CONSELHOS PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL de Centro de Ecografia – Drª Teresa de Herédia

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A alimentação saudável
Advertisements

A Alimentação.
A PIRÂMIDE ALIMENTAR Desenvolvida pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, 1992): Trata-se de um guia para uma dieta equilibrada e alimentação.
Alimentação e Saúde Profa. Flávia Della Lucia Nutricionista
ALIMENTOS E NUTRIENTES
Alimentação Equilibrada
Alimentação Saudável Enoque Marta Joana.
Dia Mundial da Alimentação 16 de Outubro de 2010
Dicas sobre alimentação para pacientes com Porfirias agudas
COMBATE A FOME 6°B.
Alimentação.
Dietas Saudáveis.
10 dicas para uma alimentação saudável
A IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO PARA A UNIDADE ESPÍRITO-MATÉRIA
Programa STEM de Apoio ao Conhecimento
Alimentação Alimentação saudável.
Alimentação saudável- Corpo saudável
Introdução Os hábitos alimentares, o exercício físico e o ambiente que nos rodeia são decisivos para a nossa saúde. Escolher os melhores alimentos para.
Alimentação Equilibrada
DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
9º Ano Escola Correia Mateus Fernando Martins
Alimentação Saudável.
Professora Mestre Elis Fatel Material elaborado por Natália Brandão
E. M. JOSÉ DORILÊO DE PINA. PROFª: MARTA SCHIAVI EDUCAÇÃO FÍSICA
Formandos: Diogo Silva e Silvana Pereira
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL DEVE SER...
Delícia, Delícia... assim a sua cozinha me mata!
CURSO DE ALIMENTOS PARA FINS ESPECIAIS
Hummm... Que lhe parece?.
Comer bem, para viver melhor!
A Alimentação.
CUIDADOS COM A DIETA A dieta do brasileiro sempre se baseou no arroz com feijão associado a algum tipo de mistura composta por carnes e verduras. Nos últimos.
O homem e os alimentos Os alimentos ingeridos fornecem nutrientes com duas funções básicas: Fabricar matéria prima Liberar energia.
Formação Pessoal e Social
Dieta rica em carboidratos Para uma alimentação “rica” em carboidratos mantendo os nutrientes necessários e o peso corporal normal, consulte um nutrólogo.
Comer bem, para viver melhor!
Alimentação saudável Por Radamés Manosso.
Se comer 2 pratos de sopa de legumes por dia
NUTRIÇÃO NO DIABETES MELLITUS Ana Cristina Dias de Vasconcelos
Qualidade de vida X Alimentação Carolina Cazelli Alencar Nutricionista
Orientação Nutricional
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
VALORES NUTRICIONAIS. Confira aqui:
Nutrição na Gestação Curso Técnico de Enfermagem 2012
Alimentação Saudável.
8º Ano | Formação Cívica | EB23 Aires Barbosa | Ano Lectivo 2008/2009 Agrupamento de Escolas de Esgueira Escola EB 2/3 Aires Barbosa Inquérito realizado.
Alimentação Equilibrada
Higiene Alimentar.
Profª Letícia Lazarini de Abreu
Ementa da cantina do IVS
DEZ PASSOS PARA UMA ALIMENTAÇÃO INFANTIL SAUDÁVEL
Alimentação Saudável Projeto Saúde 2009.
Alimentos Saudáveis.
A nova roda dos alimentos
Comer bem, para viver melhor!
ALIMENTOS QUE DEVES EVITAR!!
Minerais.
Dia Internacional da Alimentação
A Alimentação.
NUTRIÇÃO E DIETOTERAPIA
Alimentação Saudável A Roda Dos Alimentos.
Profª Adriana de S. Nagahashi 2015
Dia Mundial da Alimentação 16 Outubro 2015
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL Ajuda no tratamento e na prevenção de doenças.
Ciências Naturais – 9.o ano
Seminário “A Importância do Kiwi na Alimentação e na Saúde”
A RODA DOS ALIMENTOS A Roda dos Alimentos é constituída por 5 grupos:   •Grupo I: Leite e derivados •Grupo II: Carne, peixe, ovos e marisco •Grupo.
A Saúde do corpo Saúde e alimentação.
GUIA NUTRICIONAL DE ALIMENTOS Hoje preparamos uma lista com os alimentos mais saudáveis do mundo. Conheça quais os principais nutrientes que cada alimento.
Transcrição da apresentação:

