Diretor Técnico - Libra Terminais S.A.

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Transcrição da apresentação:

Diretor Técnico - Libra Terminais S.A. Implementação de Tecnologia da Informação e Comunicação (ICT) “Case Terminal 37- Santos” Eng. Henry J. Robinson Diretor Técnico - Libra Terminais S.A. Santos, 25 de Novembro de 2003

O que havia em TI antes da Privatização (Área Portuária em Geral) DTEC - Diretoria Técnica

Então, porque houve alteração do cenário? A tecnologia da informação tem sido até agora uma produtora de dados, em vez de informação e muito menos uma produtora de novas e diferentes questões e estratégias. Os altos executivos não tem usado a nova tecnologia porque ela não tem oferecido as informações de que eles precisam para suas próprias tarefas. “Peter Drucker” A tecnologia está reestruturando e transformando negócios e consumidores.Não se trata apenas de comércio eletrônico ou arquivos eletrônicos. O "e" de eletrônico tem a ver com oportunidades econômicas. “William Daley, secretário do comércio dos EUA” DTEC - Diretoria Técnica

Ocorreu pela... Necessidade de alinhar Tecnologia e Estratégia; Atender as exigências locais e dos clientes; Trabalhar com eficácia e precisão, garantindo a correta operação; Gerar informações para a tomada de decisão; Reduzir custos Controles básicos, tais como: Manifesto (previsão e efetivação) ; Atracação (planejamento e controle); Plano de carga (planejamento e controle); Pátio (planejamento e controle); portaria (movimentação e segurança) Equipamentos em geral; Informar a autoridade aduaneira local. DTEC - Diretoria Técnica

Da seguinte maneira... O investimento em TI e sistema de Controle e Gestão de Terminais seguiu a seguinte estratégia geral: Necessidade de adaptar o trabalho a novos controles usando sistemas de TI; Desenvolvimento de sistemas flexíveis o bastante para adaptar alterações em procedimentos, legislação e área física; Investimento de capital coerente; Sistema desenvolvido não apenas com o objetivo de registrar as operações, mas sim envolvendo o apoio a tomada de decisão. DTEC - Diretoria Técnica

Ti - Conceito Geral de Desenvolvimento Informação Decisão Ação SI DTEC - Diretoria Técnica

Conceituação de Organização Competitiva Tecnologia + Treinamento = Processos + Recursos

Step 1 -1995 WinCon - Software de controle de informações; Gerenciamento de pátio e Controle de ordens; Desenvolvimento interno, visava atender a imediata acomodação as alterações na regulamentação do porto privatizado e as alterações de área física; Devesenvolvimento utilizando uma base de dados difundida e conhecida localmente, e de fácil manutenção, com baixo custos; Esperava acomodar terminais com volume de até 15.000 unidades. DTEC - Diretoria Técnica

Step 2 - 1997 Planilhas de Excel “vinculadas” com o WinCon - cuja aplicação era o planejamento e simulação de operações de navios; Introduz a cultura de planejamento de navio e sequenciamento de pátio , preparando o “terreno” para ferramentas mais avançadas. DTEC - Diretoria Técnica

Step 3 - 1998 Transmissão de dados via rádio Frequência interfaciado com WinCon - sistema de gerenciamento de pátio com informações em “tempo real” (real time); Introduz a cultura de informação em “tempo real”; Coletores de dados e Veiculares da ‘TEKLOGIX’ (Canadá) . DTEC - Diretoria Técnica

Step 4 - 1998 Identificação e escolha do Sistema de Gestão - “International Procurement”, baseado em: Controle de todas as operações administrativas e operacionais (gate, vagão,etc ); Nível de controle e de gerenciamento de ordens, com um sistema avançado de utilidades ‘standing orders’; Acompanhamento real-time de todos os movimentos, e posição de contêineres no pátio; Suporte especial para “operações logísticas”e de suporte a solicitações especiais, tais como: selos, lacres, pesagens... ; Funções de suporte para Alfândega; Possibilidade de interface com CFS e Deposito de vazios; Diversos relatórios customizados, estatísticas, históricos, etc; Suporte para Transmissão de dados via “RDT”; Gerenciador de relatórios , acompanhamento de produtividade por terno; ... DTEC - Diretoria Técnica

Step 5 - 1998 SHIPS - ‘Ship Planning System’, módulo de planejamento de navio e sequenciamento de embarque da COSMOS-NV interfaceado com WinCon - software de gerenciamento de pátio; Introdução de arquivos EDI UN/EDIFACT BAPLIE version 1.5 e 2.0 para transação de planos de navios; Atualização automática do “masterplan”, planos de peso, controle de “stacklimits”, simulação de equipamentos, etc;... DTEC - Diretoria Técnica

Step 5.1 - 1998 SHIPS (cont.) Introduz novo conceito de sequenciamento de container de embarque, o conceito de embarque de container ‘one on one’; Agora, É embarcado um container especifico e não mais um container com características específicas (ex. 20’ pesado para USMIA) DTEC - Diretoria Técnica

