitos básicos de jogos e Game Design Etapas de produção. Documentação: Game Design Document (GDD) e Technical Design Document (TDD).
Roteiro, narrativas e personagens Roteiro e narrativas Construção de Personagens Storyboard.
Level Design Universo 2D e 3D. Estudo e aplicação de técnicas de construção de level design.
Criando um jogo Ambiente de desenvolvimento. Construção do jogo.
Bibliografia / Material Muito material na internet sobre todos esses assuntos Vários livros também, mas a maioria em inglês O Prof. Marcelo Nery está desenvolvendo um livro sobre o assunto e os pré-prints estão sendo disponibilizados no Moodle a medida que são elaborados
Exemplo de Aula Uma classificação dos Jogos Digitais
Pesquisa “Ibope” Quantos jogadores temos aqui na sala? Qual a frequência? Diária? Semanal? Mensal? Quantas horas? Quantos jogos diferentes você jogou no último mês? Qual o gênero / estilo de jogo que você mais gosta?
Gêneros ou Tipos São categorias nas quais os jogos são classificados levando em consideração o estilo, a narrativa, a perspectiva dos jogadores, gameplay, etc Ex.: Ação, Aventura, RPG, RTS, ... A classificação não é única e é dinâmica!
Gêneros: Ação Normalmente acontecem em tempo real e exigem coordenação motora e reações rápidas Maioria dos Arcades eram/são jogos de ação Subgêneros Tiro (Space Invaders, FPSs, ...) Plataforma (Donkey kong, Sonic, ...) Luta Corrida Rythm (Guitar Hero, ...)
Gêneros: Ação Super Mario Call of Duty Pac-Man Mortal Kombat
Gêneros: Aventura Normalmente envolvem uma história, onde o jogador deve percorrer cenários, coletar itens, interagir com personagens de forma a cumprir alguma missão Passo não tão acelerado, muitas vezes turn-based Gênero híbrido: Ação-Aventura tem se tornado muito mais comuns que jogos de aventura puros
Gêneros: Aventura Myst IV: Revelation Colossal Cave Tomb Raider
Gêneros: Role Playing Game (RPG) Jogadores assumem papéis dentro do jogo (cavaleiros, mágicos, ladrões, etc), e evoluem o personagem ao longo do jogo Normalmente possui uma narrativa longa, grandes cenários e os jogadores tem que cumprir desafios (quests) ao longo do jogo Originários dos tradicionais RPG de papel e cartas (Dungeons and Dragons)
Gêneros: Role Playing Game (RPG) Baldur’s Gate Final Fantasy
Gêneros: Simulação Tentam replicar máquinas, sistemas, experiências do mundo real Variados graus de realismo. (Quanto mais precisa é a simulação mais habilidade é requerida do jogador) Subgêneros Veículos (MS Flight Simulator, ...) Construção e Gerência (Simcity, TTD, ...) God Games / Toy Games: the Sims, B&W, Spore Esportes (Fifa, NBA, ...)
Gêneros: Simulação The Sims 2 Fifa 08 Rollercoaster Tycoon Microsoft Flight Simulator
Gêneros: Estratégia Origem em jogos como Xadrez, Diplomacia,... Jogadores devem gerenciar recursos e conquistar objetivos Normalmente envolvem construir unidades, coletar riquezas e derrotar inimigos Turn-Based Strategy x Real Time Strategy Os jogos RTS atingiram um grande sucesso e são mais comuns hoje em dia Mais recentemente: MOBA: RTS + Ação
Gêneros: Estratégia Command and Conquer Starcraft
Gêneros: MMOGs Apesar de derivado de outros gêneros, acabou se tornando um gênero próprio por suas características MMORPG, MMOFPS, etc... Um grande número de pessoas, fisicamente distribuídas, jogando on-line Desafios Balanceamento entre socialização e imersão Fazer as pessoas “se comportarem” de acordo
Gêneros: MMOGs Ultima Online World of Warcraft Toontown Online
Gênero: Serious Games Na verdade também é derivado de outros gêneros (ação, aventura, etc), mas tem como objetivo realizar o treinamento de alguma atividade através de jogos Exército Empresarial etc
Gênero: Serious Games
Gêneros: Jogos Sociais Surgiram com o advento das redes sociais Características: Jogos casuais (será?) Interação com os amigos da rede Não exigem habilidade, mas dedicação Funcionalidade básica gratuita Pagamento por assinaturas / itens especiais (2 a 5% do público pagante)
Gêneros: Jogos Sociais Colheita Feliz Cow Clicker Cityville
Outros Gêneros Cassino Puzzles Jogos Casuais ... Minesweeper Party Poker Candy Crush
O que vem por aí? Novos estilos surgem a todo momento com o avanço da tecnologia, mudanças de comportamento, etc... Tendências Mobile / Tablet Games? Realidade Aumentada?
Atividades Escolha 5 jogos que você conhece e classifique-os de acordo com os gêneros mostrados. Qual é o gênero de jogo mais legal? Porque? Defenda o seu ponto de vista! Faça uma pesquisa sobre jogos do gênero serious games, mostrando como ele surgiu e dando diferentes exemplos reais de jogos.