Políticas Públicas Municipais

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Antônio César Pinheiro Cotrim
Advertisements

Maria Helena Barros de Oliveira
Rudá Ricci Conselhos de Gestão Pública: impasses da democracia deliberativa no Brasil Rudá Ricci.
PARTICIPAÇÃO POPULAR E PODER PÚBLICO.
Políticas Públicas e Sociedade Civil
PLANO DE GESTÃO.
APOIO INTEGRADO À GESTÃO DESCENTRALIZADA DO SUS – SANTA CATARINA
CONFERÊNCIA REGIONAL DOS CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DA
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONTROLE SOCIAL Jean Marie Van Damme 24/08/2006.
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
O CHAMADO “TERCEIRO SETOR” E O CONTROLE SOCIAL
Conferência de Assistência Social – ano 2013
O MINISTÉRIO PÚBLICO E OS GESTORES MUNICIPAIS: RESPONSABILIDADE COMPARTILHADA NA GARANTIA DO DIREITO À CIDADANIA.
O papel político dos conselhos estaduais na 5ª Conferência Nacional das Cidades: atuação e passo a passo para mobilização O PAPEL POLÍTICO DOS CONSELHOS.
III Encontro Nacional de Tuberculose
Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome Secretaria Nacional de Assistência Social O SISTEMA ÚNICO DE ASSISTÊNCIA SOCIAL.
Contador Waldir Ladeira Conselheiro do CRCRJ
O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para que toda a população brasileira tenha acesso ao atendimento público de.
Sílvio Bacalá Júnior - RFB
POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO MUNICIPAL
XIII Congresso Nacional das Associações Pestalozzi
Dentro de um Estado Democrático de Direto Democracia Participativa; Art. 204, inciso II; garante: “a participação da população, por meio de organizações.
By Aninha`rts. A garantia de prioridade compreende: (...) Destinação privilegiada de recursos públicos nas áreas relacionadas com a proteção a infância.
Políticas e Gestão Democrática da Educação
I - PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
Estrutura Organizacional da Administração Pública
POLÍTICA PÚBLICA Anaides Pimentel da Silva Ort – CRP-08/01175 Dione Menz – CRP-08/05491 Karin Bruckheimer – CRP-08/03984 Maria Sezineide C. Melo – CRP-08/03183.
CONFERÊNCIAS LIVRES DAS CRIANÇAS E DOS ADOLESCENTES
A NOAS e as Inovações de Organização da Assistência à Saúde
PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – SUS
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
RESPONSABILIDADE DOS ENTES DA FEDERAÇÃO E FINANCIAMENTO DO SUS
Gestão Pública Democrática e Participativa
TRABALHO, SAÚDE E QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO
I OFICINA DE CAPACITAÇÃO DOS CONSELHEIROS DAS CIDADES DO MARANHÃO
O SUS como política de Estado: limites e possibilidades
SEMINÁRIO PTB/PT - BUTIÁ/RS - 16/05/2004 Gestão Pública Eficaz e Transparente.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
II CONGRESSO DAS SECRETARIAS MUNICIPAIS DE SAÚDE DAS REGIÕES NORTE E NORDESTE. 14 A 17 DE ABRIL DE 2014 – MANAUS/AM O COSEMS TOCANTINS NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO.
Os Poderes Executivo e Legislativos e suas funções
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE SUS.
GESTÃO E POLÍTICAS SOCIAIS
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Secretaria de Gestão Participativa DIÁLOGO PÚBLICO O TCU EM CONVERSA COM O CIDADÃO CONTROLE SOCIAL E CIDADANIA IDENTIFICANDO BOAS PRÁTICAS E OPORTUNIDADES.
Conselho Estadual de Saúde – Paraná
Politicas publicas de Educação em Saúde
OS DESAFIOS E AS PERSPECTIVAS DA GESTÃO ESCOLAR NO BRASIL
Análise Diagnóstica da Educação Municipal Iniciativa Coordenação Técnica Apoio Parceria.
4ª CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA
DIREITO À SAUDE.
O PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO E O MINISTÉRIO PÚBLICO Bianca Mota de Moraes.
AUDIÊNCIA PÚBLICA, Para apresentar e discutir a elaboração da LOA - Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2016.
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
Gestão democrática da escola pública: fundamentação legal
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES” PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE CONSELHOS.
A regulamentação do Sistema Único de Saúde - SUS
LEGISLAÇÃO DA ASSISTÊNCIA SOCIAL Profª Alaísa de Oliveira Siqueira.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
CONSTITUIÇÃO FEDERAL DE 1988
Qualificação da Gestão. O QUE É O SUS Instituído pela Constituição de 1988, o Sistema Único de Saúde – SUS é formado pelo conjunto das ações e serviços.
Região Centro-Oeste. PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO Palestrante: Lígia Maria Alves Pereira Região Centro-Oeste.
Município de Guarapuava Secretaria de Habitação e Urbanismo Planejamento Plano Diretor Plano de Ação e Investimentos Atualização
Serviço de Proteção em Estado de Calamidade Pública e Situação de Emergência Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome - MDS X Fórum Nacional.
Estrutura, Dinâmicas e Funcionamento dos Conselhos de Assistência Social Ronaldo José Sena Camargos Fortaleza/CE – 28 de Abril de 2015.
AULA 1 DIREITO - CONCEITOS BÁSICOS. Poder Político Poder político: poder que sujeita todos os habitantes de um espaço territorial. Ex. Estados nacionais.
Audiência Pública: Câmara de Vereadores Apresentação e Discussão do Projeto de Lei do Orçamento para 2011.
Transcrição da apresentação:

Políticas Públicas Municipais Kathia T. Müller Diretora de Planejamento, Monitoramento e Avaliação Secretaria Municipal de Assistência Social Prefeitura Municipal de Florianópolis

Políticas Públicas Política Pública pode ser entendida como conjunto de ações do Poder Público que concretizam direitos sociais declarados e garantidos em lei (Potyara Pereira). As políticas públicas possibilitam a distribuição ou redistribuição dos bens e serviços sociais como respostas às demandas da sociedade.

Marco histórico das Políticas Públicas Constituição Federal de 1988 (1) Reconhecimento dos direitos sociais Art. 6º - “São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados”.

(2) Reconhecimento dos Estados e Municípios como entes federados e a descentralização das políticas públicas Art. 18. “A organização político-administrativa da República Federativa do Brasil compreende a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, todos autônomos, nos termos desta Constituição”. Os municípios são autônomos, com capacidade para auto-organizar, auto-governar, auto-administrar, auto-legislar (Art. 29 e 30). Passam a ter capacidade e autonomia para formular e implementar políticas públicas.

(3) Participação popular na gestão das Políticas Públicas "Todo o poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição" ( art. 1°, parágrafo único da CF/88). Vários artigos da Constituição de 1988 prevêem a participação do cidadão/população na gestão pública, seja no Sistema Único de Saúde e na Seguridade Social (Art. 198, III e Art. 194, VII); seja na Assistência Social, por meio de organizações representativas, na formulação das políticas e no controle das ações em todos os níveis (Art. 204).

Legislações decorrentes: Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA Lei nº 8.080/1990 - Política Nacional de Saúde/SUS Lei nº 8.742/1993 - Lei Orgânica da Assistência Social -LOAS Lei nº 9.394/1996 - Lei das Diretrizes e Bases da Educação – LDB Decreto nº3.298/1999 – Política de Integração da PD Lei nº 10.257/2001 - Estatuto da Cidade/ Lei 11.124 /2005 –Política Nacional de Habitação de Interesse Social Lei nº 10.741/2003 - Estatuto do Idoso

Instrumentos de Gestão das Políticas Públicas Municipais Planos Municipais Fundos Municipais (Saúde, Assistência Social, dos Direitos da Criança e do Adolescente, de Educação, Habitação de Interesse Social,...) Conselhos Municipais

Como os Vereadores podem contribuir para o fortalecimento das Políticas Públicas Municipais?

Representar os interesses coletivos, consolidando a Legislação Municipal que trata sobre direitos do cidadão; Defender os investimentos nas Políticas Públicas Municipais e acompanhar a sua execução orçamentária; Criar instrumentos para ampliar a participação popular, incentivando ou apoiando as leis de iniciativa popular, as audiências e consultas públicas, a tribuna livre, os fóruns de discussão, entre outros; Incentivar e apoiar a mobilização da população pela defesa e garantia dos direitos sociais.

Obrigada!