Step 5.2 - 1998 - Aplicação de arquivos Baplie UNB+UNOA:1+T37+CSAV+991015:0807+23+++++CSAV' UNH+PA00002078+BAPLIE:1:911:UN:SMDG15' BGM++PA00002078+9' DTM+137:9910150807:201' TDT+20+03NB++A:103::CSAV SINGAPURA ++ALI:172:20' LOC+5+BRSSZ' LOC+61+VEPBL' DTM+178:9910150000:201' DTM+133:9910150806:201' LOC+147+0010082::5' FTX+AAA+++TINTAS' MEA+WT++KGM:19387' LOC+6+BRSSZ' LOC+12+COCTG' LOC+83+COCTG' RFF+BM:1' EQD+CN+CSVU 2086429+2200+++5' NAD+CA+CSV:172:20' DGS+IMD+3.3' LOC+147+0010084::5' FTX+AAA+++TANK C/ RESIDUOS' MEA+WT++KGM:4000' LOC+6+BRSSZ’ ... DTEC - Diretoria Técnica

Step 6 - 2000/01 DTEC - Diretoria Técnica

CTCS CTCS - “Container Terminal Control System”. Sistema responsavel pelo gerenciamento de ordens, informações de containers; Controle de Gates in/out, suporte de rádio frequência (RDT); Relatórios, relatórios programados, EDI - UN/EDIFACT DTEC - Diretoria Técnica

SPACE SPACE - “ Automatic Yard Planning software”. Planejamento automático de posição de containers de acordo com combinações de serviços/navios, “boundaries” e algoritmos, aumento do “adensamento” de pilhas, inventário de terminal, histórico de unidades, diversos relatórios, ... DTEC - Diretoria Técnica

TRAFIC TRAFIC - “Transporter Flow Control System”. Controla o fluxo horizontal do terminal, a comunicação “on-line” é realizada através de rádio-frequência - reachstacker, RTG, caminhões, e as filas de trabalho, ... DTEC - Diretoria Técnica

Aplicação das ferramentas do sistema no Fluxo de Exportação - recebimento de cntrs EDI-LINK ORDENS DE RECEBIMENTO INFORMAÇÃO 1 8 GATE-IN CADASTRO TRUCK IN 2 VISTORIA 4 CHECK FINAL 7 3 SPACE LOCALIZAÇÃO CONTROLE DE FLUXO TRAFIC 5 GATE-OUT PRONTIFICAÇÃO DTEC - Diretoria Técnica

SHIPS SHIPS - “Ship Planning System”. Sequenciamento de embarque, listas de descarga oriundas do arquivo UN/EDIFACT Baplie, comparação entre o manifestado e o arquivo BAPLIE, conflitos de “stackweight/height”, Segregação IMDG, diversos relatórios... DTEC - Diretoria Técnica

SHIPS - Controle Continuo das Operações 2 quay cranes + 1 vessel crane (14:33h) 3 quay side cranes (04:20h) Continuos vessels work balance control DTEC - Diretoria Técnica

SHIPS - Listas de Embarques DTEC - Diretoria Técnica

SIGNAL para SHIPS SIGNAL para SHIPS - “Ship Planning System”. Mensagens traduzidas UN/EDIFACT: - BAPLIE 1.5 / 2.0 - MOVINS DTEC - Diretoria Técnica

SIGNAL para CTCS SIGNAL para CTCS - “Container Terminal Control System”. Mensagens traduzidas UN/ EDIFACT : COARRI (descarga/ embarque cnts) CODECO (movimentos de gates) COPRAR (ordem de descarga/embarque) COREOR (ordem de liberação) COPARN (bookings) DTEC - Diretoria Técnica

SIGNAL + LANGIS SIGNAL+LANGIS - Sistema responsável por informar os “eventos” para a Alfândega. Eventos da Alfandega x mensagens UN/EDIFACT: Exemplo : “Evento 13 = uso de COARRI” DTEC - Diretoria Técnica

Mas afinal , o que é EDI? A sigla EDI - “Eletronic Data Intercharge “, representa o conceito de Troca ou Intercâmbio Eletrônica de Dados. Consiste basicamente em um conjunto de protocolos de comunicação projetados para permitir a troca de dados e a execução de transações comerciais automaticamente entre diferentes sistemas ou Entidades. Isto é realizado através de “mensagens eletrônicas padronizadas” de documentos. Estas mensagens dizem respeito a documentos específicos e regulamentados por diversos órgãos internacionais, como a UN/EDIFACT - United Nations/Eletronic Data Interchange for Administration Commerce and Transport , que cobre mais de 200 documentos distribuídos e específicos de diversas áreas de atividade de comércio, transporte, Alfândegas, bancos e seguros , e outros... DTEC - Diretoria Técnica