CONSELHOS PARA UMA GRAVIDEZ SAUDÁVEL de Centro de Ecografia – Drª Teresa de Herédia

Objectivos para uma Alimentação Saudável durante a Gravidez: ● Coma uma variedade de alimentos de modo a conseguir obter todos os nutrientes que precisa. As doses recomendadas incluem 6-11 porções de pão e cereias, 2-4 porções de frutas, 4 ou mais porções de legumes, 4 porções de lacticínios, e 3 porções de fontes proteicas (carne, aves, peixe, ovos). Coma doces e gorduras de forma moderada. ● Escolha alimentos enriquecidos em fibras, como pão, cereais, massas, arroz, fruta e legumes. ● Assegure-se que obtém vitaminas e minerais suficientes na sua dieta diária. Os suplementos vitamínicos prénatais são uma excelente ajuda e deve tomá-los através de receita médica. ● Coma e beba pelo menos 4 porções de produtos lácteos e enriquecidos em cálcio por dia, como forma de conseguir 1000-1300 mg de cálcio durante a gravidez. ● Coma cerca de 3 porções de alimentos ricos em ferro, de forma a obter 27 mg de ferro diariamente. ● Escolha, pelo menos, uma boa fonte de vitamina C por dia, como laranjas, toranjas, morangos, papaia, bróculos, couve-flor, tomates ou pimentos. As mulheres grávidas necessitam de pelo menos 70 mg de vitamina C por dia para uma alimentação saudável. ● Escolha uma boa fonte de ácido fólico por dia, como legumes de cor verde, bovinos e leguminosas (feijão preto, ervilhas, etc). Todas as mulheres grávidas precisam de 0.4 mg de ácido fólico por dia par ajudar a prevenir defeitos e malformações como a espinha bífida. ● Escolha pelo menos uma boa fonte de vitamina A em dias alternados. As fontes de vitamina A são cenouras, abóboras, batata doce, espinafres, beterraba, damasco e melão. Atenção: uma ingestão excessiva de vitamina A (>10,000 IU/dia) pode estar associada a malformações do feto.

A evitar Evite bebidas alcoólicas durante a gravidez. O álcool está relacionado com partos prematuros, defeitos de nascimento e baixo peso à nascença. ● Limite o consumo de cafeína a menos de 300 mg por dia. Lembre- se: o chocolate contém cafeína - a quantidade de cafeína num chocolate é equivalente a 1/4 de café. ● O uso de sacarina (adoçante) é fortemente desencorajado durante a gravidez porque pode atravessar a placenta e instalar-se nos tecidos fetais. ● Diminua a quantidade total de gorduras que ingere para 30% ou menos das suas calorias diárias. Para uma dieta de 2000 calorias diárias, esta taxa é de 65 gramas, ou menos, de gordura por dia. ● Não coma espadarte ou cavala, devido ao alto teor de mercúrio que estes peixes contêm. ● Evite queijos suaves como feta, brie e camembert. Estes queijos podem causar infecção por Listeria. Não há a necessidade de evitar queijos processados, em creme, rijos ou iogurte. ● Evite peixe e mariscos cru, especialmente ostras ou amêijoas.

