Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos.

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Transcrição da apresentação:

Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos. PROTOTIPAÇÃO Gustavo Trauttmann, Willian Jardim e Jean Stragalinos.

Prototipação Um Protótipo é uma representação limitada de um design, a qual pode ser um esboço em papel de uma tela ou conjunto de telas, uma “fotografia” eletrônica, uma simulação em vídeo de uma tarefa, uma maquete tridimensional, de papel ou cartolina, ou um simples conjunto de telas vinculadas por hyperlinks.

Modelo de Prototipação Objetivos: Entender os requisitos do usuário e, assim, obter uma melhor definição dos requisitos do sistema; Possibilita que o desenvolvedor crie um modelo (protótipo) do software que deve ser construído; Apropriado quando o cliente não definiu detalhadamente os requisitos.

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos 1- OBTENÇÃO DOS REQUISITOS: Desenvolvedor e cliente definem os objetivos gerais do software, identificam quais requisitos são conhecidos e as áreas que necessitam de definições adicionais.

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos 2- PROJETO RÁPIDO: Representação dos aspectos do software que são visíveis ao usuário (abordagens de entrada e formatos de saída)

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos 3- CONSTRUÇÃO PROTÓTIPO: Implementação rápida do projeto

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos 4- AVALIAÇÃO DO PROTÓTIPO: Cliente e desenvolvedor avaliam o protótipo

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos 5- REFINAMENTO DO PROTÓTIPO: Cliente e desenvolvedor refinam os requisitos do software a ser desenvolvido.

Elaborar Projeto Rápido Refinamento do Protótipo Modelo de Prototipação Elaborar Projeto Rápido Construir Protótipo Avaliar Protótipo Refinamento do Protótipo Obter Requisitos CONSTRUÇÃO DO PRODUTO

Benefícios da Prototipação Equívocos entre os usuários de software e desenvolvedores são expostos. Serviços esquecidos podem ser detectados e serviços confusos podem ser identificados. Um sistema funcionando está disponível nos primeiros estágios no processo de desenvolvimento. O protótipo pode servir como uma base para derivar uma especificação do sistema com qualidade de produção. O protótipo pode ser usado para treinamento do usuário e teste de sistema.

Benefícios da Prototipação Melhoria na facilidade de uso do sistema; Maior aproximação do sistema com as necessidades dos usuários; Melhoria da qualidade do projeto; Melhoria na facilidade de manutenção; Redução no esforço de desenvolvimento.

Prototipação no Processo de Software Prototipação evolucionária Uma abordagem para o desenvolvimento do sistema onde um protótipo inicial é produzido e refinado através de vários estágios até atingir o sistema final. Prototipação descartável Um protótipo o qual é usualmente uma implementação prática do sistema é produzida para ajudar a levantar os problemas com os requisitos e depois descartado. O sistema é então desenvolvido usando algum outro processo de desenvolvimento.

Vantagens da Prototipação Evolucionária Rápido fornecimento do sistema Em alguns casos, o rápido fornecimento e a facilidade de uso são mais importantes do que os detalhes de funcionalidade ou a facilidade de manutenção de software a longo prazo. Compromisso do usuário com o sistema O envolvimento do usuário com o sistema significa maior possibilidade de atender aos seus requisitos e um maior empenho para que o sistema funcione de acordo.

Problemas Prototipação Evolucionária Problemas de gerenciamento Habilidades especialistas são necessárias e podem não estar disponível na equipe de desenvolvimento Problemas de manutenção A continuidade de mudanças tende a corromper a estrutura do protótipo do sistema, assim a manutenção a longo prazo pode ser cara. Problemas contratuais Os contratos são, geralmente, estabelecidos baseados em uma especificação completa do software.

Prototipação Descartável Usada para reduzir os riscos com os requisitos. O protótipo é desenvolvido de uma especificação inicial, entregue para avaliação e então descartado. O protótipo descartável NÃO deve ser considerado como um sistema final. Características importantes podem ter sido excluídas do protótipo. Não existe especificação para manutenção futura O sistema será mal estruturado e difícil de manter.

Protótipos Classificação Protótipos de Baixa Fidelidade: são aqueles que não se assemelham com o produto final (Rogers, Sharp, Preece 2002). São úteis para a exploração e testes na fase inicial de desenvolvimento do sistema. São simples, baratos e de fácil produção e alteração facilitando deste modo a exploração e teste de idéias. Estes tipos de protótipos nunca são desenvolvidos com o objetivo de serem incorporados no produto final.

Protótipos de Baixa Fidelidade Aspectos positivos: Custos Reduzidos; Menor tempo de desenvolvimento; Eficiente para recolha de requisitos de interface; Eficiente e facilita múltiplos testes de opções de design. Aspectos negativos: Reduzida utilidade após a definição do documento de requisitos (ex: na fase de testes do sistema final); Definição incompleta (ou limitada) do esquema de navegação; Verificação limitada de erros; Especificação pobre para codificação; Utilidade limitada para testes de usabilidade.

Protótipos Classificação Protótipos de Alta Fidelidade: Os protótipos de alta fidelidade são aqueles que mais se assemelham com o produto final (Rogers, Sharp, Preece 2002). Utilizam as mesmas técnicas e materiais que o sistema final (Rogers, Sharp, Preece 2002). São os protótipos indicados quando os objetos são a venda do sistema ou o teste de problemas técnicos. O protótipo ainda deve ter funcionalidades limitadas e os requisitos não funcionais, normalmente, não estão implementados.

Protótipos de Alta Fidelidade Aspectos positivos: Possuir funcionalidades semelhantes às do sistema final; Permitir a definição completa do esquema de navegação; Permitir elevado grau de interatividade com os utilizadores; Permitir a exploração e testes diversos com um elevado grau de realismo; O Protótipo é um documento de requisitos; Facilita a venda da idéia do sistema final; Aspectos negativos: Custos maiores de desenvolvimento; Elevado tempo de desenvolvimento; Pode aumentar demais as expectativas dos usuários; Não serve para coleta de requisitos, pois os mesmos já estão incluídos no protótipo.

Vantagens da Prototipação Melhora a qualidade da especificação do software a ser desenvolvido, contribuindo para uma queda nos custos de desenvolvimento e manutenção. Antecipa o treinamento dos usuários. Partes do protótipo podem ser aproveitadas no desenvolvimento do sistema.

Desvantagens Prototipação O custo na maioria dos casos é considerado muito alto. O cliente tende a confundir o protótipo com uma versão do sistema.

FONTE http://engenhariadesoftware-prototipacao.blogspot.com/