Quais são os Benefícios do uso do EDI? Benefícios Diretos = Acuracidade, Economia de re-digitação e postagem (única entrada de dados; Estima-se que 70% dos dados provenientes de uma aplicação (OUTPUTS) serão os mesmos dados de entrada de outra aplicação), Redução de custos de manuseio das informações, Melhores serviços ao cliente... Benefícios Indiretos = Facilitar a mudança de política de estoques, redução do nível de estoque, integração com sistemas JIT (“Just-in-time”)... Benefícios Estratégicos = Agregar valor a produtos e serviços por intermédio da informação, redução de custos administrativos, aperfeiçoamento do controle de informações, agilidade na troca de informações entre Entidades (Caixa postal - e-mail, INTRANET, EXTRANET, WebEDI , VAN’s Value Added Network, etc). DTEC - Diretoria Técnica

Entidades Beneficiadas!!! Alfândega; Autoridade Portuária; Sistemas Governamentais; Armadores; Agentes marítimos; Importadores; Exportadores; Terminais; Bancos e Instituições Financeiras; e outros... DTEC - Diretoria Técnica

Problemas para a implementação de EDI Completo entendimento de EDI; O rápido crescimento das Entidades envolvidas; Os acordos entre parceiros e/ou Entidades quanto aos “padrões” a serem utilizadas; O uso de arquivos “not standard” As rápidas mudanças nas múltiplas mensagens que vêm ocorrendo e as decorrentes dificuldades para se ter padrões de operações; Conectividade técnica devido aos diferentes sistemas de comunicação (X25, FTP- file transfer protocol , GEIS, VAN’s, SMTP-via e-mail); Integração das diversas aplicações; Tempo de implementação para estes novos parceiros e/ou Entidades. DTEC - Diretoria Técnica

Exemplos de mensagens UN/EDIFACT COARRI Loading/discharge report message COPRAR Loading/discharge order message CODECO Gate in/out report message COREOR Release order message COPARN Container announcement message BAPLIE Pos-stow storage plan MOVINS Pre-stow storage plan DTEC - Diretoria Técnica

Exemplos da aplicação de mensagens UN/EDIFACT COARRI COPARN COREOR COPRAR CODECO BAPLIE and MOVINS DTEC - Diretoria Técnica

LCT - relatório via SMTP HSAC Gate in F/E Load F/E CPSHIPS Flat file to load plan MCTS/ STIF Flat files to load plan Escala da WEB T37 MSK Gate in F/E Load F/E MRCOSMOS (ODBC) Supervia Proprietários SIGNAL UN-EDIFACT LCT - relatório via SMTP PON-MER Gate in F/E Gate out F/E Load/ Disc F/E CSAV LIBRA Gate in/out F/E DOCSYS (SRF- DTE) Disc F/E Gate in/out F/E CPSHIPS Gate IN/OUT F/E Load/Disc F/E SHIPS SMTP VPN-VAN SMTP FTP BAPLIE SMTP DTEC - Diretoria Técnica

Exemplo de Fluxo de Informações Autoridade Portuária Toll Alfândega Despachantes 1 4 3 2 EVERGR EEN CFS Agentes Terminal Depósito de Vazios Exportadores Transportadoras Armadores Bancos DTEC - Diretoria Técnica

Exemplo no fluxo de uma COARRI Autoridade Portuária Toll Alfândega Agentes Terminal Armadores COPRAR COARRI DTEC - Diretoria Técnica

Exemplo e conteúdo de uma COARRI Tipo de mensagem Código e nome do navio Nome do armador e agente Data/hora da descarga Porto de embarque / destino final Localização a bordo do navio Peso do container Lacre DTEC - Diretoria Técnica

Investimentos Servidor IBM AS/400 Banco de dados DB2 Equipamentos: LXE (USA) Coletores: Modelo 2280 Coletores Veiculares: Modelo 1380 Servidor IBM AS/400 Banco de dados DB2 DTEC - Diretoria Técnica

Rede - Servidores presença de carga LINUX 1 LINUX 2 HTTP-SMTP LINUX 3 Embratel X25 NOTES Integris X25 Metraframe LANGIS WINGATE (Prox) AS400 Aplicativos Novell presença de carga LINUX 1 LINUX 2 HTTP-SMTP LINUX 3 Backup DTEC - Diretoria Técnica

Evolução de Software DTEC - Diretoria Técnica

Acesso via WAP e Página WEB SGTAP-SGOP interfaciado com WAP-Wireless Aplication Protocol Consulta de ‘presença de carga’ utilizando o nº do BL. DTEC - Diretoria Técnica

Obrigado pela atenção !!! DTEC - Diretoria Técnica

Diretório E-mail: jbalau @ libraterminais.com .br mprocopio@libraterminais. com.br Phone: 013 3279-3737 Fax: 013 3271-2499 E-mail: msalgado @ t37.com.br E-mail: hrobinson@t37.com.br Phone: 021 585-8585 Fax: 021 585-8569 E-mail: pecly @ t1rio.com.br Phone: 019 3282-0100 Fax: 019 3281-1870 E-mail: mlobo @ libraportcampinas.com.br DTEC - Diretoria Técnica