O que comer quando a grávida sente-se indisposta... Durante a gravidez, a mulher grávida pode acordar com indisposições, diarreia, obstipação ou náuseas. Pode ser extremamente difícil ingerir alimentos, ou pode sentir-se doente só com a ideia de comida. Eis algumas sugestões: Enjôos matinais: Coma cereais ou bolachas sem sal antes mesmo de sair da cama; coma pequenas e frequentes refeições durante o dia; evite gorduras e fritos. Obstipação: Coma mais frutas frescas e legumes. Beba 7 copos de água por dia. Diarreia: Coma alimentos que contêm pectina para ajudar a absorver o excesso de água. Alimentos que contêm pectina são bananas, arroz branco e pão branco refinado. Azia: Coma pequenas e frequentes refeições durante o dia; tente beber leite antes de comer; limite alimentos e bebidas com cafeína.

Durante a gravidez, a única fonte de nutrição do seu bebé é o que você come e bebe. As pessoas podem dizer-lhe que está a comer para dois mas, na verdade, não é assim, e o peso excessivo ganho durante a gravidez pode ser difícil de perder depois do parto. Muitas mulheres acham que os padrões de alimentação saudável iniciados durante a gravidez se mantêm para o resto da vida. O benefício é para si e para o seu bebé, se tiver em conta estas simples recomendações de nutrição.

Cálcio Uma dieta rica em cálcio é vital, porque os ossos do bebé começam a formar-se entre as 4 e as 6 semanas de gravidez. O leite é uma boa fonte de cálcio, assim como bróculos, sardinhas enlatadas (incluindo as espinhas), produtos de soja, sementes de sésamo e produtos lácteos; embora seja recomendável que tenha cuidado com a quantidade e o tipo de produtos lácteos que consome, uma vez que podem ter um elevado teor de gordura. Proteínas Juntamente com o cálcio, as proteínas são outro elemento dietético muito importante para o crescimento do bebé. Tente ingerir três doses de proteínas por dia. Peixe fresco, ovos cozidos, carne bem passada, queijo pasteurizado não amanteigado e soja são excelentes fontes de proteínas.

Vitaminas e suplementos Consuma, no mínimo, 5 porções de fruta e vegetais por dia. Fornecem- lhe vitaminas e minerais, bem como fibras. Complementar a sua dieta saudável com suplementos pode dar-lhe uma garantia extra de que tanto você como o seu bebé estão a receber os nutrientes necessários. No entanto, assegure-se de que o suplemento ingerido é recomendado para a gravidez, uma vez que alguns preparados não são adequados para grávidas. A comunidade médica recomenda que sejam ingeridos, diariamente, 400 microgramas (μg) de suplemento de ácido fólico, quando estiver a tentar engravidar e durante as primeiras 12 semanas de gravidez. A ingestão de um suplemento de ácido fólico contribui para o desenvolvimento saudável da espinal medula do bebé.

Hidratos de carbono Convém ingerir, no mínimo, 4 ou 5 porções de hidratos de carbono por dia, como arroz, massas, batatas e pão integral. Os hidratos de carbono dão-lhe energia e a ingestão de pão integral, massas e arroz integral tem a vantagem acrescida de também aumentar a ingestão de fibras, o que pode ajudar a aliviar a obstipação, uma queixa comum na gravidez. s e bebdas a vi tar: Álcool – a opção mais segura é não beber nenhum álcool durante toda a gravidez, para garantir a saúde do bebé. Chás e cafés com cafeína – deve limitar a quantidade de cafeína diária, mas não há necessidade de a cortar completamente. Embora ainda haja dúvidas sobre a segurança de ingerir cafeína durante a gravidez, a maioria dos profissionais de cuidados de saúde concorda que é melhor não exceder 200 mg de cafeína1 por dia se estiver grávida. Ovos crus e carne crua ou mal passada ou marisco – estes alimentos podem conter salmonelas ou outros organismos capazes de provocar intoxicação alimentar. Produtos lácteos não pasteurizados, fígado ou pâté de fígado e refeições cozinhadas não aquecidas – estes alimentos podem conter a bactéria Listeria que pode provocar um aborto ou um nado-morto.