CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Promoção de saúde na comunidade surda – A importância de uma alimentação balanceada para um estilo de vida saudável Aline Domingues Barreto1, Bárbara Pereira.
Advertisements

Promoção de saúde na comunidade surda
EVENTO GOSPEL DAY Hortolândia, 2011.
LACTENTES Avaliação nutricional
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Centro Universitário Fundação Santo André.
Hábitos de Vida e Riscos para Doenças Não Infecciosas do Curso de Ciências Biológicas da Fundação Santo André Aluno:Thiago Borba de Oliveira Orientadoras:
LEVANTAMENTO PARCERIA ONGS E ESCOLAS Março de 2006.
Saneamento Ambiental em Áreas de Recreação
PROJETO : ÍNDICE DE MASSA CORPORAL E QUALIDADE DE VIDA
Avaliação Antropométrica
Validade das medidas auto-referidas de peso e estatura para o diagnóstico do estado nutricional de adolescentes José Cazuza de Farias Júnior Revista Brasileira.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E QUALIDADE DE VIDA
CAPACITAÇÃO E VALORIZAÇÃO DAS MERENDEIRAS “Parceiros da Saúde”
SECRETÁRIO DO ESPORTE EVANDRO ROGÉRIO ROMAN. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade é considerada epidêmica. Nos Estados Unidos estima-se.
Levantamento da situação da condição bucal e sua relação com o estado nutricional de deficientes semi institucionalizados das apaes de Florianópolis e.
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
* Acadêmicas da Escola de Enfermagem da UFMG
Projeto de Intervenção Pedagógica na Escola
Trabalho Elaborado por Luís Genebra Nº12 Vítor Barroso Nº17
As Desigualdades na Escolarização no Brasil
Estado Nutricional de crianças do ensino fundamental de escolas públicas de Curitiba BOGASZ, V1; AMORIM, STSP 2 1 Acadêmica do Curso de Nutrição da.
Análise Bidimensional
INTRODUÇÃO CONCLUSÃO OBJETIVO MÉTODO
I Seminário do Plano Diretor de Atenção Primária à Saúde da Região Macro Sul de Minas Gerais A INSERÇÃO DOS ACADÊMICOS DE ODONTOLOGIA NA ESTRATÉGIA DE.
Título do Trabalho: Perfil das crianças e dos adolescentes cadastrados no PSF do Morro da Caixa de Tubarão – SC. CIENCIAS MÉDICAS E DA SAÚDE Acadêmica.
Hábitos Alimentares dos estudantes do curso de Nutrição da Universidade do Sul de Santa Catarina na região da Grande Florianópolis (PUIC), Ciências da.
VIGILÂNCIA ALIMENTAR E NUTRICIONAL - SISVAN

Departamento de Nutrição
Capacitação em Eventos
Morgana PRÁ1; Lalucha MASSUCHETI 2.
Perfil da adesão ao tratamento da hipertensão em idosos participantes de grupos de terceira idade de uma cidade do sul de Santa Catarina, Farmácia Camila.
Efeitos do treinamento aeróbio nos participantes do projeto de reabilitação cardíaca e metabólica da Una da Saúde – Unisul. Luana Martins Rosa – Bolsista.
Avaliação da grade curricular das escolas de medicina do estado de Santa Catarina e a contribuição da disciplina de “Toxicologia”. PUIC Individual. Saúde.
AVALIAÇÃO DO ESTADO NUTRICIONAL DE CRIANÇAS INSTITUCIONALIZADAS EM CRECHE FILANTRÓPICA DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS FERNANDES, L.1 GUIMÃRAES, M.P.S.
ESTUDO DA PREVALÊNCIA DE QUADRO ÁLGICO OSTEOMUSCULAR EM PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE FLORIANÓPOLIS/SC - LEVANTAMENTO.
Avaliação do uso de medicamentos psicoativos em usuários do Sistema Único de Saúde de Tubarão, PUIC, Grande área: Ciências Saúde Área de conhecimento:
Avaliação do Estado Nutricional de Crianças Regularmente Matriculadas na Fundação Matriculadas na Fundação Joana de Angelis no Município de Tubarão- SC.
Nutrição do lactente: avaliação e desenvolvimento
Ciências Médicas e da Saúde.
USO DE ESTERÓIDES ANABOLIZANTES EM FREQUENTADORES DE ACADEMIAS DE TUBARÃO/SC. Área de conhecimento: ciências da saúde Introdução Nas últimas décadas, paralelamente.
