FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Prof. Alberto Martins Júnior
Advertisements

Inovação e difusão tecnológica
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
Administração Estratégica João Carlos Bragança
11. INDÚSTRIA EM TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE
FUNDAMENTOS DE MARKETING
PLANO DE NEGÓCIOS PARA EMPREENDEDORES E EMPRESÁRIOS
ECONOMIA PARA ADMINISTRADORES
Paulo Tigre Curso de Economia da Tecnologia
ACESSO A SERVIÇOS FINANCEIROS E PLANO DE NEGÓCIO
Easyone SAP /Business One
desenvolver as suas habilidades gerenciais”
Grupo 08H Marina Évora Gustavo Macedo Mariana Rosa Gabriela Batista
Definição Legal de Franquia
Torne se Promotor de AS "PrivatBank"!
Comitê Temático Investimento e Financiamento
CONTRATANDO UMA FRANQUIA
FRANQUIA.
Marca A intenção é chamar atenção com o nome que nada tem a ver com um salão e fazer uma analogia com o lugar preferido dos homens (boteco) e o lugar preferido.
Adm. Marco Antonio Murara CRA/SC
Seminários em Franchising Centro Universitário de Jaraguá do Sul - UNERJ Bacharelado em Administração Hab. em Marketing 8a. fase - semestre 2008/1 Prof.
TRADE MARKETING.
O Comércio e a Logística - Aula 02 -
Departamento Jurídico-Financeiro
FTAD - Formação técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Moab Aurélio.
Apresentação da Franquia
Capital circulante liquido e
Apresentação da Franquia
Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Quem somos Rapidez, comodidade, transparência
COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO
INFORMAÇÕES DA FRANQUIA
SISTEMAS E VIAS DE DISTRIBUIÇÃO - PROF. REINALDO MOREIRA Vamos blogar?
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
A Anjos do Brasil é uma organização sem fins lucrativos criada com o objetivo de fomentar o crescimento do investimento-anjo para apoio ao empreendedorismo.
Gestão de Meios de Hospedagem
CONTABILIDADE DE CUSTOS I
Gestão de Frotas e Distribuição Alternativas para Ampliação da Frota
UFP Marketing Internacional Entrada em Mercados Internacionais (Envolvimento Directo versus Indirecto) A tomada de decisão relativamente.
II SEMINÁRIO BANCO CENTRAL SOBRE MICROCRÉDITO
Canais, Pontos de Venda e Distribuição
ELEMENTOS BÁSICOS NA ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DE CAPITAL
AVALIAÇÃO DAS AÇÕES De acordo com os conceitos vistos anteriormente (Assaf Neto, Mercado Financeiro), podem ser definidos os seguintes valores para as.
Acadêmicas Andrea Silva Aldelina Viana Gabriele Saraiva.
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de.
RELACIONAMENTO FRANQUEADO X FRANQUEADOR
CONTRATOS DE COLABORAÇÃO
Avaliação da Viabilidade Econômico-Financeira em Projetos - 8ª aula 27/05/15.
Princípios e Objetivos da Administração Financeira
FRANQUIA As aulas estão baseadas:
 São métodos formais de tornar disponíveis para a administração, quando oportuno, as informações necessárias para facilitar o processo de tomada de decisão.
Administração de Micro e Pequenas Empresas
PROJETO DE FRANQUIA CHICKEN SHOW
DECISÕES DE INVESTIMENTOS E ORÇAMENTO DE CAPITAL
FRANQUIAS.
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
AULA 1 VISÃO GERAL DE PROCESSOS PRODUTIVOS E QUALIDADE
Avaliação de empresas CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA GRÁFICA – PÓS GRADUAÇÃO – GESTÃO INOVADORA DA EMPRESA GRÁFICA SENAI - SP.
Plano Financeiro Nessa etapa, você irá determinar o total de recursos a ser investido para que a empresa comece a funcionar. O investimento total é formado.
Fomento para o Desenvolvimento Regional. Sistema Nacional de Fomento.
APRESENTAÇÃO DO PLANO COMERCIAL. Missão da empresa POSSIBILITAR AOS NOSSOS CLIENTES A MELHORA DA GESTÃO DO SEU NEGOCIO, RECUPERANDO A SUSTENTABILIDADE.
Franqueador Franqueado Também chamado como “franchising” Sistema: Direito do uso de marca ou patente Produtos e serviços Direito do uso de tecnologia de.
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
PLANO DE NEGÓCIO Professora Beth.
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO AULA V. Plano de negócios ☺ O PLANO DE NEGÓCIOS É CONDIÇÃO ESSENCIAL DOS GRANDES NEGÓCIOS DE SUCESSO. ☺ ELE SÓ DEVERÁ SER.
Conheça a franquia com o DIFERENCIAL DIFERENCIAL que você procura investir.
Um pouco mais sobre a maior franquia de bolos caseiros do Brasil
CARO PARTICIPANTE, VOCÊ ESTÁ PRESTES A ASSUMIR A DIREÇÃO DE UMA EMPRESA VIRTUAL. APROVEITE PARA DESENVOLVER AS SUAS HABILIDADES GERENCIAIS.
FLUXO DE CAIXA.
EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS E O CONTEXTO DAS MPE. Presença das MPE Industriais nas Exportações  As micro e pequenas empresas industriais brasileiras exportaram,
Transcrição da apresentação:

FRANQUIA COMO ALTERNATIVA DE INVESTIMENTO

Introdução O sistema de franquias é o método de expansão empresarial maior e com mais êxito de quantos existem na atualidade. Milhares de empresas em todo o mundo tornam possível esta afirmação. Trata-se de um mundo apaixonante e dinâmico que aglutina as virtudes do mundo empresarial. Até ao momento não só constituiu um dos pilares fundamentais do crescimento da economia senão que ademais, no futuro, as expectativas são mesmo maiores pelas múltiplas oportunidades que oferece tanto no mundo da distribuição de produtos como no campo dos serviços.

