JOGOS POPULARES CONCEITOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A criança e a cultura lúdica
Advertisements

SÉRIE: 5ª.
O JOGO COMO FACILITADOR DA APRENDIZAGEM
A Ludicidade tão importante para a saúde mental do ser humano precisa ser mais considerada; o espaço lúdico da criança está merecendo maior atenção, pois.
AULA SIMULADA LDP.
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
A Educação Física nos Anos Iniciais: relação teoria e prática
LEITURA E IMPLEMENTAÇÃO DA METODOLOGIA DO VOLEIBOL NA ESCOLA:
DESCENTRALIZAÇÃO, AUTONOMIA DAS ESCOLAS E O NOVO PAPEL DOS GESTORES EDUCACIONAIS A COMUNIDADE ESCOLAR ASSUME A RESPONSABILIDADE DE CONDUZIR OS DESTINOS.
BASQUETEBOL.
Resgatando a nossa Cultura
Profa. Dra. Flavinês Rebolo Lapo
Pesquisa Ação: Uma introdução metodológica.
Escola Est. De Ens. Fund. São Vicente de Paula – Erechim
Feiras e Mostras em Ciências, Cultura e Tecnologia
Ateliê Cultural Oficinas Lezanfan 2014
O conteúdo.
Caio G. Souza, Leonardo R. M. das Neves e Renan A. Lage
ESPORTE NA INSTITUIÇÃO ESCOLAR Conteúdo do componente curricular
A influência da ludicidade nas diversas metodologias de ensino;
USANDO JOGOS PARA ENSINAR MATEMÁTICA
Carlos Roberto Federici Júnior PCNP – Ed. Física
Jogos em grupo na Educação Infantil
Ciberinfante criativo
PROJETO JOGOS MATEMÁTICOS
VOCÊ NUNCA VIU NADA IGUAL...
JOGOS TRADICIONAIS POPULARES
Ciências no Ensino Fundamental e na Educação Infantil – Aula 9
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
Jogo do Boliche.
BRINQUEDOS dos brinquedos A alegre história.
Prof. Dr. Renato Sampaio Sadi DCEFS-UFSJ 2013
ATIVIDADES PRÁTICAS As atividades práticas tem o propósito em oferecer ao aluno experiências, quer sejam motoras, sociais, de entretenimento, recreativas.
OBA, BRINQUEDOS E BRINCADEIRAS!!.
Manejos Grupais facilidades x dificuldades
Tempo de Escola e Qualidade na Educação Pública
ANÁLISE SOBRE AS DIVERSAS MANEIRAS DE JOGAR FUTEBOL
TEORIA GERAL DE SISTEMA
ACADÊMICA: SABRINA KELLER ORIENTADORA: CLARA MARIA FURTADO
FUTSAL 2012.
DIVA PEREIRA CORDEIRO FLÁVIA FERREIRA MUNIZ
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
Desenvolvimento motor
A Sociedade humana: generalidades
FILOSOFIA EDUCAÇÃO ÉTICA Objetivos da aula:
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
Prof. Msd. Ricardo Luiz Pace Júnior
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA
SÉRIE “BRINCADEIRAS DE CRIANÇA”
ATIVIDADES DE INTEGRAÇÃO
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa
A cartografia tátil no ensino de geografia: Teoria e prática
PROFESSOR DOUTOR RENATO VAZ
REVISÃO DE FILOSOFIA 9º ANO – AV 3º BIM.
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
O ESPORTE COMO UM DIREITO HUMANO PARA TODAS AS CRIANÇAS E ADOLESCENTES DO BRASIL Ana Moser.
BRINCADEIRAS DE TODOS OS TEMPOS
Atividades lúdicas didáticas no ensino de Química
Professor Dr. Renato Vaz
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL SERRA DOS ÓRGÃOS
Aula 1.  “conjunto de orientações, decisões e ações estratégicas que determinam o desempenho superior de uma empresa longo prazo”  administração do.
JOGO COOPERATIVO E COMPETITIVO - II
conhecidos e mais praticados
OFICINA SOBRE O JOGO Profª. Ms. Erika Suruagy LEPEL/FACED/UFBA.
JORNALZINHO DA EDUCAÇÃO FÍSICA
VISÃO INTERACIONISTA DO JOGO: PIAGET E VYGOTSKY
Termo de Terminalidade
LEITURA “ A LEITURA É MUITO MAIS DO QUE UM INSTRUMENTO ESCOLAR. É UM PASSAPORTE PARA A ENTRADA NA CULTURA ESCRITA. (...) E LER NA ESCOLA É LER PARA INSERIR-SE.
Transcrição da apresentação:

JOGOS POPULARES CONCEITOS - JOGO É UMA ATIVIDADE OU OCUPAÇÃO VOLUNTÁRIA ,EXERCIDA DENTRO DE CERTOS E DETERMINADOS LIMITES DE TEMPO E ESPAÇO ,SEGUINDO REGRAS LIVREMENTE CONSENTIDAS,MAS ABSOLUTAMENTE OBRIGATÓRIAS.

CONCEITOS OS JOGOS TEM SUAS REGRAS FLEXÍVEIS,SENDO MUITAS VEZES ADAPTADOS DE ACORDO COM O ESPAÇO EXISTENTE ,COM OS MATERIAIS DISPONÍVEIS ,NUMERO DE ALUNOS,E ALÉM DE APRESENTAR UM CARÁTER COMPETITIVO COMO ESPORTE,DISPÕE TAMBÉM DE CARÁTER COOPERATIVO ,RECREATIVO ,LÚDICO EM SITUAÇÕES DE COMFRATERNIZAÇÃO OU SIMPLESMENTE COMO DIVERSÃO E PASSATEMPO.

CONCEITOS O JOGO DEVE SER AO MESMO TEMPO ,LÚDICO,DINÂMICO E SÉRIO. IMPORTÂNCIA . AO PRATICAR O JOGO,A CRIANÇA VIVÊNCIA DETERMINADAS SITUAÇÕES ,AGINDO POR CONTA PRÓPRIA,QUE PERMITE A ELA SENTIR A NECESSIDADE DE MUDANÇA NAS REGRAS DO JOGO ,DE MODO A CONSTRUIR SUAS PRÓPRIAS MANEIRAS DE JOGAR,FACILITANDO A PARTICIPAÇÃO EM GRUPO

IMPORTÂNCIA . QUANDO DESENVOLVIDO LIVREMENTE PELA CRIANÇA ,O JOGO TEM EFEITOS POSITIVOS NA ESFERA COGNITIVA SOCIAL E MORAL. . O JOGO DESEMPENHA UM PAPEL MUITO IMPORTANTE ,POIS O MESMO EXPRESSA E DESPERTA UM SENTIMENTO DE LIBERDADE QUANDO DESENVOLVIDO PELO PRÓPRIO PARTICIPANTE ,DE FORMA LIVRE E PRAZEROSA.

COMO SÃO CONHECIDOS OS JOGOS POPULARES SÃO CONHECIDOS TAMBÉM COMO JOGOS DE RUA EM QUE SEUS ELEMENTOS PODEM SER ALTERADOS ,DECIDIDOS PELOS PRÓPRIOS JOGADORES , COM FLEXIBILIDADE NAS REGRAS , E SEM EXIGIR RECURSOS MAIS SOFISTICADOS POIS SUA ORIGEM ESTAR NA CULTURA POPULAR.

CARACTERÍSTICAS DOS JOGOS POPULARES AS MUDANÇAS DENTRO DO JOGO ,FICAM A CRITÉRIO DOS PARTICIPANTES ,E PARA QUE POSSAM SER DESENVOLVIDOS NÃO SE FAZ NECESSÁRIO A UTILIZAÇÃO DE MATERIAS INDUSTRIALIZADOS ,SUA PRÁTICA É REALIZADA EM CONVÍVIO HARMONIOSO ,DE FORMA LIVRE ESPONTÂNEAE PRAZEROSA ,SENDO UMA MANIFESTAÇÃO DESENVOLVIDA DESDE OS TEMPOS MAIS ANTIGOS ,QUE VISA A LUDICIDADE.

TIPOS DE JOGOS POPULARES ACADEMIA OU AMARELINHA QUEIMADO CABO DE GUERRA ESCONDE – ESCONDE (31 ALERTA) BARRA BANDEIRA BOCA DE FORNO TA PRONTO SEU LÔBO ESCONDE A PEIA CABRA CEGA QUEBRA PANELA BOLA DE GUDE