PET – SAÚDE UERN Medicina - Endocrinologia Resultados PET-Saúde – Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO.
RELAÇÃO ENTRE ÍNDICE DE MASSA CORPORAL (IMC) E ASMA EM ADOLESCENTES ESCOLARES DE SÃO JOSÉ – SC. Ciência médicas e da saúde. Menezes MC¹, Dambrowski K¹,
Escola Estadual de Ensino Médio Fernando Ferrari Excesso de peso, atividade física e hábitos alimentares Nomes: Adriel, Larissa e Natacha Turma: 223 Disciplina:
Lídia Andrade Lourinho
UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA PRÓ-REITORIA DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA MESTRADO EM SAÚDE PÚBLICA Dixis Figueroa Pedraza Preditores de riscos nutricionais.
PET-Saúde Pediatria 2009 Tutor: Paulo Alfredo Simonetti UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE FACULDADE DE CIÊNCIAS DA SAÚDE.
TRANSTORNOS ALIMENTARES EM UNIVERSITÁRIAS DA ÁERA DA SAÚDE DE UNIVERSIDADE DO SUL DO BRASIL Pereira, Luiza do Nascimento Ghizoni 1 ; Schuelter-Trevisol,
Resultados Após avaliar os alunos e fazer a comparação com a tabela a partir da idade e gênero obtivemos os seguintes resultados: 55% das crianças apresentam-se.
Identificação da atividade e do(s) aluno(s)
Semana De Ação Solidária Campanha Meu Melhor Natal.
Profª Adriana de Sousa Nagahashi 2015
Limitações da Utilização do IMC na Avaliação do Estado Nutricional
111 Para o Evento “Gerações Interativas – crianças e adolescentes diante das telas” Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD.
SEMANA DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR Combate ao desperdício de alimentos
Indicadores antropométricos do estado nutricional
CUSTOS INDIRETOS NO TRATAMENTO DE ÚLCERAS POR PRESSÃO EM HOSPITAIS DE URGÊNCIA E EMERGÊNCIA DO MARANHÃO Patrícia Lima Queiroz, Florene Vale dos Anjos,
Nutrição de Risco: Gravidez na Adolescência
Avaliar o estado nutricional das crianças que estudam na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral no município de Tubarão – SC.(PUIC), Ciências.
INCIDÊNCIA DE COMPRA DE HORTIFRUTIGRANJEIROS ANTES E APÓS DIVULGAÇÃO DA COMPOSIÇÃO NUTRICIONAL E TÉCNICAS DE PREPARO COMO ESTRATÉGIAS DE MARKETING EM SUPERMERCADO.
INTRODUÇÃO O objetivo dessa pesquisa foi de mostrar como as medidas antropométricas auxiliam os profissionais da saúde na detecção de doenças crônicas,
PRÁTICAS DO AMBULATÓRIO DE ONCOLOGIA DO MUNICÍPIO DE ARARANGUÁ-SC NA DETECÇÃO PRECOCE DO CÂNCER DE MAMA: Ciências Biológicas / Ciências Médicas e da Saúde.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de digitadores numa instituição bancária, numa jornada de trabalho de seis horas e almoço de quinze.
Este trabalho testou alimentos ricos em proteínas, de baixo custo (CMS) afim de serem incorporados às merendas escolares como medida para promover práticas.
Avaliação Psicomotora em Idosos, residentes no Lar dos Velhinhos em Tubarão-SC, durante o segundo semestre de 2008 e primeiro semestre de Ciências.
SAÚDE PÚBLICA E NUTRIÇÃO Prof.ª: Ana Leiro Atividade de Observação sistemática (Alimentação Escolar) EQUIPE: Roquelina Cerqueira Rosa Mattos Roseli Rocha.
PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A MANIFESTAÇÃO DO FENÔMENO “BULLYING” EM ALUNOS DAS ESCOLAS ESTADUAIS DE ARARANGUÁ Ciências Humanas/ Linguagens e Artes.
Avaliação do estado nutricional e consumo alimentar de idosos institucionalizados e não institucionalizados e a relação com a presença de sarcopenia Estela.
PROJETO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA INVESTIGAÇÕES SOBRE SAÚDE NA ADOLESCÊNCIA Objetivos da aula: 1. Discutir e registrar as etapas de uma investigação científica.