O que é Franquia? Segundo o dicionário Aurélio, franquear significa “conceder, permitir, facultar, facilitar” Franchising é um sistema por meio do qual uma empresa possuidora de know-how, cede a terceiros, o direito exclusivo de utilização de sua marca, seguindo seus padrões de operação

A Lei do Franchising A Lei 8.955 preconiza, que os franqueadores devem entregar a Circular de Oferta de Franquia (COF), contendo: O modelo do contrato de franquia a ser assinado O papel e responsabilidades das partes na implantação e gestão do negócio Informações sobre os fornecedores da rede Balanço patrimonial da franqueadora nos últimos dois anos Uma relação com nomes e telefones dos franqueados da rede, bem como daqueles que se desligaram da mesma nos últimos 12 meses

Principais componentes de uma franquia Franqueador; Unidade franqueadora; Máster Franquia; Máster Franqueado; Máster Franqueador; Multi franqueado; Contrato de franquia; Investimento; Direito de Entrada; Amortização do investimento; Consultoria;

História da Franquia Ainda que o térno franquia tenha nascido no tempo da Idade Média em França, o sistema de franquia, tal como o conhecemos hoje em dia tem a sua origem em meados do século XIX, nos Estados Unidos, concretamente no ano de 1862. Nessa data, a companhia I.M. Singer&Co, dedicada à fabricação de máquinas de cozer, começou a utilizar esta fórmula empresarial para solver as necessidades de distribuição e cobertura dos seus produtos. Com o tempo e com a necessidade de expansão de industria, muitas outras companhias começaram a adotar este conceito e negociaram concessionários e distribuidores oficiais. Nos Estados Unidos as empresas tomavam consciência das vantagens deste sistema, também na Europa muitos empresários viam na franquia importantes possibilidades de futuro.

Este foi o caso de vários fabricantes de automóveis, como a Ford ou General Motors, e de algumas companhias mais importantes de refrigerantes, como Seven Up ou Coca-Cola, a qual aceitou expandir-se, em número de países, com um sistema e formato equivalentes.

Evolução da Franquia As empresas necessitavam de uma rápida expansão para todos os mercados, enquanto isso, um grande número de pequenos investidores e imigrantes, vendo-se na necessidade de participar numa nova vida econômica de seu país, encontraram na franquia uma boa solução para encontrar um meio de vida. Precisamente nos anos cinquenta, começou também o descolar da franquia do setor de comidas rápidas, com nomes tão conhecidos como McDonald`s, Burguer king ou Kentucky Friend Chicken. Nos anos 70 na Europa, devido a saturação dos mercados, começa a desenvolver-se em toda a sua plenitude o sistema de franquia fazendo assim surgir novos conceitos como o “Know how” o saber-fazer a assistência permanente e a formação.

Mercado Brasileiro 1.013 redes franqueadoras 62.584 unidades em todo o Brasil US$ 39,8 bilhões de faturamento 4º maior país do mundo em número de redes franqueadoras Crescimento em 2006 parado a 2005 = 11% Dados de 2006 Taxa de Mortalidade de Franquias Empreendimento tradicional 55% fecham no período de até 02 anos Franquias 6% fecham no período de 02 anos Fonte: SEBRAE Nacional

Como avaliar o negócio Defina em que região, cidade ou município pretende instalar o negócio e pesquise o mercado Análise, com apoio de um advogado especializado no sistema de franquias a COF e o Contrato de Franquia Faça simulações de resultados investimentos, prazo de retorno, lucratividade média, capital de giro necessário... Envolva sua família no processo de decisão

Perfil do franqueado de sucesso Definir se você tem ou não o perfil para ser um franqueado Definir o melhor tipo de franquia para o seu investimento capacidade de liderança talento comercial gosto de lidar com o público perseverança disciplina capacidade financeira A presença direta do franqueado na operação da unidade é especialmente necessária e indispensável.

“Para ser um franqueado de sucesso não é preciso ter experiência no assunto, mas ter um perfil empreendedor e muita dedicação”

Comprando uma Franquia VANTAGENS Reduzido risco de falência Método de negócio e produtos testados Assistência permanente, treinamento e suporte Propaganda local, regional e nacional Poder de compras conjuntas e cooperadas Pesquisa e desenvolvimento Facilidade na obtenção de financiamentos DESVANTAGENS Custos maiores (Royalties,taxas) Margens reduzidas Falta de independência e liberdade Dificuldade de recuperação na falha do franqueador Franqueador com problema, franquia com problema

“Atualmente, entrar na franquia é aceder ao mundo empresarial pela porta mais segura.”