Interpretação de Texto

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O Desenvolvimento da Fé em Crianças de 6 a 9 anos
Advertisements

Os dois significados da palavra crer
Deus é infinito e tem tudo
Dois modos de ler a Bíblia.
Letramento: um tema em três gêneros
FUNÇÕES DA LINGUAGEM.
DIVINO AMOR 01.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
01. A Origem do Universo (8 slides) 02. Filhos da nossa cultura, continuamos a pensar (8 slides) 03. As expressões eu creio que e sou da opinião que têm.
A entrega é uma atitude bonita, mas temos que ter cuidado…
Um vocabulário para a interpretação
OFICINA DE ELABORAÇÃO DE ITENS
TEXTO DISSERTATIVO Professora Andréa.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Resumo.
Interpretação dos gêneros bíblicos
FUNÇÕES DA LINGUAGEM Fátima Liporage.
Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão.
INTERPRETAÇÃO DE TEXTOS
Discovery pousa com sucesso na Califórnia O Discovery pousou com sucesso na base Edwards, na Califórnia, na manhã desta terça-feira, depois de uma missão.
OUSE!!!.
OS TRÊS PONTOS BÁSICOS DA INTERPRETAÇÃO 1º - O Texto Realizar, no mínimo, duas leituras do texto. 1ª leitura Compreender o conjunto do texto. 2ª.
Denotação e Conotação.
Filosofia Prof. Everton da Silva Correa.
“Lições de bichos e coisas”
Origem e desenvolvimento da crônica
LINGUAGEM LITERÁRIA E NÃO LITERÁRIA
EXERCÍCIOS PROPOSTOS MATEMÁTICA Prof. Manuel.
Português/Redação Professora Pollyanna Mattos.
Leitura e Interpretação de Textos
Comunicação e Expressão Profª Vania.
Existem coisas que sabemos pela razão outras que sabemos pela fé
Leitura e Interpretação de Textos
A Plurissignificação da Linguagem Literária
vos digo que o céu e a Terra não passarão, sem que tudo o que se
OSHO – Esforçar-se ou Deixar Acontecer? – 01/15
Leitura de Textos Científicos
Exemplo 01: Uma caixa foi montada a partir de um quadrado de papelão, de onde foram retirados quadrados de 2 cm de lado, um em cada canto, como mostra.
Conotação de Denotação
ADAMUS – “Necessidades Humanas” – 01/10 A Série (SEGUINTE): SHOUD 8 “Keahak” Canalizado por Geoffrey Hoppe, em 05/03/2011 A outra coisa que se infiltra.
Existe erro na Bíblia ?.
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
Resumo e Resenha de Textos Acadêmicos
3ª das 12 Efusões de Energias - Arcanjo Miguel - 09/05/09 Frases Expoentes: 01/11 Chegou a hora de mudar o seu mundo dissociado da Unidade. Isto significa.
“A lógica é uma ciência do raciocínio”
Interpretando as Escrituras Sagradas
Subentendido.
Descobrindo a Filosofia Unidade 1
Informações implícitas
Profª. Taís Linassi Ruwer
O quê. Por quê. Para quê. Para quem. Com o quê. Com quem. Onde. Como
Importância da Leitura
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
CARTA DA TERRA Para crianças.
Textos bíblicos sobre as Origens
PROFESSORA ANGELICA ROCHA DE FREITAS
Perguntas de Modelação
COMO INTERPRETAR TEXTOS
Resumo.
LINGUAGEM NÃO LITERÁRIA QUAL É A DIFERENÇA??
EXISTENCIALISMO Filosofias de Base I Especialização em Gestalt-terapia
ENADE 2009 Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Curso de Administração de Empresas.
Metodologia Científica
Como ler? Apreensão: O enunciado normalmente se apresenta assim:
LEITURA DE MUNDO COMPREENSÃO DE TEXTO INTERPRETAÇÃO DE TEXTO
DICAS DE LITERATURA.
A construção do sentido
Denotação e Conotação.
NOSSAS LETRAS Oficinas de iniciação à leitura literária e à escrita criativa SESC Belenzinho | 2016 Curadoria | Karen Kahn Oficina 2 | Eduardo Akio Shoji.
Transcrição da apresentação:

Interpretação de Texto

EXPRESSÃO LITERÁRIA E NÃO-LITERÁRIA DA LINGUAGEM DENOTAÇÃO palavra com significação restrita palavra com sentido comum do dicionário palavra usada de modo automatizado linguagem comum CONOTAÇÃO palavra com significação ampla palavra cujos sentidos extrapolam o sentido comum palavra usada de modo criativo linguagem rica e expressiva

Interpretar é estabelecer e reconhecer relações entre partes do texto e entre o texto e o contexto em que ele está colocado.

Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti Quem dera Que sintas As dores De amores Que louco Senti! (Casimiro de Abreu) A linguagem conotativa é também conhecida como linguagem literária, ou seja, um texto literário é aquele em que predominam as múltiplas interpretações, a conotação das palavras.

A educação, principalmente na infância, determina as oportunidades que os cidadãos terão para garantir o futuro. A linguagem denotativa é também conhecida como linguagem não-literária, ou seja, um texto não-literário é aquele em que predominam os sentidos reais (próprios) das palavras, a denotação.

Interpretação de Textos a)O movimento das imagens, a inovação e a originalidade são as características de tudo que acontece na televisão. b)Sem a televisão não se saberia o que é conhecer as coisas ou por que as coisas acontecem. c)Os homens poderiam usar plenamente seu potencial de inteligência, se não fosse a televisão. d)Com o advento da televisão, as mulheres perderam sua capacidade de crítica. e)O volume de informações e a maneira como a televisão as veicula impedem que as pessoas reflitam maduramente sobre os assuntos. e)O volume de informações e a maneira como a televisão as veicula impedem que as pessoas reflitam maduramente sobre os assuntos.

Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto       Podemos, tranquilamente, ser bem-sucedidos numa interpretação de texto. Para isso, devemos observar o seguinte: 01. Ler todo o texto, procurando ter uma visão geral do assunto; 02. Se encontrar palavras desconhecidas, não interrompa a leitura, vá até o fim, ininterruptamente; 03. Ler, ler bem, ler profundamente, ou seja, ler o texto pelo menos umas três vezes ou mais; 04. Ler com perspicácia, sutileza, malícia nas entrelinhas; 05. Voltar ao texto tantas quantas vezes precisar; 06. Não permitir que prevaleçam suas idéias sobre as do autor; 07. Partir o texto em pedaços (parágrafos, partes) para melhor compreensão; 08. Centralizar cada questão ao pedaço (parágrafo, parte) do texto correspondente;

09. Verificar, com atenção e cuidado, o enunciado de cada questão; 10. Cuidado com os vocábulos: destoa (=diferente de ...), não, correta, incorreta, certa, errada, falsa, verdadeira, exceto, e outras; palavras que aparecem nas perguntas e que, às vezes, dificultam a entender o que se perguntou e o que se pediu; 11. Quando duas alternativas lhe parecem corretas, procurar a mais exata ou a mais completa; 12. Não se deve procurar a verdade exata dentro daquela resposta, mas a opção que melhor se enquadre no sentido do texto; 13. Às vezes a etimologia ou a semelhança das palavras denuncia a resposta.

Algumas Interpretações: As questões 1 a 4 referem-se ao texto abaixo: "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) Por fantasmas, no texto, entende-se: a) entes sobrenaturais que aparecem aos vivos b) imagens dos que existem no além c) imagens de culpa que iremos carregar d) imagens que assombram e causam medo e) frutos da imaginação doentia do homem c) imagens de culpa que iremos carregar

2. A repetição do conectivo "e" tem efeito de marcar: que existe uma seqüência cronológica dos fatos b) um exagero do conectivo c) que existe uma descontinuidade de fatos d)que existe uma implicação natural de conseqüência dos dois últimos fatos em relação ao primeiro e) que existe uma coordenação entre as três orações "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) d)que existe uma implicação natural de conseqüência dos dois últimos fatos em relação ao primeiro

a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos 3. A afirmação: "Sete Quedas por nós passaram / E não soubemos amá-las." Faz-nos entender que: a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos b) enquanto era possível, não passávamos por Sete Quedas c) Sete Quedas pertence agora ao passado d) Todos, antigamente, podiam apreciar o espetáculo; agora não e) Os brasileiros costumam desprezar a natureza "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) a) só agora nos damos conta do valor daquilo que perdemos

a) como referência ao número de quedas que existiram no rio Paraná 4. Na passagem: "E todas sete foram mortas, / E todas sete somem no ar." O uso de todas sete se justifica: a) como referência ao número de quedas que existiram no rio Paraná b) para representar todo conjunto das quedas que desaparece c) para destacar o valor individual de cada uma das quedas d) para confirmar que a perda foi parcial "Sete Quedas por nós passaram E não soubemos amá-las E todas sete foram mortas, E todas sete somem no ar. Sete fantasmas, sete crimes Dos vivos golpeando a vida Que nunca mais renascerá.“ (Carlos Drummond de Andrade) b) para representar todo conjunto das quedas que desaparece