Compreensão da prescrição no Sistema Único de Saúde de um município do sul de Santa Catarina: a identificação dos fatores relacionados à prescrição e ao.
Transcrição da apresentação:

CORRELAÇÃO ENTRE O ESTADO NUTRICIONAL E OS HÁBITOS ALIMENTARES DE CRIANÇAS MATRICULADAS NO ENSINO FUNDAMENTAL DO SISTEMA DE ENSINO PÚBLICO E PRIVADO NO MUNICÍPIO DE TUBARÃO – SC. Área de conhecimento: Ciências da saúde a Sara Trindade Pereira ,Guilherme Cysne Rosa; PUIC. Nutrição campus Tubarão. que pertence o trabalho. Introdução As condições de saúde e nutrição de uma população constituem um reflexo de seu consumo alimentar, principalmente para crianças, cuja alimentação adequada é condição fundamental para crescer e desenvolver-se. (MENEZES; OSÓRIO, 2007). Segundo Torres, Furumoto & Alves (2006), a avaliação do estado nutricional é uma etapa fundamental no estudo de crianças e adolescentes, pois a partir dela poderemos verificar se o crescimento está se afastando do padrão esperado. A avaliação do estado nutricional tem por objetivo verificar o crescimento e as proporções corporais em um indivíduo ou em uma comunidade, pois representa o equilíbrio entre o consumo alimentar e as necessidades metabólicas diárias específicas do organismo. (SIGULEM; DEVICENZI; LESSA, 2000). Objetivos Correlacionar o estado nutricional com os hábitos alimentares das crianças frequentadoras do ensino fundamental, de uma escola do sistema de ensino público e de uma escola do sistema de ensino privado. Metodologia Para o diagnóstico do estado nutricional foram coletados dados antropométricos, sendo aferidos o peso e a estatura, e de posse dessas informações calculou-se o IMC. Para avaliação dos hábitos alimentares foi utilizado o questionário QUADA (Questionário Alimentar do Dia Anterior), validado em 2006. Resultados O universo total da amostra foi de 176 crianças, sendo que a maior parte foi avaliada com eutrofia. Tabela 1 – classificação do IMC por idade para os alunos da escola de ensino publico e privado. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora. A instituição de ensino público teve maiores índices de sobrepeso e obesidade em relação à instituição de ensino privado. O gráfico 1 abaixo, descreve a distribuição da classificação do estado nutricional para o sexo masculino e para o sexo feminino. Tabela 5 - Frequência de consumo dos alimentos contidos no QUADA nas principais refeições diárias. Fonte: Dados coletados pela pesquisadora A tabela mostrou que o consumo de leite e derivados foi maior no café manhã, como hábito da população brasileira de tomar café com leite, totalizando um percentual de 45,1% para o café preto e 33,3% para o leite. O consumo de pão foi o maior durante o café da manhã, com 61,1%. Conclusões A avaliação do estado nutricional demonstrou que a maior parte dos escolares do município de Tubarão, participantes da pesquisa, está com IMC adequado para idade, representada por 67% dos alunos. A média de IMC foi mais elevada na escola de ensino público, sendo que nesta escola as médias de classificação do IMC ficaram mais elevadas para os índices de sobrepeso e obesidade e menores para o índice de IMC adequado para idade. Em vista dos resultados destaca-se a grande importância do nutricionista nas ações de promoção da saúde infantil e de educação nutricional nas escolas. Bibliografia MENEZES, Risia Cristina Egito de; OSÓRIO, Mônica Maria. Consumo energético-protéico e estado nutricional de crianças menores de cinco anos no estado de Pernambuco, Brasil: 2007. Revista de Nutrição, Campinas, v. 20, n. 4, p. 337-347, jul./ago. 2007. SIGULEM, Dirce M., DEVICENZI, Macarena U.; LESSA, Angelina C. Diagnóstico do estado nutricional da criança e do adolescente. Jornal de Pediatria, v. 76, n. 3, p. 275-284, dez. 2000. Disponível em: <http://www.jped.com.br/conteudo/00-76-S275/port.pdf> Acesso em: 03 nov. 2009. TORRES, Andreia Araújo Lima; FURUMOTO, Rosemeire Aparecida Victoria; ALVES, Elioenai Dornelles. Avaliação e tratamento da obesidade na infância. 2006. Disponível em: <www.crn1.org.br/tesedisser/avaliacao.doc.> Acesso em: 07 dez. 2009.   Apoio Financeiro: Unisul