CABO VERDE “Um Destino Emergente”

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A OFERTA TURÍSTICA.
Advertisements

Feira Internacional de Cabo Verde
Marketing Varejo e Serviços.
15 de Maio Quadro Comunitário de Apoio III.
Bolsa de Turismo de Lisboa 18 de Janeiro 2006.
Módulo II: Construção e gestão de programas de animação turística As Rotas como exemplo de Animação Turística Exercício de análise da Rota do Azeite e.
Administração Estratégica
Trabalho realizado por: Ana Cristina Serra nº Ana Maria Fraga nº Ana Maria Silva nº Célia Afonso nº Célia Carneiro nº Licenciatura.
TURISMO E DESENVOLVIMENTO estratégias de turismo cultural
Turismo Náutico no contexto do Plano Estratégico Nacional do Turismo
Prof. Ms. Vagner Custódio
A SEGMENTAÇÃO NO TURISMO
Cabo Verde Nomes: Anna Paula, Bruna Maria, Bruno Camargo, Cristiane Fontana, Juliana Dieterich e Nathália Arias.
O PROJETO AÇÕES EXECUTADAS NOVAS DEMANDAS AÇÕES SUGERIDAS ATÉ 2013.
SEBRAE NA COPA DE 2014 HISTÓRICO
Grandes eventos esportivos e marketing de destinos
Construção civil: o desafio de sustentar o crescimento
Trabalho elaborado por: Daniel Reis nrº8 Lúcia Roque nrº17
EDUMAR EDUCAÇÃO MARINHA PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Em time que está ganhando se mexe...
Escola Estadual Dom José de Camargo Barros
FAIAL Ilha da Madeira A ilha da MADEIRA é a ilha principal do arquipélago português com o mesmo nome, situado no Oceano Atlântico, a oeste da costa Africana.
Que tal viajar pela Europa?
História dos Portugueses no Mundo
Cabo Verde.
FEE - Centro de Informações Estatísticas Porto Alegre, 07 de Outubro de 2010 Destaques do Idese 2007
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
Portugal O nosso país.
Estm mar, investigação, recursos e turismo. UNIDADES ORGÂNICAS DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Escola Sup. de Educação e Ciências.
Escola Secundária Fernando Namora
Cummins Análise e Perspectivas da Organização
1. Breve Apresentação do Grupo Visabeira
Oportunidades Regionais no Contexto de Saúde Internacional
Municípios e o Meio Ambiente Deputado Arnaldo Jardim
II Encontro Internacional De Turismo Da Unotur
Os fatores de competitividade regional
Que tal viajar pela Europa?
CATEGORIAS DE.
Trabalho Realizado por: Bruno Queirós Nº4 8ºD Carlos Medeiros Nº7 8ºD Miguel Santos Nº18 8ºD.
MBA em Gestão de Empreendimentos Turísticos
Portugal O nosso país.
Inclusão – estímulo importante para o futuro sucesso do Corredor Turístico Maputo - Hluhluwe James Seymour e Shakila Maharaj Turismo KwaZulu-Natal Março.
Correcção da 2.ª ficha de avaliação
Contexto histórico da disputa de terras no Brasil Meridional
Novos Modelos de Empresas Janeiro 2011 Segmento Turismo Alunos: Aldo Oliveira Cintia Del Rey Daniel Silva Gustavo Porto Neide Costa Rebecca Ferreto Rodolpho.
Geografia OCEANIA.
Segmentação em Turismo (Mtur)
À procura de soluções para o desenvolvimento
A COMPETITIVIDADE DO TURISMO OS DESAFIOS DA MADEIRA Funchal, 06 de fevereiro de 2014 Vítor Neto.
TRABALHO FINAL Formato Escrito e apresentação oral
Os desafios que o turismo lança ao imobiliário. Destino turístico Algarve.
Portugal um país de Serviços
COPA 2014 – BELO HORIZONTE - MG. IMAGEM Para o turista internacional: construção conjunta da imagem do país com a Embratur Para a imagem de Minas Gerais,
Análise do mercado de Angola
O BRASIL PASSA POR UMA CRISE QUE AFETA QUASE TODOS OS SETORES DA ECONOMIA
AMBIÊNCIA EXTERNA DOCTOR’S H&M.  Benefícios trazidos por políticas governamentais;  Oferta de mão de obra especializada;  Atendimento diferenciado;
TURISMO AULA 03. Adotar um planejamento significa que os idealizadores de uma determinada atividade pensam antecipadamente seus objetivos, e que suas.
Telma PREFEITA 13 Desenvolvimento para todos. Apresentação Antes de propormos um debate com os jovens sobre o futuro da cidade (mundo), devemos atentar-nos.
Anderson Cabido A mineração como âncora do desenvolvimento econômico do Alto Paraopeba.
GEOGRAFIA DO BRASIL - O TURISMO EM NUMEROS -. Panorama mundial De acordo com a Organização Mundial de Turismo – OMT (2013), as chegadas de turistas internacionais.
Profa. Lis Lakeis Bertan (Fonte: Ministério do Turismo)
S.E. Ministra do Turismo, Investimentos e Desenvolvimento Empresarial, Dra. Leonesa Fortes Luxemburgo, Fevereiro 2016 “TURISMO: o portunidades de investimentos.
SECRETARIA DE CULTURA E TURISMO. Turismo no Mundo.
“O ideal ainda é a alma de todas as realizações” Getúlio Vargas.
Master Plan do Turismo José Brito Ministro da Economia, Crescimento e Competitividade CABO VERDE.
TURISMO DO PORTO E NORTE,ER – CASTELO SANTIAGO DA BARRA - VIANA DO CASTELO TEMA DO ENCONTRO: "UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE" TEMA DO PAINEL: “A ZONA.
Centro de Congressos da Madeira, 8 de Maio de 2009 Ordem dos Economistas – D.R. Madeira III Conferência Anual do Turismo Painel: Transporte Aéreo.
Seminário “Formação e Novas Tecnologias” Cabo Verde: Que Presente, Que Futuro Lisboa, 11 de Abril 2007 Augusto Manuel Correia A Cooperação Portuguesa na.
1 LITORAL NORTE - UMA MARCA FORTE? Encontros do Litoral – POLIS LITORAL NORTE Painel “A Zona Costeira: o potencial turístico” Litoral Norte – Uma Marca.
Joanesburgo. Lisboa. Luanda. Madrid. Praia. S. Francisco Lisboa Av. da Liberdade, 190 – 5º B Lisboa Tel.: Website:
Transcrição da apresentação:

CABO VERDE “Um Destino Emergente” Professor: Luís Ferreira Alunos: Edson Santos

Alinhamento Breve apresentação do país Desafios futuros Análise dos Mercados Análise dos Destinos Fluxos Turísticos Internacionais PIB/Emprego Ofertas Turisticas Diferentes Tipos de Turistas e novos Nichos O turista especialista Os novos destinos O surgimento de novas economias (BRIC) Tecnologia (Infra-estruturas) Objectivos para o futuro

Apresentação Cabo Verde É um arquipélago constituído por 10 ilhas, 9 são habitadas, Superfície total de 4033 km2; População ronda os 480.ooo habitantes; Situa-se no Oceano Atlântico, a cerca de 650 km da costa ocidental do continente Africano.

Plano Estratégico para o Desenvolvimento Turístico em Cabo Verde Após várias tentativas de consensualização das questões do turismo em Cabo Verde, finalmente conseguiu-se obter um consenso partilhado pela grande maioria dos intervenientes turísticos em Cabo Verde, que se pode resumir na construção de um turismo de qualidade e de alto valor acrescentado, que respeite o ambiente, a nossa cultura, que seja social e economicamente viável, diferenciado e cujos benefícios revertam a favor dos cabo-verdianos. Sra. Ministra da Economia, Crescemento e Competetividade, Fatima Fialho.

Desafios Futuros Baixo nível de Competitividade Elevada dependência nos mercados tradicionais Impostos e incentivos Crise Económica e Política Portuguesa

Mercados:

Mercados:

Análise de Destinos

Fluxos Turísticos Internacionais

PIB/Emprego

Ofertas Turísticas: -10 ilhas -10 destinos

Posicionamento: Grupo Ilhas do Sol Ilhas Essência Ilhas dos Sentidos SEGMENTOS DE MERCADO Famílias (casais jovens com filhos menores); Casais jovens sem filhos; Casais + 55 anos que viajam sem filhos; Cabo verdianos da diáspora; Grupos ou indivíduos que procuram desportos náuticos e/ou aquáticos Viajantes individuais; Grupos; Casais +30 anos que viajam sem filhos ; Cabo verdianos da diáspora SEGMENTOS/NICHOS DE MERCADO Interesses muito específicos associados à natureza cultura crioula; exploradores, historiadores, cientistas, amantes da natureza e de desportos associados Casais +30 anos que viajam sem filhos PRODUTO ÂNCORA Sol e praia Negócios/Eventos e Lazer Natureza insólita PRODUTOS COMPLEMENTARES Desportos náuticos e aquáticos Cultura (História, Música, Dança e Gastronomia) Cultura e Desportos Posicionamento: Grupo Ilhas do Sol

Objectivos para o Futuro:

Referências: http://www.wttc.org/eng/Tourism_Research/Economic_Data_Search_T ool/ http://www.unwto.org/facts/eng/barometer.htm http://www.observatoriodoturismocv.org/multimedia/PLANO%20DE%2 0MARKETING%20CABO%20VERDE%20-%202010-2011%20- %2023_07_2010.pdf http://www.governo.cv/ http://www.ine.cv/pesquisa_portal.aspx?id=turismo http://www.mecc.gov.cv/images/stories/Plano%20Estrategico%20de%20 Desenvolvimento%20do%20Turismo.pdf  http://www.observatoriodoturismocv.org/ http://www.ine.cv/actualise/destaques/Files/Estat%c3%adstica%20do%2 0Turismo%20%202010.pdf